REUNIÃO SOBRE A CASSI NA AFABB RS

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Interrompo um pouco sobre as reclamações a respeito do ES. Mas voltarei ao tema. Chovem críticas e lamentações a respeito das novas normas por parte daqueles que foram atingidos negativamente, calculados em cerca de 20 por cento pela área técnica. Sou obrigado a deletar a maioria dos comentários em virtude do tom agressivo e ofensivo. Mas compreendo a indignação e respeito.

Valho me aqui do blog e do site da AFABB RS,  para dar alguns esclarecimentos sobre a reunião do dia 4 de fevereiro, a ser promovida pela AFABB RS, sobre a CASSI, pois estão havendo alguns mal entendidos a respeito da mesma e muitas pessoas e entidades tem manifestado interesse em comparecer.


Acho que isso é bom, pois o assunto CASSI merece toda a nossa atenção e parece que não tem sido devidamente avaliado em toda a sua amplitude e intensidade. A saúde deve estar sempre em primeiro lugar em nossas preocupações. Saúde não é tudo, mas sem saúde tudo é nada, conforme conhecido ditado.

A reunião não é aberta, é restrita. Não se trata de um encontro para debates. Não é seminário. Não é fórum.

Sabedores da situação aflitiva da CASSI, desde o encontro de Camboriú, em setembro do ano passado, passamos aqui na AFABB RS a desenvolver estudos visando encontrar soluções para os problemas financeiros lá apontados, de molde a não sermos surpreendidos com medidas simplistas, apoiadas em plebiscitos, de aumento puro e simples de contribuições ou de corte de alguns procedimentos.

Fomos surpreendidos com as notícias que extravasaram da reunião do dia 17 de dezembro, quando foram apresentadas algumas sugestões agressivas por parte do BB, que deveriam ser homologadas em seguida, sob pena de cortes ou taxações, devendo-se manter sigilo absoluto a respeito, segundo informações que nos foram passadas por fonte segura.

A partir daí quisemos compartilhar esses estudos e nossas preocupações com algumas pessoas, em caráter PRELIMINAR e restrito, para troca de idéias, numa reunião pequena, informal e produtiva. Posteriormente, o debate será ampliado para todas as demais associações, em busca de um consenso e de novas contribuições. Será marcado um Forum ou um simpósio sobre a CASSI, com certeza, e todos poderão participar.

No momento não temos espaço para novos convites. Peço desculpas. Ficamos gratos e desvanecidos com o interesse demonstrado, afinal Porto Alegre fica numa ponta do Brasil e sempre que falamos numa reunião aqui se alega que se trata de local extremo e que um lugar central é mais acessível, o que , alias , tem fundamento.

Na realidade nem mesmo sei se a reunião do dia 4 acontecerá, pois após termos denunciado no blog o que estava sendo urdido na surdina, de aumentar só a nossa conribuição em 1,5 %, e não a do BB, surgiram vários desdobramentos. Hoje existe reunião na ANABB sobre a CASSI e nosso vice presidente Claudio Lahorgue, que está bem por dentro do assunto CASSI, foi convocado e se fará presente. Também não sabemos o que resultará da reunião do CD da Cassi marcada para o dia 28. Em todo caso a reunião continua marcada.

Esses os esclarecimentos. Agradeço a compreensão. Fico à disposição para quaisquer outras informações. A matéria desta postagem pode circular na rede. O Schuster, nosso colaborador, encarregado dessa divulgação nas redes, está viajando, de férias.

Vamos que vamos. 

37 comentários:

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Por quê a CASSI não reduz suas despesas Administrativas? Ninguém está PEDINDO VOTOS DE POBREZA AOS SEUS DIRETORES, mas seus salários ESTÃO DEMAIS! A maioria dos Prédios onde estão instalados nas capitais e cidades maiores, SÃO DE UMA SUNTUOSIDADE MONUMENTAL. Assim não dá, Caro MESTRE.
Quanto ao ES não é só 20% que estão sem renovar. Por favor MULTIPLIQUE POR 3, que então ESTARÁ OBTIDA À VERDADE.

Anônimo disse...

A CASSI é tão importante quanto à PREVI. ELA É VIÁVEL TAMBÉM.
Quanto aos novos parametros do ES
entendo que a Diretoria da PREVI
tem a obrigação de nos explicar qual foi o objetivo dessas mudanças.
Eles tem que nos convencer (nós somos os donos)
Se era viável a concessão em Dezembro por que alterar agora, principalmente considerando a situação por que passa o País ?
Ora vamos amenizar a situação.
É claro que os eleitos da Chapa 3
não tem culpa, mas podem nos convencer para acalmar os ânimos.
Pergunto: Em quem você votou mesmo ? Parabéns. Que sirva de lição !

tito disse...

Prezado Dr. Medeiros, agradeço por nos manter informados.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Desculpe-me,mais não vejo tons agressivos, peço que reconsidere e veja que são tons de DESEPERO, onde temos ANABB, AAFBB e outras e simplesmente se omitem ou trabalham devagar quase parando.
VEJAMOS O que a PREVI FEZ:
RETIROU O BET, NAO CONSIDEROU A MARGEM DE NOVO DESCONTO DA PREVI E TAMBEM A DESPESA CAPEC SEGUROS, ORA ELA FEZ REUNIAO COM COOPERFORTE E OUTRAS MAIS E NAO CONSEGUIU NADA O MAIS FACIL FOI TACAR A PAULADA NOS APOSENTADOS E PENSINISTAS. EU LEIO O SEU BLOG E NAO VI NENHUMA TACADA MAIS DESEPERO QUE VOCES COMO REPRESENTANTES TEM A OBRIGAÇAO DE TENTAR RESOLVER, VEJA EU DISSE TENTAR.
¨PARA REFLEXAO NESSAS HORAS DE ANGUSTIA E DESESPERO NAO ABANDONE QUEM SEMPRE TEM LHE AJUDADO, NAO DIGO EU MAIS MILHOES DE BLOGUEIROS E EU ESTOU DEFESA DELES"

JOEL MARANHAO

Anônimo disse...

E mesmo os que puderam renovar foram enganados. A retirada da tabela foi proposital pois ontem, o valor limite máximo para renovaçao foi muito aquém do valor da tabela.
No meu caso,paguei 6 prestações com prazo de 108 meses e estava contando com o reajuste mais a alteração para 120 meses e daria um credito bem maior, mas não foi o que aconteceu.A previ já ditou o limite máximo de acordo com o interesse dela.
E muita canalhada!

Anônimo disse...

Caro Medeiros,


É tanta reunião para nada. Lamentável!


Anônimo disse...

- Cumpade 22 de janeiro de 2015 12:46 faça o cálculo da sua margem
consignável sem considerar o valor da CAPEC nem a do ES FINIMOB(se você o tiver) e veja o limite a que você tem direito. É duro mas eu também não tive direitoi a nada. FO.........

Martinho Worm disse...

Colegas ! A nivel federal há 30 dias a nossa Presidenta não comparece para entrevistas ou para explicar o que prometeu e agora não está cumprindo. Na Previ e na Cassi a política é a mesma. Ela manda fazer nem que experniemos. Acompanho e sei dos esforços que todas nossas associações e Blogs estão fazendo, principalmente a Chapa 3 e ANABB. Ninguém está de braços cruzados. Então teríamos que concordar também que o povo está de braços cruzados, aceitando essas alterações econômicas agora em vigor e nada podendo fazer. Temos é que apoiar todas as associações e nos engajar, pois aqui somos parceiros e não adversários.

Anônimo disse...

Saudações...

Pessoal, estou retornando todos os meus débitos em folha a suas origens.
Este novo ES foi o maior blefe da minha vida.
Foi tudo armação. Vejam o texto abaixo de um colega que tinha margem e contava em retirar um valor, e conseguiu uma mixaria.
Esta lá no Blog do Zanella...

Prezado Carlos,

Fiz a mesma pergunta à Clarice, do ES da PREVI, ela me alegou que o sistema agora prevê o acréscimo da correção pelo INPC ao longo do tempo, por consequência, não se tira mais o mesmo valor do modelo antigo com a mesma margem.

Estou fora.
Confio muito mais na Cooperforte.

Fui....
Acho bom vocês irem junto.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Parabens por ser um dos poucos que se preocupam com o assunto CAssi, TÃO OU mais IMPORTANTE DO QUE O ES.
QUANTO AO ES,RENOVEI,PARA DIMUNUIR A PRESTAÇÃO E ACHEI O NOVO MODELO DE PREENCHIMENTO MUITO MAIS PRATICO E RAPIDO.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Quem quer apenas criticá-lo, o fará sempre, não importa o que o senhor faça.


Minha mãe já dizia:
Os que gostam de voce vão te compreender e entender suas atitudes e atos.
Os que não gostam, vão te criticar, por mais justo que seja, por mais certo que esteja, por mais esforço que tenha feito.

Siga em frente Dr. Medeiros!

Anônimo disse...

Caríssimo Dr Medeiros. Pelas informações que nos chegam calculo que cerca de 70% dos participantes não puderam renovar o ES. Isto é um ESCÂNDALO, TEMOS DIREITOS ADQUIRIDOS, os parâmetros do ES não poderiam ter sido mudados de forma a atingir milhares de aposentados excluindo-os de forma arbitrária do direito anual ao ES, direito este implantado, praticamente, quando da criação da própria PREVI. E agora,meu caro e bravo lutador, como fazer que nosso grito de revolta e indignação chegue ao Mourisco ?

Anônimo disse...

gente, tudo isso q a dilma faz eh p salvar o brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A Cooperforte aceita a volta do desconto para a folha?
Aguardo resposta.

Anônimo disse...

Tem gente que renovou o ES sem pegar nada e tá feliz vai entender ou tentar?

Feliz Ano Novo.

Anônimo disse...

Muito prezado Dr.Medeiros. estou com o anônimo das 2041. Milhares de participantes estão impedidos de renovar ou fazer novos empréstimos.
Desculpe-me, mas, seu silêncio em relação ao assunto incomoda e nos deixa orfãos no momento em que mais precisamos da ajuda e apoio daqueles em quem confiamos nosso voto.

Anônimo disse...

Caro anônimo 22/01/2015 12:46

Não se esqueça que, infelizmente, o valor máximo a ser contratado continua sendo R$ 145.000,00.
Então, mesmo que o prezado tenha margem suficiente, nenhum ES será concedido acima do limite estipulado pelo tal regulamento.

Anônimo disse...

30%. Um tiro no pé!

Lourdes disse...

Concordo plenamente com o anônimo de 22/01 às 20,41, além do BET perdemos o direito ao Empréstimo Simples.

Anônimo disse...

Sem medo de envelhecer
Hábitos de vida moderados, acesso ao conhecimento, participação social e atualização contínua aos meios tecnológicos são dicas de especialistas para um envelhecimento saudável.
Essa noticia no site da PREVI nesses dias de inicio de vigência do arrocho (aumento pifio e ES engana trouxa) só pode ser gozação.

Jaym Vasconcellos disse...

Meus COLEGAS...

A PREVI...e seus DIRETORES...só vão tomar vergonha se um dos NOSSOS COLEGAS...COLOCAR UMA BOMBA E EXPLODIR O PREDIO COM SEUS DIRETORES...E OLHA PELA RAIVA E ODIO< DOS COLEGAS >>>>E BOM OS DIRETORES DA PREVI >>>COLOCAREM A VIOLA NO SACO>>>>VEM DETONAÇÂO EM BREVE>>>>>>>
Não se brinca om os sentimentos..nem com as necessidades dos Colegas......Aguardem..

JVasconcellos

Anônimo disse...


Em 2014 nos tiraram o Bet.
Em 2015 tiraram o ES.
Pelo número de reclamações fala-se em 70% impossibilitados de renovar.
´Só pode ser retaliação ordenada pelo BB a Previ pelas ações 30% consignado e aos associados que elegeram a Chapa 3.
A nova metodologia foi implacável.
Muitos colegas serão levados a entrar com a ação mas sofrerão consequências de não poderem mais contratar.
É a mesma coisa que entrar com uma ação de revisional de financiamento de carro. Nunca mais terá outro no seu nome.
Para grande parcela de aposentados esta situação chegou a tal ponto porque fomos espoliados sem reajustes nos oito anos do FHC, tendo como resultado uma aposentadoria medíocre.
Também se o que era nosso não tivesse sido desviado para o BB (resolução 26 do Lula) certamente teríamos benefícios melhores do que hoje.
A Previ se defende dizendo que os aposentados precisam de reeducação financeira.
É muita graça!

Anônimo disse...

Buenas

Ao anônimo das 22;19
A Cooperforte aceita o retorno para a folha de pagamentos.
Basta ligar e solicitar.
Eu já providenciei.
A mim a PREVI não engana novamente.

Rovere

Anônimo disse...

Apesar de todas as maldades e falcatruas que aprontou no BB, Aldemir Bendine está cotado para ser presidente do BNDES.

E dizem que ele participa ativamente da escolha de seu sucessor no BB.

Pelos menos a Val Marchiori agora pode pegar empréstimo com juros menores......

Anônimo disse...

A CASSI está na pauta????????????

Anônimo disse...

Acabei de ler agora o relatório a respeito da reunião feita sobre a Cassi. Sinto que a situação é realmente muito séria e nós aposentados vamos acabar pagando a conta dos déficits continuados. Já prestei ajuda administrativa para um hospital, o qual detinha um plano de saúde, por este motivo sei que a situação não é fácil pois os custos da medicina são realmente caros e elevam-se a cada dia. No nosso caso, todavia, creio que um dos grandes problemas, talvez o maior, que levou à situação financeira degradante a que chegou a Cassi, SÃO OS BAIXOS SALÁRIOS, principalmente do pessoal da ativa. Um funcionário que tenha um salário de R$ 2.500,00 paga 3% e o BB 4,5%, perfazendo um recolhimento de 7,5% ou R$ 187,50 por mês. Considerando um funcionário casado, com dois filhos, entendemos que o valor não cobre as necessidades dessa família para um plano de saúde. Então o problema maior é patronal e o BB tem a obrigação moral de resolver o impasse, pois a saúde do quadro de pessoal é de sua responsabilidade. Infelizmente o Banco que conhecemos em outros tempos já não é mais o mesmo e trata o pessoal da ativa e ainda mais os aposentados como entraves aos seus lucros. Conheci um Banco que foi exemplo de justiça mas que hoje, como costumávamos dizer, bradescou, não valoriza aqueles que deram a vida pelos seus interesses e pelas políticas de governo. Eu já comentei algumas vezes que o fechamento de agências do BB não fará nenhuma falta, em cidade alguma, uma vez que qualquer outro concorrente poderá fazer as suas vezes. É lamentável e decepcionante.

eunice bernadete disse...

Prezados isso é tão fácil de resolver, basta que a folha de pagamento dos funcionários e aposentados do BB seja oferecida para qualquer outra instituição financeira que, com certeza essa instituição vai bancar esse buraco que o BB nos deu de presente. Se não for no acordo, vai no judicial via justiça do trabalho, ans ou qualquer outro caminho.

Anônimo disse...

Prezado Dr.Medeiros , faço voz conjuntamente aos colegas participantes para que seja colocado em caráter de urgência uma solução para esse produto ES , muitos de nós contávamos com ele nesse ínicio de ano para colocar em dia os compromissos normais que surgem todo janeiro , como em uma total falta de respeito mudam as regras para pior ( a comprovação é a quantidade que deve ser absurda de reclamações por parte dos participantes ) , o ES um produto tradicional e praticamente um direito a que temos faz anos ... já que não possuimos outras formas de reposição das perdas como : participação dos lucros , reposição acima da inflação , ticket alimentação etc. então esse produto serve como paliativo para honrarmos parte de nossos compromissos , por isso solicitamos que o Sr com a sensibilidade que lhe é peculiar , acione (embasado no cargo de presidente de uma honrada e prestigiada associação ) a diretoria da previ para retornar a condição anterior dos parâmetros que sempre foi simples e tranquila e não gera tanto tumulto e ansiedade quanto essa elocubração que foi instituida , que DEUS nos Abençoe a todos e mantenha a SERENIDADE , A PAZ , E A ESPERANÇA EM TODOS NÓS , principalmente rezo pelos colegas mais atingidos , DEUS NOS ABENÇOARÁ !!!

Anônimo disse...

Dr Medeiros, a previ tem que consertar o ES, da tempo de sobra, a prestação nova sera so em Fevereiro, temos que receber a diferença sem a tal cobrança do INPC sobre o total do empréstimo!!!!!!
Socorro, pega ladrão ou serão ladroes......

Anônimo disse...

O cara do 17.25 horas nem vou chamar de colega porque não merece.
Deve ser infiltrado da PREVI.

Anônimo disse...

PEÇO UMA AJUDA AOS QUE PODEM ME AJUDAR.
O valor total do consiguinável 30%pega todos o débitos da folha inclusive anabb, afabb, capec, cassi, partic cassi co-part. entre os que seriam normais ES, cooperforte etc...
Esta certo todo o débito impactando na folha ou seja 100% ?

Anônimo disse...

Buenas.

Após analisar alguns problemas que causam estresse em minha vida, separarei os que posso mudar daqueles que qualquer intervenção minha é inócua, decidi quanto a estes últimos, adotar um estratégia antes que eles me causem males irreparáveis, ou acabem com minha saúde ou até vida..
PREVI.
Me convenci que que ficar me preocupando com ES, eleições, quem manda, quem deixa de mandar,choradeira nos Blogs, manifestações exaltadas, brigas, xingamentos, não me trazem nenhum beneficio, então....xô égua.

Cassi.
Vou continuar acompanhando o desenrolar dos fatos, e na hora oportuna, se convidado a intervir de alguma forma ou participar de alguma atividade, vou avaliar...

No mais vou é viver minha vida da melhor forma possível, e no dia 20, se sobrar alguma mixaria, vou passear, fazer um churrasquinho, visitar os filhos, ou qualquer atividade que caiba no orçamento e me proporcione algum prazer.
Se não sobrar ou faltar, deixo para me preocupar no momento, pois a cada preocupação, a sua medida e a sua solução.
Já estou cansado deste estresse todo, e tenho a certeza que isto esta a cada dia somente piorando minha qualidade de vida, afinal, como diz um sábio amigo...com a nossa idade, nosso futuro é o passado.
Chega de noticia ruim.
Chega de dar importância a arautos da sinistrose.
Meu amigo Medeiros, não me leva a mal, mas nas atuais circunstâncias, e da maneira que andam as manifestações, diminuir minha assiduidade ao teu Blog, e quase um caso de sobrevivência de uma mente mais sadia.

Rovere


Rovere

Anônimo disse...

Caro anônimo 24/01/15 10:20

Pelo que sei, NÃO impactam a margem consignável no contracheque: ANABB, CASSI-PARTICIPAÇÃO, CASSI-CO-PARTICIPAÇÃO, CASSI-PAF.
Já, para efeito de ES PREVI, toma-se como base a margem consignável do contracheque e a ela se soma o valor da CAPEC e também, por ser renovação, o valor da prestação existente do ES.
Aí resultará a margem consignável específica para cálculo do ES.
Na impossibilidade de renovação do ES por falta da margem específica, talvez a solução seja ingressar com a ação de 30% movida pela ANAPLAB.
Então o magistrado determinará que sobre sua aposentadoria a PREVI somente poderá descontar até 30%, e os demais credores estarão submetidos a esta mesma regra.
Vale dizer: todos os empréstimos contratados na PREVI e os com débito em conta serão alcançados pela limitação.
Melhores esclarecimentos podem ser obtidos no site da ANAPLAB.

Anônimo disse...

Diante das medidas adotadas pelo diretor de seguridade, Sr. Marcel, e sua equipe de “técnicos”, inviabilizando a renovação do Empréstimo Simples para a maioria dos aposentados e pensionistas, deixando-os na rua da amargura, resta-nos apenas apelar para o espírito humanitário dos dirigentes de nossas associações e diretores eleitos da chapa 3 no sentido de reverter pelo menos a metodologia de cálculo da Margem Consignável à fórmula antiga, o que permitirá a renovação do ES para a maioria dos assistidos que contavam com os recursos dessa linha de crédito para fazer face às despesas de início de ano, tais como matrículas de filhos, compra de material escolar, IPVA, IPTU, etc.
Encontro-me no rol dos desafortunados que não puderam renovar o Empréstimo Simples e, apesar de já ter matriculado dois filhos menores em escola pública, a fim de reduzir despesas, encontro-me em dificuldade financeira para fazer face à compra de livros e material escolar, além de outras despesas inadiáveis supramencionadas.
Não se concebe que somente agora, após 12 anos de editada a Lei 10.820, os dirigentes da PREVI tenham acordado para o que nela se contém e que estabelece a limitação de 30% para as verbas relativas a consignações financeiras.
Já que a metodologia anterior adotada pela PREVI vinha vigendo há bastante tempo, pergunta-se: Por que essa medida foi tomada justamente agora, por ocasião da renovação do Empréstimo Simples? Ela não poderia ser postergada por mais um mês?
Diante disso, juntando-me aos mais de 70% de “cabeças brancas” prejudicados, contamos com o empenho das nossas associações representativas no sentido de tentar postergar a nova metodologia de cálculo da Margem Consignável junto à Diretoria de Seguridade da PREVI o que, se aprovado, iria minorar a situação financeira dos que se encontram prejudicados.
Filomeno José Linard Costa
Funci Apos. Matr.3288840-6

Anônimo disse...

Cada prócer procura projetar seu nome individualmente nesse teatro dramático, enredado por sábios com suas mensagens categóricas transmitidas por e-mail e blogs.

Lamentável essa dispersão de forças que se perdem sem nada construir, está abandonando e esvaziando o poder de sua representação legal. A voz de comando deveria continuar sendo uma única, instruída e fortalecida por esses colegas, próceres que enriquecem nossa categoria de ativos e aposentados do BB.
O que se sente, com lamento, é que nosso poder se dissipou por conta de orgulhos e radicalismos.

Valim disse...

Medeirão,
Cabra macho, não mais do que eu, rsrsrs.
Esta é para quem fica em cima do muro e jogam tudo nas costas do povo. Levy recebeu ordem de retratação para não falar em recessão. Fez.
Corte de Ministérios nem pensar, de custeios nada, visto que , tudo dantes no Castelo de Abrantes.
Dilma já cooptou a metade do PT para ficar calada à sombra dos favores, nomeações e facilidades do poder.
Vou te dar uma boa notícia aqui no BLOG. Fiz questão de colocar em maiúsculo.
Conhece o JUIZ SÉRGIO MORO? eu também, de nome. Conhece a Justiça Divina? Eu também.

Não aquela que pensam os homens incrédulos a nos transformarem em gado. Nunca fui e serei gado de ninguém. Reparou que este ano parece que está voando. Já estamos para verificar a atuação do Congresso, com a nova oposição ou sem ela...

O Carnaval não existirá, passará batido, este é o termo mesmo, e mais coisas passarão batidas. Que maravilha será viver este ano em especial.

Medeiros, a vaca vai tossir. Não que eu queira, e também não queira... Quem somos nós para mudarmos os desígnios de OGUM, São Jorge, ou Falange de Maximiliano, fica a cargo do freguês. Comprovada cientificamente a mediunidade de Chico Xavier (UFJF) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Cientista ateu fez parte do consenso. Aproveitem bem aqueles que pensam que fazem de nós bobos, eles sabem que bobos são eles, mas estão dominados e a morte não existe, agora não é questão de FÉ, é cientificamente comprovação. Dane-se quem não acredita, estão dominados sei lá por quem? Eu sei.
Não chamai meu nome Santo em vão. ELE mandou Jesus pois não nos tinha mais como filhos adorados. Mas quem se arrepende Ele ainda ajuda, ele continua nosso pai, mas não pensem que ELE É BOBO.
Este ano regido com todas a forças pelo São Jorge - Ano de São Jorge, Ogum, Falange Maximiliano.

Anônimo disse...

Colega Roveré, estou com as tuas idéias e não abro, cada vez mais estou me ausentando de blogs, pois as notícias ruins fazem mal para nós velhos e na última etapa da vida terrena. Abraços, bastante Paz e Bem meu irmão.

Rogério Luiz Carvalho - Pelotas.RS.