CHAPA UM NA CABEÇA

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Encerrado o  debate na Afabb RS vou apresentar a minha análise. Sei que é uma tarefa difícil, pois todas as chapas tiveram um bom desempenho e se esforçaram para defender suas propostas, mantendo elevado o nível do debate. Portanto, antes de mais nada, os meus parabéns a todos os que aqui compareceram e participaram prestigiando e valorizando o evento.



A chapa três compareceu com seus dois candidatos a diretores. Conforme eu já tinha antecipado trata se de um grupo de funcionários da ativa do BB que não possui ainda expressão eleitoral.  Procura transmitir a mensagem de solidez, transparência e atitude. Efetivamente não tem condições de vencer pois conta só com o público da ativa como eleitor.

No confronto, no bom sentido, entre a chapa dois e a chapa quatro, defendidas por Sérgio Riede e Cecília Garcez, ambos eloquentes, na minha opinião venceu a Cecília, que foi mais positiva e mais objetiva, demonstrando com firmeza suas realizações na diretoria de administração e argumentando com dados precisos suas ideias e conhecimento da Previ.

Já no embate, no bom sentido igualmente, entre as chapas um e cinco, defendidas pelos candidatos a diretores de ambas as chapas, no meu ponto de vista,  foi superior a chapa um de Arnaldo Vollet e Italo Lazarotto Júnior, que apresentaram uma bandeira mais coerente e consistente, de gestão austera e independente, do lado do participante, enquanto a cinco procurava explicar sua proposta fundamentada em cinco vértices, que não foi suficientemente bem assimilada, de que o futuro se constrói agora.

Alguns detalhes do debate chamaram atenção. Houve insinuação de que algumas propostas ou restrições apresentadas eram inócuas e davam a impressão de despreparo das chapas, como a questão do carro com motorista, que foi extinto em outubro de 2017; ou dos cartões corporativos, que foi extinto em 2016, além de objeção ao pagamento de remuneração variável.  Na verdade o que existe é falha na comunicação da Previ que omite essas informações e o que precisa ser defendido pelas chapas é mais transparência. Até hoje, por exemplo, a Previ não noticiou a minha renúncia.

Outra unanimidade é a questão de conselheiros de empresas. Quase todos admitiram que diretor da Previ não deve participar de conselhos de empresas participadas. Na minha opinião nem em casos estratégicos.  O negócio da Previ é administrar planos de aposentadoria, não é administrar empresas de mineração, nem de energia, nem de fabricacao de aviões, nem hotéis como o Finado Sauípe.

Isto posto e face às minhas considerações anteriores onde expliquei os meus motivos pelos quais não tenho condições de apoiar a chapa quatro, a minha decisão é a favor da chapa um, Mais União.

Acho, porém, que a disputa vai ser braba e bem parelha. A chapa dois tem um público cativo de trinta mil eleitores. Quem quiser ganhar tem que ultrapassar trinta mil votos. Há divisão de forças entre a chapa um e a quatro nos aposentados e divisão de forças entre as chapas um, quatro e cinco no pessoal da ativa.

De novo eu acho que só uma bandeira pode, a exemplo da Cassi, tornar vitoriosa a eleição, a bandeira da mudança, mudança com independência do BB e a favor dos participantes, mudança com competência. Mas mudança. Porque as chapas dois, principalmente, a quatro e a cinco possuem em sua composição pessoas que trabalham ou trabalharam na Previ. É, portanto, continuísmo. A chapa um traz sangue novo e quer uma Previ mais transparente e mais voltada para os participantes. Se defender essa bandeira de mudança e mostrar humildade aperfeiçoando seu programa, a chapa um terá condições de ser vencedora.

Eu vou cravar na cabeça. Chapa UM, MAIS UNIÃO.

VAMOS QUE VAMOS !

41 comentários:

Adler Tag disse...

E viva a coerência!!!
Fabuloso, Dr. Medeiros!

Anônimo disse...

Colega Medeiros,

se você vai de chapa 1, eu também vou !

Anônimo disse...

Valeu o resumo caro Dr. Medeiros. Sua explanação me deu a certeza que eu precisava para a decisão final de votar na chapa 1.
Obrigado!

Anônimo disse...

Eu já tinha decidido votar na Chapa 1 - Mais União pois, além da competencia dos dois diretores citados, dita chapa havia sido referendada pelo Sérgio Faraco.
Então, agora, em face do respaldo imprescindível do Dr. Medeiros, reafirmo minha disposição de também segui-lo na votação para a Chapa 1.

Anônimo disse...

Meu voto será na chapa 1.

Paulo César Fernandes .

Anônimo disse...

Caro Doutor,

Aceito sua sugestão.
Informo que não consegui ir ao encontro e também não consegui ver na internet por bloqueio no meu computador.

Saudações

Ghost writer

Anônimo disse...

Voto sempre com o Dr. Medeiros, vou de chapa 1.

Anônimo disse...

240 X 240 para amenizar a falta de capacidade de gestão apontada pelo TCU, que poderia melhorar os benefícios, o que seria bem melhor que empréstimos

Ari Zanella disse...

Obrigado Nobre Medeiros!

Por sua grande penetração no meio previano, sua decisão soa como música clássica aos ouvidos. Maravilha! Tornaste o nosso caminho mais fácil com sua adesão. Congratulo-me efusivamente com o colega. E se a UNIÃO faz a força, MAIS UNIÃO faz a VITÓRIA!
Parabéns a todos.

WILSON LUIZ disse...

ENFIM MAIS UNIÃO?

No tocante à eleição de diretores da PREVI com votação atualmente em curso, quero homenagear a corajosa Ministra do Supremo, Rosa Weber, dizendo que apoio a chapa 1 MAIS UNIÃO, “seguindo a orientação do colegiado(Professor Ari e Doutor Medeiros)”, aliado ao fato de ter sido contemplada minha condição “sine qua non”, que os candidatos se, eventualmente eleitos, não deveriam se tornar novos “sem-teto”, um é aposentado e outro é do PREVI Futuro.

A comemorar o que parece ser a união em torno de uma única chapa de oposição.

Anônimo disse...

obrigado, Medeiros , pelo seu empenho em sempre nos assessorar nessa questão de eleição , nos que estamos de fora e não temos a sua tarimba, a sua experiência . Acompanho o colega de longa data e fiquei triste quando deixou o blog mudo por uns tempos, mas compreendi suas razoes . Agora voltou , graças a Deus a nos orientar. vamos de chapa um, sim e vamos ganhar de novo. Vamos que vamos !

José Flávio -Juiz de Fora disse...

Valeu, Dr. Medeiros! Vou de chapa 1 e indicarei para alguns colegas.
Vamos que vamos!

Anônimo disse...

Prezados colegas,

A Cecília Garcez pode ter saído bem no debate por um motivo muito relevante: ela deve ter mais de 20 anos em diretoria da Previ, da ANABB, etc. Todo cuidado é pouco.

Anônimo disse...

Uma análise inteligente e profunda como só o Medeiros sabe fazer. Cabe agora à chapa um aproveitar as sugestões do Medeiros para os próximos debates. Tem que se mostrar omo uma alternativa de mudança para melhor, especialmente para resistir ao BB e lutar pelosinteressesdos participantes. Uma das bandeiras deve ser a transparência e melhoria na comunicação.

Anônimo disse...

O empenhou-se chapa um deve sermostrarque o Arnaldo Vollet , que é atualmente conselheiro da Invepar, não é amigo dos homi do BB. Se conseguir , ganha a eleição.

Nildete disse...

Dr. Medeiros, bom dia!

A chapa UM terá o meu voto. Sei que o senhor fez uma análise completa das chapas. Voto pela sua indicação e ainda divulgarei a chapa UM para os demais colegas.
Um abraço, Que Deus o abençoe.

Maurício Viviani disse...

Bom dia Dr. Medeiros,
Só estava esperando sua definição, chapa 1.

Maurício Viviani

Ester Martins disse...

Dr Medeiros vou votar na chapa 1 q o Dr está indicando é minha irmã pensionista tb vai. Vou fazer campanha c alguns colegas grande abraço

jair mario bork disse...

Tô contigo, Medeiros. Chapa 1 na cabeça.

HELENO PINTO NOBRE disse...


MEU NOME : HELENO PINTO NOBRE ; EX+MATRIC . 3.984.740-3 JAMAIS ANÔNIMO . ESTOU DIVULGANDO O MEU VOTO ABERTO NA CHAPA 1
ESPERAMOS VENCER MAIS ESTA EMPREITADA PARA VERMOS SE CONSEGUIMOS MELHORAR UM POUCO PARA O NOSSO LADO .
NEM SEI QUANTO TEMPO VAI DEMORAR ; PORQUE NEM MUDANDO O PRESIDENTE EM 04 OU 08 ANOS . O BOLSONARO NEM EM 08 ANOS ENDIREITA O BANANÃO O PAIS EM QUE VIVEMOS .
ESTE PAIS NA REALIDADE ESTA EXTREMAMENTE MAU ""DES+GOVERNADO"" POR BANDIDOS GATUNOS LADRÕES IMORAIS E VAGABUNDOS
NEM SEI SE ATURAREI MAIS TEMPO QUE NÃO SEJA COM O CANDIDATO QUE SE PROPÕE A TENTAR RESOLVER E LIMPAR TANTO ESTA TAL DE CÂMARA FEDERAL QUANTO O TAL DO SENADO .
PARA QUE TANTO BANDIDO PARA SE LOCUPLETAREM ???
REPETINDO CHAPA 1 PARA VER SE MELHORA UM POUCO PARA O NOSSO LADO ; E NEM SEI SE SERÁ POSSÍVEL .

REPITO . HELENO PINTO NOBRE ;. EX+MATRIC . 3.984.740-3 JAMAIS ANÔNIMO

Anônimo disse...

chapa 1 (um) , vamos que vamos!!

Anônimo disse...

Prezado Doutor Medeiros,
No decorrer da reunião dos candidatos à Previ na sede da AFABB, o senhor observou se alguma chapa deixou nas "entrelinhas" alguma mudança no ES, IMOBI, contribuição ?
Acho que não iriam adiantar nada sobre o assunto mas como o senhor é muito observador pode ter "pescado" alguma coisa.
Obrigado mais uma vez Doutor Medeiros.

Medeiros disse...

Neste exato momento estamos com quase quatro mil acessos na internet para assistir ao debate sobre a Previ. E a cada hora aumenta esse número.

Neste exato momento o blog está com quase cinco mil visualizações.

Acho que é um número razoável.

Durante o debate o acesso a internet não foi grande, mas desde a manhã tem sido bastante intensa a procura.

Acho que a iniciativa da AFABB RS está coroada de êxito.

Anônimo disse...

Parabéns Dr.Medeiros.
Esperava essa convergência para seguirmos unidos. Mais um na cabeça.

Anônimo disse...

Achei bom o debate e achei que a análise do dr Medeiros foi justa.

Medeiros disse...

Não houve perguntas sobre o ES. Acho que deveriam ser indagados qual a opinião a respeito. Uma das chapas falou que pretendia melhorar as condições do ES.

Anônimo disse...

Estou velho, com pouca capacidade cognitiva e ficando analfabeto funcional. Relativamente à remuneração variável, sem teto, reversão de valores, BET, ES e outros assuntos mais polêmicos, impossibilitado de assistir ao debate, fiquei na expectativa de alguma menção sem entrelinhas e mais objetiva nesse Blog, que expusesse claramente as propostas das chapas a respeito. Obviamente, não se pôde extrair do evento elementos de convicção para embasamento, a não ser insinuações desalentadoras, sendo que continuo frustrado e sem norte para orientar o meu voto. Assim, só me resta seguir o rebanho e torcer por melhorias. Vamos de Chapa 1 (mais oxigenada) para consolidarmos a nossa força de mobilização com mais uma vitória.

Anônimo disse...

Eu estou indeciso entre a chapa um e a quatro. Vou esperar mais um pouco.

Medeiros disse...

Entre os aposentados essa vai ser a grande dúvida. Votar na chapa um ou na quatro. Eu não gostariaque a chapa dois fosse vitoriosa. É a chapa do grupo que vem se perpetuando na Previ há vinte anos e que tem votado junto com o patrocinador, impedindo , salvo exceções, que seja utilizado o voto de minerva. Para mim a chapa quatro tem mais rejeição do que a um, que é a que pode derrotar a chapa dois. Portanto, o voto útil é na chapa um, Mais União, a exemplo do que aconteceu na Cassi. Mais na frente darei minha previsão de votos. Tenho acertado.

Anônimo disse...

DR. MEDEIROS, GRANDE TIMONEIRO, OBRIGADO PELA LIDERANÇA. SEMPRE VOTEI NO ESCURO. AGORA TAMBÉM VAMOS DE CHAPA 1.
GRANDE ABRAÇO E BASTANTE SAÚDE.

Anônimo disse...

Sobre:

"Eu não gostaria que a chapa dois fosse vitoriosa. É a chapa do grupo que vem se perpetuando na Previ há vinte anos e que tem votado junto com o patrocinador, impedindo , salvo exceções, que seja utilizado o voto de minerva."

EU TAMBÉM NÃO.

A propósito recebi e-mail pró CHAPA 2, supostamente enviado pela ANABB:


Date Range: "Dirigentes da Anabb que apoiam a Chapa 2"
Enviado: segunda-feira, 9 de abril de 2018 18:46
Para: email@chapa2previparaassociados.com.br
Assunto: Dirigentes da Anabb que apoiam a Chapa 2

A RELAÇÃO DE CONSELHEIROS DA ANABB É EXTENSA E NÃO ACEITA CONTROL+C...
... muito apropriado, ao melhor estilo PeTralha.

BOM SERIA SABER SE O APOIO DA ANABB AA CHAPA 2 É OFICIAL.

Favor alguém comente.




Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Eu não gostaria de ver a chapa 4 eleita. A Cecília Garcez é figurinha carimbada em todas as eleições, tais como Previ, ANABB, etc. É bagre ensaboado. Nesse período em que em que fomos prejudicados ela estava na diretoria da Previ. Meu voto vai para chapa 1. Mas digo com sinceridade que não me sinto confortável nessa eleição.Temos gente ai que foram muito bem agraciados na era petista dentro do Banco. Todo cuidado é pouco.

Cadé disse...

Bem! Agora é definitivo, chapa um. Estava analisando os candidatos e decidi. Vamos votar, se os aposentados votarem as chances de vitória aumentam muito. Portanto, vamos votar.
Cadé

Anônimo disse...

Assistindo ao debate fica claro que o Arnaldo Vollet é o melhor candidato a diretor. Chapa um na cabeça, com o Medeiros.

Anônimo disse...

Caro Doutor José Bernardo de Medeiros Neto,


Permita-me solicitar às pensionistas engajamento total em prol da chapa 1.

São muitas e de grande coragem, bem como de imensurável valor humano.

Respeitosas e cordiais saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

Colegas,

Infelizmente a nossa "querida" ANABB é chapa 2.
Já pensaram?

Medeiros disse...

Tem um diretor da Anabb candidato na chapa dois. Mas a Anabb está dividida entre a dois e a quatro, que também tem candidatos vinculados a Anabb como conselheiros.

Anônimo disse...

Parabéns dr. Medeiros por seu posicionamento. Não por que esteja apoiando esta ou aquela chapa, mas por, ciente do que representa sua opinião,mais uma vez vir a público e dizer o que muitos não tem coragem. Sendo tambem gaúcha, sinto orgulho do conterrâneo. Maria Cecilia Estivallet

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,
Para alguns diretores tanto faz a nossa PREVI dar lucro ou não, o bonus deles já está garantido. Mas para nós, aposentados, independente de quem vencer as eleições, tudo vai continuar difícil como está. Para suspender as contribuições, por exemplo, somente com 25% da Reserva Especial cobertos, o que dificilmente vai acontecer, pelo menos não a curto prazo. Então, em protesto, é justo que só sairemos de casa para votar quando alguma coisa em benefício nosso efetivamente acontecer, tipo ES 180 X 180, e/ou suspensão das prestações do emprestimo por pelo menos 6 meses. Só vejo essa iniciativa como única forma de fazer nossos diretores, principalmente da seguridade, nos levar a sério.

Obrigado

Anônimo disse...

Uma análise sincera e honesta. O dr Medeiros fala e escreve coisas que os outros não tem coragem. Vou com ele. CHAPA UM NA CABECÇA

ADEMAR SC

Anônimo disse...

Quais as chances reais da chapa um ganhar ? Acho que a eleição vai ser difícil e equilibrada.