NOVEMBRO BOM PARA A PREVI E O BB

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Novembro termina hoje.  Ontem a bolsa bateu o recorde de 89.000 pontos, recuando no final do pregão.  Tudo indica que hoje vai se manter, a não ser que haja alguma surpresa na reunião de Buenos Aires. Se for assim, a Previ terá neste mês de novembro um excelente resultado, assegurando um belo superávit para o exercício .


Entretanto, esse superávit está ameacado pela mudança na tábua de longevidade, já anunciada.  Assim nada nos cabe comemorar, infelizmente.

A equipe de Paulo Guedes já está formada e ontem anunciaram que pretendem arrecadar 900 bilhões em privatizações e mais um tanto em venda de imóveis com a finalidade apenas de amortizar a dívida pública, pois o novo Governo pretende trabalhar dentro dos limites impostos  pela legislação e pelo orçamento.  Portanto, nos preparemos, vem mecha aí. Redução do Estado, é a regra.

Termina novembro e a Cassi não quebrou nem houve a anunciada é temida intervenção da ANS.  Era só para assustar?  Aqui no RS o gerente regional informou que tudo continua como dantes.  O que mudou é que se está fazendo um trabalho mais intenso no controle das despesas, às vezes até malabarismo.

Na contra mão estão aumento para o STF e o indulto natalino.  Que coisa !

O Palocci foi solto e as duas delações não geraram grande ruído. Falou em fundos de pensão. A Previ rebateu. Será que a montanha pariu um rato ?

OBB está  inundando mercado com notificações extra judicial de cobrança de dívidas e inadimplências antigas. Ou vendeu esses abacaxis ou terceirizou a cobrança.

Bom final de semana.


19 comentários:

Anônimo disse...

Chega logo Janeiro.Nao vejo a hora dessa corja sair da Previ/BB.

jair mario bork disse...

Mesmo com a nova tábua de longevidade, eu já morri fazem 2 anos. Não sei se sou sobrevivente ou morto-vivo. Rsrsrsrs...

Anônimo disse...

9:35 eleitos só saem depois do mandato.

Anônimo disse...

BOLSA de SP ultrapassou 90.000 pontos. O que o doutor acha? Daqui em diante chega fácil nos 100.000?

Anônimo disse...

15:53...só depende de nós. Sem essa de fim do mandato.

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,
Sua nota foi barra pesada.
Vem chumbo grosso por aí.
Vamos ver de onde o tiro vem e para onde vai.
Abração
Adaí Rosembak

Anônimo disse...

É a suspensão das parcelas do ES de presente de Natal será que vão nos agraciar. Esperemos

Anônimo disse...

18:07, que Deus Nosso Pai toque os corações de quem decide.Pra eles o Natal é sempre farto já para nós.....

Anônimo disse...

Carta encaminhada ao Globo sobre privatização da BB DTVM

Senhor Editor,

Na leitura de hoje de O Globo, deparei-me com a notícia de possível privatização da BBDTVM, subsidiária do Banco do Brasil, pela futura gestão do então indicado para Ministro da Fazenda, o Sr. Paulo Guedes. Outras noticias sobre o mesmo tema, abrangendo outros segmentos da Instituição, também têm sido alentadas pela imprensa.

Ora, difícil fazer tais anúncios sem sequer saber o que são e o que significam estas instituições para o próprio governo. Paulo Guedes, e assim o trato, porquanto ainda não empossado ministro, evidentemente não se debruçou sobre estes casos, e seus prepostos indicados não tem a menor ideia do que estão a tratar. O BB após a capitalização de 1995 foi orientado a sobre viver sem recursos do Tesouro e a ser competitivo entre seus pares. E nessa orientação criou um dos maiores conglomerados bancários brasileiros, sem deixar de atender a sua função de banco público, consubstanciada basicamente na oferta do crédito rural e no desenvolvimento do país, via abertura de agencias bancarias em locais não atendidos pela rede privada e como agente de políticas públicas. Portanto, criou suas subsidiarias de cartões, de gestão de ativos, enveredou pelas sociedades na área de seguros, de capitalização e outras atividades, todas exitosas. Com raras exceções, esta instituição bicentenária não é a líder de todos os mercados onde atua. E mais, não é sustentada pelo Tesouro. Seu custeio de pessoal e seus investimentos são providos pelas receitas advindas de seus negócios. É agente financeiro de fundos e programas de governo, cobrando tarifas compatíveis com as exercidas em mercado, sem qualquer favoritismo.

Essa política liberal ampla, geral e irrestrita que o futuro governo apregoa chega a ser irresponsável. Não se privatiza por privatizar. Se privatiza com um direcionamento definido, estudado e claro para a população. Por enquanto não se vê seriedade no tratamento do tema. Apregoa-se que foram criados inúmeros cargos com altos salários para privilegiar a casta política anterior. Errado. Podem ter tido proveito, mas a estrutura de cargos e salários do BB começou a mudar em 2001, fruto da necessidade de reposição de salários, congelados desde 1995 e como forma de retenção dos bons técnicos. Todo o corpo de diretores é por força estatutária composta de funcionários da casa, assim como os cargos de Vice-Presidentes e Presidente, com exceção de duas posições que podem ser ocupadas por terceiros, fruto da gestão Dilma, que precisou acomodar aliados.

Agora, se a idéia é ampliar a concentração dos bancos privados e deixar para o BB as tarefas menos "rentáveis, será um grande retrocesso para o próprio governo, o maior beneficiado pelos polpudos dividendos gerados.

Em 1999 representei o BB no COMIF Comitê das Instituições Financeiras Federais, instituído no âmbito da Fazenda, para discutir a sobreposição de funções dos bancos públicos federais - BNB, BASA, CEF, BB. Não houve uma segunda reunião. E acho que antes de se falar em privatização, este é o ponto que deve ser revisto. Sobreposição que gera concorrência predatória entre os agentes , agravada pelo fato da CEF ter começado a ingressar em mercados altamente competitivos sem talvez estar preparada para tanto, tornando-se um possível centro de custos, já que, contrariamente ao BB, é uma empresa 100% pública.

Exerci minhas funções no BB por quase 35 anos, Participei da reestruturação de 1995, onde um novo banco começou, fui Superintendente Executivo de Governo, Diretor Executivo da BB DTVM, onde atuei por 6 anos e do Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil. Sei e conheço o que falo.

Nélio Henriques Lima

Rua Barão da Torre 533/202 Ipanema

Tel. 22087616

Abraços
Nélio Lima

Anônimo disse...

“Por recomendação médica, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou sua participação no evento ‘Grandes desafios da América Ibérica’, organizado em Madri pela Fundación Internacional para la Libertad, presidida pelo escritor Mário Vargas Llosa.

Guedes participaria, ao lado do também futuro ministro Sérgio Moro, de um painel intitulado ‘Brasil, principais alinhamentos do novo governo’, mediado por Vargas Llosa.

Guedes está com febre alta, resultante de uma infecção viral nas vias respiratórias. O médico que o examinou recomendou repouso absoluto e desaconselhou viagens de avião nesta semana. Portanto, será adiada também a série de eventos, previstos para ocorrerem também esta semana na Europa, com o objetivo de apresentar a agenda econômica do próximo governo para grandes investidores interessados no Brasil e mídia especializada.”

Anônimo disse...

Ao colega Nélio,

Tenho notado que o conglomerado de comunicação Globo vem tentando de alguma forma colocar em dúvida o governo Bolsonaro que ainda nem começou. Estão apregoando coisas que nem foram tomadas como decisão governamental e especulam sobre possíveis decisões não confirmadas e prognosticar fazendo previsões que se baseiam sobre indícios e, além de tudo, sempre de forma negativa. O Grupo Globo de Comunicações é o arauto do apocalipse. O Grupo parece que tem receio de alteração no status quo em que vive. Será que o grupo esta mandando uma forma de recado? De que tem medo a Grupo Globo?

Unknown disse...

Dr. Medeiros,
o senhor saberia dizer aos apaposentados, que estão atolados no ES até o pescoço, para que finalidade a Previ criou mais duas modalidades no ES, ES-C e ES-D? Teria sido para debochar ainda mais dos aposentado? Pois tentei fazer um emprestimo nessas modalidade, me apareceu a informação de que o valor do emprestomo que poderia fazer era de R$ 0,75 (setenta e cinco centavos) ..
É muita humilhação!

Paulo Beno disse...

Seguindo o que li, o IBGE calculou que a nossa expectativa de vida para 2017 passou para 76 anos !!!!

Houve um aumento de três meses e 11 dias, pois em 2016 era de 75,8 anos.

Aguardamos os cálculos atuariais da nossa PREVI, na Tábua de Mortalidade dos participantes do Plano 1, pois nossas reservas matemáticas já ultrapassaram os valores do Ativo Líquido !

marcelino maus disse...

De que tem medo... CPI do BNDES ...

A Gorda há 2 décadas se agarra no lixo da apologia da "luta das minorias", AGRAVANDO AS DIFERENÇAS, AO MENOSPREZAR NEGROS, DEFICIENTES, INDIOS, ETC.

O BRASIL NÃO MERECE ESSA MÍDIA DESQUALIFICADA

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, Pra que mesmo a Previ criou mais duas opçoe de empréstimos no ES? Seria para gozar mais ainda da cara de quem não tem margem para contratar? Acho qe sim. Tentei fazer um empréstimo nas modalidades C e D e vi que só podia fazer de R$ 0,75 (setenta e cinco centavos). Isso é ou nao é deboche? Pois é. Só o senhor na causa, senho Medeiros.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Como o guloso pretende cobrar dívidas prescritas?
Também gostaria de cobrar as duas horas trabalhadas a mais, mas perdi o prazo.
Tem que relaxar e gozar

Anônimo disse...

Para a PREVI, digo, para os especialistas da Previ a longevidade do brasileiro deve estar já nos 85. Mesmo que o IBGE diga 76.
14.4 bi. 85 por 76. Uma questão de numeros. O PB1 continua até 2080 ?
Não creio. Vamos distribuir um pouco do tesouro agora, para que o usemos com bom proveito, não em "remedios" e cuidadoras.

Anônimo disse...

Colegas,

Quando se vislumbra uma administração pouco transparente pode vir uma intervenção e aí muda-se, pelo menos durante o ato, a administração.
Já tivemos isto na gestão FHC, para infortúnio dos aposentados, mas agora a coisa tende em ser diferente.

Anônimo disse...

Caro Doutor,

O tempo fechou lá no blog do professor.
Existem pessoas que não admitem o contraditório.
O que elas pensam é a cura ...