POR ESTA EU NÃO ESPERAVA

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Por esta eu não esperava mesmo.


Consagrada nas urnas a vitória do Jair Bolsonaro,  hoje , recebi uma inesperada sondagem para participar da equipe de transição, em Brasília, devidamente remunerado e com ajuda de custo.

Por que eu ? Por causa da experiência como conselheiro deliberativo e fiscal da Previ, bem como pela minha atuação ilibada como diretór do Badesul, que ficou marcada na memória, segundo me foi dito. A finalidade seria para fazer parte de um grupo destinado a analisar aperfeiçoamento no sistema dos fundos de pensão, com vista a oxigenar os fundos e livra los do aparelhamento montado por Gushiken e Berzoini, que tanto prejudicou o Postalis, a Funcef e outros fundos estatais. A Previ também estaria incluída no projeto, que tentaria evitar futuros déficits.

Não esperava o contato por já estar pendurando as chuteiras, como tenho dito,  embora continue atuante como consultor jurídico da Afabb RS.

Fiquei surpreso e honrado, mas não pude aceitar por estar de viagem marcada para o exterior, dia 30 de outubro, a fim de desfrutar de um cruzeiro marítimo comemorativo com minha esposa, uma viagem dos sonhos, imperdível,cujas despesas não são mais reembolsáveis, nesta altura, só retornando no final do mês de novembro.

Considerei o convite como comprovação de que o novo presidente e seu staff estão procurando se cercar de gente honesta, bem intencionada, experiente e que tem foco mais nas pessoas ( participantes) do que  nas entidades. Também de que nem toda a equipe será indicada pelo Paulo Guedes. O Sul terá peso no Governo. E também porque quer mesmo combater e erradicar a corrupção que reinou nosultimos anos no país.

Desejo êxito na transição, especialmente ao General Hamilton Mourão, que foi quem me condecorou com a medalha Marechal Mascarenhas de Moraes quando chefiou o Comando Militar do Sul em Porto Alegre, e ao deputado federal Ônix Lorenzoni, futuro chefe da Casa Civil, importante coordenador da campanha e do novo Governo,  coordenador de tudo no dizer do Bolsonaro, pois terão importante papel a desempenhar no processo.

Amanhã viajo. Nos próximos dias o blog vai andar mais devagar. Estou querendo mesmo relaxar e aproveitar os momentos de lazer da viagem programada há varios meses.

Mas por esta não esperava. A vida reserva cada surpresa ! Que coisa ! Bolsonaro presidente, gostei da primeira-dama, sensata e inteligente entrevista dada a TV Record. General Mourão, gaúcho, amigo  pessoal do dr Krieger, presidente da FeB no RS e ex presidente do CD da Afabb RS,  vice presidente do país, vejam só.  Ônix, gaúcho, atuante deputado,  chefe da Casa Civil! E meu nome foi lembrado para a transição!  Incrível! É a vida ! Quem apostou em segurança e no combate à corrupção,   está de parabéns. Oxalá tudo dê certo. Oxalá!  Vamos dar um crédito de. Confiança ao novo Governo.

Vamos que vamos. Com Deus no coração!
 Avante Brasil ! Brasil acima de tudo. Deus acima de todos !

43 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Medeiros, lamento que voce não pode aceitar.... Sergio Moro acabou de aceitar o convite para o Ministerio da Justiça.... O Brasil vai mudar....os corruptos e corruptores pagarão pelos seus crimes....Brasilia está em polvorosa.
Um abraço
Oscar A. Bach Jr.

ADEMIR M MARTINS disse...

me desculpe, mas o Dr deveria aceitar, a viagem poderia ser transferida e, estamos tão necessitados da presença de pessoas em quem confiamos, mesmo que seja nessa equipe de transição apenas.
- Espero que encontrem outra pessoa de mesmo quilate para nos representar, mas por favor não os mesmos que negociam pela CASSI.
Ademir Medeiros Martins-Balneário Camboriú(SC), jamais anônimo.

Anônimo disse...

Parabéns!

MAURICIO CESCON disse...

Parabéns!

jair mario bork disse...

Parabéns, Dr. Medeiros. Que pena que não podes aceitar o convite, mas estás certo, uma viagem dos sonhos com a esposa, não tem preço e é mais importante do que qualquer outra atividade. Boa viagem, bom proveito e retorne com bastante gaz para prosseguir na luta. Agora, é realmente uma pena que você não participará dessa equipe que analisará os fundos de pensão.

Anônimo disse...

Ah não. .30 dias viajando? Mas vai ter interner né ? Não podemos ficar sem a coluna de humor diária.

Kkkkkk

Anônimo disse...

Medeiros,
O que voce contou vem ratificar o seu caráter, rmostrando que vale a pena ser ajudador, se preocupar com os outros.
Por isso deixo aqui meus parabéns.
Para os que estando lendo este comentário, gostaria de lançar a campanha: Medeiros para a presidência da Previ.
O que vocês acham?
Celio

EB disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Fico regozijado pela lembrança de seu nome pra engrossar as fileiras da equipe de transição do novo Governo (prá desespero de algumas "cabeças premiadas").

Parabéns MESMO!!!

Ari Zanella disse...

Medeiros, Medeiros!

Como desperdiçar uma oportunidade de ouro dessas? Seria a nossa chance de qualificar melhor a PREVI. Oxalá você não perca os contatos para fazer valer os nossos direitos. Mamma Mia!!!

Goulart disse...


Parabens, Dr. Medeiros, por terem lembrado da vossa pessoa, isso comprova a idoniedade e competência do colega aposentado e Doutor. Mas, como o senhor disse, já estava marcada esta viagem com sua esposa, e espero que de tudo bem. Peço a Deus e Jesus que o presidente eleito,Sr. Jair Messias Bolsonaro, consiga compor uma equipe altamente qualificada, e antes de tudo, honesta, para o bem do Brasil. Colega aposentado Padilha, tudo de bom.

Anônimo disse...

Parabéns Doutor!!! Isso mostra como o novo governo será sério e patriota, cercando-se de pessoas honestas e competentes como o Sr. Sejamos confiantes e otimistas. Bom divertimento. Grande abraço.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros parabéns, poderia indicar alguém de seu confiança para eles, que pudesse nos ajudar, a Cassi, Previ e por aí vai.

ricardo o.c. albuquerque disse...

Medeiros,
Parabéns. Esta oportunidade não pode ser perdida. Indique alguém de nossa confiança. ricardo

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, boa tarde. O senhor tem todo o direito de usufruir o que conquistou na vida de muitas batalhas vencidas com competência e tenacidade. É uma escolha sua. E ponto. Mas, fiquei triste,pois gostaria muito de vê-lo lá. Emfim, uma boa viagem repleta de alegrias ao senhor e sua digníssima esposa. Tarcísio Augusto Bulhões Martins - Uberaba - MG

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


É compreensível, mas acredito que o Mestre está deixando de INSCREVER o seu nome nos LIVROS e COMPÊNDIOS que tratem da HISTÓRIA DO BRASIL.

Jeanne disse...

Parabéns Medeiros pelo reconhecimento!!!

Aecio Falcão disse...

E um pena. Dr Medeiros. Seria uma voz de algum que confiamos e que temos em mais alta conta, dentro do processo que, acreito, mudara o nosso Pais. Mas desejo-lho uma boa viagem e que volte com as baterias recarregadas, para ocupar seu lugar de guerreiro que sempre foi.

torbes gambarra disse...

Realmente uma oportunidade de ouro dessas não poderia ser perdida.

Nei G,B,Vaucher disse...

Parabens Dr. Medeiros pela lembrança,merecida, de seu nome para compor a equipe de transição do Governo.Boa viagem.

Anônimo disse...

Medeiros...vivemos um momento especial no pais....por favor aceite e faça o que tem que ser feito...

Anônimo disse...

Estou sentindo firmeza. O convite a Dr. Medeiros é sinal irrefutável da boa intenção do novo governo, em escolher profissionais ilibados e experientes desse nível. Pena que Dr. Medeiros já tenha assumido outro compromisso.

Medeiros disse...

O destino da gente é uma caixa de surpresas. Não esperava e não foi possível desistir de uma viagem sonhada e programada há varios meses. Por causa da viagem adiei a denúncia que havia anunciado. Meu momento agora é outro. O blog vai continuar. O Moro no Ministério é uma grande notícia. Mostra o rumo do novo Governo. A bolsa subindo. Bom sinal. Obrigado a todos vocês. Estão comigo na viagem.

Anônimo disse...

Quer uma prova que o Blogueiro não sabe de nada ? Haverá intervenção na Cassi e o Blogueiro não vai dar como bingo ...mais uma vez será o último a saber

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,

O juiz Sergio Moro abriu mao de 22 anos de magistratura para aceitar o convite de Bolsonaro. Deixar de aceitar esse convite tao honroso, por causa de uma viagem, a meu ver, empana o brilho de sua caminhada. Dá uma impressão de superficialidade...
Perdoe o meu desabafo. É o que eu penso.

Renato Sant Ana disse...

Desculpem o ceticismo, mas não tenho dúvidas: “aperfeiçoamento do sistema de fundos de pensão” para mim significa como passar as mãos no nosso dinheiro.

Adaí Rosembak disse...

Caro Amigo Medeeiros,

Faça sua viagem mas não feche as portas.
Confiamos em você.
Sua experiência, sua dedicação, sua inteligência e, por que não dizer também, sua postura, coragem e personalidade. devem ser aproveitadas.
Viaje, usufrua do prazer de estar com sua mulher, mas volte.
Você é fundamental em nossas lutas.
Boa viagem e vitoriosa volta.

Abração

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

A vida ainda lhe reserva muitos frutos daquilo que plantou.
Imagino como está a cabeça daquela figura que lhe chamou de mentiroso
Parabens honrado mestre

Anônimo disse...

Parabéns parabéns o sr é o cara ... boa viagem

Trader anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Parabéns !!

Tal convite é um reconhecimento nacional da experiência e do jogo de cintura do nobre blogueiro; com relação as suas dicas de RV, preferimos ficar caladinhos....

Trader anônimo

Anônimo disse...

Boa Viagem!! Aproveitem bem essas merecidas ferias e o lazer a bordo.
Aguardamos um bom retorno. Quem sabe em janeiro de 2019 volte o convite, quiçá para uma Superintendencia PREVIC ou PREVI ou CASSI.
Competencia tens !

Anônimo disse...

Jesus, misericórdia!!!! Como pode fazer isso com a gente Dr. Medeiros ! preferia não ter recebido essa notícia. que tristeza. Deus dá para quem não sabe voar. Lamentável.

Unknown disse...

Parabéns dr Medeiros. Façam uma boa viagem. Não temos dúvida que num futuro próximo nossos governantes ainda usarão seus conhecimentos/aconselhamentos para o bem de nosso país e de nossas instituições.

Trader anônimo disse...


Renato Sant Ana


[...] Tampouco prospera a idéia de que a propriedade das empresas é entregue aos trabalhadores por intermédio dos fundos de pensão. Há aqui um equívoco conceitual entre propriedade formal e real, pois não é denominação jurídica da titularidade que efetivamente evidencia o conteúdo da propriedade. Independente da mesma, o que define a propriedade é o poder de alocação e, principalmente, o destino das riquezas produzidas que, cada vez mais, se concentram em poucas mãos. (9)

(9) Fundos de Pensão : Um Caminho Socioeconomicamente Viável ? Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas, Vitória, 2009 ;
VACCARO, Stefania Becattini.

Trader anônimo disse...

Renato Sant Ana

[...] A liquidez liga estreitamente os atores econômicos entre si. É assim, em primeiro lugar, porque o valor do bem líquido * que detém o indivíduo A depende do comportamento dos outros detentores. Se os outros titulares, por um motivo ou outro, não quiserem mais o bem líquido, seu valor irá cair a zero e o indivíduo em consideração poderá ser arruinado sem nada ter feito. (18)

* Ações
(18) digamo.free.fr/empirval.pdf;

- Assim, enquanto nosso estimado Dr. Medeiros continuar achando que Bolsa em alta significa benefícios para os associados do Previ!




Medeiros disse...

Não quero polemizar mas todo nosso BET proveio da bolassem alta naquela época. A Vale passou a valer muito mais.

Seria uma honra imensa fazer parte dos 25 do grupo de transição, mas existem outros valores familiares mais importantes. Não é atoa que tenho 55 anos de casado.

Continuarei lutando por mudança desfoco na Previ, a favor do participante e não do patrocinador.

Cada coisa tem seu tempo, conforme o Eclesiastes.

josé benedito monteiro disse...

Cada coisa no seu tempo. Será que o Doutor não está desperdiçando uma oportunidade de colocarmos um dos nossos na Presidencia e na Diretoria que hoje é mandada pelo BB-Guloso. Não perca esta oportunidade Doutor, talvez seja a única oportunidade que temos de melhorar a Previ/Cassi.

Trader anônimo disse...

O economista britânico, John Kay, chama a atenção para um paradoxo decorrente do modo de avaliar as obrigações dos fundos de pensão, conforme se segue:

In the modern financial economy, the main effect of QE * IS TO BOOST ASSET PRICES, as market gyrations of recent weeks have clearly illustrated. But is the PURSUIT OF HIGHER ASSET PRICES  an effective or desirable means of promoting economic growth? The distributional impact of the policy demands attention; the one certain consequence of BOOSTING ASSET PRICES  is that those with assets benefit relative to those without. [...] The public also holds financial assets indirectly, largely through pension funds. But here there has been a paradoxical effect: because the way pension funds are valued, QE has generally increased pension funds' liabilities more than their assets. (49) (maiúsculo nosso)

* Quantitative Expansion 

(49) http://www.johnkay.com/2013/07/10/quantitative-easing-and-the-curious-case-of-the-leaky-bucket/

Anônimo disse...

Estive refletindo sobre as diversas postagens a respeito da aplicação na bolsa de valores. Do pouco que sei sobre o mercado de capitais, parece que somente quando da movimentação efetuada pelo detentor de ações (tomo como exemplo o Dr. Medeiros: compra na baixa e venda na alta) é que se realiza o ativo, ou seja, a obtenção de lucro. A simples posição de determinada ação em balancete/balanço é meramente contábil, não configurando a realização de lucro real. Então, distribuir benefícios com base em simples saldo contábil não me parece ser uma opção econômica/financeira viável. Se isto ocorrer então o fundo aplicador estaria incorrendo em grave erro de gestão.
Ou estaria eu errado?

marcelino maus disse...

SOBRE O ES:

S.M.J., penso que a trava para a elevação do Teto e Prazo
reside na concomitante elevação dos riscos, pelo maior acúmulo
dos encargos futuros - INPC+FQM MAJORADO aos 65, 70...

SIMULAÇÃO – desculpem minha tosca metodologia:

160.000,00
X 120M = 2.070,00 (55>60 anos)

180.000,00
X 120M = 2.330,00 (55>60 anos)

Observações:
- Diferença PMAs: R$260,00 (*)
- PMAs = 1,29% do Capital. (**)

1 - Em razão do TETO não há que se falar em maior Risco.

2 - Cont udo, imaginem o INPC e FQM daqui a DEZ anos, faltando MAIS CINCO ANOS - em face dos 180 meses pretendidos.

3 – 65 anos... 0,5%juros + 0,5%INPC +FQM MAJORADO > 1,29% (**).

4 – 70 anos... FQM 2,5% a.a. + prazos do ES reduzindo...


POR ISSO, é mais factível novo teto de até 180.000,00; e prazo de 132, talvez 144
meses – visto que haverá limitações de prazo pela idade nas renovações.


Abs ao Ari, Medeiros e ao Marcel.

É, ao Marcel que vai atender a todos, afinal já foi pelego como eu (e quantos mais).
(1986, eu era P.E., mas até gerente era pelego, todo mundo quebrado, bem pior que os atuais P.E. laborais).


Provérbio do Profeta Mausomé (eu):

É POBRE QUEM É pouco FELIZ COM MUITO.
É RICO quem é MUITO FELIZ com pouco.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros , o que está acontecendo na Cassi ?

Anônimo disse...

Caro colega Medeiros,

Para conhecimento dos frequentadores desse blog, posto notícia divulgada no site da PREVI sobre o ES:
07/11/2018
Conheça os novos parâmetros do Empréstimo Simples
Alterações entram em vigor em 13/11 e abrangem tanto o Plano 1 quanto o Previ Futuro.



A Diretoria Executiva aprovou alterações nos parâmetros do Empréstimo Simples na última terça-feira, 6/11. As mudanças entram em vigor às 10h de 13/11.

Entre as novidades estão o aumento do valor do teto de concessão de empréstimo e a redução da carência para as renegociações, que passam de seis prestações para uma. Confira os parâmetros alterados por plano:
Plano 1

• O valor do teto de concessão aumentou de R$ 160 mil para R$ 165 mil.
• A taxa de administração sobre o valor bruto de concessão ou de renovação foi alterada de 0,1% a.a. para 0,2% a.a.
• A carência para as renegociações foi reduzida de seis prestações para apenas uma prestação.
Previ Futuro

• O valor do teto de concessão foi alterado de R$ 60 mil para R$ 63 mil.
• A carência para as renegociações foi reduzida de seis prestações para apenas uma prestação.
• O Fundo de Quitação por Morte deixa de ter cinco faixas etárias e passa a ter seis, como na tabela abaixo:
FQM Previ Futuro Faixa Etária Percentual (a.a.)
Até 49 anos 0,10%
50 a 59 anos 0,30%
60 a 69 anos 0,70%
70 a 79 anos 1,70%
80 a 89 anos 3,50%
A partir de 90 anos 4,00%

Novas modalidades

A Diretoria Executiva também aprovou a criação de duas novas modalidades de empréstimos rotativos, com previsão de serem implementadas até o final do mês de novembro. Atualmente existem dois tipos de empréstimos rotativos: o ES-A e o ES-B.
Sistema fora do ar

Para que as alterações sejam implementadas, o sistema do Empréstimo Simples não funcionará a partir das 15h de 12/11 e volta à normalidade às 10h de 13/11.

A revisão dos parâmetros do Empréstimo Simples é baseada em estudos técnicos e reflete a busca da Diretoria Executiva por melhores condições e benefícios adequados à realidade dos associados, sempre em linha com nossa missão e política de Responsabilidade Socioambiental.
Filomeno José Linard Costa - Apos. Matr. 3288840-6

Anônimo disse...

Bolsonaro afirma que vai acabar com o Ministério do Trabalho
Declaração foi dada nesta quarta-feira (7) após almoço no Superior Tribunal de Justiça (STJ - ZERO HORA

Goulart disse...


Caro Dr. Medeiros, quando voltar de viagem, após ter seu merecido descanço, espero que a equipe do Presidente Eleito, Sr. Jair Bolsonaro colha as suas experiências e extenso conhecimento que o colega possui sobre Fundos de Pensão, Ações na sua totalidade, enfim, que a equipe do Bolsonaro contate a vossa pessoa, pois acho que todos nós, temos a ganhar e a equipe do governo tambem. Tomara que isto aconteça, até breve, colega aposentado do Paraná.