ALEGRIA DE SERVIR , EMPRÉSTIMO DE EMERGÊNCIA

domingo, 16 de dezembro de 2018

Está chegando o Natal e o espírito natalino anda solto.  Tem gente que não está nem aí para o Natal, tem gente até que entra em depressao no Natal. Eu pessoalmente não sou apaixonado nem sequer amigo do Papai Noel, que só desvirtuou o sentido de paz , confraternização e de renascimento do Natal. Sou ligadão é no Papai do Céu.

Mas enfim ... Existem as Histórias de Natal, que dominam as telas da TV e do cinema nesta época.

Outro dia conversava com o Ari Zanella sobre o sentido de servir ao próximo aqui na terra, um sentimento que não podemos abandonar nunca se a gente segue os ensinamentos de Jesus de Nazaré. Eu dizia que para mim existe a alegria de celebrar a vida, cantar, tocar cuica,dançar, viajar, mas  a alegria de servir é a suprema alegria. Gabriela Mistral tem um poema célebre sobre o prazer de servir. “Seja aquele que remove a pedra do caminho, o ódio dos corações e a dificuldade dos problemas “. Conto a história a seguir em homenagem ao prezado amigo Ari Zanella, um mestre do BEM servir.

Foi há poucos dias atrás.

Ele chegou nervoso na Associação  e pediu para ter uma conversa reservada comigo.  Fechei a porta e ele desabou sua tragédia. Estava no pior momento de sua vida. Aposentado do BB.  Tinha esgotado todas as vias de empréstimo.. Cooperforte , Previ e financeiras. Até agiotas. Precisava de dinheiro para comer, para ele e família, e estava ameacado de penhora de móveis, perder tudo.  Mostrou o contracheque. O extrato de sua conta no BB. As notificações de cobrança. Não sabia o que fazer. Disseram para ele que eu ajudáva os endividados. Por isso viera até mim pedir socorro. - Preciso de tanto para respirar.

Respondi que, sim, ajudava, mas era na época que estava na Previ, quando dividia o que recebia de meus honorários do fundo de pensão. Agora isso tinha terminado, não estava mais na Previ desde o princípio do ano. Não tinha mais verba extra para doar ou emprestar.

- Meu JESUS !  Então tou acabado. Cheguei tarde. Rezei em vão. O que vou fazer ?

- Aguarde enquanto vou atender uma chamada wats app no meu celular. Depois conversamos.

Peguei o celular e o colega entrou em total desespero. Talvez não  entendesse como eu podia não estar sensibilizado com seu drama e fazendo uma mensagem no watts, diante dele e de seu sofrimento. Tratando de outro assunto. Esse era o tal de dr. Medeiros ?  O cara ?  Cara de pau, insensível, isso sim. Que decepção !

Quando terminei de digitar, me dirigi a ele de novo.

- Pronto. O dinheiro que pediu já está na sua conta.

- Como ? Escutei bem ? Na minha conta, doutor ?

= Sim. O teu extrato estava aqui na minha frente e usei o app do BB para fazer a transferência. A transação foi feita com sucesso. Tá lá.

O colega não acreditou, era um milagre, tudo que pediu, tudo que precisava, Jesus atendeu suas preces, o Deus menino, do presépio, chorou muito, se alegrou muito, e me deu o maior e melhor beijo de macho que eu já ganhei na vida, além de me deixar todo molhado de suas lágrimas.


Saiu feliz dizendo que era só um empréstimo, que ia pagar um dia, assim que saísse do sufoco, desejando Feliz Natal.  Sei que não volta, mas não me importo, o beijo valeu , com certeza, e a alegria de servir foi tri legal, ver a surpresa e a felicidade estampada na face do colega não tem preço.

O episódio para mim representa mais uma história de Natal. Elas acontecem. Elas existem de verdade. Surpreendentemente. Desde que a pessoa tenha fé. Acredite.  Sou parte e testemunha.

FELIZ NATAL !

57 comentários:

Anônimo disse...

Eu acredito. Esse é o nosso dr Medeiros.

Aderbal

Anônimo disse...

Eu já fui um dos favorecidos. Durante dez meses até me equilibrar. Não era empréstimo. Era ajuda mesmo. Santo doutor.

Anônimo disse...

Entendi a razão de contar essa história, dr Medeiros. Parece que está se vangloriando, mas não estratagema disso. O dr. não precisa. Tem inúmeros casos comprovados. Acho que acertou na bochecha. Parabéns pela sabedoria. Não importa o que os outros possam pensar.

Colega do Parcao

Anônimo disse...

Maravilhosa história.

Anônimo disse...

Lembrei do caso daquele continuo que pediu empréstimo para comprar remédio. Muito engraçada. Conte.

Anônimo disse...

Muito bem. feliz Natal.

Oscar

Anônimo disse...

Muita coragem contar essa história. Outros necessitados podem bater nessa porta. Você é mesmo corajoso.

Anônimo disse...

Caro dr Medeiros


Acertou no ciático deles. Bacana. Acdorei.

Anônimo disse...

Que este exemplo sensibilize a quem está com a chave de nosso cofre. A seguridade na Previ. O "guardião" não vai emprestar o dinheiro dele, mas o nosso próprio. Ou então que , o espirito de Natal que tocou o caro Doutor , toque seu escondido lado bom e permita a suspensão de parcelas do ES.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros queira por favor dirimir uma dúvida.
A Caixa de Previdencia dos Funcionarios do Banco do Brasil -PREVI- possui um só CNPJ para os dois planos que administra ?
Ou há um CNPJ para o PB1 e outro cadastro para o Previ Futuro ?

Anônimo disse...

Dr Medeiros

O dr termina o ano de maneira sensacional. Fez umatatuagem de águia para mostrar que é possível a gente se renovar aos oitenta. Mostrou como ficar mais leve abandonando a bicicleta para desfrutar melhor a vida. E agora mostra que continua servindo, fazendo o bem, ajudando o próximo. E ainda ganhou na bolsa. Querem mais ?

Anônimo disse...

Sirvam nossas façanhas de exemplo a toda terra. Quem faz o que o dr faz ? Por isso não deixam ele largar a Afabb Rs.

Anônimo disse...

Achei genial a história. Já tinham me contado. Agora adquiriu contornos e graca. Valeu Medeiros. Nos daqui do RS te amamos. Sabemos que sempre podemos contar com tua generosidade. Em nome das pensionistas as, um Feliz Natal.

Terezinha

Rosalina de Souza disse...

Bom dia caríssimo Dr Medeiros,

Vou começar a minha segunda-feira, com esta frase:

Coloque Deus acima de qualquer coisa em sua vida e ele te colocará acima de qualquer problema.

O evangelho não é atraente pro mundo, antes é loucura.

Porque envolve perder pra ganhar, envolve morrer pra viver, envolve sumir para aparecer, envolve descer para subir.

Com toda certeza você só conquistou tudo que tem e tudo que é hoje, porque sempre fez o bem sem olhar a quem, ainda lembro da emocionante história da sua Neta, por quem tanto fez, e assim pelo seu semelhante, do que vale termos dinheiro se não for para ajudar aos mais carentes e necessitados, aqui não estamos falando de Esmola, mas de ter a certeza que fizemos e ainda vamos fazer o melhor pela DIGNIDADE de quem quer que seja.

Isto não tem preço, Feliz Natal, receba os meus sinceros Parabéns, nós que sabemos do seu caráter, ainda acreditamos em um mundo muito melhor.

Feliz 2019, o ano da ESTRELA DE DAVI.

Saudações cordiais,

Rosalina de Souza

Anônimo disse...

Se a Previ tiver Boa vontade, mesmo já estando incluído no contra cheque, pode não debitar a parcela do ES. Vamos ter fé.

Medeiros disse...

Muito obrigado querida Rosalina pelo emocionante comentário acima. Levo ele no coração como mais um belo presente de fim de ano, especial por vir de uma grande batalhadora como você. Tudo de bom no ano da Estrela. Bjs.

Anônimo disse...

A Rosalinafalou por mim. Ah! Se todos fossem iguais a você, Medeiros, o mundo seria melhor. Feliz Natal e Ano Novo.

Carmem, quente ama de coração.

jair mario bork disse...

Caro Medeiros,
Dizem que a pessoa quando morre (não é o teu caso, espero que ainda viva muuuuitos anos) não é lembrada pelo patrimônio que possuia. Ninguém fala: o falecido tinha 3 carrões, 5 apartamentos, um yate. Tudo isso é irrelevante, quando a pessoa morre. Ela é lembrada, isso sim, pelos atos que praticou ao longo da vida, sejam eles bons ou ruins. E esse ato que praticastes para esse colega, podes ter certeza, será lembrado por muito tempo. Parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns, doutor Medeiros, pelo gesto de humanidade, de empatia, e de amor ao próximo!Que caso comovente!Fico pensando nessa diretoria com bônus de 500.000 semestrais, cargos em diretorias com polpudas remunerações e salários mensais que muitos em 5 anos de aposentadoria não recebem.Essa diretoria que poderia suspender as contribuições, suspender o empréstimo simples por três meses para quem optasse, que pode fazer pelos pobres, endividados e necessitados.O lugar deles na vida vindoura é sombrio, em densas trevas, com sofrimento, choro e ranger de dentes por toda eternidade!

Anônimo disse...

Seria um presentão se o dinheiro das ações da Anabb, depositadas em juízo, viesse parar na conta dos aposentados...

Medeiros disse...

Anônimo infiltrado das 9,05

Você faz piada de mau gosto sempre. O contracheque já está pronto. Você não tem fé e faz gozacao. Vais ter um 2019 muito ruim desse jeito. Mudaenquanto e tempo.

Anônimo disse...

Boa dr Medeiros. Esse infiltrado que vá ter fé no inferno.

Medeiros disse...

Muito obrigado caro Jair. Você frequenta o blog há muito tempo e contribui para a continuidade dele sempre de forma positiva. Este comentário é outra joia que recebo neste final de um ano conturbado, que sobrevivemos porque estamos a serviço do bem. Feliz Natal e Ano Novo.

Paulo disse...

O doutor Medeiros, tem muita vida ainda!Pela sua generosidade e grandeza tenho certeza que vai chegar aos 120 anos com saúde e firmeza!

Anônimo disse...

Melhor beijo de macho ... nunca vi ninguém escrever isso. Só você. Escreve bem pra caramba. Adorei a história. Mostreipara meufilho. Ele leu e me falou que você é que é homem macho. Eu respondi, o Medeiros não discrimina ninguém, eu sei. Em Uruguaiana ele era conhecido como liberal de ideias. Ele é o cara. Devia escrever um livro.

Odete

Medeiros disse...

Querida Odete,

Nunca discriminei ninguém. Na Banrisul me homenagearam por isso. Já escrevi um livro de memórias, Bodas de Ouro, memória de Uruguaiana. Edicaorestrita. Bjs

Anônimo disse...

Isso é Deus no coração! Que alegria proporcionar felicidade ao próximo! Quantos corações pulariam contentes se a PREVI suspendesse a parcela do ES pelo menos por um mês! Que sirva de inspiração. Diminuir a angústia do outro não tem preço!

Medeiros disse...

Estou feliz com a notícia de que a procuradora gaúcha, Maria HildaMarsiaj Pinto, natural de Uruguaiana, aluna predileta do meu pai e minha amiga, foi convidada por Moro para ser a Secretária Nacional de Justiça, segunda pessoa no Ministério. Grande escolha. Fará um belíssimo trabalho. Valeu minha torcida. Minha fé e otimismo. Tremei corruptos ! Viva !

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

A SEMEADURA
Ilustre Doutor Medeiros, "irmão mais velho" de muitos daqui, vejo o seu depoimento como uma prova de que diplomas na parede, fama ou carreiras vitoriosas não afastam, necessariamente, da consciência do bem comum. De fato, há alguns outros testemunhos, desanimadores, de pessoas do mesmo perfil que, porém, empoderam-se, tão fortemente que SUFOCAM o enorme potencial amoroso de que o Criador provê a todos. Esses petrificam os sentimentos mais caros da pessoa. Promovem o atraso, a dominação cruel, sangrenta, tudo o que, creio, gerará pesada conta, no encontro definitivo com o Altíssimo. Mas é possível, sim, conciliar uma vida profissional, pública de sucesso com uma CONSCIÊNCIA LISA, ILUMINADA E QUE ILUMINA, AO SEU REDOR. Mais uma postagem histórica. Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Não vos enganeis; de Deus não se zomba. Cada um colherá o que semear: quem semear da carne, colherá da carne a corrupção; quem semeia no espírito, colherá do espírito a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem. Assim, pois, ENQUANTO TEMOS OCASIÃO, façamos o bem a todos." Gálatas, 6,7-10

Anônimo disse...

EMBRAER e BOEING. Martelo batido. Sem turbulencias, só falta o de acordo do Governo.Futuro governo é favorável. EMBRAER garantida no longo prazo.
Será que as negociações que envolveram espacial cifra de US$ 5,26 bi, tiveram participação de nossos conselheiros (PREVI) na EMBRAER ?

Medeiros disse...

Caro Fernando Lamas,

Você é um companheiro de anos de batalha contra as maldades. E o que admiro em você é que atrás dessa doçura e desse teu espírito cristão está um homem guerreiro, lutador, perseverante, um equilibrista da vida. Quando escuto a música cantada pela Elis sobre o equilibrista, me lembro sempre de você. Agora enfrenta mais uma batalha com a Cooperforte. Desejo todo o sucesso. Feliz Natal e Ano Novo.

Rogério Luiz Carvalho disse...

Boa noite Dr. Medeiros, bela atitude em tempo de Advento. Todos estes anos que leio as suas postagens, me fazem acreditar que ainda existem pessoas de bem, caritativas e principalmente que se preocupam com o bem estar do seu próximo. Obrigado por manter o blog ativo. Feliz Natal e próspero ano novo, com muita saúde. Abraços.Paz!

Jeanne disse...

Caro Medeiros, parabéns pelo seu gesto!!! Sem julgamentos desnecessários!!! Simplesmente uma ajuda, uma mão amiga estendida num momento dificil !!! Deus te abençoe, a você e a sua família e que sua atitude seja um exemplo a ser seguido pelos nossos dirigentes. Você é admirável e surpreendente!!! No apagar das luzes de 2018, la vem você com seus ensinamentos!!! Mostrar como amar o próximo!!! Feliz Natal !!!

Medeiros disse...

Obrigado Querida Jeanne, sempregentil. Feliz Natal e Ano Novo. Bjs

Anônimo disse...

Agora o doutor está com tudo no Governo Bolsonaro, com a procuradoria Maria Hilda na Secretaria Geral de Justiça. Ela prestigiou a tua posse na Afabb em 2012. Eu estava lá. Parabéns.

Adelaide

Medeiros disse...

A Maria Hilda e neta do gerente do BB de Uruguaiana, o Vinícios Marsiaj. Sabe tudo sobre o BB. Vai cuidar dos registros sindicais. Confio nela.

Anônimo disse...

Os beneficiários da FUNCEF (da Cx.Federal) já receberam seus créditos em conta-corrente desde ontem, 17/12/2018, relativos ao mes corrente de dezembro.
Nada pediram.
Já em fevereiro de cada ano recebem metade do 13º.
Ameniza pouco, já que estão com 3 Contribuições Extras por 3 anos de deficit.

Anônimo disse...

Esse anónimo das 17:19 está no mundo da lua . Ele quer equiparação a Funcef ?

Trader anônimo disse...

O Natal permite-nos relembrar que o PAPAI NOEL é apenas uma figura fictícia...

Trader anônimo

Anônimo disse...

Que sacanagem essa do Trader Anônimo, me tirou totalmente as esperanças, pois achava que o Papai Noel existia. Agora mesmo vi ele em um shopping!

Medeiros disse...

Estão brincando ou sacaneando ?

Medeiros disse...

Mas que imoralidade é essa do ministro Marco Aurélio ? Vamos pra rua de novo.

Medeiros disse...

Mesmo tendo sido sustada o povo de Porto Alegre foi pra ruas e fez veemente protesto. É para esses indignos saberem. Tem que mostrar para eles que perderam o respeito.

Trader anônimo disse...

Anônimo de 19 de dezembro de 2018 11:52

Acredito que você tenha visto o Papai Noel no shopping. Da mesma maneira, acreditamos que visualizamos o PREÇO das ações no video de nosso computador: são apenas linhas eletrônicas! VALOR é outra coisa. Esta é a analogia que fazemos, no intuito de forçar a ficha de alguns cair: FELIZ NATAL

Trader anônimo

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


BOAS FESTAS! FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO! SAÚDE! PAZ! PROSPERIDADE! TUDO DE BOM EM 2019 para o CARO MESTRE e FAMILIARES!

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,

Faço um apelo _a sua pessoa para que a COOPERFORTE, altere valores ou limites em sua linha de crédito. URGENTE. URGENTE mesmo, já que a PREVI, nada faz. Alterar também o prazo para 96 meses. Vai dar um folego para todos nós idosos. Sou cardíaco a por causa de uma AÇÂO contra a CARIM, estou impedido de tudo há mais de seis anos. Nada posso na PREVI. Só contribuir para a manutenção do PLANO. Só me resta a COOPERFORTE.

Anônimo disse...

Coluna do Claudio Humberto
MUITO O QUE FAZER
Os Correios também devem eliminar regalias como um plano de saúde que custa quase meio bilhão de reais aos cofres da empresa

Anônimo disse...

Caro Medeiros

Feliz Natal !,,,,

Anônimo disse...

Um ótimo Natal.

Adalberto

Anônimo disse...

Feliz Natal prática e família.

Catarino

Anônimo disse...

Obrigado por tudo. Valeu o ano. Feliz Natal. mereces muito.

Ademir

Anônimo disse...

Que o Deus menino abençoe e ilumine neste Natal.

Alexandre

Anônimo disse...

Muito obrigado Dr Medeiros por continuar conosco. O BB quer dar um golpe na Cassi e vender como produto. Precisamosdo doutor. Continue. feliz Natall.

Ademar

Anônimo disse...

Valeu Dr Medeiros. Feliz Natal.

Adelaide

Anônimo disse...

Mederão Cabra Macho,

Tinha que passar aqui para lhe desejar um Feliz Natal e 2019 muito melhor em todos os sentidos.
Você é sujeito homem. Você tem o coração tão grande que serve de anteparo contra a montanha de dinheiro querendo nos esmagar.
Você foi corajoso para denunciar. Teve a dignidade de renunciar a um cargo que muitos se matam para ocupar.
Como bem disse o colega irmão Fernando, seu sucesso não lhe fez encolher a mão ao seu próximo.
Por méritos foi lembrado para a equipe de transição.
Mas se me permitir, sua participação na Novembrada foi o momento que mais me fez confiante na sua visão de mundo. Ali, pela primeira vez escutei a voz de quem tanto admiro.
Finalizo com um pedido: Por que não fazer uns vídeos ao invés de texto escrito?

Muita saúde e muita paz

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

"AS TREVAS NÃO VENCERÃO"
Ilustre Doutor Medeiros e demais colegas, na solenidade do Natal do Senhor, hoje, 25, o cântico garante que "jamais irão as trevas vencer o seu clarão." Esse "clarão" refere-se a Jesus Cristo. Eu creio, firmemente, colegas, que Jesus vence, sempre, mesmo que, aparente e momentaneamente, pareça contrariar os nossos projetos. Eu creio assim: AS TREVAS JAMAIS VENCERÃO! Santo Natal do Senhor a todos, grato por tudo e PAZ E BEM!

"A Deus ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus(Jesus Cristo) que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer." Jo 1,18

Anônimo disse...

Eu acredito que esses filhotes do Demo com todo seu ouro, dólares,euros e afins roubados do patrimônio deste Povo serão ainda por aqui alcançados pela peste (tal qual no Egito) e hão de lembrar-se dos seus malfeitos. Senão aqui ainda irão a segunda instância (no Inferno).