EMBRAER FALIDA ?

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Ontem a mídia foi surpreendida por uma decisão judicial suspendendo as negociações entre a Embraer e a Boeing.  No despacho consta que a própria Embraer teria informado que se encontrava em situação pré falimentar. Daí a necessidade da transação com a Boeing.


A Previ é, sabidamente, forte acionista da Embraer. É um dos principais investimentos desosso fundo,   que possui diretor fazendo parte do conselho de administração da empresa, que é um dos que melhor remuneração paga.

Há pouco tempo houve situação de dificuldade em outro investimento importante da Previ.  Falo da BRF Brasil Food.  Os resultados deixavam a desejar e a gestão administrativa teve que ser mudada.

E o que falar do Complexo Hoteleiro de Sauípe?  E da Invepar ?  E da Sete Brasil ?

Quando fui eleito para suplente do CD da Previ em 2014, na primeira reunião do Conselho me candidatei para membro do comitê de investimentos.  Tinha larga experiência na área. Havia sido diretor industrial e rural de banco de desenvolvimento, analista sênior de balanços, diretor e conselheiro de corretora de valores, especialista em análise de investimentos. E ainda por cima pé quente. Meus investimentos sempre dão certo. Fui recusado por cinco votos a  um. Só meu companheiro de chapa votou em mim. Fui também descartado como conselheiro de empresas participadas. E minhas ponderações sobre os investimentos desconsideradas por ser suplente, que nem mais tinha direito de registrar em ata suas inconformidades.

Na realidade eu desejava que fosse feito um levantamento das operações questionáveis na Previ, para que a auditoria interna se debruçasse sobre elas e fizesse uma varredura, a exemplo da que foi  feita em 2002 quando fui do conselho fiscal. Sempre visando o saneamento e melhorias.

Acho que , meus contrapontos ou adversários, vão dizer que a famosa e cantada governança corporativa da Previ prepondera e é suficiente para atestar a regularidade das operações.  Na minha modesta opinião, não é.

Finalmente, outro argumento deles será, com certeza, o superávit deste ano que está em 14 bilhões, dez bilhões do acumulado. Mas todos sabem que ele decorre da valorização da bolsa e das ações da Vale. E vai bater de frente com aumento de idade da taboa.

Sempre tive muito orgulho da Embraer. Espero que sobreviva e supere os obstáculos. Fiquei triste com a notícia sobre as dificuldades da empresa.

Avante. Excelsior.






24 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Você tem razão e experiência para dizer o que está no seu escrito.

Tens o meu pequeno apoio!

james.

Anônimo disse...

Quem se interessa por Bolsa OBSERVAMOS que deixamos comentário no blog anterior.

Trader anônimo

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE com Dr.Medeiros, venho fazendo questionamentos em alguns investimentos mas nada/ninguém nos houve e, desta forma, vão delapidando nosso patrimônio.

Anônimo disse...

Lavei o espirito e a mente.
Lendo o seu post sobre a Previ , empresas participadas, governança e conselheiros, se eu tinha uma pitadinha de dúvida, não mais a tenho.
Tenho a certeza que alguma coisa precisa ser feita. Os conselheiros nas empresas que o nobre doutor Medeiros cita , são também diretores ou conselheiros na Previ. No caso da BRF o que foi previsto ? Na Invepar -cheia de conselheiros- o que tem sido feito. E a emblemática Sauipe quantos anos de prejuízos!
Temo que se depender de resultados de investimentos outros que não a Bolsa, corremos risco de faltar pão.
A Previ disponibiliza a relação de conselheiros nas empresas participadas.

Anônimo disse...

Parabéns dr. Medeiros. Você voltou bem da viagem.

Anônimo disse...

E´ verdade. Mais um excelente post.

Oscarzinho

Medeiros disse...

Tem um infiltrado que anda nervoso com a denúncia que eu prometi fazer e passa me cobrando. Está preocupado . Calma, cara. A denúncia já foi feita e você nem pescou a dica que eu dei a respeito no blog. Bobeou. Já encaminhei aos órgãos competentes que estão apurando responsabilidades e investigando. Era o que me competia fazer. Para não atrapalhar, pediram que eu não divulgasse no blo. Paciência, pois. Janeiro está chegando e o Governo anti PT vai assumir. Vai terminar a moleza e as remunerações fora de padrão. Aguarde mais um pouco. Não estrague seu Natal.

jair mario bork disse...

INPC de novembro: -0,25%. Se o de dezembro também for negativo, nosso reajuste talvez nem chegue a 3%. Será que há algum produto, serviço ou tarifa que subiu apenas 3% em 2018? Não é difícil vaticinar períodos sombrios pela frente.

Anônimo disse...

Esse é o nosso dr. Medeiros. Graças a Deus continua sempre o mesmo. É o cara.

Anônimo disse...

Estão nervosos, sim. Eles vão perder a boquinha. E talvez tenham que devolver...

Anônimo disse...

Boa Medeiros. Pau neles. Você foi o único corajoso que renunciou aPrevi edisse porque saiu. Não quis compactuar com a impunidade.

Oscar

Anônimo disse...

Dr, o senhor tocou bem na moleira. Faz tempo que eu falo isso. Temos que analisar mais profundamente os investimentos da Previ.

Anônimo disse...

A Embraer é mudos orgulhos nacionais na era da tecnologia num setor altamente complexo como é o setor aeronáutico. Seria um desastre que a empresa quebrasse. A Previ tem representante no Conselho. aguardamos esclarecimentos.

Anônimo disse...

Mais um post de muita relevância. Os investimentos da Previ estão merecendo análise.

Ruben

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Boa análise. Temos queabrir a caixa preta da Previ.

Oscarzinho

Anônimo disse...

OPaulo Guedes está completando sua equipe no Ministério. O atual ministro de planejamento vai fazer parte. Ainda falta nomear o secretário de previdência. Está uma briga danada porque na pautaesta a reforma. Um dos convidados não quis assumir. Era indicado pelo General Mourão, hoje discordando do Ônix estressado.

Anônimo disse...

RESOLUÇÃO CGPAR Nº 25, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018

Vamos ver quem é mais esperto , esse blog ou do zanella , veja a dica que vou dar . Veja essa resolução . Lá tem informações sobre o teto. Vamos ver quem vai dar em primeira mão . Dei a dica nos dois

Anônimo disse...

Art. 4º As empresas estatais federais que patrocinem planos de benefícios de previdência complementar estruturados na modalidade de benefício definido deverão submeter à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, em até doze meses da entrada em vigor desta Resolução, proposta de alteração nos regulamentos destes planos de benefícios, observado o art. 17 da Lei Complementar n. 109, de 29 de maio de 2001, que contemplem:

I - o fechamento do plano a novas adesões;

II - a exclusão de dispositivos que indiquem percentuais de contribuição para custeio dos planos de benefícios e que estejam incorporados aos seus regulamentos;

III - a adoção da média de, no mínimo, os últimos trinta e seis salários de participação como a base para o cálculo do salário real de benefício da complementação/suplementação de aposentadoria por tempo de contribuição/serviço;

IV - a adoção de teto para salário de participação não superior à maior remuneração de cargo não estatutário da empresa patrocinadora;

V - a desvinculação do reajuste dos benefícios dos assistidos do reajuste concedido pelo patrocinador aos seus empregados;

VI - a vinculação do reajuste dos benefícios dos assistidos ao índice do plano;

VII - a desvinculação dos valores de complementações/suplementações de aposentadorias do valor do benefício pago pelo RGPS; e

Anônimo disse...

Foi instituído obrigatoriedade do teto

marcelino maus disse...

SOBRE:
"III - a adoção da média de, no mínimo, os últimos trinta e seis salários de participação como a base para o cálculo do salário real de benefício da complementação/suplementação de aposentadoria por tempo de contribuição/serviço;"

RETORNO A AFIRMAÇÃO:

36 MESES (3 ANOS) É POUCO TEMPO PARA A PREVI FORMAR AS RESERVAS MATEMÁTICAS, TENDO EM VISTA QUE SALÁRIOS DO MÉDIO ESCALÃO DO BB FICAM EM TORNO DE R$15.000,00 (GERENTES DE AG.III) A 20 OU 25.000,00 EM AG NÍVEL I, DAÍ SE APOSENTAM COM POUCA VARIAÇÃO NO SALARIO DE PARTICIPAÇÃO.

OCORRE QUE (DESDE SEMPRE) CARGOS DA DG e agora os ESTATUTÁRIOS, ficaram 25 anos contribuindo com 10, 15, 20.000,00; e apenas 3 anos com Salários de R$30.000,00 >>> 45.000,00 >>> 60.000,00.

ESSAS DISTORÇÕES DEVEM TER E ESTÃO GERANDO GRANDES PREJUÍZOS AO PB1.

ISSO PRECISA SER REVISTO - MEGA BENEFÍCIOS DEVERIAM SER REVISADOS TENDO EM CONTA, NO MÍNIMO A MÉDIA DOS ÚLTIMOS 15 ANOS, COMO NO INSS.

NÃO POR ACASO, 15 ANOS É O TEMPO MÍNIMO DE CONTRIBUIÇÃO NO PB1.

AB


Anônimo disse...

E os que não contribuem para a Cassi sobre o que recebem do INSS?

Os trabalhos de identificação e cobrança dos colegas que aposentaram, mas recebem do INSS separado do benefício da PREVI, teve início em 2012, e era essa quantidade, ou seja, cerca de 8.000 colegas.

A partir do ano passado, a Diretoria Financeira da CASSI começou efetivamente a identificar e cobrar esses colegas.

Dos cerca de 8.000 identificados em agosto/2017, remanesciam cerca de 3.600 em agosto/2018.

Intensificamos as ações com a participação das 27 Unidades Estaduais da CASSI, e hoje, temos menos de 2.000 colegas, todos identificados, com os quais estamos negociando, sendo cerca de 400 praticamente já resolvidos, até esta data.

Concedemos mais 90 dias aos 1.600 restantes, com os quais estamos negociando, pois há casos de colegas que se aposentaram há mais de 20 anos, e a diferença acumulada é muito grande. As propostas, caso a caso, é que os atrasados sejam pagos parceladamente, dentro da possibilidade do colega.

Caso não cheguemos a um acordo com esses colegas, infelizmente, teremos que suspender a assistência.

Mas esclareço que não são esses menos de 1.600 colegas que causaram o fim dos $1,13.bilhões de nosso patrimônio líquido, tampouco produziram o atual déficit de $500.milhões, até outubro/2018.

Os valores a recuperar desses 1.600 colegas não chega a $700.mil de contribuições.

A informação importante a ser passada para a colega Neusa, é que estamos negociando para resolver definitivamente esse problema, que é de natureza ética.

Satoru

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Por favor o que o nobre Doutor tem a dizer-nos a respeito: RESOLUÇÃO Nº 25, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2018.

PIORARÁ ou MELHORARÁ PARA NÓS E EM QUE PONTOS?
Abs.

Medeiros disse...

Acaba de cair a liminar que impedia a transação com a Boeing.

Anônimo disse...


Caro Dr. Medeiros,



Permita-me perguntar-lhe se a Resolução 25 da CGPAR, em especial o Parágrafo III do Art. 4º, trará também alterações no cálculo dos benefícios Previ daqueles que já estão aposentados pelo PB1, considerando agora os últimos 36 meses?
Atingirá também o cálculo das ações RMI?