LARGA A BICICLETA :!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Larga a bicicleta !  Solta bicicleta !

Gritos das pessoas que assistiam a cena de uma pessoa agarrada numa bicicleta no meio de uma forte correnteza por ocasião de uma enxurrada na capital paulista.  Não largou e morreu sugado por um bueiro.

Esse triste episódio , real, dramático, acontecido recentemente,  nos deixa uma preciosa lição.  E´ preciso dar o devido valor para a vida e não se apegar demasiado aos bens materiais.

Tem gente que vai até o final de sua existência agarrado em sua bicicleta. 

Nossa época valoriza demais o dinheiro.  Ele passa a ser a razão principal da existência.

O que passa ao lado, não interessa. Só o dinheiro. Canto dos pássaros, por do sol, luar do sertão, sorriso das crianças, uma pescaria, fazer uma trilha, nada disso importa.  

Tenho uma experiência interessante aqui no blog.  Não gostam que fale de viagens, nem de poesia, nem de cultura. Só querem saber de notícias que possam resultar em proveito econômico ou financeiro.

Mas, então, está chegando o Natal e o Fim do ANO.  Época de reflexão. De revisão. De avaliação.

Não, não falo do Natal dos presentes, do Natal do Papai Noel. Falo do Natal de JESUS de Nazaré, do Natal de Paz, do Renascimento e da Esperança.

Em vez de receber bicicleta, quem sabe está na hora de se desfazer da bicicleta, botar fora todo o lixo que está sobrecarregando a nossa existência, para ficarmos mais leves e conseguir nadar, escapando dos buracos sorrateiros, para, afinal, celebrarmos a vida. Desapegar dos bens, não das pessoas.

E´ o que eu penso, salvo melhor juízo.

E´ preciso manter a esperança acesa. Sempre.

16 comentários:

Anônimo disse...

Excelentíssimo Sr. Doutor José Bernardo de Medeiros Neto,

Penso que se nós idosos/aposentados fossemos tratados com dignidade, isto já seria o suficiente, mas...

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,

Concordo plenamente com você.
Mas a realidade, por vezes, supera nossa lógica.
O apego do desesperado homem à sua bicicleta bicicleta talvez seja esse caso.
Quem sabe se ele ganhava o pão nosso de cada dia com sua bicicleta?
Essa bicicleta seria o meio vital de sua subsistência?
Cada um sabe de sua existência.
Mas, apesar dessa minha apreciação, partilho de sua opinião.
É difícil entender que um homem tenha morrido pelo apego à sua bicicleta.
E a vida segue.

Abração deste amigo

Adaí Rosembak

Medeiros disse...

Caro Adaí,

Teve um colega nosso que não mexia na sua poupança. Tirava empréstimos, chorava por melhorias, cobrava dos advogados, tc, tudo menos mexer na poupança, que era uma economia para quando ficasse velho. Morreu passando necessidades mas sem mexer na poupança. Era viúvo e sem filhos. A poupança era a bicicleta dele. Caso típico.

Anônimo disse...

Feliz Natal !

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,

Há uns 10 anos atrás conheci um senhor aposentado que morava em uma cobertura maravilhosa no Leme.
Tinha uma adega fantástica em uma das salas. A maior satisfação era levar amigos para mostrar as garrafas de whisky e contar as estórias de quando e como adquiriu cada uma delas.
Como estava frio sugeri que ele abrisse uma das garrafas para conversarmos, ao tempo que nos deliciávamos e nos aquecíamos com a bebida.
Ele se recusou explicando que só abriria a garrafa em "uma ocasião especial".
Não adiantou eu alegar que ele estava com 80 anos e eu, à época com 65. Aquela era a ocasião especial.
Parece que foi uma predição.
O homem morreu uns 40 dias depois.
15 dias após seu falecimento, os filhos venderam toda a adega por preço de banana.
Cada um tem a bicicleta que merece.
Vamos gozar a vida.

Abraços

Adaí Rosembak

jair mario bork disse...

Só por curiosidade, qual era a idade desse colega que não mexia na poupança? Se ele morreu novo e com relativa saúde, então ele agiu corretamente, só que teve azar em morrer antes de envelhecer. Agora, se morreu velhinho, doente, e não mexia na poupança para se tratar, então são outros quinhentos.

aldoripes disse...

NATAL+ ANO NOVO

HOMEM MODERNO VIVE APEGADO AO CELULAR E OUTROS MEIOS ELETRÔNICOS, talvez desejar um pane seja muito cruel, porém precisamos voltar ao tempo e valorizar os seres humanos. Não adianta possuir o mundo e perder sua vida num piscar de olhos.
Hoje o ter tem dominado a grande maioria dos seres humanos, o poder do dinheiro destrói a vida de muitas pessoas, esquecem das origens, ou pior acham que são imortais, não precisam de ninguém somente do poder em si.
Que neste Natal possamos ter condição de olhar nos olhos de cada um amigo e desejar um bom Ano Novo, com um presente especial: um abraço apertado!

Anônimo disse...

Dileto Dr Medeiros,

Concordo com seu posicionamento sobre o apego.
Entretanto, no momento que várias notícias são veiculadas sobre a Cassi, peço encarecidamente que Vossa Senhoria utilize de todo o prestígio que possue junto aos órgãos governamentais que o reconhecem por sua ilibada competência, para tentar fazer que utilizem o mesmo rigor pretendido com a Cassi, na Previ.
Mas que não seja apenas restringindo a farra dos super salários.
Que seja analisado todo o histórico contábil da era petralha. É até da era BHC
Que nos arrochem de um lado, mas por exemplo, revejam Res.26 e todas as coisas obscuras que inclusive o fizeram renunciar de maneira muito digna

Anônimo disse...

Novaes também vai atacar a farra na CASSI

Economia 12.12.18 18:35
Por Claudio Dantas

 Rubem Novaes, futuro presidente do Banco do Brasil, vai restringir também os benefícios do plano de saúde CASSI – cujo déficit anual está em R$ 1 bilhão.

No mês passado, o conselho deliberativo da Caixa de Assistência dos funcionários do BB (CASSI), decidiu elevar os índices de coparticipação, com o objetivo de tentar reduzir o rombo.

Fernando Lamas disse...

Amigo Medeiros, tem razão. Semana de mais preocupação aqui. No seu direito, Cooperforte conseguiu ordem de penhora da minha casa que é bem de família. Preciso impugnar, defender os meus inocentes. Obrigado pelo blog para desabafar. Na Previ? Ah! O que era Simples, ficou mais simples ainda. Obrigado mesmo.

Medeiros disse...

PODEM LARGAR A BICICLETA AQUI NO BLOG. Não estou minimizando problemas de ninguém. E´ para botar fora aquilo que não faz falta e que está atrapalhando. Algumas preocupações também. Pesquisa mostrou que setenta por cento dos riscos e dos medos não se realizam. Isso aí. No meu caso, botei toneladas de papeis fora. Arquivos que guardava desde 2002. Toneladas.

Anônimo disse...

Fernando lamas, lute pelo seu direito. Bem de família é impenhorável!!! A cooperforte não está no seu direito de pedir a penhora de um único bem imovel, se for o seu caso...você, sim, está.Prove para a justiça a situação do seu bem...na hora de emprestar era uma farra...agora querem cobrar de qualquer jeito!!! Foi a farra dos consignados!!!

Anônimo disse...

Poxa doutor Medeiros o senhor não ficou sensibilizado com a penhora do único bem do Fernando Lamas? Bem de família impenhorável o que o senhor nos diz a respeito?

Medeiros disse...

O prezado Fernando Lamas sabe das coisas. É um guerreiro na defesa de seus direitos sempre ameaçados. Agora vem à Cooperforte investir contra um bem de família. Cadê o diálogo ? Tem que conciliar.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

"NÃO TEMAS"
Ilustre Doutor Medeiros, inicialmente, reconheço certa precipitação na minha mensagem anterior, sobretudo, na redação. Fraqueza minha, embora diante de situação gravíssima, nunca vivida. Agradeço, pelas palavras, colega(16:27h), mas admito que a exequente deva usar todos os meios legítimos. Cabe a mim mostrar a improcedência da reclamação de penhora, no caso. Grato por tudo e recebe um fraterno PAZ E BEM!

"Eu sou o Senhor, teu Deus que te tomo pela mão e te digo: 'Não temas; eu te ajudarei." Isaías 41,13-20

Anônimo disse...

Ao Fernando Lamas
Eles são muito maldosos mesmos. Procure um Adv.bastante experiente, especialista na área que isso se reverterá com certeza apesar da dor de cabeça momentânea. A penhora de seu único bem de família não vai adiante nesse caso. Se fosse dívida de condomínio aí sim. Eles vão ter de vir para a negociação. Participavam da farra, sufocaram os assistidos da Previ e outras Instituições e agora querem botar as garras no domicílio. Procure um profissional de confiança que isso vai se resolver. Palavra de quem estudou nessa área. Talvez deixou a linha correr muito. Abs.