VIRADA DO ANO

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O ano ainda não terminou, mas se aproxima de seu final.


Para mim não foi um ano fácil.  Problemas de ordem pessoal e familiar tiveram que ser enfrentados. Algumas perdas de amigos e parentes, entre elas a de minha sogra, a matriarca da família, proprietária da linda estância Remanso na fronteira oeste do Estado.


Foi o ano de chegar nos oitenta e entrei em crise surpreendido pelo fato e me dando conta da importância do tempo. A partir de agora cada momento vivido deve ser valorizado ao máximo de potência e o presente adquire importância fundamental, já que o futuro é breve é nebuloso. Também comemorei com a Ana 55 anos de casamento e 60 de namoro. Não é pouca coisa. Ainda mais nos dias de hoje, onde a regra geral é a separação em vez da comunhão.  Festejamos viajando. Cartagena das Índias e Cruzeiro pelo Caribe lendário. Uma viagem dos sonhos que se somou à que fizemos pela Itália em junho, com visitas a lugares de energia espiritual, histórico e beleza natural, como a Costa Amalfitana e Verona, de Julieta, na foto abaixo.



No início do ano tive que renunciar meu mandato de conselheiro deliberativo suplente na Previ. Gesto inédito. Nunca ninguém tinha ousado isso. Foi preciso muita coragem e discernimento. Não teve a repercussão nem o desdobramento que eu esperava junto às entidades. Se tivesse, seria muito bom para os participantes adentrarem na caixa preta de nosso
 fundo de pensão, especialmente no setor jurídico. Mas acho que valeu minha atitude e tentativa. Ao menos estou em paz com minha consciência.

Me senti obrigado a continuar na lida porque o presidente da Afabb RS, Claudio Lahorgue, em novo mandato exigiu a minha colaboração. Retribuo a contribuição dele nos meus mandatos.  Confesso que a vontade era de largar todas as minhas obrigações e desfrutar do tempo que me resta al dolci far niente ou no ócio produtivo. Mas, conforme o Delfim Neto, trabalho também é lazer, desde que proveitoso. Então tá. Abaixo fotos com as funcionárias da AFABB RS.

                                            
Continuei como consultor jurídico.  Tenho 56 anos de exercício da advocacia. Procuro transmitir para os mais novos a minha larga experiência na área. Exerço a minha profissão com 

prazer e me sinto feliz de poder ser útil. Temos grandes planos de expansão do Jurídico da Afabb RS para 2019.


Com as jovens advogadas  

Um ano de eleições, para a Previ e Cassi.  Acho que não fui feliz nas escolhas que fiz. Peço desculpas. Nossos eleitos na Cassi mais parecem indicados pelo BB.  Não aceitou o resultado do não.  Continua querendo empurrar as alterações goela abaixo. Quer transformar a Cassi num produto vendável, segundo revela Amaral.


Um ano de eleições nacionais. Um forte candidato esfaqueado, 
outro preso. Complicado. Ganhou Bolsonaro, que vem aí com 
Moro e Paulo Guedes. Moro leva para Secretaria Geral de Justiça a uruguaianense Maria Hilda, na foto ao lado, na minha posse na AFABB RS, em 2014, aluna predileta de meu pai. Eu torci por ela. Com 80 eu já me sinto velho para exercer cargos 
executivos, só consultorias.

Um ano de vitórias e derrotas. De alegrias e de tristezas.  De esperanças e frustrações. De viagens e de acomodação. A saúde ficando cada vez mais sensível. Carro velho, os desgastes começam a incomodar.  Um ano a ser avaliado. Se somou ou se diminuiu. Mas mais um ano que foi superado, dia a dia,
momento a momento. Sobressalto por sobressalto. Continuo sobrevivente. Graças a Deus, Nossa Senhora e meus Santos. Vivendo o presente. O passado já foi e o futuro a Deus pertence.


Deixo como mensagem de virada do ano 
uma frase do pensador Marcely Gestaldi: "Não se acomode na inércia que expulsa as possibilidades. Enfrente seus medos e fortaleça sua fé. Capacite seus passos. Sonhe alto. Improvise. Faça valer os trajetos que escolhe. Não se deixe de castigo nem faça papel de vítima. A vida é breve e pede ATITUDES".

Desejo um FELIZ ANO NOVO PARA TODAS E PARA TODOS !

 “

31 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma postagem memorável, dr Medeiros. Feliz Ano Novo.

Ruben

Anônimo disse...

Um resumo do ano e umamensagem positiva. Adorei.

Adelaide

Anônimo disse...

Oitenta anos, mas eu naotroco portenhos guri. Lindo, maravilhoso. Amo. Feliz 2019.

Carmen

Anônimo disse...

Retifico, não é por portenhos querubim não troco, como saiu. Não troco por nenhum guri. Está cada vez mais difícil escrever na internet. Desculpe

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiro,

Parabéns por sua vida vitoriosa, amorosa, familiar e feliz!
Você não é um sobrevivente. Você é um VENCEDOR!!
Feliz Natal e Próspero Ano Novo para voc^e os seus!!

O admirador e amigo

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Foi um ano terrível para a nossa Cassi. Realmente os eleitos decepcionaram. As alterações eram a favor do patrocinador. Não respeitaram o resultado do plebiscito. O doutor navegou como pode no ano. Feliz Ano Novo.

Anônimo disse...

Gostei da mensagem. Parabéns.

Aderbal

Anônimo disse...

FELIZ ANO NOVO...FELIZ 2019

Anônimo disse...


Prezado Medeiros e Prezados Colegas,

R$ 266 milhões da Mega-Sena não foram retirados pelos vencedores em 2018. Real motivo do
interesse do senhor Paulo Guedes, querer privatizar a LOTERIA, gerida pela CEF. Se Ninguém entendeu o motivo. Estou dando o motivo. Irá para os parceiros do Senhor Paulo Guedes.

Anônimo disse...

Coluna Broadcast Estadão.
Gueitiro Genso vai deixar o Banco do Brasil.
Ah! Porque ? Tem uma carreira brilhante , de aprendiz a diretor. E também de presidente da Previ.
Enfim, cada um tem seus motivos.

Anônimo disse...

O que é o PAET do BB ?
É tipo PDV ou PAI ?

Anônimo disse...

Por Favor Doutor Medeiros,

Entrar urgente em contato com a COOPERFORTE. Alterar prazos para 96 meses e valores para a gente respirar e pagar os seis meses de carência do ES PREVI. URGENTE DOUTOR MEDEIROS.

Goulart disse...

Caro Dr. Medeiros, parabens pelo artigo, mais, claro dos bons, e obrigado mais uma vez por ter retornado com o Blog a todo vapor, tudo de bom, para 2019, muita saúde, e parabens pela bela e abençoada família, como diz o ditado de traz para frente frente atras de um grande homem, existe uma grande e educada família.

Ester Martins disse...

Dr Medeiros Boa Tarde a Cassi cancelou o laboratório lab's e agora quase tds os hospitais tem esse laboratório e como ficamos abraços obrigado se me responder

Ester Martins disse...

Dr Medeiros Boa Tarde a Cassi cancelou o laboratório lab's e agora quase tds os hospitais tem esse laboratório e como ficamos abraços obrigado se me responder

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Caro Mestre: como diriam "os antigos" - O CASTIGO VEM A CAVALO e/ou A GALOPE". Acabei de tomar conhecimento, SEM O MÍNIMO DE DÓ OU PIEDADE por nenhum deles, da DEFENESTRAÇÃO de 50 CEOS do BB GULOSO. Entre eles encontra-se o ex-presidente da PREVI, Sr. GUEITIRO GENSO, grande decepção para nós, pois lhe demos TOTAL APOIO, AMIZADE, CONSIDERAÇÃO e APREÇO e ele NADA FEZ por nós ASSISTIDOS. Preocupou-se só CONSIGO MESMO e com
OS VAIDOSOS e PODEROSOS desse mundo. Desejo a TODOS ELES AGORA EM 2019, que PERCAM TODO O DINHEIRO amealhado às custas de BÔNUS IMORAIS e do SANGUE de todos nós, bem como o RESPEITO e LOUVORES, que antigamente lhes devotávamos.

Anônimo disse...

A bolsafechou em alta. Bom paramos da Previ. Resultado super superavitário. Como dr Medeiros previu. Obrigado doutor. Feliz ano novo.

Mário G

Anônimo disse...


Estando o laboratorio instalado dentro do Hospital, no caso de internações e

atendimentos de urgencia, as despesas com exames serão incluidas na fatura

hospitalar. Portanto a CASSI pagara ao Conveniado.

Sendo opção de livre escolha, o associado, devera procurar um Serviço

Conveniado.

Anônimo disse...

Imaginem o que estão roubando agora no apagar das luzes.....

Anônimo disse...

Difícil ser palatável a união da educação financeira com o empréstimo.
Por que? Você desapropria e depois vem revender para o despropriado a juros.
Arrocha o benefício, engole o Bet, reajusta por um índice manipulado bem abaixo da inflação e manda o pião se controlar.
Só com um super salário mesmo ...

Anônimo disse...

Nossa ! Lá se vão os bons resultados de algumas participadas tais como INVEPAR e BRF , com a ausencia de nossos representantes conselheiros.
E a PREVI ? Manterá seus bons resultados ? Estamos perdendo grandes administradores com essa revoada.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Explica esse estouro da manada fugindo do bebê guloso por favor?
Jovens executivos com super salários rasgando dinheiro?
Será que o bebê de Rosimeire resolveu encarcar até os seus brinquedinhos?

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Desejo muita felicidade no ano de 2019. Espero que sua saúde seja de um garoto para andar de mãos dadas com seu espírito jovem.

Por falar em mãos dadas dadas, pediria encarecidamente que usasse de sua influência para esclarecer ao novo governo o que está acontecendo conosco. Nos negam a flexibilização do empréstimo debochando da nossa cara. Isso no mesmo momento que acontece uma estranha debandada como nunca dantes vista na história dessa coisa

Anônimo disse...

Plagiando a Simone na letra da canção “O Amanhã”, pergunto: como será o nosso amanhã?
Diante do expressivo resultado alcançado pelo nosso Fundo de Pensão em novembro/2018 e cujos números foram objetos de comentário do artigo do nosso grande colega João Rossi, intitulado “O Balancete da Previ em Foco”, uma pergunta não nos faz calar: Como será o amanhã daqueles que, como nós, recebem benefícios da PREVI?
Será que a Diretoria Executiva irá se sensibilizar e conceder um reajuste acima do INPC, atual índice oficial para corrigir os nossos benefícios, já bastantes defasados? Uma resposta afirmativa é o que todos nós esperamos, para a alegria da maioria dos aposentados e pensionistas que estão enfrentando sérias dificuldades financeiras.
Será que os associados da PREVI vão ficar, como disse o João Rossi, como aquele pedinte de rua que vê pelo vidro da assadeira elétrica o frango pronto para consumo, sem, contudo, a ele ter acesso, como uma miragem ilusória no deserto?
Porém, diante do conservadorismo que vem sendo a tônica da Diretoria de Seguridade, já demonstrado recentemente quando, após um ano de suspensão dos reajustes do Empréstimo Simples, elevou o teto em apenas R$ 5.000,00, frustrando os verdadeiros donos da PREVI que esperavam uma elevação de teto mais generosa, com um prazo de reposição mais elástico, o nosso amanhã permanecerá sendo uma incógnita.
Como o futuro a Deus pertence, segundo o dito popular, aguardemos a decisão daqueles que estão à frente dos destinos do nosso Fundo de Pensão, apelando para que o bom senso prevaleça, nesse momento difícil por que passa a maioria dos aposentados e pensionistas, concedendo reajuste nos benefícios mais generoso, mesmo em caráter excepcional, até que se consiga um indexador mais justo a servir de base para os próximos reajustes, já que o INPC não nos parece confiável.
Filomeno José Linard Costa - Apos. Matr. 3288840-6

Anônimo disse...

Caro colega que postou Será que a Diretoria Executiva irá se sensibilizar e conceder um reajuste acima do INPC, atual índice oficial para corrigir os nossos benefícios, já bastantes defasados? Uma resposta afirmativa é o que todos nós esperamos, para a alegria da maioria dos aposentados e pensionistas que estão enfrentando sérias dificuldades financeiras.
2-Não existe a menor possibilidade disso acontecer, inclusive porque não tem interesse e porque as normas não permitem, desculpe acabar com seu sonho.
3-Só poderá mudar alguma coisa se o proximo que for nomeado tiver interesse e for aprovado as mudanças que nos beneficiariam, porque tudo que o PT fez nos 3 mandatos e meio foi fazer o que fizeram: aumentar o teto da aposentadoria e aposentar com salario de marajas alguns escolhidos na PREVI.
4-Uma vergonha o que fizeram mas enfim vamos esperar dias melhores com o novo governo.

Anônimo disse...

Parabéns dr Medeiros. Obrigado por dedicar partedeseu ano a nos. Feliz 2019.

Anônimo disse...

Se todos fossem íguais a você esse mundo seria melhor. Feliz ano novo.

Ademar

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Tudo que o dr previu em 2018 aconteceu. Obrigado. Ganhei na bolsa graças a suas dicas e com o resultado paguei minhas contas. Continue. Feliz 2019.

Fernando Bitencount

Anônimo disse...

Colegas,

Feliz ano novo.


Reajuste superior ao INPC acredito que só será possível se o normativo correspondente for alterado. Será que dá tempo?

Anônimo disse...

“Pecúlios e contribuições da Capec têm reajuste
Em 1/1/2019, passam a valer os novos valores da Capec, com reajustes a partir de 4,10% com base no INPC do período”.
Notícia de hoje, 02.01.19, retirada do site da Previ. Será que os benefícios também serão reajustados com base nesse percentual de 4,10%?

Anônimo disse...

A PREVI já decretou o valor do INPC. Informação no site .
4,10% (quatro virgula dez ). É o percentual que vai corrigir as primeiras faixas do fundo CAPEC.
Já para as demais faixas -maioria dos aposentados- índice de correção será de
6,10% ( seis ,isto mesmo, SEIS virgula dez ).
Analisando : se a CASSI aumentar mais 1% , mais as co-participações , na certa nosso reajuste possível de 3,56% "dançou".