REAJUSTE DOS BENEFÍCIOS DA PREVI PELA META ATUARIAL

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O reajuste de nossos benefícios pelo INPC tem sido pífio. O deste ano foi de 3,43%. 

Vários colegas tem reclamado contra esse reajuste, que , na realidade, sequer reflete a inflação real.

Algumas sugestões tem sido apresentadas.

Uma delas seria o retorno para o índice IGP -DI, que vigorava até maio de 2004.  Se fosse pelo IGP-DI, o reajuste seria de 8% mais ou menos.

Com o imenso superávit que se aguarda para o exercício de 2018, bem que poderia ser pensada uma maneira de recompensar os participantes.  Todos sabem que os gestores receberão gordos bônus sobre os resultados. E os participantes como é que ficam ?

O presidente da AFABB RS, Claudio Lahorgue, sugere que seja adotado o valor estabelecido para a meta atuarial para o reajuste dos benefícios, Ele toma como fundamento a definição da meta atuarial contida no Regulamento do Plano de Benefícios, inciso LVII do artigo 110. 

Atualmente a meta atuarial é de 5% + INPC.  Em 2018 essa meta foi ultrapassada, graças a excelente performance da renda variável, com o Ibovespa chegando a números recordes. Isso nos proporcionaria um reajuste mais equânime, superior a 8%.

Para o Lahorgue a adoção dessa sistemática é viável e , se adotada, MANTERIA O EQUILÍBRIO FINANCEIRO DO PLANO E BENEFICIARIA ENORMEMENTE OS PARTICIPANTES.

Que se manifestem os estudiosos a respeito !

Não podemos ficar parados. Precisamos agir em busca de soluções que atendam o nosso interesse.

Vamos que vamos !


35 comentários:

Anônimo disse...

Estamos no janeiro roxo(de fome) para os aposentados

Nei G,B,Vaucher disse...

Boa tarde Dr. Medeiros.
Temos que elogiar o trabalho de nossos gestores, pois com certeza passaram mui_
tas horas, buscando meios para que a BV
atingisse os índices verificados nos últimos meses de 2018. Então é por isso que Eu, não vejo razão para que eles recebam qualquer bonificação. Eles já são muito bem remunerados para exercerem as suas funções. Enquanto que nossos reajustes...oh.
Grande abraço, honorável GURU


Anônimo disse...


O Sr. poderia nos explicar o que está a alcance dos empobrecidos aposentados ? Considerando que aposentado não faz greve e tem nenhum poder de barganha. Ajude-nos, quem sabe um abaixo-assinado, não temos mais voz, nem vez.

.

Anônimo disse...


O que está ao alcance dos pobres aposentados? Aposentado não tem vez, nem voz. E o que a PREVI /BB querem é que aposentados morram ou se explodam, pq no final de tudo volta toda essa dinheirama ao Patrocinador (BB). A nós, resta esperar a morte chegar.
Ajudemo-nos.

Anônimo disse...

21:43 Não sobrou nada pra nós , nem esperança

Anônimo disse...

Cada Diretor da Previ vai receber bônus de mais de 300 mil reais pelo ano de 2018 . Parabéns a quem elege esse povo

Felipe Osório da Silveira disse...

Dr Medeiros em um grupo no facebook o pessoal está discutindo um art no Regulamento do Plano de benefícios onde na seção III Art 13 inc VI qual diz "Aos participantes e assistidos é assegurado, na forma do estatuto o direito de apresentar ao conselho deliberativo proposta de alteração do regulamento do plano de beneficios que participem, desde que a proposta seja subcrita por não menos de 1% de total de participantes vinculados ao mesmo plano.
Na Seção II art 63 traz que os beneficios serão reajustados PELO MENOS UMA VEZ AO ANO no mês de janeiro.

Juntando todas essas informações poderemos reunir os 1% de participantes e pedir que seja alterado esse regulamento pedindo reajuste mais de uma vez por ano ou até mesmo esse qual foi explanado aqui pelo senhor.

Cadé disse...

Doutor Medeiros, acredito que seria um índice justo e que não provocaria nenhum desequilíbrio na gestão financeira, em face de que seria usado os mesmos parâmetros adotados para outra finalidade.
As despesas de janeiro são historicamente maiores do que as de outros meses. E este janeiro de 2019 é especial. Haja vista que com a mudança do governo os preços aumentaram, o único preço que ocorreu redução foi o preço da gasolina.
Por fim, é no mínimo ridículo, aqueles que foram contrários ao atual governo ser beneficiado com gordos abonos financeiros proveniente do aumento do índice Bovespa (reflexo das mudanças provocadas com o novo governo).
Vamos aguardar qual a novidade que os gestores apresentarão para justificar a impossibilidade de distribuir algum benefícios financeiros aos associados, quando divulgarem o resultado de 2018. Uma coisa é certa, caso a expectativa fosse de déficit, as noticias já estariam em todas as mídias, justificando o aumento das contribuições. Mas, será superávit, e aí Arnaldo?
Cadé

Anônimo disse...

A parte mais sensível do corpo humano, segundo especialistas em anatomia, é o bolso. Que tal apelarmos para a chantagem: ou a PREVI nos brinda com um aumento extra, ou transferimos nossas contas do BB para outro banco? Um abaixo assinado de digamos 50.000 aposentados, nesses termos, certamente abalaria a tranquilidade da diretoria do BB que, sabemos, é quem manda na PREVI.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
O Senhor tem ótimo relacionamento com o LEVY - BNDES, e com uma indicada aí do RS.
Acho que poderia, através do Levy, solicitar uma intermediação com o Presidente do BB para tratar do assunto das vice-presidências do BB que, apenas trocaram a gravata tradicional pela gravata borboleta e se mantiveram nos cargos, inclusive o Senhor vice que é presidente da PREVI.
Não tem outra pessoa com tão bom relacionamento. Basta o Senhor decidir nos ajudar. Fica aí a sugestão.

ricardo o.c. albuquerque disse...

Medeiros,
Por favor uma pergunta. E quando a meta atuarial não for atingida. interroga.
Obrigado. ricardo

Anônimo disse...

Caros Colegas,

É possível levar (diretamente) ao conhecimento de nosso presidente Bolsonaro a respeito de alguns assuntos e ocorrências ligados ao nosso Fundo de Pensão, na expectativa de que possa ajudar-nos?
Precisamos sair deste sufoco em que nos encontramos, por exemplo:

1)Correção pelo INPC de somente de 3,43372%? Por que não o IGPDI?
2)Suprimir de pagamento as contribuições a partir da 360, com a consequente devolução corrigida das que foram assim cobradas,tendo em vista que o próprio sistema público não as cobra mais, quando da jubilação e sua cobrança em nada acresce ou decresce o superavit da Previ ou,
3)Excluir do cálculo da margem consignável as cobranças das contribuições para aliviar a retirada do Empréstimo Simples.
Algum gabaritado não estaria disposto a fazê-lo?
Abs.
CELSO BERNARDES

Medeiros disse...

Sobre o Levy, não cabe envolver ele na Previ nem no BB pois está demasiado ocupado com os problemas do BNDES, sanear os empréstimos mal feitos e administrar para auxiliar as médias empresas.

Os caminhos para a melhoria da nossa situação realmente devem ser os do protagonismo, o da ação, deixando para trás essa permanente troca de farpas, esse nhenhenhém que não leva a nada.

As lideranças novas devem ocupar as antigas , como acontece em todo o mundo, e partir para o embate.

Eu já estou com oitenta anos e meu lugar não é mais na vanguarda. Já dei muito minha cara ao tapa. Nas horas que precisei o apoio foi minguado.

Faço o que eu posso e sempre que posso. Estou sempre atento e disposto.

Não adianta me provocarem.


Cadê os mais novos ?

Paulo disse...

Superavit?será um puta superavit!Se a reforma da previdência passar, podem colocar aí a bolsa passa dos 120.000 pontos!!!O BB e a PREVI serão obrigados a revisar o plano!

Anônimo disse...

Excelente ideia. Mas cadê o líder ?


Anônimo17 de janeiro de 2019 09:35
A parte mais sensível do corpo humano, segundo especialistas em anatomia, é o bolso. Que tal apelarmos para a chantagem: ou a PREVI nos brinda com um aumento extra, ou transferimos nossas contas do BB para outro banco? Um abaixo assinado de digamos 50.000 aposentados, nesses termos, certamente abalaria a tranquilidade da diretoria do BB que, sabemos, é quem manda na PREVI.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Na mensagem divulgada, lida por mim agora, está registrado que "O REAJUSTE DESTE ANO FOI DE 3,41%" (destaquei), entretanto, a meu sentir, houve um equívoco na redação dela vez que a PREVI divulgou em seu site, em 11.01.2019, que "O índice de reajuste a ser aplicado em janeiro será 3,43372%", índice este confirmado por mim ao examinar minha folha de pagamento de janeiro.

Luiz Carlos

Anônimo disse...

Sr. anônimo das 18:38 hrs. Perder tempo para se reportar a uma diferença de 0,02 % ? Isso é falta do que fazer.

Anônimo disse...

Colegas, não precisamos lider nenhum para fazermos esses carrascos nos ouvirem. Nós já temos os meios póropiros para isso. Eu, particularmente, já venho utilizando desde que descobri que Lulula estava roubando o pais e traido o povo que o elegeu. Os meios são esses, as redes sociais, este blog, do nobre colega, Doutor Medeiros, o facebook, o instagran, o wqhatsapp, etc. todos são eficientíssimos quando o objetivo é chamar a atenção das autoridades. Quem vocês acham que elegeu o Bolsonaro? Foram as redes sociais. Não foram os bilhões do fundo partidário não! Portanto, não percamos tempo. Vamos dizer, por exemplo, que nosso fundo de pensão, previ, deu lucro bilionário mas só uma minoria, diretores, vão ter participação, os verdadeiros donos, nós, não. Outra: Vamos divulgar que no BB e seu Fundo de pensão, Previ, os petistas indicados por Lula, continuam mandando. Não houve substituição. etc. e etc.

Abraço.

Anônimo disse...

Caro Colega Dr. Medeiros,

Para conhecimento dos frequentadores desse blog, posto mensagem por mim endereçada à PREVI, através do "fale conosco":
Data: 18/1/2019
Tipo: Sugestão

Mensagem: Senhor Presidente,
REAJUSTE NOS BENEFÍCIOS - 3,43372% - diante do pífio reajuste dos benefícios pagos pela PREVI, insuficiente para atender às reais necessidades dos seus assistidos, a maioria atravessando dificuldades financeiras há bastante tempo, sem margem consignável suficiente para renovar o ES, cabe aos dirigentes do nosso Fundo de Pensão estudar medidas alternativas para corrigir essa injustiça, já que o INPC, índice oficial que serve de base para esse fim, vem se mostrando insuficiente, não cobrindo sequer a inflação do período. É de bom alvitre lembrar que já são dois anos que os aposentados e pensionistas desse Fundo de Pensão não têm reajustes de seus benefícios que realmente recomponham sequer o poder aquisitivo.
2. Permita-me sugerir algumas medidas alternativas que, a meu ver, se adotadas, viria minorar a situação calamitosa por que passam os assistidos dessa entidade, principalmente as pensionistas, já penalizadas com a redução dos benefícios de 100% para 60%:
a) estudar a viabilidade de utilização de outro índice, talvez o IGPDI, para servir de base para os futuros reajustes dos benefícios, já que o INPC não nos parece confiável;
b) suspensão da cobrança mensal da contribuição em favor da PREVI, a partir de janeiro/2019, considerando a expressiva previsão de superávit para o exercício 2018, a alcançar as cifras de R$ 20 bilhões;
c) retomada do pagamento mensal das 12 parcelas do BET, suspenso desde janeiro/2013;
d) aumento dos limites e prazos para reposição do ES para níveis superiores aos atuais, por ser produto rentável, já que o último reajuste de R$ 5.000,00, após quase um ano de suspensão, foi bastante conservador.
3. Confiante no senso de justiça que sempre tem sido a tônica nas decisões dos dirigentes desse Fundo de Pensão, espero que algumas das sugestões por mim elencadas sejam aceitas, o que será um desafogo para os milhares de assistidos que não tiveram reajuste em seus benefícios suficiente para recuperar o poder aquisitivo, desde já agradeço e aproveito o ensejo para renovar protestos de estima e consideração.
Filomeno José Linard Costa – Após. Matr. 3.288.840-6

Anônimo disse...

Filomeno, vc acredita que enviar algo pra La vai redundar em algo? Eles irão mandar direto pra lixeira. Infelizmente .

Anônimo disse...

Sempre , mas sempre mesmo, quando há eleições na Previ há pouca participação dos aposentados. São muito criticados .
Levanto uma questão: os eleitos para nos representar, contrapondo-se aos indicados e ao patrocinador, o que tem feito ?
Há sabedoria nos mais experientes deixando de votar. Afinal são tantos "bailes", tantas danças das cadeiras e, nadica de nada.
Estão sugerindo medidas para nos fazermos ouvir. Deixo a minha. Não votem, boicotem, e deixem claro o motivo da recusa.
O doutor Medeiros está certo. Vamos procurar novas lideranças. As antigas já estão na luta a tanto tempo que merecem o descanso.

Anônimo disse...


Sr. anônimo de 18.01.2019 - 01:12h, preliminarmente, peço vênia para registrar que "falta do que fazer" é "V. Sa." postar o que postou. O objetivo da mensagem por mim postada foi, apenas, alertar o Dr. Medeiros pela informação incorreta constante na mensagem por ele postada. Apenas isto. Mas.................

Medeiros disse...

Eu tinha uma viagem a Brasília no dia 24. Ela foi transferida sine die. Não sei a razão. Paciência. Mais um recuo. Enquanto isso muita coisa vai acontecendo. E o tempo vai passando. A Cassi continua sem solução. Muita gente no sufoco. O novo presidente do BB está devendo um pronunciamento para os aposentados.

Anônimo disse...

Nada de ir a Brasília, por que não um apitaco na porta da Previ no Rio? Assim chegará ao Bolsonaro.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, novo Presidente do BB não está preocupado nem com o pessoal da ativa, quem dera os aposentados. Se o último Presidente, Cafarelli, que era funcionário, não fez nada para os aposentados, esse fara?

ricardo o.c. albuquerque disse...

Medeiros,
Ei fiz uma pergunta que não mereceu resposta. Mas, vou insistir. Quando a meta não for alcançada interroga. obrigado ricardo

Anônimo disse...

Medeiros vc não tinha sido convidado para transição ? Cadê os seus contatos?

Medeiros disse...

Deixei para o Lahorgue responder quandoa meta atuarial não for atingida. Na falta, dou a minha opinião. Nesse caso seria dado o reajuste apenas pela correção da inflação, como é hoje.

Medeiros disse...

Sim, sou apavorada de um apitaço na frente da Previ ou da Cassi. Chama mais atenção. Mas tem que ser organizado porassociacao ou entidade. Eu no momento não sou diretores con seleiro de nenhuma associação. Só consultor jurídico. Portanto... na minha área estou organizando um evento.

Medeiros disse...

Estou de pleno acordo com o anônimo. OpresidenteNovaesnao estarem ai para os aposentados.

Medeiros disse...

Vejam como os meus comentários estão truncados. Vírus. Estou incomodando. Bom sinal.

Medeiros disse...

Estou mesmoincomodando. Os comentários excluídos provam. Que ótimo.

Anônimo disse...

Esse é o nosso Medeiros. O campeão voltou.

Anônimo disse...

Bravos dr Medeiros. Ferro neles.

Aderbal

Cláudio Nunes Lahorgue disse...

Dr. Medeiros
Peço desculpas, mas somente hoje vi no blog a pergunta do colega Ricardo com relação a sugestão que apresentei de que o rejuste de nossas aposentadorias passe a ser feito pelo mesmo índice estabelecido como meta atuarial do PB1. Penso que a hipótese de não atingimento da meta atuarial é muito remota, eis que se acontecer de fato, nosso plano terá sido muito mal administrado e poderá estar, até, em situação pré-falimentar. Entretanto, num país que tem tanta dificuldade de controlar a inflação e com tantos índices divulgados que pretendem medi-la, a solução proposta é a mais viávl para manter o equilíbrio do plano e uma correção justa de nossos benefícios. De qualquer forma o tema deve ser debatido e aprimorado.
Abraço
Cláudio Nunes Lahorgue