REFLEXÕES DE APOSENTADO

quarta-feira, 27 de março de 2019

Eta mundo véio sem porteiras !  Assim escrevia o épico Érico Veríssimo no tempo e o vento. Expressão usado pelo velho Lindoca quando não compreendia algum acontecimento, quando algo ia além do seu entendimento.


Pois eu , que também cheguei a velhice, agora em vez de tio me chamam de võ, também seguidamente me vejo repetindo esse bordão. 

= Mas o que que é isso ?  Eta mundo véio sem porteira !

Vão tirar fatias da tradicional aplicação do Banco do Brasil no crédito rural, uma das linhas mais características da atuação do BB como banco de fomento, responsável pelo desenvolvimento e sustento da agricultura no país.  Inacreditável. Mas o que é isso ?

Aumentam o custo da coparticipacao na Cassi logo após a derrota na consulta para alteração estatutária. Oneram só os participantes do plano. O BB fica fora, porque não utiliza o plano. O que que é isso ?  Represália?

A negociação de nova proposta na Cassi patina há três meses e mostra um BB prepotente e nossos eleitos mais simpáticos ao lado do patrocinador do que a defesa de nossos direitos. Hoje saiu, parece, finalmente, a proposta do BB.

E a confusão da reforma da previdência ?  Vai Guedes, não vai Guedes. Fujão?  Articula Maia ou não ?  Velha política ou nova política ? Troca de ofensas. 

Eu falo de Bolsa porque acho que a única maneira atual de nos aposentados sobrevivermos é ganhar alguns trocados nas ações. Temos que comprar na baixa sempre. É até bom que baixe. Sinal de que as coisas não andam bem e precisa consertar. Acho que o Ibovespa vai baixar a 89.000.

Mas em plena crise, ontem o presidente Bolsonaro foi ao cinema das dez da manhã com a mulher Michele. Pode ?  O que que é isso ?  Cadê o mito ? Está fora do ar.

Eta mundo véio sem porteira !

29 comentários:

Anônimo disse...

Que piada....falar de aplicar na bolsa se nos falta para o pão e remédios.

Anônimo disse...



[...] Não temos outra alternativa a não ser levantar a crista, cortar ao mínimo nossas despesas pessoais, sermos esperançosos, e esperar para ver onde tudo isso vai dar. 
Tudo isso é muito triste.

Grande abraço a todos

Adaí Rosembak

27/03/2019 05:24 (Blog do Professor Ari)

- Prezado Adaí Rosembak,

Sempre existe uma solução para a maioria dos problemas terrenos! Neste sentido, acreditamos que o conhecimento do problema é parte de sua solução. Estamos convictos de que o hodierno capitalismo bursatil é apenas uma espécie do gênero conspiração! Entretanto, não foi num estalar de dedos que chegamos a tal conclusão: foi necessário anos de pesquisas, observações e elocubrações...

O primeiro indício de que a Bolsa de Valores hodierna é uma conspiração reside em certo sofisma, conforme a literatura técnica de forma pacífica nos ensina: os verdadeiros donos da carteira de ações de um fundo de pensão são os executivos deste fundo de pensão. Não por acaso, em postagem anterior neste Blog escrevemos :   A CHAVE DO GALINHEIRO* ESTÁ NAS MÃOS DA RAPOSA! **

* Carteira de ações de um fundo de pensão
** Proprietários materiais da poupança concentrada coletiva ("executivos do fundo de pensão")

Um segundo indício de que o hodierno capitalismo bursatil é uma conspiração ficou evidenciado quando demonstramos que a Bolsa de Valores hodierna se equipara a uma simples pirâmide financeira. De passagem, lembramos que em uma pirâmide financeira os que mais perdem são os últimos a entrar (ou a sair). Pretendemos nos próximos dias postar de forma resumida tal demonstração. Em seguida, iremos postar os demais indícios de que o hodierno capitalismo bursatil é uma conspiração. Ao longo de tais postagens acreditamos que alguns colegas de chat irão chegar a mesma solução a que chegamos: TAL SOLUÇÃO É ÚNICA!

Um grande abraço

Trader anônimo

Anônimo disse...

Sr. Medeiros,
Falar em aplicação em bolsa para o público que frequenta o seu blog é uma demonstração clara de falta de sintonia com aqueles que lhe prestigiam e diariamente lêem as suas postagens. Eta mundo véio sem porteiras

Medeiros disse...

Lamento aqueles que passam dificuldades financeiras. Lamento muito e ajudo sempre que posso. Mas meu público é diversificado. Tenho até mais leitores e seguidores que estão equilibrados financeiramente e com reservas. O que acontece é que os mais necessitados escrevem e reivindicam mais. Dou um exemplo de que muitos colegas estão bem de saúde financeira. O evento em Foz de Iguaçu em princípios de maio já tem mais de três mil colegas inscritos. De Porto Alegre vão mais de trezentos. Um grupo de viagem a Croácia em maio tem mais de quarenta aposentados e a excursão custa trinta mil por pessoa. Então não levem a mal o que escrevo. Recebo muitos agradecimentos pela dica que dou. Um colega aplicou 1.000 na CSN há 15 dias e retirou 1.500,00. Já cansei de pedir mudanças no ÉS. Aformula maxima e minha. Fui perseguido na Previ por defender melhorias aos participantes, que muitas vezes não reconhecem o meu esforço e só criticam.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Eta mundo veio sem porteira/
Bolsonaro, em uma semana, foi aos Estados Unidos; voltou; cuidou do encaminhamento da previdência dos militares; viajou ao Chile e voltou no sábado...
No carnaval ficou praticamente em Brasilia e ainda despachou com alguns ministros...
Mas ninguém viu isso.
Porem, ao ir ao cinema, ontem, pela manhã, todos notaram...
A vida não é justa.

Anônimo disse...

Sr. Medeiros todos os frequentadores do seu blog sao aposentados com esperança de dias melhores tem aposentados que gastam todos os salário com remédio, alimentacao como vamos investir na bolsa se não sobra nada. Desculpe o desabafo.

Anônimo disse...

As suas postagens no seu blog são a prova de que o Sr.mudou muito.Duas, três semanas para mudar o post e mais outras para postar os comentários.Mas as ações......

Medeiros disse...

Não colega, eu não mudei. Os tempos mudaram, o mundo mudou. Eu me adaptei. Existe tempo pra tudo, diz o Eclesiastes. O de agora, o da velhice, exige menos ocupação com tarefas afetas aos mais moços. Mantenho o blog a pedido e por teimosia. Varios já pararam. Enquanto estiver na Afabb Rs eu mantenho. Mas não sou mais quem vai liderar um movimento na porta da Previ. Entretanto, posso dar um bingo qualquerdia desses ou denunciar algum malfeito. Quem viver, verá. Mas o blog poralgum motivo é monitorado. E bem monitorado. Os comentários também.

Anônimo disse...

Caro Medeiros, sou leitor assíduo de seu blog. Aprecio suas análises, comentários e opiniões. São pessoais. Baseados na observação do presente e imbricados sobre a experiência pessoal e profissional. Já se dizia alhures que "o livre pensar é só pensar"! Ninguém precisa concordar. Assim como a ação traz consequências, a inércia também traz. Essa é uma lição implacável que os idosos deveriam conhecer bem. Suas reflexões traduzem bem essa questão. Melhor do que ficar chorando sobre o leite derramado. Bravo.

Anônimo disse...

enquanto isto na CASSI a gente vai ficando cada vez mais impaciente com exigências cada vez maiores e, apesar de às vezes necessárias, ficam mal explicadas e nos fazem perder tempo demasiado - 22.03 a 26.03.2019 (inicial) e até quanto mais (ninguém sabe/informa)=
- informamos que sua senha 192130917, foi analisada e requer envio de relatório médico e laudos de exames, para continuidade da análise,os documentos enviados inicialmente estão ilegíveis não permitindo a continuidade da analise pelo departamento,informamos que foi solicitado via sistema o reenvio dos mesmos e estamos no aguardo.
- eu também !!

Anônimo disse...

O pessoal parece não entender que o blog é do proprietário e a ele cabe, se for de seu feitio, exercer a moderação. Quanto aos assuntos em pauta, ele é o capitão do navio e ninguém é obrigado a embarcar.
Se eu tivesse dinheiro disponível com certeza seguiria suas indicações sobre a compra e venda de ações. Mas, como não o tenho, fico no meu canto acompanhando sua desenvoltura, apesar de o "trader anônimo" ficar repetindo "ad aeternum" "...que o hodierno capitalismo bursatil é uma conspiração." Eu queria tanto participar desse tipo de conspiração (ops, no bom sentido). Abraços aos colegas.

sss disse...

Putz, anônimo das 11:55, por acaso és mosca de venta do Bolsonaro? Tenha Santa paciência!!!

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

O AMIGO FIEL
Ilustre Doutor Medeiros, sinceramente, te agradeço muito, pelo esforço de manteres o blog que pode ser, sim, plural, pois a nossa comunidade é plural. Pessoalmente, estou na "fila da espera pelo bingo". Outros, merecidamente, não estão e, somente, colhem do sucesso profissional, não obstante, certamente, com desafios diversos enfrentados. Para mim, não há a menor dúvida de que todos cabemos no coração do "irmão mais velho". Tudo de bom, grato por tudo e recebe um sincero PAZ E BEM!

"Nada é comparável a um amigo fiel: é um bem que não tem preço. Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor o encontrarão."
Eclesiástico 6,5-17

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros.
Tenho muito apreço pelo seu blog,que frequento há anos, pela dedicação ao conhecimento e ao debate dos temas de interesse de nossa comunidade BB/PREVI/CASSI e, eventualmente, a outros que afetam a nossa cidadania.
Não cabem avaliações e ajuizamentos sobre seu estilo e conduta pessoal. O contraditório respeitoso e construtivo se impõe nos limites da discussão de idéias e conceitos. A visita a seu prestigioso espaço é espontânea e de livre escolha.
Conheço bem as mudanças que a idade nos impõe, e seremos atuais e produtivos se tivermos a sabedoria de fazermos cada coisa a seu tempo e dentro de nossa possibilidade. Grande abraço. Aristophanes

Anônimo disse...


O novo cartÃO da CASSI, remetido aos associados, apresenta algumas modificações nas informações:
Tipo Contratação: COLETIVO EMPRESARIAL
Pessoa Juridica Contratante: BANCO DO BRASIL
Segmentação: AMBULATORIAL+HOSPITALAR C/OBSTETRICIA
Alguem faz ideia do significado de tais modificações.

Anônimo disse...

Eu coloquei 5 000 no siderúrgica nacional atendendo indicação do blog. Apesar da baixa estou com 7500,00 e nem passaram trinta dias. Vou vender hoje. Esses 2500,00 de ganho vão quebrar meus galhos. Obrigado doutor.

Mário Goulart

Anônimo disse...

Também comprei ação doBB sugerida ano passado pelo dr Medeiros. Apliquei trinta mil. Comprei 1000 ações a 30. Hoje tenho 48.000 e já tive 56.000 quando o Ibovespa andou a cem mil. Vou vender. Também agradeço. Excelente reforço no meu caixa. Esse dinheiro foi produto da venda de um carro. Sou grato ao dr. ele sabe disso.

Oscar

Medeiros disse...

Obrigado pelas manifestações de carinho e de gratidão a, especialmente dos mestres Fernando Lamas, grande guerreiro, da paz e bem, e do admirável Aristophanes. A vida é assim. Olhem a confusão do Governo. É preciso lucidez, bom senso, e habilidade para avançar. Impossível agradar todo mundo. Eu sei. Procuro atualmente valorizar o momentopresente e cuidar da saúde. Inclusive financeira. Quanto menosdependente do BB, da Previ e da Cassi melhor. Mas continuo na ativa advogando as boas causas. Ontem tive audiência no Fórum para defender um colega de 79 anos , com câncer, perante a intransigência da Cassi. Eu era ceratamente o advogado mais velho presente. Fazer o que ?

Paulo Beno disse...

Dr. Medeiros,
Parabéns pela sua atuação, em todos os setores. Gostamos muito do blog.
Sempre lemos e participamos, ficando bem atualizado.

No site da PREVI ainda não foi publicado o relatorio anual completo de 2018, com as Notas Explicativas, embora já tenhamos o "Boletim de Desempenho de Janeiro de 2019, onde a LITEL ("Vale") caiu de RS 45 bi par aR$ 41,5 bilhões, pelo método de calculo avaliando-se os ultimos 3 meses...A partir de 2020 tal avaliação será mensal...
Um abraço

Medeiros disse...

Euinsisto sempre na transparência da Previ, prezado Paulo Bento. Ela deixa desejar. Apesardos erros na retaguarda, como falei gigante de perde barro, a Valeé uma grande empresa. Vai se recuperar. Deu excelenteresultado, apesar dos pesares.

Unknown disse...

Boa tarde Sr Medeiros, gosto demais do seu blog, acompanho dia a dia .Parabéns., Não sei como aplicar na bolsa, vc poderia me ensinar os primeiros passos, é pelo BB? Desde já agradecida., Abç

Medeiros disse...

Fale com seu gerente de conta do BB. Ele explica tudo. Pode dar as ordens diretamente ou pelo aplicativo.

Anônimo disse...

Ontem o BB apresentou a proposta Cassi. Alguém já fez alguma avaliação?

MAUS disse...

PORQUE DESRATIZAR...

PARECE QUE A RATIZAÇÃO NÃO TEVE PARTIDO...

PARECE QUE TODOS OS PUDERES do DF e UFs, EM VÁRIOS ESCALÕES, NÃO QUER LARGAR A TETA.

O CONGRESSO NACIONAL, A MÍDIA, QUEREM CONTINUAR MAMANDO.

http://vod2.camara.gov.br/playlist/jvf3yqi4hljch5ykt-7cdq.mp4

Anônimo disse...

Tenho muita vontade de ser investidor da BOLSA

Tenho tempo e disposiçao

O que me falta é capital.

A farmácia consume tudo.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

QUERIDO COLEGA
Ilustre Doutor Medeiros, lamento incomodar-te. Com exceção do Altíssimo, tu não precisas de defensores, mas quero contrapor-me ao estimado colega anterior(17:48 h) que, praticamente, repete outros(10:05, 11, 11:57 h), com todo o respeito por ele e pela liberdade de expressão. Querido colega(17:48 h), releia, por favor, o Doutor Medeiros, às 11:52 h e outro colega(14:45 h). Entendo que somos uma comunidade e se o meu próximo, merecidamente, está bem, financeiramente, alegro-me, por ele e esperarei, por dias melhores, para todos. A propósito e com todo o respeito, pela autoridades dirigentes que, reconhecemos, trabalham, exaustivamente, para manter o Benefício, mas é incompreensível, inexplicável que uma "meia dúzia", segundo alguns, participantes da poderosa Previ, sofra tanto, financeiramente. Erramos, sim! e, depois, ainda, recebemos o desprezo, o silêncio, a inflexibilidade, por condições melhores de crédito(ES/Carim)? Com todo o respeito por todos. Grato por tudo e recebe um afetuoso PAZ E BEM!

"Olhai, Senhor, de vossa santa morada e pensai em nós; inclinai o vosso ouvido, Senhor e escutai." Baruc 2,16

Anônimo disse...

Os endinheirados são os antigos. Os que se aposentam agora são os ferrados.

Geraldo Dario Cardoso de Carvalho disse...

Procure um canal no YouTube que se chama Me poupe. Da Nathalia Arcuri.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,
Mensagem de 28 de março de 2019 das 12:09

O sr. se referiu a Vallée S.A., laboratório farmaceutico voltado a saúde animal? Se for hoje ela pertence a multinacional MSD-Saúde animal. Essa empresa, se for o caso, pertencia ao grupo Carfepe S.A. sediada em Uberlândia(MG). Se for não sabia que era de capital aberto.