TRANSPARÊNCIA DA PREVI

terça-feira, 12 de março de 2019

A Previ se diz transparente.  Eu não acho.  Bato nessa tecla há muito tempo.


Sexta feira, dia 15, a Previ vai apresentar o relatório do exercício de 2018, no qual obteve um excepcional superávit.

Deve também apresentar a nova tábua de senilidade, pela qual a expectativa de vida foi muito aumentada, para mais de noventa anos. Hoje a Previ conta com cerca de sessenta aposentados com mais de cem anos. Essa nova tábua reduzirá o superávit.

Foram convidadas todas as associações.  Não sei se a Anaplab consta da relação. Não vi  A Afabb Rs foi.

O que não me caiu bem foi a data e o horário. Uma sexta feira, as 16,00 horas, no Rio. Pode ?

Pior ainda, o tempo para perguntas . Trinta minutos. Das 17,30 às 18,00 horas. Pode ?

Falem sério!

Que transparência é essa ?   Por que  essa  manobra ?  Medo de que ?

Bastou o Governo acenar que ia tratar com empenho a reforma da previdência que a bolsa reagiu com força e dos 94.000 passou para  98.000 pontos ontem. Quarta se instala no Congresso a comissão de justiça. Reagiram as ações do BB, Petrobrás e a Vale chegou quase a cinquenta reais apesar do desastre de Brumadinho.

Bolsonaro e Paulo Guedes precisam governar e se entender.  O presidente do BB resiste em privatizar a BBDTVM. Ainda bem.





26 comentários:

Blog do Ed disse...

Transparência é a única garantia de gerência honesta.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Prezados,

Gostaria de saber se alguém que já está aposentado tivesse na ativa com 44 anos de idade e 25 anos de contribuição defenderia essa proposta de reforma da previdência?

Anônimo disse...

Texto 1

Continuação de nosso comentário de 10 de março de 2019 14:44

Entretanto, como bem observou o colega de chat Genésio no comentário acima mencionado “nada demonstramos”. Realmente, o que simplesmente procuramos enfatizar naquele comentário é que "compreender como seria tal conspiração é muito mais importante do que atingir qualquer nível de preços.” Prova de que nossa demonstração não tinha chegado ao seu término é a existência do sinal “[...]” inserido no final daquele comentário.

Continuação

Neste sentido, parece-nos oportuno a leitura do seguinte fragmento de texto:

[...] Assim, graças ao mercado de ações, o valor real das empresas é divulgado aos investidores, o que permite uma alocação de capital mais eficiente. Dada essa concepção que domina o pensamento econômico contemporâneo, a avaliação financeira parece ser um verdadeiro reflexo da economia produtiva.
Se a finança é eficiente, é porque é sem autonomia e, conseqüentemente, pode ser colocada inteiramente ao serviço da produção, tanto em sua função de financiamento como em sua função de avaliação. [...] A observação dos mercados financeiros enfraquece esta visão idílica. A "BOLHA DA INTERNET" MOSTROU COMO AS AVALIAÇÕES DO MERCADO PODEM SE DISSOCIAR DA REALIDADE ECONÔMICA. Quanto à função de financiamento, deve-se lembrar que, nos Estados Unidos, durante o mesmo período (1995-2000), a emissão líquida de ações permaneceu negativa [...]. Mesmo assim, o mercado financeiro exerceu uma influência dominante nas empresas e em todo o desenvolvimento econômico! NO MÍNIMO, ESSE FATO PROVA QUE O PODER DO MERCADO DE AÇÕES TÊM OUTRAS FONTES ALÉM DO FINANCIAMENTO DA ACUMULAÇÃO. [...] Então, precisamos rever nossa compreensão das finanças. Para fazer isso, o ponto de partida que propomos é o da liquidez. Esta é, a nosso ver, a função essencial dos mercados financeiros. Partindo da liquidez nos leva a construção de uma análise da finança de mercado muito longe da tese de uma estreita cumplicidade entre finanças e produção. (28) (maiúsculo nosso)


Prosseguindo em nossa abordagem, parece-nos oportuno questionar algo acima observado: “quais são estas outras fontes do poder do mercado de ações, além do financiamento da acumulação”?

- Em apertada síntese, estas “outras fontes do poder do mercado de ações, além do financiamento da acumulação”, é a contínua transferência de riquezas que ocorre no hodierno capitalismo bursátil, mormente no hodierno capitalismo bursátil brasileiro, similarmente àquilo que ocorre nas pirâmides financeiras. Entretanto, o surgimento de tais pirâmides financeiras são indícios de que o hodierno capitalismo bursátil é apenas uma espécie do gênero conspiração.
Assim, parece-nos aqui oportuno a leitura do seguinte fragmento de texto:


[...] Conseqüentemente, a liquidez financeira deve ser interpretada, não como estando ao serviço da produção, mas como constituindo, pela sua própria natureza, uma transgressão da economia produtiva, TRANSGRESSÃO ESTA CONCEBIDA NO INTERESSE DOS DETENTORES DE VALORES MOBILIÁRIOS. [...] A liquidez constrói um mundo de preços que têm por critério de legitimidade, não o de fornecer uma representação adequada da realidade produtiva, como se fosse possível dar algum significado a esta formulação em um mundo de incerteza knightiano, mas de simplesmente ser aceito pela comunidade financeira. (18) (maiúsculo nosso)

Trader anônimo

Anônimo disse...

Texto 2

Similarmente, ao acima mencionado, enfatizamos em nosso trabalho que a "forma mercado" não é uma forma neutra. Em outros termos, a liquidez financeira expressa à vontade da autonomia e dominação da finança. Logo, o mercado bursátil é apenas mais uma conspiração. Em apertada síntese, a liquidez financeira é apenas uma transgressão concebida no interesse dos detentores de valores mobiliários. Em síntese, o que procuramos acima sustentar é que o surgimento da liquidez financeira coincide com o surgimento de algo que doravante vamos chamar de "primeira conspiração". Entretanto, logramos descobrir uma "segunda conspiração". Neste sentido, parece-nos oportuno questionar: os associados do fundo Previ podem ser incluídos entre os detentores dos valores mobiliários? Com certeza não!

Neste sentido, os associados do fundo Previ são vitimas de uma "segunda conspiração", pois os verdadeiros donos do fundo Previ são os executivos do fundo Previ. Como vimos na literatura técnica, "existe um equívoco conceitual entre propriedade formal e real, pois não é denominação jurídica da titularidade que efetivamente evidencia o conteúdo da propriedade. Independente da mesma, o que define a propriedade é o poder de alocação." (9) Assim, o poder de alocação do fundo Previ é detido apenas pelos executivos deste fundo. Ademais, a seguir iremos sustentar que quanto maior for o tempo de duração de ambas estas duas conspirações, mais os associados do fundo Previ vão transferir riquezas para os respectivos beneficiários destas, quais sejam: (1) determinado capital financeiro; (2) executivos do fundo Previ.

Explicando: como demonstramos que o hodierno capitalismo bursátil se equipara a uma pirâmide financeira o “valor” está relacionado não ao “preço”, mas ao “tempo”. Neste sentido, é do conhecimento comum que a vida de qualquer pirâmide financeira têm um limite: o “tempo”. Ademais, antes vimos que o “preço” depende do “comportamento” dos outros detentores do mesmo bem líquido (liquidez financeira). Entretanto, o “comportamento” dos outros detentores do mesmo bem líquido igualmente é uma função do “tempo”, pois o “comportamento” dos outros detentores do mesmo bem líquido depende do acúmulo de informações, o qual, por seu turno, é uma função do “tempo”. Em síntese, o “valor” é apenas uma função do “tempo”.

Permite-nos ilustrar nossa sustentação acima, a “queda de qualidade”, conseqüência da “subida de preços”. Neste sentido, o seguinte fragmento de texto encontrado na literatura técnica:

Ao avançar a especulação, ocorre o boom do mercado. Outras pessoas, iludidas com os ganhos fáceis, são atraídas. os títulos, por sua vez, lançam-se num movimento de subida de preços e queda de qualidade. Formam-se bolhas pela concentração num determinado ativo muito além de qualquer base com a economia real (CHANCELLOR, 2000) e não há interesse em se fazer qualquer movimento contrário, pois cada vez mais “[...] pessoas compram na expectativa de vender com lucro” (GALBRAITH, 1972, p. 40) É o prenúncio da arquitetura de um desastre. (9) (maiúsculo nosso)


Trader anônimo


(28) www.parisschoolofeconomics.com/orlea n-andre/depot/publi/RAP2004tBOUR.pdf;

(18) digamo.free.fr/empirval.pdf;


(9) Fundos de Pensão : Um Caminho Socioeconomicamente Viável ? Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas, Vitória, 2009 ;
VACCARO, Stefania Becattini.

sss disse...

Claro que não. Mas mesmo os já aposentados terão perdas, mesmo que tenham parado de raciocinar, sentirão na pele.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

BB-DTVM - Privatiza!... Não Privatiza!...

Mais de 2/3 dos recursos garantidores dos planos de benefícios 1 e 2 (previ futuro) da Previ são, obrigatoriamente (1) , administrados pela BB-DTVM através de fundos exclusivos da Previ.
(1) - Uma exigência do patrocinador BB e PONTO FINAL.

Se a BB-DTVM, coligada 100% do BB for privatizada, nós - os participantes e assistidos da Previ - vamos aceitar que essa empresa na mão de terceiros, continue administrando a maior parte dos recursos que garantem nossos benefícios?

Da minha parte gostaria que a Previ dispensasse a BB-DTVM de hoje (coligada 100% do BB), imaginem de essa empresa for privatizada!

Em tempo: Já li quase todos os regulamentos dos bilionários fundos de investimentos exclusivos da Previ junto à BB-DTVM. Ah!!.., meu Deus, como são mal-acabados, mal redigidos, até parece que nunca foram revistos pela assessoria jurídica da Previ ou do BB.

Convido os Colegas para conhecerem tais pérolas (os regulamentos), e quem encontrar todos os erros de português e etc., vai ganhar um prêmio dos dirigentes da BB-DTVM e da Previ (eles fugiram da escola, assinam tudo sem ler!).


Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Por favor, Mestre, será que saiu algo de bom ou útil na reunião de 08/fevereiro/19, entre CASSI X BB? Muito obrigado.

Anônimo disse...

AGUARDAMOS A TRANSMISSÃO, VIA INTERNET, DA APRESENTAÇÃO DO RELATORIO DE 2018, BEM COMO A ATUALIZAÇÃO DO "PAINEL INFORMATIVO, POR FAIXA ETARIA DOS PARTICIPANTES... estagnada em setembro/2018

Anônimo disse...

Sei nao

Tou achando que Dr. Medeiros prepara um bingo para nos

Sei nao .

Anônimo disse...

Que a reforma é necessaria não tenho a menor duvida, mas precisa de regras de transicao senão prejudica muitos de uma forma linear, tem que prejudicar menos os que ja estao no mercado de trabalho.

Anônimo disse...

Pois é anônimo da 21:13 de 12/03. Entretanto o Guedes, o "mito' e o mercado não pensam assim e sim só em ferrar o trabalhador! Por que não tentam recuperar dos devedores as dívidas bilionárias que tem com o INSS?

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Dr. Medeiros e demais Colagas,

1. O nobre Colega é sempre muito bem informado. Mas, na minha opinião, a Previ majorou a Reserva Matemática do PB1 com base em velhinhos de até 86 e velhinhas com até 89 anos, a média não chega aos 90. A confirmar no próximo dia 15.

2. Os dirigentes da Previ são tão transparentes, tão transparentes!, que me negaram uma cópia do contrato BB x Previ, do final de 2012, no valor de R$ 1 bi, semelhante ao contrato BB x Previ, de 24/12/1997, aditado em 09/02/1998, nos quais o patrocinador BB sempre utilizou de recursos superavitários do PB1 para saldar seus serviços passados (dívidas previdenciárias) junto ao PB1 e assim aumentar seus lucros.
Preciso de uma cópia desse contrato ultra secreto.

Grande abraço para todos.

WILSON LUIZ disse...



PACIÊNCIA, PACIÊNCIA

“Novamente acreditei na política. Foi a última”, “estamos sob o mesmo governo de ladrões”, “É mais do mesmo”, “Já vi este filme antes”.

As frases acima, entre muitas outras, foram escritas por colegas sobre o atual governo.

Gente, sejamos justos. O governo Bolsonaro assumiu após 16 anos de administrações corruptas e incompetentes, não podemos esperar que eles tornem o país uma nova Suiça em 2 meses e meio. Em política, costuma-se dar a novos governos um voto de confiança de 100 dias, mas tendo em vista o estado calamitoso que o novo governo encontrou nas finanças públicas, verdadeira terra arrasada, vou esperar até o final do ano para fazer juízo de valor sobre o conjunto da obra.

Isto, todavia, não me impedirá de criticar o que considerar errado, portanto vamos lá:

Está havendo uma bateção de cabeça generalizada, felizmente os militares que ocupam cargos no governo estão colocando seus capacetes no meio da confusão, evitando males maiores. O governo está caindo no ridículo, com o presidente postando vídeo pornográfico, seu filho vereador chama um Ministro de Estado de mentiroso em rede nacional de televisão, e depois comprova-se que era ele quem mentia. Por enquanto, não provocaram um dano significativo, mas há perigos à vista.

OS INDICADOS DO FILÓSOFO

Os titulares dos ministérios da educação(considero o mais importante de todos) e o das relações exteriores foram indicados ao cargo por um filósofo brasileiro meio maluquete, que mora nos Estados Unidos, adorador de Donald Trump e que acha que Bolsonaro deve seguir cegamente a política americana, posição que recebe total apoio do deputado federal filho do presidente, parlamentar este que se deixou filmar em Washington com um bonezinho “Trump 2020”.

OS PERIGOS – esta posição de franco alinhamento aos Estados Unidos está incomodando a China, nosso principal parceiro comercial; Decidiu-se transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, o que já foi feito, além dos Estados Unidos, por super-potências como Guatemala e Paraguai; tal medida, se efetivada, poderá colocar nosso país na mira do terrorismo islâmico, além de possíveis retaliações dos países árabes, grandes parceiros comerciais de nosso agro-negócio.

EL COLOMBIANO - O ministro da educação é uma piada, sua obra mais relevante foi aquela solicitação para que os alunos de escolas públicas fossem filmados cantando o Hino Nacional, e depois falando ”Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, lema da campanha de Bolsonaro. Devido à péssima repercussão, cancelou tudo e foi à televisão se justificar. Foi patético, pois a emissora teve que colocar legendas para que os expectadores entendessem, pois o ministro é colombiano e fala um péssimo português. É lamentável, pois também estava cotado para o posto um craque, o educador Mozart Ramos, do Instituto Ayrton Senna, profundo conhecedor dos problemas da educação brasileira.

O presidente precisa se conscientizar que não foi eleito por seus méritos, mas pelo “sobra um”; muita gente, inclusive eu, votou nele para evitar a volta de Lula ao poder.

Anônimo disse...

Digníssimo Doutor José Bernardo de Medeiros Neto,

Permita-me dizer ao Baluarte Genésio Guimarães uma frase que era dita por meu falecido Pai:

"Filho, quando alguém quer esconder alguma coisa, algum fato ou documento é porque tem algo de errado, muito errado"

Não sei se é o caso da negação do documento, o qual pediste, mas suspeito que algo impublicável pode estar por trás da recusa.

Talvez legal, mas inescrupulosamente imoral e deletério ao PB1.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

O sr. Wilson Luiz deve ter pesadelos com o Lula, ele nem era candidato na eleição para presidente, o candidato do PT era o Fernando Hadad

Admir de Paula disse...

Dr. Medeiros, já que a Diretoria Executiva negou pedido de agendamento, por que as associaçoes que formularam o pedido nao encaminham os questionamentos para serem respondidod na ocasião ds apresentaçao do relatório 2018, da Previ? Em respeito a transparência, diretores nao se negarao a responder. Nao acha? Obrigado!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, a apresentação do balanço da PREVI será transmitida pela internet? se positivo, qual a data e horário.

GRANDES NUMEROS DO PLANO 1 EM 2018 disse...

Na divulgação do Relatorio PREVI encerrado em dezembro de 2018, o PLANO 1 pagou R$ 12 bilhões em beneficios.
Acumulou R$ 189,8 bilhões em Ativos Totais e teve rentabilidade de 18,82%.
NAO DIVULGADO OS ATIVOS TOTAis liquidos (eram R$ 152,610 bilhões em setembro/2018). Ja as Reservas MaTEMATICAS subiram em 4,1 bilhões com aumento da espectativa de vida, estimadas em R$ 154,3 bilhões, SUPERANDO OS ATIVOS LIQUIDOS, não divulgados.

O Plano 1 tem 113.173 participantes, sendo apenas 10.185 na ativa no BB e calculados 102.988 aposentados e pensionistas.

Theodoro Kayser disse...

Estadão de hoje : Presidente do BB defende privatização do banco. "O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, voltou a fazer discurso na linha da equipe econômica do governo Bolsonaro. Nesta nesta sexta-feira, 15, ele defendeu a privatização do próprio BB, bem como da Caixa e a Petrobrás, informa o Estadão. Novaes disse que é papel dos economistas liberais do governo defenderem a privatização dessas estatais.

“O governo, ao longo da história, atrapalhou mais do que ajudou o BB. Minha conclusão é que se o BB fosse privado, ele seria muito mais eficiente, teria melhor retorno e poderia alcançar todos os objetivos que hoje alcança”, afirmou Novaes, em palestra durante o seminário “A Nova Economia Liberal”, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio.

Anônimo disse...


Ao anonimo de 14 de março de 2019 das 21:44

Sim o Lula voltaria ao poder porque nada no PT se faz sem autorização dele. Quem impôs a candidatura do Haddad? O Lula. Ele iria comandar a política sempre nefasta do PT da prisão.

Anônimo disse...

ERRATA

Nosso coentário de 12 de março de 2019 15:29, onde lemos no terceiro parágrafo:


[...] Ademais, antes vimos que o “preço” depende do “comportamento” dos outros detentores do mesmo bem líquido (liquidez financeira).  

Devemos ler: 

Ademais, antes vimos que o “VALOR” depende do “comportamento” dos outros detentores do mesmo bem líquido (liquidez financeira).  

Trader anônimo

PS. O importante é compreendermos que tanto a "primeira", quanto a "segunda" conspiração, são fenômenos relacionadas ao "TEMPO". Logo, quanto mais tempo o fundo Previ permanece comprado em títulos de liquidez financeira (VALE, PETROBRAS, etc.), mais os associados do fundo Previ transferem riquezas.

Trader anônimo

Anônimo disse...

Ué o superávit reduziu, que houve, o gato comeu ou o papai Noel distribuiu.

WILSON LUIZ disse...


SANTA INGENUIDADE, BATMAN

Caro anônimo 14 de março, 21:44 hs., realmente, o candidato a presidente do PT era o Fernando Haddad, aquele que, durante a campanha, ia toda semana à carceragem da Polícia Federal em Curitiba receber instruções do ex-presidente presidiário; quem você acha que mandaria no governo, se ele fosse eleito?

Agora, pesadelo mesmo está passando o país, graças às nefastas administrações de Lula e suas criaturas, Dilma e Temer, onde uniu-se incompetência e corrupção.

Lula foi a mais nefasta figura política de nosso país; mesmo em nosso mundinho fechado dos fundos de pensão está sendo pago o preço do esquema de corrupção que ele montou, FUNCEF, PETROS E POSTALIS estão pagando contribuições entre 11 e 25% para cobrir os rombos causados pela quadrilha que ele chefiava

Anônimo disse...

6,5 bi de superávit ?
Em novembro o resultado não era de 16,5 bi, rumando para 20 bi ???
O que aconteceu ?
Uma pergunta para ser feita na apresentação do dia 18 via internet.

Anônimo disse...

Os associados do fundo Previ estão no pior dos mundos: são as principais vítimas de duas grandes conspirações. A primeira, o fundo Previ ao aplicar em ações é vítima da dominação das finanças. A segunda, os associados do fundo Previ não são os donos do fundo Previ; os donos do fundo Previ são os executivos do fundo Previ. Ademais, ambas estas conspirações são conspirações relacionadas ao tempo. Em outros termos, a passagem do tempo aumenta a transferência de riquezas dos associados do fundo Previ para os beneficiários de ambas estas duas conspirações, quais sejam: (1) determinado capital financeiro; (2) executivos do Fundo Previ. Entretanto, temos três soluções para este problema: uma ótima e duas nem tanto...

Trader anônimo

WILSON LUIZ disse...


COMO PERGUNTAR NÃO OFENDE, NÃO SERIA PEDALADA?

Com o superávit anunciado no exercício 2018, R$ 6.5 bilhões(espero que seja o acumulado, já absorvido o déficit pré-existente), está evidenciado que não mais deixarão que haja saldo na reserva especial para revisão de benefícios; resta-nos rezar para, ao menos, ficarmos livres de contribuição extraordinária para equacionamento de déficits(lembrando que FUNCEF, PETROS E POSTALIS pagam alíquotas que vão de 11 a 25%).

O PB1 apresentava, em novembro/18, resultado acumulado de R$ 12.8 bilhões, deduzindo-se R$ 4.1 bilhões utilizados para alteração da tábua de mortalidade, sobraria R$ 8.7 bilhões, o que quer dizer que R$ 2.2 bilhões “desapareceram” em dezembro, é neste mês que devemos procurar entender o que ocorreu.

ENCRENCA À VISTA

INPC 2018 3.43%(foi o reajuste de nossos benefícios), ATUARIAL, no mesmo período, 8.61%, diferença de 5.18%. A necessidade de o plano produzir rentabilidade de R$ 8.8 bilhões mais o INPC levará, fatalmente, à ocorrência de déficits, basta um espirro na economia ou uma rateada na reforma da previdência.

Li postagens onde colegas manifestaram que tinham esperança de um superávit em torno de R$ 20 bilhões, isto seria possível sem comprometer a segurança do plano.

Somando o superávit anunciado, R$ 6.5 bi com os R$ 4.1 bi da revisão da tábua de mortalidade(totalmente desnecessária, no momento), mais R$ 8.8 bi da rentabilidade excedente ao INPC(também desnecessário, pois nossos benefícios-passivo do plano-são reajustados pelo INPC seco e magrinho). Neste esquema, o superávit seria R$ 19.4 bilhões, que formariam um colchão de liquidez para enfrentar futuros déficits, pois iriam para a reserva de contingência, que precisa ser de R$ 42.4 bi.