AMAZÔNIA, EU VI, EU SEI, ESTIVE LÁ

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Enquanto termino e aperfeiçoo o protesto judicial de ressalva de direitos da Cassi, que antes de ser ajuizado já está fazendo o BB reiniciar as negociações, aguardando que os colegas se mexam e aumente as adesões, os primeiros cem serão pioneiros e verdadeiros heróis, vou meter minha colher neste papo sobre a Amazônia, já brilhantemente abordado, como sempre, pelo mestre Aristophanes.


Eu estive lá na Amazônia. Vou contar o que vi. Vou relatar minha experiência.

Isso foi quando fui diretor do Badesul, banco de desenvolvimento do RS. Em 1977. Tinha menos de quarenta anos. Bolamos um projeto de troca de minifúndios rurais no RS por áreas de quinhentos hectares ou mais na Amazônia, metade para ser mantida como reserva florestal.

A ideia do Governo na época era atrair agricultores gaúchos para povoar a mata amazônica e evitar o que se temia a ocupação dela por estrangeiros interessados na Madeira e no sub solo.

Assim dito, estive lá visitando as áreas, por terra na trans amazônica no Pará e por ar num avião que no dia seguinte de meu voo teve um acidente fatal e o piloto e tripulantes morreram.

Foi uma experiência fantástica. Havia risco de pegar malária. O único remédio eu me recusei a tomar.  A farmacêutica me informou que tinha grande risco...de ficar broxa. O interior da floresta era assustador, não tinha solo firme, só um colchao de folhas depositados a milhões de anos. Árvores enormes, algumas cujos troncos nem cinquenta homens de mãos dadas conseguiam circundar. Cobras, giboias, onças, macacos, araras, mosquitos, aranhas, formigas gigantescas, e índios selvagens, na época.

Visitei o Rio Iriri, um dos locais escolhidos para o assentamento pioneiro. Tinha havido matança de três colonos. Morte atribuída aos índios. Depois se descobriu que foram criminosos a mandado de missões religiosas estrangeiras.

Um grupo inglês queria participar do projeto. Fui a Londres conversar e investigar. Um grupo da Fao me deu cobertura. Senão teria sido morto, quando eles descobriram que eu daria parecer contrário. Queriam se apropriar só da Madeira e do sub solo riquíssimo em metais preciosos, como o nióbio..  Algumas plantas tinham enorme potencial na área da saúde. E queriam ter informações do Radam, que mapeava a região amazônica.

Assisti queimadas, sim.  Era para abrir espaço para pastagens a fim de introduzir gado. Na época nada assustador, mas já preocupante.

O lema do governo, então, era integrar para não entregar. Senti que havia um sentimento sincero de nacionalismo e patriotismo.

Foi uma notável experiência em minha vida que aqui compartilho. Alguns não vão gostar porque sai um pouco dos nossos assuntos. Mas lá senti a forte e corajosa presença do Banco do Brasil em todos os principais recantos. Em Altamira, Santarém, Belém, Manaus, e em postos avançados da transamazonica. Um banco privado faria isso ?  Senti orgulho do meu banco e colegas bancários. Minha homenagem na data em que se comemora o dia do bancário.

Voltei de lá mais brasileiro que nunca e convencido da importância da Amazônia para a vida do planeta terra.

Desculpem, mas meninos eu vi.

43 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico, dr Medeiros. Grande relato pessoal. Demonstração mais uma vez que o dr. viveu grandes façanhas

Oscar

Anônimo disse...

Que momentos ! Bravo, grande guerreiro

Blog do Ed disse...

Nas décadas de 50, 60 e70 do século passsado, o BB abria agências na Amaz^nia em locais onde nem energia elétrica havia. Ele transportava, via aérea, toda a agência e os funcionários. Os funcionários moravam juntos em residências instaladas pelo próprio BB, como o edifício de sua agência. Eu passei uma semana em Carajás, antes da inauguração da estrada de ferro Carajás/São Luís. Trilhei caminhos, floresta a dentro, para visitar minas da Vale. E pela manhã, ao despertar, ouvia os grunhidos dos macacos se comunicando, dependurados nas árvores circunvizinhas. Pousei e decolei no aeroporto internacional construído pela Vale. Tudo isso ocupação do seu território por uma nação soberana em proveito dela e do mundo, do seu povo e da população mundial.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Caríssimo Dr. José Bernardo do Medeiros Neto,

A Amazônia deve ser racionalmente explorada para o bem dos brasileiros.

Se um dia eu, hoje já acima dos (setenta e cinco) 75 anos, precisar defender um metro quadrado deste meu amado BRASIL, darei o que me restar de vida para preservar nosso território da sanha usurpadora e colonialista do dito "primeiro mundo".

Mesmo que tenha que fazer o último e derradeiro ato de vida.

ET: Neste momento o que mais me preocupa são as sentenças dadas por altos magistrados, quanto a soltura de condenados em primeira e segunda instancia, por crimes provados documentalmente.

Talvez venham a libertar os mais de 800 mil presos no Brasil, de uma canetada.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

Parabéns, Dr Medeiros seu texto transmite com incrível realidade, prá quem nunca esteve lá é muito bom ouvir relatos assim.
Venho lhe pedir uma informação que há muito tento obter e agora a Rosalina me informou que "talvez" o Sr. soubesse para me informar, é sobre a Ação Cesta Alimentação/ ticket Alimentação que não foi adiante. Na época comentou-se bastante que só seria de direito a continuidade da Ação para os APOSENTADOS POR INVALIDEZ, que eles sim, tinham direito a continuar recebendo o benefício. Daí, nunca mais consegui informações, como se trata de inválidos, parece que não tem ninguém a lutar por eles.Por favor, me diga algo sobre isso. Obgda

Jair Mário Bork disse...

Em que época estivestes na Amazônia, Dr. Medeiros? Aquilo lá é muito, mas muito grande. Quando ainda estava na ativa, nos anos 90, comentava-se que a jurisdição da agência de Altamira-PA era maior do que o estado de Santa Catarina. Imagine o trabalho dos fiscais da CREAI. Agora, depois que soube que o pulmão do planeta não é a amazônia, que consome todo o oxigênio que produz, mas sim os oceanos, não sei mais se vale a pena conservar aquelas florestas e deixar adormecidos todos os tesouros lá existentes, tanto no solo como no subsolo.

Medeiros disse...

Em 1977. Aprendi que a Amazônia é o pulmão do mundo. Não sei não essa teoria do Mourão de que são os oceanos. E a fotossíntese, e onde ficam o oxigênio e o gás carbônico. Não sei não. Falei com um biólogo. E ele achou graça.

Medeiros disse...

Quanto a ação do ticket sugiro entrar em contato com o Zanella. Eu não ajuizei.

Anônimo disse...

Grande história, dr. se saísse na rede da internet ia viralizar. Já mostrei pros meus netos e eles adoraram. Todos deviam reproduzir e divulgar. Um relato autêntico.

Rubens

Anônimo disse...

Postagem especial para o dia do bancário que hoje comemoramos.

eudes disse...

Mandei a documentação para ação protesto CASSI, em 26/08 e pedi a desistência no dia seguinte em 27/08. Como a ação ainda não foi dada entrada Tenho direitoba receber a devoluçao da primeira parcela paga? Mandei email pedindo o csncelamento e ainda não tive resposta. Dr Medeiros, pode-me dizer algo.
Grato

Anônimo disse...

Sobre o oceano ser o pulmão do planeta, no Google há informações interessantes sobre no assunto.

Medeiros disse...

Será devolvido, Eudes. . mas estranhei a desistência e o comentário no blog, sem necessidade. Lamento, sua desistência, com certeza vai se arrepender mais tarde. Se for receio de represália, está não existe pois não se trata de ação mas de notificação ( protesto). A devolução pode demorar um pouco porque tenho que localizar a transferência e hoje não irei na Afabb Rs.

Anônimo disse...

Conheci uma colega nossa que foi adida (e mal paga) numa cidade que faz fronteira com a Bolívia. Disse-me à época que do menor ao gerente, supostamente eram viciados em cocaína.
As condições de trabalho, a cidade, outras situações provocaram tal situação.
Hoje esse pessoal deve sentir muita satisfação de lembrar do antigo patrão.
Inspeções faziam de conta que nada ruim acontecia naquele inferno.
Antes de alguém fazer algum juízo de valor, lembrem -se do monstro a quem você dedicaram suas vidas

Jair Mário Bork disse...

Repudio a manifestação desse anônimo das 15:24. Adidos apenas iam para agências para as quais se candidatavam, então a colega dele foi porque quis, sabendo inclusive qual seria a remuneração. E eu não dediquei minha vida a nenhum monstro, pelo contrário, nos 28 anos que trabalhei no BB jamais me senti injustiçado e só tenho boas lembranças daqueles anos.

Anônimo disse...

"Não sei não essa teoria do Mourão de que são os oceanos. E a fotossíntese, e onde ficam o oxigênio e o gás carbônico. Não sei não. Falei com um biólogo. E ele achou graça.
28 de agosto de 2019 12:56"

Não é Teoria, é fato!

Vai saber se esse Biólogo gosta do "santo daime",

http://legado.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2017/03/mares-e-oceanos-sao-responsaveis-pela-producao-de-90-do-oxigenio-do-planeta

Que mania atacar esse GOverno.

Saudades do DESgoverno?

Aceitem que o PTSOL foi a pior página da história "dessepaís".

Só resta a Grobo como "resistência", por um bom motivo:
- enquanto ela esperneia dá tempo dos ratos deletarem os SLIPs no BNDES,

CPI BNDES - de tanta lama, parece que até JC prefere enterra-la.

Medeiros disse...

Eu também não concordo. Para mim foi bom servir ao BB e sou grato.

eudes disse...

Caro admirável Dr Medeiros, não é medo de represália. Se não, estaria usando o anonimato. Outros motivos que direi com o tempo. Agradeço, mais uma vez, sua compreensão.
Abraço

Anônimo disse...

Porque disse que o colega que desistiu vai se arrepender. Achei mal.

Medeiros disse...

Porque ao que parece o BB vai apresentar um pacote pior na renegociação. E quem não fizer o protesto vai ficar mal situado para enfrentar eventuais prejuízos.

Anônimo disse...

E sobre os oceanos ? Não acredita mesmo ?

Medeiros disse...

Não sou ambientalista. Sempre aprendi que a floresta amazônica era o nosso pulmão. Vou ter que me reciclar.

Blog do Ed disse...

Peço licença a Jair Bork para fazer minhas as palavras que escreveu aqui acima.
Edgardo Amorim Rego

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros e colegas.
Agradeço à sua avaliação de meu pensamento sobre a questão ambiental da Amazônia, complexa e permanente, mas subitamente exacerbada por exageros verbais e desconhecimentos de origens variadas e confusas. Tomo a liberdade de, também, agradecer ao Ari Zanella, d’aqui de seu blog, o espaço que me concedeu, para divulgação e debate dessa importante matéria.
Seu depoimento, sentido e saudosista, é oportuno e valioso para a historiografia da questão amazônica, e recorda(também por depoimentos de outros veteranos) a grandiosidade da instituição BANCO DO BRASIL, muito distinta de ações táticas de governanças, ditadas por necessidades de novos tempos, em teatro onde não somos mais atores.
O recente episódio que “abalou o mundo”, lamentavelmente, foi montado em cima de um palco de inverdades, histerias, desconhecimento, hipocrisias e interesses escusos. Não desculpo o nosso presidente pelos deslizes de avaliações impróprias e inoportunas. Acho, entretanto, que o Brasil, que começou como o vilão da história, virou o jogo e está sendo reconhecido como o verdadeiro mocinho, no ajuizamento dessa armadilha lamentavelmente iniciada pelo Monsieur E.Macron.
Finalizo com uma contribuição da conceituada National Geographic Magazine que esclarece a controvérsia sobre a geração de oxigênio nas florestas, reduzindo-a, cientificamente, a ZERO. Veja no link https://apple.news/Ax4h4MeVuSh-jEinPEfrCAQ.
Respirem tranquilo e boa noite!

Lydio disse...

Medeiros, o tema do post é Amazônia, mas vou de protesto da CASSI.

Mandei hoje a documentação e o comprovante do depósito, optei por pagar tudo de uma vez, melhor assim, não ter mais pagamento pros meses seguintes.

E vamos que vamos.
Lydio

Medeiros disse...

Ok Eudes. Hoje vou na Afabb Rs e providencio a restituição. Estou curioso pela tua decisão. O que motivou. Me explica num email pessoal. É bom pra meu Governo. Sabes que eu também fui pressionado para desistir do protesto ? De. Todas as formas, até com vantagens próprias. Há muito interesses em jogo. Colabora comigo e me conte. Abraços

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. Está bombando.

Medeiros disse...

O post é o blog foram abençoados por varios comentários relevantes, como do Jair, do Lídio, e dos mestres Edgardo é Aristophanes. Obrigado. Mestre Aristophanes aguardo sua prometida adesão ao protesto.

Aristophanes disse...

Medeiros.
Confirmo e vou tomar as providências. Grato.

Anônimo disse...

O tema "Amazônia" é pretexto dos Europeus e esquerdopatas do mundo todo.

A FRANÇA DEVERIA ATACAR ESSES PAÍSES:
"A região do Ártico está sendo devastada por incêndios florestais - vastas áreas do norte da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Groenlândia estão ardendo em chamas."
https://www.bbc.com/portuguese/geral-49164426

Por que só o Brasil é atacado?
https://www.oantagonista.com/brasil/ricardo-salles-tem-mais-fogo-em-angola-e-congo-do-que-na-amazonia/


EU SABIA QUE CHINES COME QUALQUER COISA, MAS MADEIRA!
https://internacional.estadao.com.br/noticias/nytiw,por-que-a-madeira-russa-e-devorada-pela-china,70002795142

Seria esse o motivo pelo qual o mundo não condena a RÚSSIA pela devastação de florestas na Sibéria?

Repito:

Florestas geladas não se regeneram, porque foram formadas e permaneceram intocadas há milhões de anos.

Florestas tropicais se recuperam em poucos anos.
https://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento/recupera%C3%A7%C3%A3o-da-vegeta%C3%A7%C3%A3o-nativa.html
http://www.observatoriodoclima.eco.br/area-degradada-ajuda-meta-do-pais-no-clima/


Na floresta Amazônica ou Atlântica, é só não intervir mais que a natureza sozinha faz o serviço.
- já na Sibéria, devastada a floresta, o gelo vai cobrir o solo nu.

RESPIREM!

Anônimo disse...

A Amazonia pode virar um deserto como o Saara. Mas sua imensas riquezas podem e devem se exploradas de maneira racional, como fazem nos paíse do primeiro mundo.

Anônimo disse...

Realmente é de desistir. Somos roubados pelo "anjo" chamado carinhosamente de "guloso" e devemos nos orgulhar.
Passei em segundo lugar no certame. Recebi elogios por escrito da direção geral pelo meu serviço. Fiz grandes amigos. E daí?
Qual é o respeito aos meus direitos na minha velhice? Não quero favor de ninguém como nunca quis. Somente a mesma honestidade e rigor na observância das normas como me exigiram durante mais de 30 anos.
Mudam o que foi acordado e merecem palmas e não protesto. Francamente ...

Medeiros disse...

Estamos fazendo o protesto, mas não quer dizer que não temos orgulho do BB que servimos no passado. Essa diretoria e a que a antecedeu é que merecemos nosso repúdio.

eudes disse...

Dr Mefeiros, passe seu email para mim. Não tenho.
Por fsvor.
Abraço.

eudes disse...

Resolvi permanecer na ação. Responderei o motivo que ia desistir no seu e-mail privado. Msnde-me por favor.Ja msnde o emsil pedindo desconsiderar minha desistência.

Medeiros disse...

Obrigado Eudes.

O e-mail pessoal é jbmmedeiros@terra.com.br

Forte abraço

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Dr. Medeiros,

Seu texto sobre a Amazônia ficou excelente, é da hora,tá na moda e por isso despertou a curiosidade de muita gente.

Meu sobrinho (Artur) leu, perguntei o que achou e ele respondeu:

Gostei, vou ler de novo, imprimir e depois levo pra meus coleguinhas na escola.

Em seguida releu o texto com mais atenção e saiu com esta:

"Muito maneiro, mas o senhor Medeiros "pulou o corguinho" quando escreveu: "Árvores enormes, algumas cujos troncos nem cinquenta homens de mãos dadas conseguiam circundar."

Brincadeira à parte nós gostamos do seu relato que deve fazer sucesso também lá na escola do Artur.

Um abraço

Medeiros disse...

Obrigado Genesio,

Na excursão pela floresta nos éramos vinte e três e não conseguimos dar a volta na árvore, que não ostentava só o tronco mas aquelas raizes enormes que a circundam. A árvore era famosa. Chamada de vovó. Tenho foto porém da má qualidade e desgastada pelo tempo.. Diz para teu sobrinho que me deparei com uma giboia de oito metros, medidos, com um bando Alegre de sete araras vermelhas, indescritíveis, e fui atropelado por veadinho, com suas guampinhas, tive que ir para o hospital e levei três pontos no joelho. Forte abraço

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...


Dr. Medeiros, Olavo Bilac deve ter visto a "Vovó" e escreveu:


VELHAS ÁRVORES

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Anônimo disse...

"Mas sua imensas riquezas podem e devem se exploradas de maneira racional, como fazem nos países do primeiro mundo.
29 de agosto de 2019 10:04"

Bem lembrando.

De maneira Racional e "NACIONAL".

D.D. Doutor Medeiros viveu na pele os ataques Europeus às nossas riquezas.

Urge que o Exército tenha presença permanente no PA, MT, AM, AC, AP... para coibir crimes ambientais. Nesse contexto de "ambiente" estão inseridos Indígenas, ribeirinhos e toda família que vive do extrativismo.

ONGs são dispensáveis - a FUNAI deveria ser revigorada.
A PF, Força Nacional e Exército é que têm competência técnica legal para isso.

ONGs não são órgão do Governo, as demais sim.

AB

Medeiros disse...

Lindo e parafraseando Olavo Bilac é que eu digo MENINOS EU VI

Anônimo disse...

Existem países no norte da África que parlamentares assinam CPI, para em seguida venderem a retirada da assinatura.
Pobre continente

Aristophanes disse...

BRINCADEIRA DE FIM DE SEMANA
"Árvores enormes, algumas cujos troncos nem cinquenta homens de mãos dadas conseguiam circundar".

Medeiros.
Só pra documentar e evitar dúvidas: Considerando que a envergadura média de um homem com os braços abertos é, aproximadamente, 2 metros, e lembrando que o raio de uma circunferência é r = C/2Pi, estimo que as gigantescas e frondosas árvores têm uma circunferência de 100 metros e um raio de quase 16 metros. O diâmetro do tronco vai pra 32 metros! A pergunta consequente é: Qual o tamanho do tambaqui que você pescou? Abraço de 2 metros.