TRAGÉDIAS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Esra semana ajuizarei o protesto.


A semana iniciou com tragédias.

O coronavírus na China preocupa.  A China está tomando providências. A nova peste negra afetou a bolsa que caiu mais de dois por cento. Parece que o perigo é sério e pode travar a economia chinesa prejudicando os mercados globais. 

Um dos maiores e melhores jogadores basquete do mundo, Bryan Kobe, faleceu num acidente de helicóptero nos EEUU. Morreu também sua filha de apenas treze anos. Ele era uma das maiores fortunas e uma lenda no esporte. 

Em Porto Alegre uma família inteira foi morta a tiros por um mero acidente automobilístico na estrada. Morreu pai, mãe e filho. O assassino estava com a mãe e tem 24 anos.

Minha amiga e conterrânea, CHUKA, com quem partilhava a barraca de praia há mais de vinte anos, morreu de parada cardíaca fulminante. Tinha 83 anos. Ficou um vazio na praia.

Por que falo em tragédias ?  Porque elas servem para nos mostrar a dimensão de nossos problemas e de nossas aflições. A vida é sempre o bem maior e sua finitude está logo ali, atingindo também os poderosos e os inocentes, e os bons.

Vamos continuar nas nossas lutas e procurando o melhor para nós com a consciência de que somos nós que fazemos a vida, apesar de tragédias, que devemos sempre torcer para que fiquem longe de nós. O protesto faz parte dessas medidas defensivas.  Livrai nos do mal, Senhor.

E vamos que vamos.

39 comentários:

Jair Mário Bork disse...

É isso aí, colega Medeiros. Nossa vida é uma luta contínua, diária, que só termina no último suspiro. É como andar de bicicleta, não se pode parar de pedalar. Se parar, caímos. Então vamos pedalando.

Trader anônimo disse...

O coronavírus na China preocupa.  A China está tomando providências. A nova peste negra afetou a bolsa que caiu mais de dois por cento. Parece que o perigo é sério e pode travar a economia chinesa prejudicando os mercados globais. 

- Oferecemos uma explicação diferente para a queda da Bolsa:

[...] It must be remembered that news items can often cause extremes in the degree of a cycle, can sometimes even affect the time scale, but they never actually alter the cycle itself. If the general mood is pessimistic, a bearish news announcement will reinforce any existing downtrend, but a bullish statement may briefly arrest its downward momentum. On the other hand, if optimism is the mood of the day, a bearish announcement could slow down, but not reverse, an uptrend which, equally, could be given further stimulus by good news. In both cases, it is seen that the overriding major cyclical forces governing the immediate trend of the market dominate the daily fluctuations in prices provoked by news items. (1)

Traduzindo:

[...] Deve ser lembrado que as notícias muitas vezes podem causar extremos na extensão de um ciclo, às vezes podem até mesmo afetar à escala do tempo, mas elas nunca realmente afetam o ciclo em si próprio. Se o clima geral é pessimista, o anúncio de uma notícia baixista irá reforçar determinada tendência de baixa existente, mas uma notícia altista pode deter brevemente o ímpeto para baixo. Por outro lado, se o otimismo é o humor do dia, uma notícia baixista pode desacelerar, mas não reverter uma tendência altista, que de igual modo, poderia obter mais estímulos por meio de boas notícias. Em ambos os casos, é visto que as principais forças cíclicas que regem, imperativamente, a tendência imediata do mercado dominam as flutuações diárias nos preços provocados por novas notícias. (1)

(1) BECKMAN, Robert C. Powertiming. Chicago, Illinois: Probus Publishing Company, 1992;

Aristophanes disse...

No yes, not at all, quite the contrary.Tomorrow's another day So spoke Zaratustra.

Anônimo disse...

caro trader anonimo,
Já foi dado sugestões para o sr abrir um blog e quem quiser visitar lhe visitara, mas já estou cheio até o nariz das suas postagens e acredito que muitos. Ninguem esta interessado nas suas postagens. Poupe-nos.

Anônimo disse...

A culpa não é dele e sim de quem publica. Simples assim. Tanto o Medeiros quanto o Zanela não publicam muitos comentários meus porque não concordam mas no caso do Trader tem algo estranho. Concordo que é um saco.

Anônimo disse...

Considerar que a não adesão ao protesto judicial possa causar uma tragédia, penso que é uma baita apelação objetivando aumentar o número de adesões.

Unknown disse...

Vc que é antenado em bolsas de valores, o que acha dessa oferta pública da Petrobrás oferecida pelo BB?

Medeiros disse...

Eu estou entrando nessa oferta pública.

Eu não estou apelando, só digo que fazer o protesto é se defender de tragédias.

Na praia um amigo meu se preveniu contra ressaca do mar. Simplesmente fez seguro. Foi o único a não ter prejuízo neste verão. O protesto nada mais é que um seguro e eu não publico muitos dos seus comentários porque você é sempre do contra, sempre está de mal com a vida.

Anônimo disse...

Adoro os comentários do Trader Anônimo. Só quem é inteligente pode entendê-lo. Abaixo a mediocridade. Continue nós blindando com suas colocações.

WILSON LUIZ disse...

Caro Medeiros, o índice de mortalidade da peste negra, que grassou na Idade Média, foi entre 30 e 50% dos infectados, já no coronavírus está em 3%, vamos torcer para que continue assim.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Caro Mestre: garanto que será a ÚLTIMA VEZ, que, com Vossa permissão, usarei a palavra ENERGÚMENO. Há no blog muitos frequentadores SENSÍVEIS e INTELIGENTES, mas ultimamente, parece que está havendo um incremento daquela espécie, acima citada “geralmente”, FRUSTRADOS e REVOLTADOS COM A VIDA.

Anônimo disse...

Há algumas décadas atrás, quando ainda estava na ativa, comprei ações do BB, parece que era um lote de 1000 ações ou 1.500 não lembro bem. Nunca vendi essas ações, simplesmente comprei aquela vez, lembro que era uma grande oferta de ações e que muitos funcionários compraram. Se não vendi, então por que será que o valor total desse investimento consta hoje como sendo em torno de 300 reais apenas? É o valor que consta no aplicativo BB das ações que comprei. Se comprei 1000 ações, ou mais que isso, não deveria ter agora perto de 50 mil reais? Pois o valor da ação está perto de 50 reais, se não me engano. O que ocorreu?

Unknown disse...

Anônimo das 04.05, tenho a
mesma dúvida. Refaço sua pergunta

Anônimo disse...

ação IR PREVI/ANABB (30.01.2020) RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL
PROCURADOR : GO00013207 - ADRIANA GOMES DE PAULA ROCHA
RECORRIDA : ASSOCIACAO NACIONAL DOS FUNCIONARIOS DO BANCO DO BRASIL ANABB
ADVOGADO : DF00024162 - LARA CORREA
ADVOGADO : DF00017125 - HELDER ROSA FLORENCIO
ADVOGADO : DF00027413 - ANA CAROLINA RIBEIRO DE OLIVEIRA
ADVOGADO : DF00012659 - MAURICIO CORREA SETTE TORRES
ADVOGADO : DF0001819A - ADACIR REIS

D E C I S Ã O
O Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal reconheceu a inexistência de repercussão geral no que pertine à matéria aqui impugnada (limites territoriais da coisa julgada no cumprimento de sentença havida em ação proposta por entidade associativa). Essa a dicção consignada no RE-796.473/RS, Ministro Gilmar Mendes, DJ de 21.10.2014.
Em face do exposto, com fundamento na primeira parte da alínea ‘a’ do inciso I do art. 1.030 do Código de Processo Civil, nego seguimento ao recurso extraordinário.

Trader anônimo disse...

[...] The securities industry will never admit this, and probably won’t like to hear it said. But, it is a fact, and you can be certain of that: the securities industry is like a massive global conspiracy. Like any conspiracy, the stock market is not what it appears to be. IF IT PORTRAYED ITSELF AS IT ACTUALLY WERE, NO DOUBT IT WOULD CEASE TO EXIST. As an investor, it is not possible to accumulate stock profits by participating in the illusion as it is perceived. For the average investor, investing is a game of chance, nothing more, nothing less. (1) (maiúsculo nosso)

Traduzindo:

[...] A indústria de ações nunca vai admitir isso, e provavelmente não vai gostar de ouvir isso ser dito. Mas, é um fato, e você pode estar certo de que: a indústria de títulos é como uma conspiração global maciça. Como qualquer conspiração, o mercado de ações não é o que este parece ser. SE ESTE FOR RETRATADO – COMO ESTE REALMENTE FOI, SEM DÚVIDA, ESTE DEIXARÁ DE EXISTIR. Como um investidor, não é possível acumular lucros com ações, participando da ilusão como ela é percebida. Para o investidor médio, investir é um jogo de azar, nada mais, nada menos. (1) (maiúsculo nosso).

(1) BECKMAN, Robert C. Powertiming. Chicago, Illinois: Probus Publishing Company, 1992;

P.S. São duas conspirações a Bolsa e o fundo de pensão. Vamos explicar...

Anônimo disse...

Sr. Dr.Medeiros,

Como vou ficar sabendo se meu pedido de protesto junto a Afabb rs foi aceito?
Documentos enviados e depósito feito.

Desde já, agradeço resposta

Anônimo disse...

O Trader Anônimo disse: "Como um investidor, não é possível acumular lucros com ações". Vá dizer isso para os bilionários que fizeram suas fortunas na Bolsa, Luiz Barsi e Lirio Parisotto, e tantos outros milionários. Até eu que sou um classe pobre alta já ganhei uns trocados. Se a Previ não aplicasse no mercado financeiro, talvez nem conseguisse mais pagar as aposentadorias. Que é arriscado é, mas tem de saber se inserir nesse meio.

Anônimo disse...

A respeito da ação 1/3 Previ,será que alguém poderia explicar exatamente o que significa a decisão de hj,30/01/20,comentada acima,às10,13h?

Francisco disse...

04:05

Lembro do fato.
Comprei ações do BB financiadas (não sei se pelo próprio BB ou pela PREVI) a $ 21,00 (talvez cruzeiros) e as vendi quando atingiram $ 58,00 (mesma moeda da compra).
Duas semanas após a venda o valor despencou acentuadamente na bolsa.
E isto faz longo tempo atrás, antes do advento dos diversos planos econômicos.
Para quem não as negociou, penso que o valor da ação sofreu os efeitos de todos os planos econômicos (tablitas, etc.):
- Fevereiro/1986: Plano Cruzado
- Junho/1987: Plano Bresser
- Janeiro/1989: Plano Verão
- Março/1990: Plano Collor
- Janeiro/1991: Plano Collor II
- Julho/1994: Plano Real
A inflação acumulada de dezembro/1979 a julho/1994 atingiu o percentual inimaginável de 13.342.346.717.617,70% (gráfico em encarte antes de fls. 239 do livro Saga Brasileira - Leitão, Miriam: a longa luta de um povo por sua moeda - 4a. ed. - Rio de Janeiro: Record, 2011).
Só para exemplificar cito o Plano Real, em que o cruzeiro real passou a ser representado por URV (Unidade Real de Valor) e esta, em 01/07/1994, alcançou o valor de 2.750,00 cruzeiros reais e que, naquela data, passou a corresponder a R$ 1,00 (um real).
Resumindo: por força da inflação desenfreada, o valor da ação teria virado pó. Infelizmente, caro colega.

Anônimo disse...

Ao prezado Trader Anônimo (11:32)

Fundo de pensão equivaler a um tipo de conspiração?
Estou com 73 anos e pago a PREVI desde os 19.
Desde minha aposentadoria, em 1992, a PREVI honra mensalmente seu compromisso na data acordada.
Não vejo nisso qualquer conspiração, mas "pacta sunt servanda".
Traduzo, pois ninguém é obrigado a saber Latim:
"os pactos assumidos devem ser respeitados" ou mesmo "os contratos assinados devem ser cumpridos".

Medeiros disse...

Todos os que aderiram ao protesto receberão cópia do documento em seu endereço.

Anônimo disse...



Parece que o pleito da Fazenda Nacional não foi admitido na ação do IR 1/3 PREVI. A Fazenda Nacional queria que essa ação da ANABB fosse restringida apenas ao Distrito Federal (Brasília) e que não abrangesse a todo território nacional.

Paulo Beno disse...

Incrivel as informações do colega Francisco (04:05 30/1/20).
Vejam que, enquanto trabalhávamos no BB durante 15 anos de dez/79 até jul/94, nossa inflação acumulada foi de :
13 trilhões,
342 bilhões,
346 milhões,
717 mil e
671,70 % por cento !!!!!..

NOSSA....E QUE NA PRECISA DATA DE 01 DE JULHO DE 1994 NOSSOS Cr$ 2.750,00 cruzeiros reais passaram a valer apenas R$ 1,00 UM REAL !!!!!!..

E Sobrevivemos a tudo isso !!! nossos filhos não acreditam nisso !!!!

Anônimo disse...

Parte do comentário do anônimo de 28/01/20 das 22:53 "Só quem é inteligente pode entendê-lo".
Quer dizer que quem não gostar é porque não é inteligente ou seja é burro?

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...


Prezados Anônimos 30 de janeiro de 2020 04:05 e 10:12

Suas informações sobre as ações do BB são muito vagas, assim ninguém poderá ajudá-lo. Aliás, o anônimo da 10:12 fez a mesma pergunta sem prestar qualquer informação.

Recomendo informações precisas como a data de aquisição (dd/mm/aaaa), o nº exato e o tipo (ou tipos) de ações adquiridas, o valor do investimento, se adquiriu diretamente através do BB ou de alguma corretora, etc. E será que vocês não venderam essas ações?

Em todo caso recomendo consultar diretamente o BB, mediante informações precisas das suas partes.

Um abraço,

Anônimo disse...

Houve movimentação no processo 1/3 da Previ .Alguém pode informar do que se trata .Deve bom ou ruim ?

Anônimo disse...

Ações compradas, são fatias(do bolo) de determinada empresa.
Dá o dinheiro(que inflaciona), recebe Ações dessa empresa(fatias/pedaço do Capital líquido).
O que vai definir se perdeu todo o investimento(dinheiro), ou não, vai ser se tal empresa "virou pó", ou quanto vale hoje no mercado(no caso em tela, o BB).
O investidor vai estar com a mesma quantidade de ações de quando comprou.
Multiplicando pelo valor da ações de mercado hoje, tem-se o o valor de teu investimento hoje.
Eu penso assim! Será que estou errado?

Anônimo disse...

Penso que o Dr Medeiros, com amplos conhecimentos na area juridica, poderia analisar as duas decisões proferidas pela presidência do TRF1 - ação 1/3 IR PREVI - quanto aos recursos apresentados pela Fazenda Nacional - Receita Federal. Posso estar errado mas entendi que a presidência rejeitou os recursos apresentados pela Fazenda Nacional - Especial (STJ) e Extraordinário (STF). Se estiver correto acho que agora a ação vai para a fase de liquidação.

Anônimo disse...

Vamos pressionar Anabb para esclarecer melhor
sobre açao I/R previ

Anônimo disse...

Colega Genésio (15:09)

Fui em busca de dados relativos a proventos totais recebidos em março/92 e constatei que o valor bruto era de aproximadamente
$ 2.250.000,00 (isto mesmo, mais de dois milhões).
Desta forma, só considerando o Plano Real, dito valor, em 01/07/1994, passaria a representar-se por R$ 8l8,18 (0,0364% do valor original).
Então, digamos que o colega tivesse 1.000 ações e independente do valor do dia, fosse aplicado o redutor, teria 0,3640 de ação, vale dizer, menos do que 1 (uma) ação.
Daí o valor irrisório hoje apurado, comparativamente ao que foi aplicado.
Com a palavra o colega "Trader Anônimo"...

Anônimo disse...

Talvez os nossos tratamentos virão o desfecho desse processo

Anônimo disse...

Anônimo 30/01/20 10:13hs isso que vc escreveu quer dizer q perdemos essa ação obrigada se me responder

WILSON LUIZ disse...


PEGO NO PULO

Recebi, momentos atrás, mensagem via SMS comunicando estar sendo feita uma transação em meu cartão de crédito, no valor de R$ 9.700,00. Naturalmente era uma fraude, liguei imediatamente à central de atendimento frustrando a tentativa de golpe.

Aconselho aos colegas que não possuem este alerta vinculado ao seu cartão de crédito, que informa qualquer transação acima de R$ 30,00, instantaneamente, que façam sua inclusão junto ao banco.

Não queiram passar pela parafernália burocrática que é cancelar uma fraude decorrido algum tempo, tem gente que só confere os lançamentos no vencimento da fatura, às vezes nem isso, arcando com o prejuízo.

Ester Martins disse...

Anônimo 31/01/20 16:15hs perdemos ou ganhamos obrigada se me responderem

Anônimo disse...

Colega Wilson Luiz (01/02/2020 18:38)

Boa lembrança. Além desse sistema de alarme, ainda tenho um seguro (R$ 3,00 mensais) que dá cobertura para 48 horas de antecedência do fato.
Só em 2019 tive 3 cartões clonados, mas nenhum prejuízo até o momento.

Anônimo disse...


Sr Genésio Guimarães,

Com a permissao do Dr. Medeiros, informo dados sobre as ações que adquiri, em 12.04.84.
Tenho todos os documentos. Comprei mediante proposta de compra de ações dessa data, pagas em 4 parcelas de 15.000,00 cruzeiros na época, total de 60.000 cruzeiros. Consta na proposta as condições: lote de 1000 ações, na proporção de 655 ações ordinárias e 345 preferenciais ao portador. Há contrato de custódia fungível para as 345 ações preferenciais feitas através da minha agência, constando que as ações seriam escrituradas em conta de custódia a ser aberta na agência centro São Paulo.
Tenho também varios certificados emitidos pela sede do Banco, capital Federal, concedendo as ações inscritas em livro próprio e integralizadas representativas do capital do Banco.
Só que esses certificados sempre eram recebidos por mim, nunca constando 1000 ações, sempre menos.
Tenho varios certificados de ações, onde constam totais de ações, porém com números sempre diferentes. Na proposta dizia que o banco me daria os certificados dentro de 60 dias após o pagamento das parcelas da compra.
De fato, recebi esses certificados porém já nos primeiros, nunca foi o numero de 1000 ações.

Até 1993 recebi esses certificados depois não recebi mais nenhum.
Certificados de ações ou títulos emtidos e recebidos por mim foram:
Outubro de 1984 - 1 certificado de 655 ações e outro de 327 ações.
Março de 1985 - 1 certificado de 491 ações
Junho de 1987 - 1 certificado de 14 ações apenas.
Abril de 1988 - 1 certificado de 16 ações.
Abril de 1989 - 1 certificado de 30 ações
Novembro de 1991 - 1 certificado de 180 ações
Abril 1992 - 1 certificado de 98 ações
Janeiro de 1993 - 1 certificado de 1014 ações
Maio de 1993 - 1 certificado de 232 ações.

Gostaria de entender por que esses certificados com numeros de ações tão diversos sempre menos que 1000 ações mas um deles conferindo 1014 ações.
Todos certificados constam como sendo ações ordinarias nominativas. E as preferenciais ao portados da custódia?
O cedente do titulo de compra dessas ações das quais tenho recibo, consta como DEACI - Ações em Tesouraria-alienação.

Mas gostaria de dizer que a pergunta que fiz foi apenas no sentido didático de entender o que aconteceu com essas ações, que como que se diluiram com o tempo, sendo que hoje não tenho mais as 1000 ações.
De maneira nenhuma estou querendo criar polêmica. Apenas entender uma coisa que nunca entendi até hoje.











Anônimo disse...

Quando o advogado de uma ação é particular ele presta informações sobre todos os andamentos ao cliente até porque é obrigação dele e direito do cliente saber tudo o que ocorre na ação.Isso é muito importante e gera confiança. A Anabb nessa ação que já dura anos não informa nada se limitando a dizer que a culpa do atraso é do judiciário sem mais detalhes porque ela é a autora mas os beneficiários somos nós.Fcamos sem entender o que está acontecendo como agora. Eu jamais entrarei em outra ação proposta pela Anabb.

Trader anônimo disse...

Anônimos de 28 de janeiro de 2020 02:22 e 28 de janeiro de 2020 14:59

- Por que será que nosso comentário de 27 de janeiro de 2020 17:45 incomoda tanto os distintos colegas?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Nunca fiquei com a bunda no sofá, mas é particularmente difícil aquilatar, sem conhecer as pessoas e seus envolvimentos, qual a melhor chapa que concorre para a CASSI.
O senhor não poderia, com seu amplo conhecimento, nos dar um Norte?