A PIOR RECESSÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA EM 130 ANOS

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Ontem o FMI calculou que o PIB do Brasil vai cair 9,1 por cento em 2020. É o pior resultado em 130 anos. 


Então temos que nos preparar. Vai sobrar pra todo mundo. É um número aterrador.

Hoje a bolsa caiu e o dólar subiu.

Estou preocupado, sim. Eu que sempre procuro ser otimista. E perdi a confiança no posto Ipiranga, no Paulo Guedes, principalmente agora que perdeu um auxiliar reconhecidamente competente. Não, não estou me guiando pela mídia, que pode estar a serviço de interesses escusos ou políticos. Estou verificando visualmente. Comércio fechado. Empresas fechando suas portas. Parentes e amigos desempregados. Colegas desesperados. Viagens canceladas. 

Aliás, o que mais acontece no Governo é a saída de membros da equipe executiva.

Não gosto de falar em política, mas não consigo compreender como em plena crise da pandemia o Ministério da Saúde ainda não tem um titular já decorrido mais de um mês. Nem uma estratégia segura.

Repito, vai sobrar pra nós. O barco está desgovernado, a deriva, no meio de uma tempestade, que o capitão avaliou como sendo uma simples gripezinha. Tem, ainda, as pragas chegando. Minha cidade natal Uruguaiana já está às voltas com nuvem de gafanhotos. Recém passou por uma seca. Arre.

E por fim a nomeação de Weintraub para diretor do banco mundial mexeu comigo, pois ele foi diretor do frustrado banco Votorantin. Os critérios para ser diretor de banco  são rígidos e foram desprezados. É uma matéria que conheço bem, pois já passei por ela quando fui diretor do BADeSul.

Neste cenário, falar em retirar a contribuição para a Previ do grupo pré 67, ao qual eu pertenço, é uma temeridade, só porque os pré da Petros obtiveram essa vantagem.

As previsões sombrias estão aí.  Vamos desacreditar, considera lãs exageradas, ou vamos leva lãs a sério.

Cada um é dono de seu nariz e sabe o que faz.

Mas que a coisa não tá fácil, certamente não está.


46 comentários:

Anônimo disse...

Eu, por minha vez, sigo firme, mas sempre com cautela.
Não é hora de apregoar o apocalipse, como diversos estão fazendo.
Sou o que se poderia dizer um otimista com os pés no chão.
A tempestade está castigando e o comandante parece que não consegue ler as cartas náuticas, mas o contramestre, se assumir o leme, acredito possa levar o navio a porto seguro.
Assim espero...

Anônimo disse...

DR

O Brasil é um país riquíssimo, provoca a cobiça internacilonal. Quem desdenha quer comprar. E comprar barato. A mídia se incumbe da propaganda negativa.
Queimadas na Amazônia, pixe nas praias,
governo incompetente, etc.
O país que mais preserva o meio ambiente com terras agriculturaveis, em outros países preservam desertos, pântanos, etc.
Celeiro do mundo, pátria do evangelho.
Olhos abertos.

Abracos

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


O que “causa espécie”, é o ilustre Presidente NÃO VISITAR NENHUM HOSPITAL. NÃO INCENTIVAR OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, NÃO CUIDAR DOS DESVALIDOS DE FORMA DIGNA, NÃO PROMETER NADA AOS DESEMPREGADOS e aos DESESPERADOS. Deixar a AMAZÔNIA “queimar sem controle”, etc., etc., Acredito que TUDO SERIA MUITO MAIS FÁCIL, se demonstrasse ao menos, UM POUCO DE SOLIDARIEDADE ao povo brasileiro

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Peço vênia para sugerir que a política pare de ser registrada/comentada em seu ilustre blog, pois, a meu sentir, não nos leva a lugar algum esta citada discussão. Permita-me registrar que, ao que penso, as análises/comentários deveriam se limitar aos assuntos relacionados aos interesses dos aposentados do BB, pensionista e funcionários da ativa no que diz respeito ao Banco do Brasil S.A., Previ, Cassi e agregados. É o que penso Dr Medeiros.

Um fraterno abraço

João Rossi Neto disse...

Caro Medeiros,

Essa contribuição de 3,8% cobrada dos aposentados, a favor da PREVI, não merece DEFESA e nem era para existir. É legal porque tem previsão no Estatuto/Regulamento, porém é imoral, sobretudo após o cumprimento do intertício do plano de aposentadoria pactuado com a EFPC, qual seja, o recolhimento das 360 prestações contratuais estabelecidas no fundo de pensão.

Nenhuma instituição que opera a Previdência Complementar Fechada, do atual mercado, cobra mensalidades extraordinárias após o prazo contratado AVENÇADO para o início do recebimento do benefício continuado.

Antes essa contribuição, que era de 8%, foi reduzida para 3,8%,porque sempre houve espaço no plano para isso, sem falar que o correto e justo seria a sua definitiva EXTINÇÃO, medida que, sem dúvida, não iria danificar a saúde financeira do fundo de pensão.

Tal contribuição, a bem da verdade, nunca fez falta no Caixa da PREVI e uma prova inconteste disso são os períodos em que esteve suspensa, sem afetar o pagamento pontual dos benefícios, o que prova que é um penduricalho perverso e desnecessário sobre as costas dos assistidos, além do que provoca uma redução ilegal no valor dos benefícios, distorção pecuniária subtrativa vedada no artigo 21 da LC 109/2001, mas que vem sendo mantida ao arrepio desse diploma legal.

Debalde o exposto, ao longo dos anos, estamos sendo massacrados com os sucessivos e irrecorríveis achatamentos financeiros nos nossos proventos, mercê da deterioração do nosso minguado poder de compra, também solapado pelos custos elevados de remédios de uso contínuo, de largo uso na velhice, para sobreviver, tudo graças a esse índice (INPC) comprovadamente inadequado e insuficiente para o nosso perfil e faixa de renda.

Essa contribuição extra de 3,8% nada acrescenta para o associado em termos de melhoria de vida, pelo contrário, além de não agregar "niente" nos benefícios, é mais uma obrigação financeira que integra o cálculo da MC do ES e reduz a margem disponível na quantificação do limite do empréstimo simples, ou seja, uma contribuição nociva que prejudica o aposentado em todos os sentidos e que deveria ser EXTINTA.

Anônimo disse...

Excelente comentario do colega Wilson 24.06 22.58
O nível de disciplina de uma pessoa define quem ela é e uma vez indisciplinado sempre será.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Dr Medeiros e Colegas do Blog.

Quando ainda na eleição fui contra a eleição do atual Presidente, não porque morria de amores pelo PT, mas por entender se trata de uma via de mão dupla, o dever dos líderes políticos é defender a justiça e o bem, ajudando os mais necessitados, mantendo a ordem e punindo o crime.

Quando os políticos acredita que sem negociação vão fazer alguma coisa em virtude de si mesmo, já é derrotado ali mesmo, e ninguém esperava que ainda teríamos uma crise tão profunda com a vinda desta Pandemia Mundial.

Quando se mistura Política e Religião então, e a excitação do ódio, da disputa no campo das ideologias, do rico e do pobre, então pode esperar que todo o conjunto da obra vai sair perdendo.

Já vimos esse filme dentro de casa, dentro do nosso fundo de pensão e dentro do nosso plano de saúde, enfim, por mais otimista que desejamos ser, ficamos apreensivos por tudo que ainda esta por vir, todos estamos afetados, e não vejo ninguém baixar a cabeça e admitir que não temos VENCEDORES NESTE MOMENTO, TEMOS QUE RECONSTRUIR,RECOMEÇAR, ENTENDER QUE NÃO É O MOMENTO DE PAIXÕES SEJA QUE LADO FOR, TEMOS QUE GRITAR COMO NOSSO COLEGA HELENO SEMPRE FEZ, MAS AGORA PELA PAZ ENTRE OS POVOS E ENTRE AS NAÇÕES.

Saudações Cordiais a todos,

Respeitosamente,

Rosalina de Souza.

Anônimo disse...

Colega João Rossi Neto,

Permita uma pequena correção: o percentual de contribuição para a PREVI está fixado em 4,8% e não em 3,8%.
E tem absoluta razão, pois até o momento paguei para a PREVI cerca de 715 meses (incluindo o 13º), ou seja, 355 a mais do que seria devido (360 meses).
Não quero nem ver o quanto de meses pagou o Dr. Medeiros, eis que em face de sua idade atual (que leve sempre em paz, com saúde e alegria), deve já ter atingido um número de contribuições estupenda.

Anônimo disse...

Dona Rosalina, boa tarde.

Concordo com a senhora quando se refere ao fato de que discutir religião não seja oportuno, mormente porque cada qual tem sua crença -- ou não.
Quanto à política peço licença para contrapor, já que a mesma, direcionada corretamente, é a propulsora do movimento democrático.
Lembro que no Banco quando tínhamos colegas como presidentes, nós, funcionários, não obtínhamos com facilidade as melhorias que pretendíamos nas carreiras, e, isto, sem dúvida, pela dificuldade de trânsito de nosso primeiro gestor.
De outro lado, com presidentes indicados politicamente, que detinham livre transito no Executivo e no Legislativo, o nível de facilidade para tratativas era bem mais elevado.
Imagine uma eleição para a PREVI -- da qual estamos às portas -- sem a divulgação das plataformas das chapas concorrentes...como poderíamos escolher? E isto é o exercício da política, queiramos ou não.
Então, prezado doutor Medeiros, ao abordar a política o senhor traz para todos nós um enorme benefício.
É o que penso.

Anônimo disse...

Sr. 25 de junho de 2020 08:14,

Por favor, procure se informar um pouco mais sobre a atividade de um Presidente, seja ele de esquerda ou de direita até mesmo do CENTRÃO.
Visite algum hospital com internados por Covid 19 para ver se o deixam entrar.
Sei por parentes de VITIMADOS que não deixam nem levar o falecido, sem estar envolto em um saco plastico inviolável.
POR FAVOR, MAIS COMPREENSÃO COM O MOMENTO EM QUE ESTAMOS VIVENDO.
A hora é de perceber que estamos em uma situação de enfrentamento a uma miserável doença originária do país mais populoso da terra.
Tente alcançar com inteligencia o que temos hoje, em nossa avançada idade.
Estou "preso" em casa desde 18 de março, com receio do atroz sofrimento que essa moléstia causa.
Desfrute a vida.

sss disse...

Dr. Medeiros, em relação às eleições previ, quem o senhor recomenda? Estamos no aguardo.

Anônimo disse...

Colegas,

Chapa 2 União interrompe o continuísmo, salvo melhor juízo.
Mudar é salutar, edificante, construtivo.

Paulo e Leda disse...

EXCELENTE post do Dr. Rossi, sobre contribuições à PREVI (plano 1) além da 360º parcela, além dos 30 anos de contribuições, que em NADA alteram nossos beneficios e pouca valia tem para o nosso Fundo de Pensão Plano 1 !

Redação e entendimentos perfeitos, como sempre faz nosso colega Dr.JOÃO ROSSI NET0
Parabens !

João Rossi Neto disse...

Colega anônimo das 15:57,

Você está certo, infelizmente, são 4,8% (artigo 68 do Regulamento) e não os 3,8% que por engano, mencionei, o que é pior para o nosso bolso, dado que constitui uma sangria sem efeito positivo para a melhoria dos nossos benefícios/PREVI. Caso se comprove a extinção dessa contribuição no nosso coirmão PETROS, por sinal em condições financeiras inferiores ao nosso fundo de pensão, por que não estender a regalia para todos os ASSISTIDOS DA PREVI, em caráter generalizado, para evitar a criação dos famigerados guetos que já existem em excesso (pré-67, pós-67, pré-98 e pós-98, renda certa, etc.)?

Paulo e Leda disse...

Votamos na chapa 2 "MAIS UNIÃO" para mudar para melhor.

Chapa 1 apresenta CINCO nomes para RE-eleição...inclusive para diretor de Seguridade...

Teremos apenas 2 opções. OPTE E VOTE CERTO.

Anônimo disse...

A propósito essa chapa 2 União não é os mesmos que foram pra Cassi o denominado Semente da União? Também acho que mudar é salutar. Agora monopolizar também é um perigo. Ou não? Por que só duas chapas na concorrência? Só uma diretoria no jogo?

Anônimo disse...

Excelente a ponderação do Sr.Joao Rossi. São mais 4.8 dá mais pura usurpação. Só não vou ao Judiciário pois existe previsão regulamentar. Mas se cair em Fundo análogo haverá mecanismo de pressão. Outra, esse índice que corrige nossos proventos. Foi nós que escolhemos. E assim ficará até o final.

Marco Antonio Orlando disse...

Voto na chapa 2.

Anônimo disse...

Bom dia, gostaeia de saber se alguem pode me informar em qual data tenho renivar o ES p que a parcela pule o mes, venha só no mes seguinte. Ex.:pule julho e cobre agosto.
Desde já agradeço.
Gilberto.

Anônimo disse...

Colega Gilberto (09:33)

Veja o que diz o regulamento do ES:

"Art. 22 - O empréstimo será pago em prestações mensais, sucessivas e postecipadas, vencendo-se a primeira prestação no mês subsequente ao crédito do empréstimo."

Então teria que pedir agora, para crédito no início de julho.
Daí pulará julho e a cobrança será iniciada em agosto (lógico que o saldo devedor sofrerá os efeitos da não cobrança em julho).

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, permita-me:
Gostaria de saber qual é o posicionamento de cada chapa concorrente nas eleições da Previ sobre o BET, que nos foi cortado antes do tempo, e se tem algum plano para melhorar o ES, em termos de alongamento de prazo. E também se vai, caso ganhe as eleições, manter a suspensão do pagamento das prestações do citado empréstimo por mais algum tempo.
Obrigado.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezados Colegas, especialmente João Rossi Neto e o anônimo 25/7/2020 15:57

As contribuições pessoais (4,8%), acrescidas pelas respectivas contribuições patronais (4,8%) previstas no Regulamento do PB1, foram dimensionadas pela equipe atuarial da Previ em razão das Reservas Matemáticas necessárias ao pagamento dos benefícios prometidos, mantendo o plano em equilíbrio atuarial.

Logo, quaisquer reduções das contribuições pessoais levarão, obrigatoriamente, às reduções das contribuições patronais, causando de imediato déficits importantes nas contas do PB1: as Reservas Matemáticas atualmente dimensionadas pelos atuários serão insuficientes para garantir o pagamento dos benefícios oferecidos pelo plano.

O pior é que o PB1 vai mal das pernas, amarga déficit acumulado de R$ 21 bilhões, posição em 30/04/2020. Vide Boletim de Desempenho PB1 abril/2020:
http://www.previ.com.br/desempenho_plano1/boletim_desempenho_plano1_abr2020.pdf

Contudo, seria possível reduzir ou até mesmo suspender as atuais contribuições pessoais e patronais, mas de onde sairão os bilhões de reais necessários para recompor as Reservas Matemáticas à altura dos compromissos do PB1?

Xô corona vírus!

Abraço fraternal para todos

Anônimo disse...

A diretoria da Petros atendeu parcialmente a reivindicação da FUP de suspensão da cobrança das parcelas de empréstimos contraídos pelos participantes e assistidos junto à Fundação. Em ofício enviado à entidade, no início de junho, a Federação defendeu a necessidade da Petros manter até dezembro a suspensão dos descontos.

Nesta quinta-feira, 25, a Petros informou que irá “prorrogar automaticamente por mais três meses (julho, agosto e setembro/20) a suspensão das prestações mensais dos empréstimos, nos moldes hoje vigentes”. Os participantes e assistidos que não aderiram à campanha anterior também poderão usufruir da suspensão temporária do pagamento das prestações.

Essa é mais uma importante conquista da FUP nesse momento de pandemia, cujos impactos financeiros são ainda maiores para os aposentados e pensionistas. A Federação continuará buscando meios de garantir que a suspensão das parcelas dos empréstimos seja mantida até o final do ano, dando, assim, um fôlego maior para que os participantes e assistidos possam se organizar financeiramente.
Fonte: FUP.ORG.BR

Anônimo disse...

A PETROS fundo de pensão Petrobras vai suspender por mais 3 meses o Emprestimo consignado.Selic 2,5% a.a. Previ ES 4,75% a.a. Taxa atuarial 4,75% a.a.
Só vai obter rendimentos a partir desse indice, só mesmo no ES.

João Rossi Neto disse...

Caro anônimo das 19:26,

Acho que o colega está enganado. Foi a ex-SPC,atual PREVIC, que a pedido da PREVI, autorizou a alteração do IGP-DI, pelo INPC, senão vejamos:

"Desde 1º de junho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é o novo indexador dos Planos de Benefícios da PREVI. A mudança foi autorizada pela Secretaria de Previdência Complementar – SPC a partir de solicitação encaminhada pela PREVI para que fossem alterados os Artigos 20 do Regulamento do Plano de Benefícios 1 e 19 do Regulamento do PREVI Futuro".

Foi uma medida unilateral que nós, associados, tivemos que engolir à força, inclusive na época a ANABB foi obrigada a ajuizar, em 15.01.2004, Mandado de Segurança na Justiça, onde obteve limilar favorável em 23.01.2004, na qual o Judiciário obrigou a PREVI a pagar a diferença dos 12,05% que ficará devendo, já que dos 30,05% do IGP-DI acumulado no período, havia autorizado o crédito na fopag de apenas 18%. Em consequência do expressivo reajuste de 30,05% a PREVI, a Caixa de Previdência solicitou a mudança do IGP-DI pelo atual INPC.

Entendo que o reajuste dos aposentados deveria ter um gatilho de, no mínimo, 5%. Toda vez que a inflação maquiada pelo Governo fosse inferior a 5%, este seria o percentual fixo de reajuste dos proventos dos aposentados, complementado com a parte residual, quando a inflação suplantasse os ditos 5%, isto porque a inflação real que dilapida o valor de compra dos salários é muito superior que a inflação medida pelos indexadores do IBGE, sejam o IPCA ou o INPC.


Anônimo disse...

Enquanto o tempo passa a COOPERFORTE calada naõ se manifesta sobre os juros ? a poupanca rendendo uma mixaria e a cooperforte cobrando juros bem acima do que deveria cobrar de um capital que são dos associados.

Anônimo disse...


Doutor Medeiros,
Embora nem sempre cumpre o que promete, mas só votarei na chapa que prometer: melhorar o ES, manter por mais alguns meses a suspensão do pagamento de suas parcelas, devolver o BET que nos foi tirado antes do tempo e excluir a contribuição à Previ.

Muito obrigado.

Anônimo disse...

Medeiros e amigos,
O que eu temo é o uso político do BB. Fazer isso com a Caixa tudo bem, afinal a Caixa é pública.
Agora, no caso do BB pergunto: a quantas andam as inadimplências?
Alguém está pagando alguém?
E por enquanto o povao tá quieto recebendo ajuda emergencial.
E daqui a 3 meses quando nao houver mais ajuda e o covid ainda estiver em plena ação?
Eu penso, penso, sinto me gelado e não acho solução.
Celio


Anônimo disse...

Em relação a um questionamento feito às 9:33 sobre melhor data para renovar o ES e também colocada no blog do prof.Ari foi exemplarmente respondida por ele.

Anônimo disse...

Enquanto na seguridade tiver o atual nada teremos de melhorias....+2 meses de suspensão do ES e devolução do BET.

Anônimo disse...

Emérito Mestres MEDEIROS:


Respeitosamente, sem querer alongar-me, fomos nós que, em VOTAÇÕES LIVRES, aceitamos o INPC, como índice de REAJUSTE ANUAL de nossos proventos, assim como, a MUDANÇA/ALTERAÇÃO para o mês de JANEIRO de cada ano respectivamente (não tenho certeza se nos anos anteriores era em JUNHO. Só tenho CERTEZA que não era em JANEIRO). Irei pesquisar.

Anônimo disse...

A Petros além de ser um exemplo de solidariedade mostra que seus administradores são inteligentes.A suspensão dos consignados já foi aprovada no Senado e provavelmente será na Camara. A Petros se antecipou e já suspendeu ganhando muitos pontos com essa postura.Administração requer muita competencia.

sss disse...

Fala sério. Não irá votar em ninguém, então.

Anônimo disse...

Colegas,

A respeito da cobrança de contribuições após a aposentadoria já teria havido, tempos atrás, pronunciamento da PREVI.
Ocorre que, à época, para que o pessoal da ativa -- e nós, aposentados, estivemos nessa condição -- não tivesse que desembolsar contribuição em percentual muito elevado, então teria ficado estabelecido que os aposentados também contribuiriam.
Assim, com o alongamento do prazo de contribuição, seu percentual pode ser reduzido, ficando em nível aceitável para todos os participantes.
É o que me lembro a respeito, esperando não estar equivocado.

Anônimo disse...

Tomara que esteja enganado mas essa eleição da Previ tá com tudo pra manutenção do mesmo. Senão vejamos: Previ Futuro vota no Banco. Aposentado não se interessa. Preocupação hoje tá no vírus. O Banco já botou um diretor do Previ Futuro. Esse pessoal do Sindicato investe somente no pessoal da ativa. E basta.

Felipe Osório da Silveira disse...

E A PETROS SUSPENDEU MAIS 3 MESES DO EMPRESTIMO, PREVI PODERIA FAZER O MESMO

Anônimo disse...

Nem a cooperforte se manifesta e nem a PREVI tambem, os Diretores vivem em outro nivel de vida, tipo Padrão A. Os endividados que se virem, afinal fomos nós que nos endividamos. Para nós só juros altos mesmo para retirar toda a sobra que poderiamos ter com os salarios, quero saber mesmo se os colegas não estão ajudando alguem da familia, tipo: irmao, filhos, genros, nora etc.
Essa pandemia desequilibrou muitas familias das mais diversas maneiras, algum parente com comercio ou que ficou desempregado, como podemos ver essas pessoas que são do nosso laço familiar em situacao dificil pedindo ajuda e nós negarmos a lhe auxiliar de qualquer maneira.

Unknown disse...

COVID 19

"E por enquanto o povão tá quieto recebendo ajuda emergencial.
E daqui a 3 meses quando nao houver mais ajuda e o covid ainda estiver em plena ação?"

...

Mandem a Conta para o PSDB PT & Cia:
- Xi, Evo, Maduro, Castro, Francisco...

ESTAMOS PREOCUPADOS À TOA.

O BRASIL talvez seja o ÚNICO ou menos o mais favorecido País que:
- é relativamente industrializado
- é auto suficiente em Petróleo
- tem as maiores reservas minerais
- + 20% da água potável.
- alimenta 1,5 bi de pessoas.
- os dois melhores times do Sul do Mundo.

ab

Anônimo disse...

DR

Petros prorroga por mais três meses suspensao parcelas ES.........

E o maior fundo de pensão da América Latina?

E uma das maiores cooperativas de credito da América Latina com 150.000 associados?

Gente...Que coisa...

Era propaganda enganosa? O maior...A maior...

Será?

Abracos


WILSON LUIZ disse...

TIRO NO PÉ DOS OUTROS, PARA O GOVERNO, É ESPORTE

O Brasil tem tudo para ser o celeiro do mundo...desde que o governo pare de dar tiros no pé do setor agrícola.

Alguns exemplos de balas perdidas: se efetivar a mudança da embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, certamente provocará retaliações dos países árabes, grandes consumidores de carnes e cereais. Pior ainda é o descaso com a questão ambiental, dá de ombros para os incêndios na Amazônia e está deixando o anti-ministro do meio ambiente “passar a boiada”. Hoje os países desenvolvidos estão, cada vez mais, exigindo sustentabilidade ambiental com a produção dos alimentos que compram. Pelo andar deste carro de bois em chamas, vamos acabar vendendo só para a China, aí sim vamos ver o que é ser dependente de uma ditadura.

Já que o assunto é alimentos, adapto um pronunciamento do Presidente da Argentina, Alberto Fernández, que já escrevi em outra postagem:

“É VERGONHOSO NOSSO PAÍS PRODUZIR O SUFICIENTE PARA ALIMENTAR BILHÕES DE PESSOAS E TER MAIS DE 7 MILHÕES DE SEUS CIDADÃOS? PASSANDO FOME”.

7 milhões é uma estimativa, só vamos saber ao certo após o fim da pandemia. Agora, fazendo uma conta de padeiro, acho que, com gasto de R$ 400,00 mensais por pessoa, se amenizaria muito o problema, já que vários famintos são da mesma família; isto representaria, anualmente, R$ 33.8 bilhões, uma merreca perto dos R$ 370 bilhões que o governo deixa de arrecadar com incentivos fiscais para grandes empresas.

Anônimo disse...

Amigos,
Sei que o momento é difícil, mas não tem nada haver comparar Petrus com Previ, ou com Funcef.
No caso da Funcef, seus filiados pagam contribuição mensal de 20% devido erros do passado
Teremos dias tenebrosos pela frente e tá certo a Previ em não conceder benecies que poderão nos custar caro.
Sabemos que grande parte dos ativos da Previ estão em renda variável e podem vir a se tornarem um problemão ensejando, inclusive, aumento de contribuição mensal.
Celio

Anônimo disse...

https://www2.anabb.org.br/Portal/Noticia/Visualizar/100412/Saiba-como-foi-a-decisao-da-Camara-de-Arbitragem-sobre-o-ressarcimento-de-prejuizos-a-Previ


Por que será que os investidores Americanos já foram ressarcidos e os da Terra Tupiniquim, não?

Anônimo disse...

Não adianta comparar os fundos de pensão.Se o PL for aprovado todos terão que cumprir.

Anônimo disse...

Alguem tem informação se aumentou a quantidade de obitos dos aposentados da PREVI, mais precisamento dos idosos com mais de 70 anos, alguma vez vi falarem sobre um relatorio que a PREVI apresenta mensalmente mas não estou conseguindo acessar.
Como esse controle é em tempo real, teriamos como ver se de alguma maneira essa pandemia atingiu os nosso colegas idosos, seja qual motivo for, basta comparar a quantidade de obitos desse ano com o dos anos anteriores.

Anônimo disse...

Também só votarei em quem prorrogar a suspensão do ES até setembro e devolver nosso BET!!

Anônimo disse...

DR

Realmente não da para comparar
Funcef e Petros com Previ

Daí esperarmos mais da Previ

Abracos