O NOSSO FUTURO

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Ninguém previu essa pandemia. Ninguém dimensionou os seus efeitos no mundo, na economia e em nossas vidas. Ninguém. Ela nos pegou desprevenidos.


Os filósofos passaram então a valorizar o agora, o momento presente. O futuro é nebuloso, imprevisível, talvez catastrófico com o aquecimento polar, com a poluição, com o desequilíbrio climático, com as queimadas, com as epidemias. Então trate de viver agora, cada dia de cada vez, cada momento como se fosse o último.

Eu estou com 82 anos. E você?  Na faixa dos oitenta, dos setenta, dos sessenta ? O que nos resta de vida ? De vida com qualidade ?

Somos aposentados do BB, dependemos da sustentabilidade da Previ, qual a nossa garantia de sustento e de  sobrevivência financeira ?

Não nos preocupemos com o  futuro e vamos soltar a franga ?

Temos que refletir a respeito. Eu sou um otimista incorrigível mas construí meu futuro como se não dependesse da Previ. A minha advocacia ajudou. Mas muitos colegas não puderam se prevenir. Dependem da Previ e da Cassi. Outros fundos de pensão desapareceram. Profissões sumiram. O bancário está com seus dias contados. A robotização e a inteligência artificial com seus algoritmos vem crescendo assustadoramente. Os bancos virtuais também.

Então temos que acionar nosso sinal de alerta e não nos acomodar no sofá da sala. Eu diria que já estamos com a bandeira laranja. Vamos ficar de olho e batalhar para não ser atropelados de imprevisto. O perigo ronda o nosso cobiçado é guloso BB.

Chega de surpresas desagradáveis. Este blog continua por ser um instrumento de resistência, de resiliência e de luta. E o blog sempre esteve na linha de frente, exposto e correndo riscos. Apesar dos adversários oportunistas e carreiristas.  Sempre é preciso ter esperança. Agora mais do que nunca.


14 comentários:

Unknown disse...

82 anos, porém com ideias modernas. Uma visão da vida que falta a maioria.
Parabéns!
Ivo

Anônimo disse...

Ainda tem colega pedindo aumento do prazo no ES. Quem manda é o BB que pelo jeito está meio desesperado mandando mensagem no celular oferecendo valor de CDC com alegação de juros menores. Vocês acham que a Previ vai alterar prazo para nós beneficiar?

Anônimo disse...

Não se preveniram porque acreditaram no canto da sereia ao ingressarem na empresa: emprego estável e uma velhice segura. Agora não passam de passivos que brevemente estarão a mercê de benefícios assistenciais.

Anônimo disse...

A Previ se desfez de importante lote de ações da Vale.

Anônimo disse...

A 20 anos atrás, quando estava por me aposentar, colegas afirmavam que não contavam mais com a Previ, porque ela iria acabar. Daquele período até hoje, sempre recebi meus benefícios religiosamente em dia. Espero que essas previsões pessimistas não se concretizem.

Anônimo disse...

Receita Federal se preocupou com a pandemia e deu uma ajuda imensa para quem fez parcelamento de débitos atrasados.Foram prorrogadas as parcelas de maio, junho e julho para agosto, outubro e dezembro.Só que em agosto, outubro e dezembro são cobradas duas parcelas: a do mes e a atrasada.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Anónimo das 13:07..
Não nos devemos deixar levar pelos profetas do caos..
Por pessoas, que perderam-se de si mesmo há muito.
Não tem nada a oferecer ..nem a si mesmas.
Há mais de 30 anos que vejo gente que só anuncia o caos e se alimenta disso porquanto é parte disso.
A Previ continuará pagando os benefícios de todos..sem jamais faltar.
Há um Deus Supremo cuja presença neutraliza a insidiosa tentativa do mal..que não prospera..

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Na hora em que o PERIGO FOR TOTAL para a PREVI, aposto que aqueles que vivem “deitados ou sentados eternamente em seus sofás esplêndidos”, se levantarão “ligeirinhos” em sua defesa, procurando desesperadamente compensar, omissões do passado.

Anônimo disse...

O comentário de alguém que postou às 11:37, de 26.08, deve ser do tipo daqueles que prestaram concurso para o Banco, em alguns casos até mesmo mais de uma vez, nunca conseguiram aprovação e hoje desdenham, fazem previsões e desejam o pior para todos que fazem parte do quadro de aposentados e pensionistas do PB-1. A inveja é uma M...











Anônimo Anônimo disse...
Não se preveniram porque acreditaram no canto da sereia ao ingressarem na empresa: emprego estável e uma velhice segura. Agora não passam de passivos que brevemente estarão a mercê de benefícios assistenciais.

26 de agosto de 2020 11:37

Jair Mário Bork disse...

Eu e minha família dependemos 100% da PREVI. Fora isso, tenho oxigênio para no máximo 90 dias. Por isso, não quero nem cogitar num eventual fechamento dessa fonte de recursos. E acredito que a imensa maioria dos aposentados encontram-se na mesma situação. Que Deus nos proteja.

Anônimo disse...

Sempre fomos muito invejados por sermos funcionários do BB e por termos a Previ. Na própria família sempre tem algum frustrado.Por isso certos comentários que fazem terrorismo.Agradeco muito a Deus pela nossa Previ e que ela seja sempre protegida por nosso PAI.Sempre me orgulhei de trabalhar no BB e hoje dependo da Previ e agradeço muito.

Anônimo disse...

Sou o autor do comentário das 11:37 pp. Era funci estável do INSS e, com a remuneração terrivelmente achatada pelo FH, ingressei no BB. Já fui aprovado em vários concursos públicos, tais como do BANESPA, 02 vezes na CESP , Escrivão de Polícia, entre outros, da Prefeitura Municipal, onde atuei por 9 anos,sendo que, quando na Chefia de RH, me desliguei pra ingressar no INSS e posteriormente, via concurso, no BB, onde me aposentei. Quero me desculpar, porque não queria espalhar terror, mas reitero a minha assertiva porque os fatos estão aí assombrando nos noticiários e tirando o meu sono. Por outro lado, respeito a admiro os otimistas,bem como fico na expectativa de argumentos ou críticas palpáveis que revertam o meu pessimismo.

Anônimo disse...

Queria entender o comentário do anônimo de 28/08 das 08:55hs: ele está reclamando dos aposentados que deitam em seus sofás esplêndidos, porque não tomam posição nas votações que ocorrem na Previ, ou está com raiva dos mesmos por estarem aproveitando sua condição de "pós laboral" depois de anos de trabalho e contribuição?
Dá para notar também, por alguns comentários que não devem ser de colegas e/ou não devem ser de aposentados porque parecem torcer para que a Previ acabe e"entre água no chope" dos velhinhos. Que maldade hein? Será que é inveja?

Anônimo disse...

Colega de 29 de agosto de 2020 17:44

Agora seu comentário ficou bem mais palatável, deixando clara sua preocupação, que é a da grande maioria dos assistidos da PREVI.
De outro lado temos o eterno problema da CASSI: votamos pelo aumento das contribuições e, em contrapartida, sumiram inúmeros credenciados.
E aí, Diretor Satoru?