PRIVATIZAÇÃO E RETIRADA DE PATROCÍNIO

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Ultimamente muito se tem falado sobre retirada de patrocínio, tendo em vista a entrada em vigor de nova resolução da Previc sobre o assunto.


Existe temor que o BB retire o patrocínio da Previ, ocasionando uma turbulência em nossas aposentadorias e pensões.

Entretanto, a mim essa é uma das menores e mais distantes inquietações. Não consigo conceber que o BB vai se descartar de sua galinha dos ovos de ouro. Seria loucura.

Ao contrário da Cassi, que representa um ônus social para o BB, a Previ é uma fonte formidável de renda para o BB, que aplica seus recursos, tanto na renda fixa como variável. Se beneficiam enormemente a BBDTVM e a BB Corretora, etc. são bilhões de ativos. 

Tem ainda a famosa conta MAPA, gerada em 1997. Aliás nesse ano a Previ deu um socorro inestimável ao BB, ajudando a superar o imenso prejuízo, com a apropriação indevida de seus recursos numa famigerada engenharia financeira. E mais tarde presenteou o BB com o nosso BET em mais de sete bilhões.

O que me preocupa mais é a gestão da Previ, a propalada governança do fundo, que, para mim, deixa a desejar, bem como o sucateamento e o esvaziamento do BB.

Quanto a privatização muito falada nessa época eleitoral, acho que está afastada por enquanto.

Estamos sempre atentos ao desenrolar dos acontecimentos.

Vamos que vamos

43 comentários:

Anônimo disse...

A previ não corrige a variação negativa dos empréstimos e ainda o acumulado do inpc vai caindo mês a mês com a variação negativa, o que vai impactar negativamente em nosso aumento em janeiro.

Miro disse...

Sem falar da Margem de Relacionamento, rentabilidade proporcionada pelo convênio da Folha de Pagamento DA PREVI. São mais de 100 mil entre pensões e aposentadorias transitando pelo BB, gerando oportunidades de negócios com produtos de captação, seguridade e aplicação, além do Funding de Investimento
que é formado pelos saldo médios(Média aritmética dos saldos bancários de um cliente em determinado período). Tem muita gordura pra queimar, e eles irão até o osso, com certeza! A CASSI, que está atrelada à PREVI, também dá um bom retorno para o Banco, salvo melhor entendimento.

WILSON LUIZ disse...


Temos que considerar, também, que o controle do Banco do Brasil representa poder político, e nenhum governo vai abrir mão disto.

Anônimo disse...

Estamos com um problema serissimo com a PREVI criada por ela mesma, pelo fato de não corrigir a correção monetaria NEGATIVA DO ES-13 salario que sera debitada em novembro2022 uma vez que a propria PREVIA informou que essa correção negativa sera compensada quando o INPC ficar positivo, FAÇO então a seguinda pergunta : o INPC de julho, agosto e setembro deram negativos, que seriam compensado nos meses de setembro, outubro e novembro; porem eles foram negativos então como será deduzido do saldo devedor a SER LIQUIDADO NA FOLHA DE NOVEMBRO 2022;
ISSO SEM NEM FALAR NA SUMULA QUE PROIBE A COBRANÇA DE JUROS COMPOSTOS.
ISSO É INCOMPETENCIA DA PREVI ?
ADEMAIS ACRESCENTO QUE NO FINANCIAMENTO IMOBILIARIO ESTÁ SENDO APLICADO A CORREÇÃO NEGATIVA, QUAL A EXPLICAÇÃO ?

Anônimo disse...

DR

Gestão da Previ

HOJE A PREVI JÁ DEVERIA DIVULGAR NOVO LIMITE ES
PARA ATENDER OS COM MARGEM
MAS SEM LIMITE E SEM
GRANA

ABRAÇOS

Anônimo disse...

Não se enganem. Para o mercado, quem não tem capacidade de pagamento é apenas um entojo e um risco elevado para a inadimplência. A visão romântica de ex-funcionário do BB é coisa do passado. Esse BB não existe mais. Os aposentados são um penduricalho incômodo para a privatização do BB.

Anônimo disse...

Ei!

Uma vez que não se faz a correção, os juros se compõem de maneira absurda, ou não?

Anônimo disse...

Hoje e um dia muito especial
Dia de nossa padroeira
Nossa Senhora Aparecida
Com certeza ela havera
de interceder por nos, aflitos e combalidos .

Anônimo disse...

O colega aí, acima, só pode é estar de gozação com os demais mutuários do ES, que estão com a corda no pescoço. Pergunto:
Desde quando a Previ deixou de disponibilizar limite de crédito para quem tem margem?
Acho que ele quis dizer: "para atender os com limite mas sem margem".

Anônimo disse...

DR

APOS AUMENTO MARGEM QUEM TINHA LIMITE RENOVOU MAS QUEM NAO TINHA AGUARDA AUMENTO.
EM 2021 EM NOVEMBRO FOI O
ULTIMO AUMENTO

Ê GESTAO

ABRAÇOS






É GESTÃO


Anônimo disse...

AAPPREVI AJUÍZA AÇÃO DO E.S. CONTRA A PREVI

Atendendo aos anseios dos Participantes e Assistidos da PREVI, nesta data (10.10.2022), a AAPPREVI ajuizou uma Ação Judicial contra a PREVI, visando a declaração de reconhecimento por parte do Judiciário de que esse Fundo de Pensão pratica encargos financeiros ilegais e se utiliza de requisitos abusivos para o fornecimento de Empréstimo Simples. Esses requisitos abusivos impedem os Participantes mais idosos de terem acesso a esse tipo de empréstimo, mesmo sendo cobrado deles uma alta taxa de FQM (Fundo de Quitação por Morte).

Vale ressaltar que neste início de outubro, a PREVI aumentou a margem consignável do Empréstimo Simples de 30% para 35%. Isso é fruto de intervenção da AAPPREVI, eis que em julho deste ano, a AAPPREVI expediu uma Notificação Extrajudicial impelindo a PREVI a corrigir as ilegalidades atualmente praticadas e, neste aspecto, assim dispôs a nossa Notificação:

“Notificação:
Em vista do exposto, fica a PREVI notificada para, no prazo de 30 dias, promover as seguintes alterações nos parâmetros do Empréstimo Simples:
1. Margem consignável: Alterar de 30% para 40%, em obediência aos ditames do § 5º do art. 6º da Lei n. 10.820/2003;”

É relevante informar que, em caso de êxito da ação acima, os Associados da AAPPREVI estarão legitimados para aderirem a uma eventual e futura ação revisional em face da PREVI, inclusive para pleitearem a devolução de encargos financeiros ilegais.

Anônimo disse...

Eu tenho margem mas não tenho limite. Muitos colegas estão nessa situação.

Anônimo disse...

Alô Previ!
Quando é que vai concluir os estudos sobre o empréstimo com prestações fixas? Antes ou depois das eleições? Em que nós, aposentados prejudicados, podemos ajudar para sair neste ano? Precisamos com urgência. Outra coisa: Daria para descontar a primeira prestação da renovação do ES (margem 35%) só no dia 20 de dezembro? Seria um alívio!
Obrigado

Anônimo disse...



Anônimo 12.10 as 11:15

É isso mesmo. Isso tá virado numa esculhambação. Antes não me lembro de algo parecido. É uma Diretoria totalmente INERTE com a conivência do Conselho Deliberativo da Previ que deve se reunir mas não toma uma providência contra esses desmando. Talvez a Previ como disse o DR Medeiros esteja passando por uma crise de GESTÃO mesmo. Do jeito que está estão deixando a porta aberta para a provocação do Judiciário.

WILSON LUIZ disse...


É SÓ ISTO QUE PODEM FAZER?

A diretoria da Previ, que nos chama de ‘donos do fundo’, aumentou em 5% a margem consignável para cálculo do empréstimo simples. Isto, para os colegas mais necessitados, significa receber um valor que amenizará sua situação imediata, mas que se esgotará em um ou dois meses. O que restará, depois, será que por 120 meses receberão um benefício 5% menor(se serve de consolo, o reajuste de janeiro/2023 deverá ser este índice, aproximadamente).

Um fundo de pensão, cuja carteira de empréstimos a seus ‘donos’ representa apenas 2% de seu portentoso patrimônio, poderia fazer algo muito melhor, não fossem seus administradores empedernidos ‘sem coração’, cuja maior alegria deve ser olhar seu holerite dia 20, admirando seus magníficos benefícios ‘sem teto’.

Anônimo disse...

A AAPPREVI poderia ter aproveitado a notificação para também acabar com o tal acerto de INPC negativo. Se o INPC for negativo então os saldos devedores devem ser diminuídos na mesma proporção.

Aristophanes disse...

Prezado Dr.Medeiro e demais colegas.
PARTE I
A Previ, com todo o seu credencial de empresa competente e séria deve duas explicações: uma a seus dependentes/assistidos, principalmente àqueles que têm compromissos com o ES-Rotativo e ES-13º. Outra aos estudantes de Aritmética, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, antigo Primário.
No primeiro caso, que passo a examinar (em adendo a comentários anteriores), diz respeito à fórmula que rege a apuração da CORREÇÃO MONETÁRIA sobre os saldos devedores do conhecido ES-Rotativo, que pode ser escrita assim:
CM = INPC/100 X (SDevedor/30) X NDias transcorridos(pro rata).
Exemplificando, com um INPC(dois meses anteriores ao evento) = 0,35/100, sobre um saldo devedor de R$ 30.000,00, a CORREÇÃO MONETÁRIA, rateada em 11 dias (20 a 31 do mês corrente) resulta ém R$38,50. Esse valor adicionado ao SALDO DEVEDOR, perfaz a importância de R$30.038,50. Sobre este novo valor são calculados os JUROS e o FQM, com taxas de, respectivamente, 4,75%.a.a e 5,0% a.a.(idoso com mais de 80 anos). Assim resultam:
JUROS = [(4,75% X 30.038,50)/360] X 11(dias pro rata)= R$43,60 e, de forma semelhante, o FQM=[(5,00% X 30.038,50)/360] X 11(dias pro rata)= R$45,89
Dessa forma, o saldo devedor, no dia (30 ou 31) do mês, passa a ser acrescido da importância de R$127,99(38,50+43,60+45,80)= R$ 30.127,99.
Depois, no dia 20(FOPAG), a Previ repete essa mesma operação sobre o saldo anterior, fazendo um cálculo capitalizado sobre o anterior, com o novo INPC (0,48% de 2 meses anteriores), ou seja, só pra deixar explícito:
CM = 0,48/100 X 30.127,99 X 20 (dias pro rata) =R$93,21
Da mesma forma que a operação anterior, o cálculo de JUROS e do FQM, no novo período de 1 a 20(FOPAG) resulta nos valores de JRS=79,76 e FQM 83,96, tudo vindo a totalizar R$260,13(93,21+79,76+83,96).
A Previ, no mesmo dia 20(FOPAG), finge que cobra a prestação do mês, que é o único valor que o mutuário sente no bolso. Mas, na verdade ela não está cobrando a prestação “cheia”, pois concomitantemente, debita(cobra) os encargos. Se, no caso, por exemplo, considerarmos a prestação(fixa entre dois aniversários do empréstimo) no valor de R$1.200,00, na prática ela cobra apenas o valor da prestação diminuida dos encargos(CM+JRS+FQM) pelas parcelas dos dias 30/31(do mês anterior) e 20(FOPAG) do mês atual, no caso, ficaria:
Saldo devedor do mês anterior........................R$ 30.000,00
(+)Encargos(CM+JRS+FQM) no período de 20 a 30/31.....R$ 127,99
(+)Encargos (CM+JRS+FQM no período de 1 a 20(FOPAG)..R$ 260,13(*)
Sub-TOTAL............................................R$ 30.388,12
(-) Cobrança da prestação, em 20(FOPAG)........................R$ 1.200,00
Saldo final no dia 20........................................ R$ 29.188,12
(*) NO MEU ENTENDER, AQUI OCORRE UMA CAPITALIZAÇÃO SOBRE O SALDO ANTERIOR,SMJ)

E, assim, essa formulação esdruxula, complicada e enganosa, se repete a cada ciclo de 30 dia(30/31 do mês 1, com INPC 1 a 30/31 do mês 2, com o INPC 2) permitindo que a Previ CAPITALIZE OS ENCARGOS e ESCONDA ESSA PRÁTICA, DIZENDO QUE ELES SÃO PAGOS A CADA DIA 20.
É uma enganação que criou tantas distorções no ES, que melhor seria chama-lo de EMPRÉSTIMO FRANKSTEIN. Os mais idosos sofrem com o prazo reduzido e as prestações elevadas, que consomem a Margem Consignável. Os mais jovens se enganam com os prazos longos e prestações módicas, que logo se mostram superados pela grandeza dos encargos e insuficiência do limite de crédito. Além de outras distorções que inviabilizam esse horroroso e nefasto EMPRESTIMO ES-R, como o aumento da prestação no aniversário do contrato, e possível apuração de resíduo devedor, no final do prazo!!!
Continuação - PARTE II

Aristophanes disse...

Sobre não computar o INPC NEGATIVO é, como disse, uma explicação que a Previ deve à Aritmética, pois já no ensino fundamental aprendemos que os números negativos têm a mesma significação que os positivos. Com essa embromação de fazer o acerto quando o INPC ficar positivo, pra compensar, a Previ ainda mais afunda na areia movediça em que se meteu. 2x2=4 e 2x(-2)=-4. 8 pontos de diferença!

Um grande gesto seria a Previ reconhecer a trapalhada em que se envolveu desde a infeliz adoção desse desengonçado e enganoso EMPRESTIMO FRANKESTEIN, e com sabedoria(e uma pitada de humildade) construir – como já o fez no passado – um empréstimo dentro dos parâmetros da TABELA PRICE, que atenda às medidas e exigências dos seus mandamentos atuariais.
Sobre a enrascada da Súmula do STJ, de complicada e atomizada mensuração, assuma uma solução conciliatória, sem desgaste prolongado, que restitua um valor compensatório aos milhares de prejudicados durante anos da mão pesada do ES-170 a 240. Lembrando que o EMPRESTIMO A PARTICIPANTES É FEITO COM EXTREMA SGURANÇA, COM NOSSOS RECURSOS E COM MELHORIA DO PATRIMÔNIO DE TODOS. É REDONDO, MAS A PREVI O TORNOU QUADRADO.

(Nota). Para quem gosta de conferir cálculos e procedimentos, lembro que a qualquer tempo, o tomador do ES, pode consultar os extratos que a Previ disponibiliza em seu site, para cada uma das modalidades(A,B,C,D e 13º).
Abraço a todos. Aristophanes Pereira

Anônimo disse...

No emprestimo imobiliario o inpc negativo está sendo abatido, qual será o motivo ?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros como sugestão pessa ao Dr. Aristophanes autorização e remeta esta inserção a Auditoria da Previ.
Com certeza irá provocar uma resposta.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

De como o rumo das coisas do ES estão tomando, brevemente, além da área cível, a PREVI poderá ser acionada na área penal. Nem o reconhecimento claro e explícito do presidente do Banco do Brasil, de que os empréstimos estão sofrendo distorções, o que representa uma “contundente prova” a ser futuramente arguida em juízo, caso necessário, faz a PREVI sair de seu imobilismo e resolver de forma benéfica para todos, esse transcendental assunto.








Anônimo disse...


Dr Medeiros e colegas,

Mais um comentário "perfeito" do Sr. Aristophanes. Magnífico. Só não vê quem está de olhos fechados. Já instei o Conselho Deliberativo da Previ a usar de suas prerrogativas e INTIMAR essa Diretoria a se explicar. Está no Estatuto e Regulamento da Previ. CUMPRA-SE.

De se notar que a AAPPREVI ajuizou Ação contra a Previ visando a declaração de reconhecimento por parte do Judiciário de que esse Fundo pratica encargos financeiros ilegais e se utiliza de requisitos abusivos para o fornecimento do ES ( verdadeiro ).

Se a Justiça RECONHECER entrarei com ação por DANOS MORAIS contra essa turma. Abram bem os olhos.

Anônimo disse...

Se houver a retirada do patrocínio, vai acontecer o seguinte: a Previ pagará aos aposentados os direitos a que cada um tem, individualmente, descontando obviamente as dívidas que cada segurado tem com ela para, a partir daí, livrar-se de vez do fardo que nós, aposentados, representamos para ela. Vai ser assim? Se for, está explicado então o motivo pelo qual a diretoria aumentou exagerada e irregularmente o saldo devedor do ES. Ajude aí, colega Aristophanes!!!
Obrigado.

Anônimo disse...

Senhores,
Não adianta processar a PREVI, tem que instaurar processo contra os dirigentes, se caso se provar o indevido juro sobre juros.

Anônimo disse...



An 11:48

Concordo com você. Se provado, digo, se provado, quem tem que pagar a fatura são os dirigentes e não a Entidade, pessoa jurídica, PREVI. Se provado desmandos, prejuízos financeiros, abalo moral a assistidos, quem tem que pagar a conta são os responsáveis e insanos. Não adianta reverter em prejuízo a Caixa de Pensão. Tudo até ontem sempre funcionou as mil maravilhas. Como de uma hora a outra isso virou de cabeça pra baixo? Problemas para todos os lados. E nenhuma explicação de convencimento. Só aquela protocolar. A Previ não erra e não cobra juros compostos. Se tudo parece ir em contrário porque então não demonstram a correção com argumentos fortes. Ficar no muro não resolve. A medida que as pessoas vão enfrentando mês a mês mais e mais dificuldades só denigre a imagem da Previ, de seus Diretores e aguça mais as pessoas contra seu Fundo de Pensão. Só eles, os onipotentes, não enxergam.

Anônimo disse...

Salvo melhor entendimento, a retirada de patrocínio deflagra o encerramento do Fundo de Pensão, eis que a RS 15 estabelece que os débitos dos associados têm que ser liquidados à vista, mediante desconto de suas reservas.

Felipe Osório da Silveira disse...

Bom dia, estava olhando espelho deste mês, a previ descontou o ES mesmo eu tendo renovado ele, mas com valor antigo, será que vai ter entorno?

Anônimo disse...

Renovei ES em 04.10 consta cobrança a partir de 11.2022 no contra cheque desse mea foi cobrado parcela.vta certo?

Anônimo disse...

Na retirada eventual do patrocínio ocorrerá, a meu ver e salvo melhor juízo, a duplicação do valor de contribuição dos assistidos, pois a PREVI, ao menos no Plano 1 -- já encerrado -- detem patrimonio suficiente para pagar os benefícios até 2.080. Isto, é claro, se os sem-teto não "garfarem" em demasia.

Marco Aurelio Damiano disse...

Dr. Medeiros, quero sugerir que o senhor faça uma análise do art. 149 da emenda constitucional 103 (reforma da previdência de 2019). Pelo que entendi, havendo déficits futuros do INSS, será criada contribuição extraordinária dos aposentados para equacionar os déficits, ou seja, como aconteceu nos correios, os caras roubam e os aposentados é que vão pagar o pato.

Anônimo disse...

Aos anônimos de 10:20 e 18:13

Eu penso que não é bem assim não, se houver a retirada de patrocínio ou se o BB for privatizado.
Falo isso pq tenho tres parentes que se aposentaram por ex Estatais Paulistas, CESP, Caixa Estadual e Banespa, e continuam a receber pelos seus seus respectivos Fundos e continuam com seus respectivos Planos de saúde, e muito bem por sinal.
Inclusive um ai (não vou citar por motivos de discrição), o aposentado faleceu, a viúva recebe os 60% de pensão que é devido, e disseram a ela que qdo ela falecer, a filha vai continuar a receber(é é maior de idade), pois disseram que o saldo do fundo do falecido está com bom saldo para isso, pois ele continuou contribuindo após aposentado.
Aí eu pergunto: E o nosso, do Plano 1, vai ficar pra quem? Pro BB?

Anônimo disse...



Não estou fazendo críticas a nenhum comentário. Que fique claro. Mas parece que devido aos últimos acontecimentos a tal "retirada de patrocínio" é pagina virada. Morta e enterrada. Todos sabem que o Banco do Brasil não tem o menor interesse em desmamar a Previ. Sabemos que a Previ é um apêndice bilionário do Banco. Vide os acontecimentos anos 90,com o socorro financeiro ao Banco, mais recente a tomada integral de sua parte no Bet. Enquanto a nossa parte ficou no meio do caminho e nunca mais veremos esse dinheiro. Aliás muitos dos nossos já partiram então está formada a propalada "isonomia" das direções da Previ para não pagar mesmo. Outra matéria vencida é o tal Superávit. Nunca mais o Plano 1 terá a oportunidade de nos acariciar com 03 exercícios superavitários consecutivos. Como dizem aqueles que de vez em quando aqui colocam: ainda bem que dia 20 o nosso tá na conta.

Anônimo disse...

Bom dia a todos fui informada pela previ que quem consegui renovar o ES agora a parcela veio descontada nesse mês mas quem vai ser devolvida no dia 20 diretamente na conta ,por que só começa mesmo em novembro por isso vai ser devolvida na conta diferente das outras vezes,não sei por que.mais vai ser devolvida desse jeito informação da previ ,observem na conta a segundo a previ corrigida

Anônimo disse...

Prezada colega ou pensionista madrugadora (16/10 06:31)

Voce tem absoluta razão, pois já ocorreu comigo, quando consegui liquidar antecipadamente um ES. A prestação veio cobrada no contracheque, mas simultaneamente o mesmo valor foi creditado em minha conta corrente.

Anônimo disse...

DR MEDEIROS

EU CANCELEI MENSALIDADE DA ANABB HÁ MAIS DE CINCO ANOS, NA FOPAG D E OUTUBRO, VEIO UM DESCONTO DE CINCOENTA E DOIS REAIS SEM MINHA AUTORIZAÇÃO.
EU PERGUNTO, COMO A PREVI PORCESSOU ESSE DESCONTO SEM MINHUMA AUTORIZAÇÃO; CASO NÃO HAJA UM ESTORNO IMEDIATO ENTRAREI COM UMA AÇÃO DE DANOA MATERIAL E MORAL CONTRA A PREVI. GOSTARIA DE ESCUTAR SUA OPINIÃO.

UM FORTE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Estou com duvidas ligadas a correção do Emprestimo simples(complicado) a saber :

1) a correção monetaria no caso o INPC negativo vai ser aplicado no emprestimo do 13° a ser liquidado na fopag de novembro ?

2) O emprestimo imobiliario está aplicando a correção monetaria negativa, então pergunto porque os Emprestimos simples também não estao aplicando ?

3) Será que tudo é questão da PREVI não querer atualizar os aplicativos para poder incluir a correção monetaria negativa ?

4) Se alguem desse grupo tiver emprestimo imobiliario, basta entrar no site da PREVI e verificar os valores negativos da correção monetaria.

Anônimo disse...

Colega anônimo de 17 de outubro de 2022 21:38

Não seria melhor entrar em contato primeiro com a ANABB?

Anônimo disse...


DR MEDEIROS

Está mais que visto que essa Diretoria da Previ não está nem um pouco preocupada com a situação que ela mesma colaborou para nos colocar.
Pois bem, não sei se estão na torcida para determinado candidato nas eleições presidenciais, me preocupou o Presidente do Banco do Brasil puxar a sardinha para o seu assado, sugerindo a portabilidade de empréstimo imobiliário para o Banco. Pena que ainda o Banco não esteja interessado no empréstimo simples. Excetuando quem tenha contencioso com o Banco poderia nos tirar dessa situação. A Previ parece não se importar já estar sendo notificada por uma Associação, são centenas de reclamações , tem aqui mesmo o comentário do respeitável Aristophanes. Eu estou com margem negativa congelada, há um baita tempo. É só juro sobre juro. A cada mês entrego mais a Previ e o saldo devedor só aumenta e a renovação fica mais longe ainda. Isso é um assalto. Nem essas financeiras de rua estão praticando algo parecido. E ainda vão colocar a Previ no Facebook e Instagram. É muita coragem. E o Conselho Superior só assiste. Vão manchar a reputação que a Previ até então desfrutava. Depois me contem. Não uso nem um nem outro.

Anônimo disse...

DR

PARCELAS FIXAS?

NOVO LIMITE?

TA DEMORANDO

ABRAÇOS

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

Tenho a impressão que a PREVI decretou “100 anos de sigilo”, no que se refere a COMPLETA atualização do ES, após seguidas deflações.

JOSÉ BNEDITO MONTEIRO disse...

Temos de arrumar um geito de tirar essa diretoria.

Anônimo disse...

Com a vitória da democracia, não haverá retirada de patrocínio.

Medeiros disse...

Conforme disse não vai ser fácil a gestão de Lula. País muito dividido. O discurso tinha de ter sido mais brando. Lamentável. Temos que aceitar o resultado. Isso é que é democracia. Muitos prejuizos. Estamos numa situação que merece caudado e ação tranquilizadora de todos.