FRANÇA : LOURDES E BORDEAUX ( final )

domingo, 10 de junho de 2012

Concluindo minha viagem, de Horta fomos a Lisboa, de avião, com novo atraso, provocado por greve dos controladores de voos do aeroporto, e de Lisboa para Madri também de avião, onde tivemos as malas extraviadas pela Air Europe.

De Madri fomos para San Sebastián de trem.  Uma belíssima cidade à beira do mar, com uma praia famosa. Fica no país basco. Célebre também pelas tapas e pelos restaurantes que figuram nos catálagos mundiais.


Daí fomos a Lourdes, onde chegamos no sábado de tarde. Imediatamente fomos participar da procissão das velas, que acontece  às 21,00 horas e que se constituiu num impressionante espetáculo de fé. Milhares de pessoas com velas nas mãos e rezando a ave maria nas mais diversas linguas, tendo em vista que naquela data se festejava o Pentecostes.  Uma quantidade enorme de cadeirantes faziam parte da procissão.  A água de Lourdes é considerada milagrosa.

Tivemos uma dificuldade enorme para conseguir um restaurante para jantar, pois todos fechavam cedo. Conseguimos nos salvar num asiático, que nos serviu uma massa com frutos do mar deliciosa.


Dia seguinte deparamos com um lindo dia e os Pirineus nos presenteava com um espetáculo bonito com suas montanhas geladas, ainda repletas de neve nos pontos mais altos.

Chegamos em Bordeaux à tarde de trem e fomos visitar essa linda cidade, tombada como patrimonio da humanidade pela grandiosidade e requinte de seus prédios históricos.

Tive à noite um dos melhores jantar da viagem, em restaurante ao ar livre, num clima agradável, onde me foi possível apreciar o vinho de Bordeaux in loco.  Inolvidável.


Depois de brigar com a cia. aérea que não nos entregou a bagagem e dava informações desconexas, terminei ameaçando de dar queixa na polícia, o que parece que causou algum impacto, fomos dar um city tour pela cidade, conhecendo seus lugares mais importantes, e à tarde fui fazer uma visita a duas das vinícolas mais afamadas.


À noite, cerca da meia noite, a recepção do hotel telefonou para nosso quarto avisando que nossa bagagem havia chegado. Decepção, pois só havia chegado uma das malas, a minha, e toda arrebentada.  Nova briga com a Air Europe e a promessa de que nos entregariam a outra em Paris, na hora de embarcar para o Brasil.

Isso não aconteceu. Quando estávamos chegando no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, novo telefonema nos avisava de que a bagagem tinha sido localizada mas só seria entregue no Brasil, como de fato aconteceu dois dias depois de nosso retorno.

Esses contratempos com bagagem são cada vez mais frequentes fazendo com que diversos passageiros só viajem com mochilas ou bagagem de mão, com um mínimo de peças.


Mas tirante esses desconfortos, a viagem foi extremamente positiva, cumprindo seus principais objetivos e acrescentando em nossa vida momentos de intensa emoção, conforme tive oportunidade de noticiar nas postagens.


Um desses momentos emocionantes foi, sem dúvida, a benção que recebemos na catedral de Horta pelo aniversário de nosso casamento, 49 ª, que comemoramos com um beijo tradicional, na foto, e que representa nossos votos de paz, de saúde e de felicidade para todos que nos acompanharam nessa jornada.

4 comentários:

norma disse...

Oi Dr.Medeiros...
Leio todos seus textos e esses da viagem, me proporcionou ótimos momentos pois o Sr.descreve muito bem os lugares por onde passou.Além do mais, poder comemorar vossos 49 anos de casados viajando com saude e emoção é algo maravilhoso para quem chega a esse momento.
Parabens ao casal.

Aroldo Maia disse...

Boa noite Medeiros. Um passeio bonito e muito bem relatado pelo senhor.
E é bom realmente desfrutarmos os louros daquilo que plantamos. E renova as nossas energias para novos embates.
Gosto muito do seu blog e sempre dou uma entradinha para ver suas opiniões. Muito equilibradas por sinal.
Tenho uma dúvida que gostaria se possível fosse sanada.
O seu "MEDEIROS", tem algum parentesco com os Medeiros do Rio G. do Norte?
A minha curiosidade se deve ao fato de minha mãe pertencer a esta família e também pelo fato de saber que existe um ramo da mesma que saiu daqui e radicou-se no Rio G. do Sul.
Um abraço colega.

Medeiros disse...

Sim, o meu avô nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte. Veio para o Rio Grande do Sul para ser juiz de Direito. A sua mãe deve ser parente nossa, caro colega.

Aroldo Maia disse...

Somos parentes então Medeiros. Minha mãe também nasceu em Caicó. Meu avô Elísio Medeiros, foi dono do primeiro cartório da cidade. É um prazer encontrar um primo colega.
Infelizmente sou o único dos meus irmãos que não recebeu o sobrenome Medeiros, apesar de ter sido por uma boa causa: em homenagem ao meu pai.
Um grande abraço do parente aqui do nordeste.