PORTUGAL : HORTA - AÇORES ( 5 )

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Sempre tive vontade de visitar os Açores, um arquipélago formado por nove ilhas.  Os açorianos tem ligação direta com nossas famílias e Porto Alegre, onde resido, foi colonizada por imigrantes vindos de lá.

Desta vez decidi  realizar esse sonho, fortalecido pela inauguração em Horta, localizada na ilha do Faial, defronte ao Pico, da Casa de Manuel de Arriaga, primeiro presidente republicano de Portugal, bisavô de Ana, minha esposa, que ocorreu no ano passado.

A viagem de avião dura cerca de duas horas. O horário de saida era 8,00 horas e houve um atraso de mais de tres horas provocado por problemas técnicos, de maneira que saimos de Lisboa às 11,30 horas da manhã do dia 23 de maio.


Beatriz Pereira Madruga, gaucha, do Alegrete, casada com o famoso navegador açoriano Genuino Madruga, que deu a volta ao mundo duas vezes sozinho num veleiro, nos aguardava no aeroporto, alertada por seu tio, meu prezado colega de BB, José Rodrigues Pereira, atualmente colaborando igualmente na AFABB - RS.

Beatriz foi a nossa gentil e competente cicerone em Horta. Simpática e desembaraçada, uma verdadeira relações públicas, preparou uma programação maravilhosa para nossa estada.

Horta é uma pequena mas importante cidade nos Açores. Possui uma população de cerca de oito mil pessoas.E´ célebre por sua marina, onde aportam veleiros de todas as partes do mundo.  Tem um dos bares mais conhecidos do planeta, o Peter's, famoso pelo seus aperitivos e onde os marinheiros se encontram para contar suas aventuras.  Fica defronte a ilha do Pico, onde se encontra a montanha mais alta de Portugal, com cerca de 3.000 metros, que impõe um visual de grande beleza.  A comunicação entre as duas ilhas, Faial e Pico, é feita por barco, que atravessa um canal, durante vinte minutos. Frequentemente são vistas baleias nessas águas.

Nosso hotel, o Faial Resort, era ótimo, localizado bem defronte à marina. Nosso quarto de frente tinha uma sacada que permitia uma vista de um cenário deslumbrante, com o Pico bem na nossa frente.  Ao longe podiamos divisar o Largo Manuel de Arriaga, com uma estátua do primeiro presidente de Portugal.

Ana, na condição de bisneta, foi recebida de maneira especial em Horta.  Esteve com a diretora de comunidades, com o presidente da Câmara de Deputados, com o diretor da biblioteca pública, sendo devidamente homenageada com brindes.

O ponto alto da viagem foi, sem dúvida, a visita feita, no dia 24 de maio, pela manhã, ao Solar dos Arriaga, local onde nasceu e viveu seus primeiros anos o presidente Manuel de Arriaga.

Mas deixemos que a jornalista Maria Pinheiro, que entrevistou Ana para a Tribuna das Ilhas, descreva os momentos de emoção e encantamento vividos por ela.

"Os visitantes da Casa Manuel de Arriaga, inaugurada na Horta há menos de um ano, ficam impressionados com aquele espaço, criados a partir das ruinas da casa onde nasceu o primeiro presidente da República Portuguesa, com o intuito de preservar não apenas a sua memória e os seus ideiais, mas também a história da Primeira \República.

Hoje, manhã de quinta feira, dia 24 de maio, uma visitante especial percorre o espaço. Mais do que impressionada, está comovida. Deveras emocionada até. Mulher bonita e elegante, notamos-lhe o sotaque brasileiro nas observações que faz ao marido que a acompanha. Ao peito, um medalhão de ouro com a figura que a fez atravessar o Atlântico para esta visita: - o faialense Manuel de Arriaga.

Essa visitante especial é Ana de Arriaga, bisneta do primeiro prsidente da República Portuguesa.

Sobre essa visita Ana não encontra palavras para descrever o quanto se emocionou." Foi maravilhoso, acima de minhas expectativas," conta. Referindo-se ao bisavô, Ana confessa que a seriedade e a rectidão do caráter de Manuel de Arriaga sempre foram as características de que mais se orgulha."

Falar mais o quê ?  A emoção correu solta em Horta, nos Açores, onde comemoramos também o nosso 49 ª aniversário de casamento.

8 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, acho que essa retrospectiva da sua viagem não está despertando nenhum interesse nos internautas em virtude dos graves problemas que se apresentam no momento. Infelizmente já li comentários jocosos em outros espaços. Não obstante as suas palavras tranquilizadoras a turma não conseguiu ainda digerir e entender esse imbróglio da consulta pública sobre a retirada de patrocínio. Aprecio muito o seu blog e tenho o maior respeito pelo trabalho que aqui é desenvolvido, principalmente quando voltado para os reais interesses dos aposentados e das pensionistas do “PB-1”.

Medeiros disse...

Colega anônimo,

Respeito sua opinião, mas você está equivocado, a matéria tem despertado interesse, como comprova o número de acessos ao blog, que aumentou nesse período. O que não tem gerado é comentário, mas isso é normal nesse tipo de postagem. A matéria tem sido reproduzida em vários meios de comunicação, no mundo todo, e está no google.

Admito, porém, que os colegas do BB, principalmente aqueles que se alimentam diariamente das notícias que nos dizem respeito, estão ansiosos que eu volte a falar nos assuntos em voga, especialmente sobre a retirada do patrocínio.

Semana que vem vou fazer uma matéria especial sobre o assunto, que está sendo avaliado como preocupante para encobrir outros casos que mereceriam maior atenção no momento de nossa parte.

Aguardem sem ansiedade e mostrem que o discernimento ainda existe em nosso meio.

Quanto aos comentários jocosos, há muito tempo não ligo mais para o que os outros pensam, pois já adquiri atestado de maturidade.

Só gosto que falem ... O olvido é o pior dos pesadelos.

Medeiros disse...

Reoito, com um adendo, que faltou no comentário anterior.

O olvido é o pior dos pesadelos para um comunicador.

Não é ?

Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Continue falando de viagens. Tem muita gente adorando seus relatos.

Aldo

Anônimo disse...

Permita que eu ente nessa peleia para lhe dizer que adoro suas histórias de viagens.

Continue.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Não ligue para esses reclamões e continue falando de suas viagens.

Segundo informa o site da Previ hoje, vocês, aposentados, terá um belo reajuste de 4,86%, o índice de inflação anual. Na atual crise mundial, um belo reajuste, se bem que os reclamões vão continuar reclamando.

Portanto, viajar é preciso...

Anônimo disse...

Alô Dr.Medeiros,

Bom estar de volta...!

Fiz todas as leituras, ilustradas com belas fotos, de sua viagem...
A mim, pouco viajado, agregou cultura e conhecimento...

Um grande abraço!

Janone