PORTUGAL : LISBOA ( 4 )

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Falar sobre Lisboa é falar sobre o mundo, tal a diversidade que contempla a capital de Portugal e a relevância que representa para nós, brasileiros, já que do Tejo, sobre o qual se debruça, sairam os grandes descobrimentos marítimos, com a torre de Belem por testemunha.

Ficamos no hotel Radisson, perto do aeroporto, por razões estratégicas. Muito bom hotel, próximo da avenida Brasil.

Ana, minha esposa, tem parentes em Lisboa, descendentes do presidente Manuel de Arriaga, do qual ela é bisneta.  Foi recepcionada lá pelo primo Miguel, filho de Leonor Arriaga e de Luiz Correia Guedes., uma pessoa amável, culta e simpática, um verdadeiro cavalheiro, que tem lugar assegurado em nossos corações e em nossa memória.

Levou-nos para visitar o Panteão, antiga igreja de Santa Engrácia, formidável edifício onde estão os restos mortais das mais importantes personalidades portuguesas como os escritores, Almeida Garret e Guerra Junqueiro, a fadista Amalia Rodrigues, cujas músicas ecoam pelo salão, bem como os túmulos de vários ex-presidentes, entre os quais o de Manuel de Arriaga, bisavô de Miguel e da Ana.

Também estão homenageados no Panteão figuras célebres como Vasco da Gama, Pedro Alvares Cabral, o Infante Dom Henrique e outros.

De lá a Ana foi na famosa Feira da Ladra, que fica próxima, onde são comercializados antiguidades e tudo o mais que se possa imaginar, em cerca de cinco mil pontos de venda. Funciona nos domingos , durante todo o dia e na terça só pela manhã.


Depois fomos passear de bonde turístico pelos principais locais de Lisboa, dando uma recorrida por cerca de uma hora e percorrendo bairros altos e baixos, tais como a Alfama, a Baixa e o Chiado.

Almoçamos junto ao elevador panorâmico de Santa Justa, percorremos a linda Avenida da Liberdade até o monumento fantástico  do Marquês de Pombal.

À noite fomos jantar na residência dos primos Natália e Miguel, que convidou alguns familiares e os filhos para nos acompanhar no ágape.

A partir daí a noite foi dominada completamente pela emoção, desde o instante em que Miguel nos recepcionou afirmando: - Estejam à vontade. Vocês estão na vossa aldeia.

Natália, sua querida esposa, caprichou no jantar, não só no cardápio formidável, mas na bela ornamentação da mesa, onde rivalizavam as flores mais belas com a presença feminina. Por acaso não afirmou o poeta, que Deus fez as flores mais belas e a mais bela flor a mulher ?

Miguel fez o brinde tradicional e o sentimento de que estávamos realmente em casa se consolidou, pois ficou perfeitamente claro que ali predominava um clima de família, com raizes sólidas, plantadas nos princípios éticos e morais semeados pelo patriarca Manuel de Arriaga e continuado por seus descendentes.

Obrigado Natália e Miguel pela inesquecível noite passada em vossa residência de Lisboa.

1 comentários:

Anônimo disse...

Ufa. Li nos jornais que a crise na Europa agora é política e não econômica. Com isso as bolsas de todo o mundo já estão se recuperando. Bastou o Dr Medeiros dar uma chegadinha lá na Europa e já resolveu tudo lá