PAULA GOTO NO PLANEJAMENTO DA PREVI

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Por incrível que pareça , mais de um mês e meio após a posse da diretoria da Previ, ainda continua sub Júdice a situação de Paula Goto, eleita para diretora de planejamento e impedida de assumir pela Previc.


A alegação foi de que a diretoria de planejamento exerce uma função especial, a de AETQ, responsável perante a Previc pelo desempenho do fundo de pensão, por isso seu titular teria  que ter uma habilitação comprovada na área de investimento, ser uma pessoa tecnicamente qualificada.



No prazo de dez dias dado pela Previc Paula recorreu e até hoje ainda não houve decisão. Lamentável.

Paula Goto compareceu no Encontro dê Camboriú  e, além de responder perguntas relativas à área de planejamento, da qual ela foi nomeada recentemente assessora, prestou esclarecimentos sobre sua situação, juntamente com o conselheiro deliberativo Sérgio Riede, que , na opinião dos presentes, se excedeu em suas colocações na defesa da posse de Paula.

Educada e solicita Paula agradou , em geral, os participantes  no Encontro , procurando demonstrar conhecimentos técnicos e capacidade para o exercício do cargo.

Comprovou sua experiência funcional. no  Banco do Brasil, bastante rica,  e as diversas certificações que possui, além de cursos, como o MBA em gestão de investimentos. Com tais qualificações fica difícil entender por que a Previc foi impugnar a sua posse. Eu me manifestei inicialmente pelo seu impedimento  sem ter ideia de que ela possuísse tantas certificações.  Eu achava que ela era despreparada para a função, conforme se propalava nas redes. Mas confesso ter me enganado. 

Nada como um contato pessoal para a gente poder avaliar melhor. Para essa percepção é que servem encontros como o de Camboriú. 

Assim como Paula me convenceu e me deixou uma boa impressão, espero que consiga ser aprovada o quanto antes pela Previc para que possa desempenhar suas atividades e cumprir o mandato para o qual foi eleita por uma parcela relevante de participantes da Previ. Quem está desempenhando transitoriamente o cargo  não foi eleito e essa situação não pode perdurar.

Se foi aprovada para ser diretora de planejamento ela tem condições para ser AETQ, que não é um bicho de sete cabeças.  Além do mais a área de planejamento dispõe de uma equipe de funcionários excelente para assessora-la.

Com tantos problemas que nos acometem, a Previc decidiu criar impasse numa questão subliminar e implicar com uma colega que tem uma carreira funcional exemplar e dispõe de uma bagagem cultural e técnica invejável.

Qual é a da Previc ?  Não quer reconhecer que errou ou exagerou ?  O que está por trás ? Se houve erro foi da Previ na construção do edital da eleição.

Está na hora de tomar uma decisão justa e responsável. Paula Goto e seus eleitores merecem.

Sei que esta é outra postagem polêmica. Certamente vão insinuar que bandeei de lado. Mas é  , sinceramente, o que eu pude perceber no Encontro  e achei que devia registrar, para ficar em paz com minha consciência. Mahatma Gandhi disse que uma pessoa que não está em paz consigo mesma será uma pessoa  em guerra com o mundo inteiro. Não é, decididamente, o meu caso.

16 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Muito legal de sua parte reconhecer um erro e procurar se redimir. A maioria não tem essa coragem. Mais uma vez parabéns. Por essas atitudes é que eu sou seu admirador. Essa matéria é polêmica. Com certeza a Previ foi a grande culpada.


Ademir

Anônimo disse...

Muito bem dito. A Previ tem no momento apenas dois diretores eleitos contra quatro indicados pelo BB. Isso é ilegal. Não pode continuar. A Previc tem que decidir esse embrolio de uma vez. Pomba.

Anônimo disse...

Estranho mesmo. Qual a razão de tanta demora por parte da Previc?

Anônimo disse...

Apesar dos longos anos de estrada continuamos aprendendo mais e mais a cada dia que passa. Entendo que o colega foi precipitado ao emitir manifestação desfavorável a Srª Paula Gotto. Ainda bem que reconheceu o erro e se redimiu publicamente.

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros.
Quando surgiu essa impugnação, "por ritos legais e regulamentares que não teriam sido cumpridos adequadamente, perante a Previc", para inscrição da candidata, logo me revoltei. Pelo seu Blog e o do Ari Zanella, fiz comentários indignados diante de tal grave deslize, que comprometia, por contaminação a própria Chapa e a Previ. Nada manifestei relativamente à pessoa da candidata, em quem não votei, mas respeito.
Agora, lendo o seu depoimento, e sendo, ao longo de muitos anos , conhecedor do seu caráter elevado e de suas avaliações corretas e justiceiras, sinto-me no dever de acompanha-lo, no ajuizamento da Dra. Paula Goto. O incidente, entretanto, deve ser devidamente esclarecido pela Previ-Previc.
Abraço. Aristophanes.

Anônimo disse...


Dr. Medeiros,

Com relação a CASSI, considerando o relatório de que houve má gestão, no plano apresentado pelo Banco foi levado em consideração o custo de falhas de eficiência? Acredito que não.

Anônimo disse...



Somente uma questão: A PREVIC aceitou a habilitação da Sra. Paula Goto como Diretora de Planejamento, porem não aceitou a habilitação para o exercicio de AETQ.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa e outra coisa.

Anônimo disse...

Simpatia e empatia não anulam irregularidades no não cumprimento das regras estabelecidas.
Rasga-se o regulamento em nome da pacificação.
Nada contra nem a favor da pessoa.
Apenas ao cumprimento das normas.

Anônimo disse...

Outra coisa: caso tivesse sido uma chapa não alinhada com os Sindicatos que não tivesse o Diretor aprovado na Sabatina a gritaria dos mesmos para realização de novas eleições seria insuportável.
Como é dos companheiros, ai pode.
Cumpra-se a regra. Reprovou, reprovou.

Um abraço.

Anônimo disse...

Os orgãos governamentais e autarquias apreciam criar problemas para vender soluções. Sem pressa alguma.

Quando menos se espera alguma solução aparece e ninguém é julgado culpado pelo obice causado

Anônimo disse...

Mais uma vez o Dr Medeiros prova que não tem amarras com nada mais além da justiça.
Sua conduta é pautada pela realidade dos fatos.
Quanto ao coro que se reúne para atacar pedras rendo as minhas homenagens, porque o trabalho desempenhado por vocês confirma que o Dr Medeiros é o cara

ricardo o.c. albuquerque disse...

Medeiros,
Voltando ao assunto CASSI. Solicito sua opinião. V. não acha que o BB ficou "num mato sem cachorro" com o voto da CARMEN LUCIA. inerroga. De p.f. sua opinião que é abalizada. Obrigado ricardo

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,

Parabéns por sua postagem.
Nunca me conformei com essa situação em que colocaram a Paula Goto.
Desde o início dessa questão eu a defendi e cheguei a colocar dois artigos em meu blog a defendendo.
Passou o tempo e nada foi decidido.
Um absurdo.

Abração

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Dr.Medeiros
Alguma decisão da reunião do CD da Cassi dia 20? Muita ansiedade com o que vem por aí.Obrigado por dar sua contribuição no campo jurídico.

Anônimo disse...


Quem estabeleceu que o Diretor de Planejamento estivesse habilitado como AETQ não foi a PREVIC.
Foi a Direção da PREVI que definiu que o Diretor de Planejamento deveria ser habilitado para o exercicio da AETQ.
Fazendo constar, tal exigencia, no Edital de Convocação da ultima eleição.
A PREVIC não impos nada a Direção da PREVI.

Anônimo disse...

Colegas,

De antemão eu não vejo com bons olhos os sindicalistas. A Paula Goto foi eleita por uma chapa apoiada por sindicato. Ela exerceu seu direito de se candidatar e quem votou nessa chapa também exerceu seu direito de votar. Tudo correu dentro da legalidade. Cabe a ela agora exercer seu direito de defesa e provar sua competência junto ao órgão que colocou em dúvida sua capacidade para exercer o cargo. Espero que ela obtenha êxito na empreitada e caso assuma a função que a exerça com sobriedade e competência sem interferência ideológica comum do sindicalismo brasileiro.