RENDA VARIÁVEL

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O furacão Florence avança na costa leste dos EUA e a nossa tempestade avança firme por aqui derrubando a nossa bolsa de valores e elevando o dólar a R$ 4;15.


Ontem a bolsa caiu bastante e somente dez ações se valorizaram. A ação do BB caiu a quase R$ 27,00. Eu comprei. Já havia comprado antes a R$ 28;90. E acho que vai cair mais. O Ibovespa está a 74.000 . Acho que vai cair até 70.000.

Como tenho dito, eu compro na baixa e vendo na alta. Varios colegas vem insistindo comigo para saber a minha carteira de ações. Querem dicas mais precisas. Alegam que eu falo só genericamente.

Explico que eu tenho critérios pessoais que não devem ser imitados por outros. Eu comungo critérios técnicos com intuitivos. Geralmente dão certo. Mas minha margem de lucro é sempre menor do que a dos entendidos. A diferença é de que eu nunca perco. Sempre ganho.

Hoje vou revelar minha carteira de ações. Assim como a indicada pelo BB e pelo Valor Econômico, minha carteira possui dez ações, bem diversificadas por setores, estatais, privadas, banco, petróleo, aço, shopping,comércio, veículos.

Banco do Brasil, Petrobrás, Brmalls, Brf, Lojas Americanas, via Varejo, Randon, Usiminas, Metalúrgica Gerdau e Vale.  Minha posição nessas ações é com valores de compra bem baixos, de maneira que se a bolsa cair mais meu prejuízo não é significativo. Para melhorar o meu preço médio, se cair eu geralmente compro mais. Ela muda. Algumas ações saem, outras entram, conforme as informações que chegam a respeito das empresas.

Bem, é isso aí. Espero ter atendido os pedidos. Faz parte da minha transparência. A Previ devia fazer o mesmo.

O Florence foi rebaixado de nível. E aqui como será o amanhã ?

Eu estou em Uruguaiana, minha cidade natal. Vim tratar de negócios. Não tenho parado ultimamente. Curitiba, Vitória e agora Uruguaiana. Viajar é bom . Movimentar se é bom. Quem fica parado é poste.

25 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada dr Medeiros

Anônimo disse...

Obrigado pelasdicas preciosas

Laerte

Anônimo disse...

BB avisa mercado que vai reduzir custeio da Cassi

Banco responde Contraf e dá razão ao voto NÃO que entidades defendem

O Banco do Brasil comunicou ao mercado que já aprovou no Conselho Deliberativo a alteração estatutária da Cassi e que o aumento das suas despesas em R$ 300 milhões “não impacta o passivo atuarial calculado de acordo com a Deliberação CVM 695”. Para o bom entendedor, significa que ele não arcará com nenhuma despesa extra para os aposentados, como é o caso da contribuição por dependente.

Um dos principais objetivos da alteração estatutária que o banco propõe é reduzir despesas com os atuais aposentados e não custear o plano de saúde para quem se aposentar doravante, como faz com os colegas oriundos do BESC e da Nossa Caixa. Não deixou isto claro para os associados, mas comunicou formalmente aos acionistas, que aumentarão seus dividendos. Para quem não acreditava, aí está a prova.

BB dá razão a entidades que defendem o NÃO – A diretoria do banco respondeu à última publicação da Contraf. Ao tentar se justificar, deu razão ao que vem sendo dito pelas entidades representativas e confessou que vai implantar o voto de minerva na diretoria a favor de seu preposto, para aprovar as matérias de seu interesse.

Esqueceu de contar aos associados que reduzirá gradativamente seu custeio na Cassi dos atuais 60% do total para 55% em 2023, aí somadas suas contribuições normais, aportes por dependentes da ativa e despesas administrativas até 2021. É isto o que aprovou na diretoria e no conselho da entidade, com a ajuda dos recém-eleitos. Como a proposta do banco reequilibra a Cassi só até 2023, depois disso vem mais aumento – quem sabe por faixa etária ou novo aumento da contribuição por dependente. Usando o estatuto que quer aprovar, poderá reequilibrar a Cassi com novos aumentos de despesas somente para os associados.

Vote NÃO para impedir o banco de controlar a Cassi e reduzir seus compromissos financeiros com o plano de saúde dos funcionários.

Anônimo disse...

Medeiros,
A última pesquisa para presidente mantém o Bolsonaro na frente, mas aparece o Haddad em segundo lugar.
Há 3 semanas da eleição, é grande a perspectiva dos 2 irem para o segundo turno, com chances reais do PT voltar ao poder.
Quando o Lula foi eleito as condições econômicas eram bem melhores e deu no que deu.
Agora a crise é generalizada atingindo a população, a federação, os estados e municípios.
Não é a toa que a bolsa despenca e o dólar chega a valores nunca dantes observados.
Na minha opinião o PT não tem cacife para administrar a crise. Vejo o país caminhando para uma segunda república bolivariana. Tudo o que foi construído tende a ir "por água abaixo".
Será que veremos o Chile e a Argentina fechando as fronteiras para brasileiros?
Estou sendo muito negativo, mas como se diz, nada é tão ruim que não possa piorar.
Como você diz: a tempestade está chegando.
O que será do nosso futuro como cidadãos e também como "assistidos" pela Previ?
Celio

Anônimo disse...

Excelente carteira de ações.. só tem a ganhar. Gostei muito das dicas.

1)"SE CAIR alguma ação que tenho em carteira...COMPRO MAIS, melhorando o preco médio..".

2) "SE SUBIR, VENDO NA ALTA" (suponho ao preço imaginado ao comprar...) realizando lucros almejados...
Parabens!!!

Elenita Brandão disse...

Gosto muito de Bradesco. Dá dividendos mensais e tem dividendos. Tem juros de capital própio trimestral. É bom também.

Anônimo disse...

Não tem jeito que dê jeito. é daqui pra pior

Anônimo disse...


Prezados colegas.

Leiam o comunicado ao mercado e a CVM.


https://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/ri/pt/dce/dwn/ComMerc13.09.18.pdf

Acredito que as informações devem ser checadas.

Anônimo disse...

Colegas temos que checar as informações:

Pesquisa realizada no Google

Comunicado ao Mercado

O Banco do Brasil S.A. (BB) comunica que o Conselho Diretor, aprovou, proposta de reforma estatutária apresentada pelo Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).

2. A proposta de reforma estatutária da Cassi tem o propósito de promover
modificações no modelo de custeio do Plano de Associados e de realizar alterações e melhorias na gestão e na governança da Cassi.

3. A aprovação do novo estatuto depende da anuência dos associados.

4. Se aprovado, é prevista despesa adicional na ordem de R$ 300 milhões em
2018.

5. O aumento estimado das despesas não altera as projeções (Guidance)
divulgadas para 2018 e não impacta o passivo atuarial, calculado de acordo com a Deliberação CVM 695.

6. Fatos adicionais, julgados importantes, serão prontamente divulgados.
Brasília (DF), 13 de setembro de 2018.

Leonardo Loyola
Diretor de Finanças



Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Na revista Ação n°221 /SET-OUT- 2013, página 11, consta a seguinte fala do presidente da Cassi, no 4° Painel - CASSI E SUA SUSTENTABILIDADE

Salviano chamou atenção para a nova realidade de gastos com saúde. "Temos de rediscutir modelos e atitudes. A indústrias de máquinas e equipamentos para a saúde é a que mais cresce no mundo, 71% dos gastos no sistema com o paciente ocorrem nos últimos quatro meses de vida e todos sofrimento em saúde é tratado pelo mercado como oportunidade de tratamento especializado, demonstrando que o adoecimento virou um negócio lucrativo".

Parece que, supostamente, a solução encontrada pelo banco para lidar com os concorrentes de negócios lucrativos foi uma imposição via ANS de alteração do estatuto

VOTO NÃO

Anônimo disse...

Prezados colegas,
Nós estamos á deriva. Sem um norte.
Vote SIM. Vote NÃO.
Ao longo do tempo a CASSI vem deteriorando e nada foi feito de forma efetiva para solucionar a questão a não ser a contribuição extra de 1% que se mostrou inócua.
Nenhuma associação dos funcionários tomou providências a respeito. Mas pedem o voto NÃO. Por que?
Alegam que vamos passar o bastão para o BB. O BB vai interferir a seu bel prazer na CASSI. Nós que estávamos com o bastão o que fizemos? Nada. Por que nada fazemos sem o aval do BB. Quer queira quer não.
O BB é uma instituição financeira de economia mista com ações negociadas na bolsa e tem que prestar contas aos seus acionistas. Sofre sucessivas interferências visto que o governo é acionista majoritário e está sob o jugo de normativos atinentes as empresas estatais inclusive Previ e Cassi.
As mudanças ocorrem ao longo do tempo. Algumas mudanças são temerárias outras não.
Nós aposentados não podemos contar com o judiciário e acredito que nem os da ativa, visto que sofremos derrotas tal qual o período em que ficamos sem reajuste salarial. Somos o elo fraco da corrente. Penso que se o SIM perder o BB se retira da mesa de negociação. A CASSI sofrerá intervenção pelo órgão competente.
O BB pode vir a alegar o cumprimento da legislação vigente além de ter apresentado uma proposta exequível dentro de suas possibilidades na tentativa de solucionar os problemas da CASSI.
O que será dos aposentados? Cabe recorrer à justiça?
Possivelmente o BB vai instituir um plano de saúde, contratado junto ao mercado, com duração dentro do período da atividade laboral, com a prerrogativa de quem quiser permanecer no plano assumir o ônus do empregador.
Meu benefício é inferior a R$ 10.000,00 (INSS+PREVI). Cabe a cada um de nós votar SIM ou NÃO. Vote de acordo com seu entendimento, de sua própria análise e de acordo com sua situação atual.
Eu voto SIM porque acho que não temos outra alternativa mas com a certeza de que o BB não nos tem em seus planos para o futuro. Não teremos nada além da proposta apresentada.
Eu gostaria de estar enganado. Sei que é difícil. A única certeza é que não podemos ficar sem a CASSI.
Boa sorte a todos.
Antônio E S Hungria

Medeiros disse...

As ações do Bradesco do Itaú são boas. As vezes invisto nelas

Anônimo disse...

Interessante para mim, pois as colocações do colega Antônio Hungria (16/09 21:37) são as mesmas que eu venho pensando.
Não vejo outra alternativa, no momento, a não ser votar SIM (com toda a consciência do que isto representa).

Anônimo disse...

Como não tenho certeza de que o custo da Cassi, após alteração do estatuto, não se transformará num custo de mercado, arrisco e voto NÃO.
A certeza é que existe pressa para se adequar a CGPAR 23, de imediato, embora haja prazo relativamente longo para essa adequação .
A certeza é que o VRD dos aposentados não conta com subsidio do Banco.
A certeza é que a correção do VRD ficará por conta do CDdelibeativo, aí com base no custo mercado(cassi familia II).
A certeza é que os "SIM" anteriores não tiveram os resultados prometidos.
A certeza é que duas diretorias técnicas profissionais , sugeridas pela consultoria , foram suprimidas dessa proposta do Banco, que dizem ser proposta da Cassi.
A certeza é que tudo ficará como " dantes no quartel de Abrantes", com diretorias e conselhos que, embora haja alguma boa intenção, falte competencia. O Banco indica o presidente e financeiro da Cassi então sua responsabilidade vai além da "paridade".
Agradecendo ao Dr. Medeiros por permitir comentários anônimos.

Anônimo disse...

E o Bet, EOS 7.5 que virou em 33 BI, não vamos ter que votar no sim? Ou pra isto não tem votação? Por favor....

Medeiros disse...

A instabilidade eleitoral fez o Ibovespa subir em vez de cair. Está em 76.000 e algumas ações estão com alta expressiva. Nada de euforia. Amanhã pode cair. Mas é bom verificar que toda a minha carteira está subindo.

Anônimo disse...

Ler no site da Anabb expediente sobre a Cassi. Importante

Anônimo disse...

A Anabb postou uma nota no seu site sobre a Cassi, muito importante, há pouco

WILSON LUIZ disse...


ANABB EM ROTA DE COLISÃO COM A CASSI/BB????????

A CASSI interpelou, extra-judicialmente, a ANABB, alegando divulgação de fatos inverídicos sobre a consulta ao corpo social, que ocorrerá a partir do dia 24 próximo. Este fato, inédito, confirma que, realmente, entramos no universo do realismo fantástico.


WILSON LUIZ disse...



MAIS REALISMO FANTÁSTICO

As campanhas presidenciais dos dois candidatos favoritos a disputarem o segundo turno estão sendo conduzidas de lugares inusitados, a UTI do Hospital Albert Einstein e a carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Meu reino por um ENGOV.

Anônimo disse...

Eu continuo com meu voto consciente NÃO. A

Anônimo disse...

Eu continuo com meu voto consciente NÃO.

Anônimo disse...

Muito difícil a compreensão do apoio ao voto sim por algumas pessoas.
Até a ANABB para surpresa da maioria apoia o NÃO.
Tempos difíceis. Não bastasse o reajuste de centavos que virá em janeiro, caso vença o sim, teremos diminuição dos nossos salários.
Para SUPER TETO isso é uma casquinha, para a plebe uma porrada

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, permita-me:
Nas eleições de outubro que vem, o que tem rolado de compra de voto não está escrito. Por que nas eleições da Cassi e da Previ, ninguém recebe nada em troca para votar? Para obter vitória nas eleições da Cassi, não estaria na hora, pois, de a Previ/BB suspender as prestações do ES por alguns meses? Propostas como essa cairia muito bem entre os aposentados do Plano 1.
Abraço

Trader anônimo disse...

Receamos que as compras consecutivamente realizadas pelo nobre bloguista se equiparem àquilo que conhecemos por "ferro médio". Entretanto, não temos certeza absoluta.

Trader anônimo