OS CÁLCULOS, AH ! OS CÁLCULOS!

sábado, 13 de julho de 2019

Nós somos bancários, deveríamos saber fazer cálculos aritméticos, geométricos, trigonométricos, lidar com os algoritmos, entender de juros compostos, tabelas Price, tábuas atuariais, e outros penduricalhos que representem valores.


Entretanto, muita gente não sabe calcular ou tem preguiça.  Isso é tarefa para quem se especializou, dizem. É tarefa para peritos.

Aí se espantam com os juros cobrados dos empréstimos e com o montante dos valores das dívidas e até dos benefícios que recebem. 

Antigamente a gente confiava cegamente no BB, na Previ e na Cassi.  O BB, que não erra ou não parecia guloso, sempre tinha razão. Nunca errava. 

Mas os anos mostraram que essa não era a realidade. Muitas vezes o BB errava, sim. Na Justiça do Trabalho o BB chegou a ser tratado como litigante de má fé.

Os cálculos devem ser examinados com cuidado e revisados por quem entende do riscado. Erros serão encontrados , com certeza. Sempre em desfavor nosso.

Devem ser conferidos os cálculos, por exemplo, dos empréstimos simples e dos empréstimos imobiliários. Podem haver equívocos.

Recentemente concluímos na Afabb Rs varios processos vitoriosos contra a Previ relativos ao IGPDI de 2003, cujo reajuste não teve a devida atualização monetária na época, ou seja a PReVI comeu seis meses de atualização monetária de todos os associados. Só os associados da Afabb Rs ajuizaram e ganharam. A Justiça foi clara dizendo que cabia o pedido e que a Previ errou. Vejam de quanto ela se apropriou indevidamente ...

E tudo foi uma questão de cálculo.

Sim, é preciso conferir. Você vai se surpreender .

26 comentários:

Blog do Ed disse...

Seis meses?!
Edgardo Amorim Rego

torbes gambarra disse...

Pode-se entrar com ação ainda ?

Anônimo disse...

Se os calculos foram feitos errados pela PREVI ela não tem a obrigação de refazer ?

Anônimo disse...

Certo, Dr. Medeiros.
A confiança cega nessas entidades acabou revelando uma série de erros que nos foram -- e talvez ainda sejam -- prejudiciais.
Seu artigo, a bem da verdade, nem necessita qualquer adendo, tal a clareza com que foi escrito.

Medeiros disse...

Essa ação já está prescrita.. o IGPDI é de 2003/2004. Eu avisei aqui no blog antes de prescrever.

Anônimo disse...

Mesmo estando prescrita não seria uma obrigação moral da PREVI solucionar esse erro de calculo ?

Anônimo disse...

Prescreveu quando ? Não lembro de ter lido sobre esse assunto no seu blog.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, qual o percentual de reajuste nos benefícios que tiveram os que ganharam a ação do IGPDI?

Soupreviplano1 disse...


Dr. Medeiros, permita-me:
Se ficarmos calados, vai chegar um dia em que o BB/Previ não vai mais creditar em nossa conta corrente o nosso benefício de aposentadoria. E os motivos que irá apresentar serão os mesmos que apresentou em relação ao BET. E aí, vamos recorrer a quem? Como vamos ficar, o que faremos?

Abraços

Anônimo disse...

Lá no Gerais de onde venho eles chamam isso de má fé

Anônimo disse...

Se a PREVI não aplicou os indices corretamente ela teria a obrigação de corrigir sem precisar de nenhuma ação na justiça, afinal o patrimonio da PREVI é nosso.

Medeiros disse...

Para isso foi criada a Ouvidoria na Previ. Entretanto, até agora a Ouvidoria não tem mostrado resultados concretos. Infelizmente. Tem tido uma atuação discreta.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, com todo respeito. Mas, se essa ação do IGPDI já prescreveu porquê o Sr publicou o resultado? Só para nos deixar mais desanimados? Na realidade não podemos fazer mais nada para obtermos o resultado positivo da Afabb do RS. Parabéns pela vitória, mas essa justa conquista obtida só nos deixa mais entristecidos por não podermos compartilhá-la.

Medeiros disse...

Colega anônimo. Você está distorcendo. A intenção não foi esta. O objetivo do post é chamar a atenção para que cada um faça cálculos ou mande fazer. Mais adiante vou mostrar outras anomalias. Aguarde.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Lembro-me que em junho/2003 a Previ deveria ajustar os benefícios do PB1 em 30,05% (variação do IGP-DI no período anterior: junho 2002 a maio de 2003), mas incorretamente concedeu reajuste de apenas 18%.

A chiadeira foi total, claro. A ANABB e a AAFBB impetraram ações na justiça do trabalho em favor dos participantes e assistidos prejudicados.

A Previ, então sabedora de que iria perder a ação, assinou acordo com as entidades citadas, que retiraram as ações, mas concedeu o reajuste de mais 12,05% nos benefícios devidos pelo plano, no que totalizou os 30,05¨% faltantes, conforme a variação do IGP-DI prevista no Regulamento do PB1.

Todos os acertos devidos foram feitos pela Previ na FOPAG de março/2004, podem conferir.

Sinceramente, nas minhas contas, e neste caso específico do período 2003/2004, a Previ fez os acertos devidos e não nos causou maiores prejuízos, a não ser pelo atraso nos pagamentos devidos.

Acredito que a AFBB RS, se não fez acordo com a Previ, ganhou a ação e a Previ foi obrigada a fazer os acertos devidos.

Só não entendi quando o Dr. Medeiros disse que "a PReVi comeu seis meses de atualização monetária de todos os associados".

Gostaria de ver melhores explicações sobre a ação da AFABB RS.

Abraço fraternal para todos

Anônimo disse...

Então doutor Medeiros eles "erraram" pra não se falar em outra coisa em seis meses contra os "assistidos" nunca corrigiram o erro e foram condenados na Justiça. Então se pergunta se na defesa seus advogados não alegaram que estão querendo quebrar o Fundo de Pensão? Mais raiva contra o Sr. Parabéns pra Afabb-rs pela Vitória. Eu teria ganho com certeza contra eles no Empréstimo Imobiliário. Acabei liquidando pra me ver livre graças a Deus mas deixei passar o prazo para reclamar na Justiça. Me arrependo ter sido bonzinho.

Anônimo disse...

Acho que se a PREVI errou nos calculos ela tem a obrigação moral de corrigir sem precisar ninguem entrar na justiça. Isso é muito sério e precisamos pressionar os eleitos e a OUVIDORIA.

Anônimo disse...

Teria como publicar de quanto foi o erro da PREVI nos calculos ?

Medeiros disse...

Pelo visto consegui despertar curiosidade nos colegas. Esse era o meu intuito. Chamar atenção para a necessidade de ir fundo nos cálculos. O Genesio tem razão quando diz não compreender quando falo que a Previ comeu seis meses de atualização monetária. Não foi bem issoque aconteceu. Vou publicar as sentenças e vocês vão entender onde ocorreu o garfo da Previ. O Genesio já levantou a poeira quando escreve que houve atraso no pagamento. Aguardem , pois, o próximo post.

Anônimo disse...

Dia 15 e nada de contra cheque...nem no APP.

Anônimo disse...

O doutor está certíssimo ao dizer que sempre confiamos cegamente na Previ e no BB.Nunca imaginei que pudesse ser enganado por eles.Além disso eu e a maioria não conhece os direitos que tem.Foi através deste blog que obtive informações que nunca teria.

Jair Mário Bork disse...

Já faz muito tempo, mas o Genésio Guimarães conseguiu refrescar minha memória.
Pelo que me lembro, até 2002 nosso reajuste era pelo IGP-DI, mas a PREVI resolveu mudar para o INPC que era bem inferior. Na época, nosso reajuste era feito na FOPAG de julho. Houve uma enxurrada de ações judiciais, com decisões favoráveis aos aposentados. Aí a PREVI recuou e resolveu conceder reajuste pelo IGP-DI a todos os aposentados, inclusive aos que não haviam ingressado em juízo. Posteriormente, não me recordo quando, nosso reajuste passou a ser regido pelo INPC e não mais em julho, mas em janeiro de cada ano. Se fomos ou não prejudicados, isso não sei dizer.

Anônimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Entendi o seu objetivo. Grato.

Anônimo disse...

Essa historia vai render porque não consigo nem imaginar a PREVI errando nos calculos e nem corrigindo depois. Temos os eleitos, temos a OUVIDORIA, a PREVI não é do Banco é nossa e nem consigo pensar que teve erro e não foi corrigido, independente de qualquer prazo de prescrição.

Medeiros disse...

Sobre os autopatrocinados farei mais adiante uma postagem sobre a situação deles, que é bastante injusta, no meu ponto de vista. Eu não domino bem a matéria. Tenho que estudar. Mas sou simpático à causa.


Anônimo disse...

É verdade. O BB surrupiou a nossa parte do BET.