PALESTRA DO PRESIDENTE DA CASSI ME DECEPCIONOU

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Fui assistir a palestra do presidente da Cassi aqui em Porto Alegre de espírito aberto.  De repente com a direção fiscal da ANS o bom senso poderia ter voltado e a visão do BB e dos diretores da Cassi estaria mais translúcida e menos estressada a respeito de uma solução para o impasse em nosso plano de saúde.

Infelizmente não foi o que vi. O recado foi o mesmo de antes. O acionista majoritário do BB impôs condições e limites para a negociação. O BB só colocará dinheiro se a reforma estatutária for aprovada. Caso isso não aconteça a Cassi quebra, não tem condições de sobrevivência. O risco de liquidação do nosso plano de saúde foi exaltado ao máximo. Respondeu só as perguntas por escrito. Não houve debate.  Senti-me frustrado.

O que é isso, trocando em miúdos?  Isso, para mim, é coação. Pode até ser considerado como extorsão. Fazer ameaças, chamar atenção para riscos,  para obrigar  alguém a tomar um determinado comportamento que traga vantagens ou proveito econômico é extorsão, conforme o CP., artigo 158, e isso pode contaminar ou viciar todo o processo, inclusive os responsáveis podem ser responsabilizados penalmente.

O diretor Satoru me perguntou  pessoalmente se ainda estava brabo com ele. Disse que sim. Continuo sem aceitar o terrorismo e a ameaça como forma de convencimento.

Sou natural de Uruguaiana, lá da fronteira, onde uma de nossas manias é resistir a qualquer intimidação. Ninguém nos ganha no grito. Gaudencio Sete Luas cantava que se “troveja a gritaria, já relampejo minha adaga”.

Saí da reunião crente de que vão nos impingir goela a baixo a reforma estatutária, que afeta a nossa equidade com o patrocinador e quebra o princípio de solidariedade, além de outras desvantagens na governança, e que, ao final e ao cabo, esse é o principal objetivo de todo esse processo desgastante, além, é claro, do intuito do banco aumentar seu lucro e o PRL de seus diretores e superintendentes. Desta vez a proposta , qualquer que ela seja, será aprovada pois a ameaça de perder a Cassi predomina e pressiona os resistentes.

Saí também, mais do que nunca, decidido ajuizar o PROTESTO JUDICIAL de nossos direitos adquiridos em nosso contrato  de trabalho, que traduza o grito de indignação que está trancado na garganta e demonstre a inconformidade com a maneira como o BB está conduzindo a questão, se furtando de sua responsabilidade na gestão desastrosa dos últimos sete anos e tentando nos impingir uma Cassi descaracterizada e destituída do espírito de solidariedade que sempre animou o funcionalismo do Banco do Brasil a trabalhar pelo engrandecimento do banco e desenvolvimento do país.

37 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,

Gostaria de que o senhir falasse sobre a eficácia do protesto judicial, pois alguem comentou comigo, que, havendo aceitaçao da reforma dos estatutos pela maioria, esse procedimento seria inócuo.

Medeiros disse...

Colega,

Quem falou com você que o protesto não tem valor caso a maioria aprovar é do grupo que quer a aprovação a qualquer custo e não quer que seja ajuizado o protesto. Ele não é inócuo. Pode servir para fundamentar ações judiciais e aumentar consideravelmente as chances de sucesso. Ele inclusive questiona a aprovação alegando que ela está sendo obtida mediante coação. É uma medida cautelar, uma manifestação de ressalva de direitos. Ninguém está sendo obrigado a entrar. Entra quem está desconfortável e não quer se sentir manipulado. Em geral todos que entram se sentem melhores porque o protesto traduz o que desejam com relação aos seus direitos.

Anônimo disse...

Estive na reunião. Senti o mesmo que o doutor As ameaças continuam. Temos só 120 dias para salvar a Cassi, falou o Satoru. A Cassi trata com vidas, temos que pensar nisso, não podemos aventurar nem imaginar soluções que não vão se concretizar. O BB já disse até onde podia ir e quais as suas condições para manter a Cassi, falou o Denis.

Anônimo disse...

O presidente também falou que o memorando de entendimento não vai ser renovado. O cenário do ano que vem é horrível, a projecaode 2020 é de um déficit de mais de um bilhão. Aterrorizante.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Difícil para mim compreender como um cidadão da sua estirpe ainda suporta os poderes desse país.
Tudo está carcomido pela corrupção. Não há indícios de honestidade em quase absolutamente nada.
Estamos velhos, acoados, indefesos e endividados por conta da subtração de direitos
Não existe solução contra o poder do dinheiro aqui na Terrs

Anônimo disse...

Ao colega das 14,59

Não importa se o protesto vai ter resultado efetivo. Só o fato de expressar o que é verdadeiro já me serve. Para simples registro. Para mostrar quentão sou bobo. Serve como atestado. E custa barato. Somente 350,00. Vou fazer, SIM.

Oscar

Anônimo disse...

O presidente da Cassi falou no início de sua palestra o seguinte. É o pior momento da Cassi . Estamos falando da possibilidade do fim da Cassi. Depois no decorrer da palestra deixa evidente que temos que concordar com a proposta do BB se quisermos que a Cassi sobreviva, porque o banco não vai mais melhorar sua proposta.

MAUS disse...

CASSI:

Insisto que o problema BB+PREVI+CASSI, deve-se aos BÔNUS PISTALAGEM que Executivos do BR-BB-CEF-ITAU-STDER e todas as Instituições que os cercam... R$2 a 5.000.000,00 ao ano para obedecerem cegamente aos desmandos desses patrões.

Só mesmo desratizando as Estatais e Fundos.

Antes disso NINGUÉM VAI SE FURTAR A COMETER AS ILEGALIDADES na PREVI e CASSI!

E os mega salários e Aposentadorias das UnFederais e Estaduais, de R$60.000,00 muitas vezes cumuladas com outros benefícios.

Rosa disse...

Vamos para o protesto sim! Podem contar comigo!

Anônimo disse...

Pelo que entendi, não há outra alternativa, ou votamos SIM ou a CASSI acaba. Por outro lado, caso o NÃO vença, o estatuto da CASSI não mudará e nesse caso o PROTESTO JUDICIAL protestará o que?

Anônimo disse...

Um fato é que quem ganha esses megasalarios não estão nem um pouco preocupados com o plano de saude.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,
Concordo, em parte, com seu posicionamento por entender que o Banco do Brasil, criado para dar sustentação e capilaridade às políticas do Estado brasileiro, não pode se reger por "regras do mercado" e está sendo lentamente desmontado para dar lugar a uma outra empresa, igual "galinha dos ovos de ouro" alinhada apenas com o lucro. Assim, atingida em sua invejável plenitude como instrumento de incontáveis governos, passará finalmente seu controle ao "rei mercado", sob a égide da política do estado mínimo. Para os artífices desse projeto, os funcionários e a sociedade que se danem. Paguem a conta. Desse modo, o protesto judicial de ressalva de direitos será a única linguagem que esse "rei mercado" entendera.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros
"O acionista majoritário do BB impôs limites..." Quem é? Senão o Tesouro. Quem dá as ordens? Min.da Economia. O resto só cumpre as ordens. Vou com o protesto. Ainda mais que ele ajudará numa possível ação judicial. Quando chegar a hora não vou pestanejar. O País entrando em recessão menos para os Bancos e banqueiros que querem mais. Esse Sr.e seu colegiado já deveria ter colocado os seus cargos a disposição desde a primeira eleição em vez de ficar fazendo ameaças e terrorismo. Podem até estar numa sinuca criada por quem? Por que então foram candidatos? Não sabiam por acaso que iam pegar um rabo de foguete? Isso parece até político profissional. Posso até ficar sem Cassi como ele diz porque não confio em palavras com tom de terrorismo. Para tirar direitos de mais de cinquenta anos vão ter que pedir autorização do Judiciário. Mas e se quebrar? Vão quebrar de qualquer jeito. Não são preparados para gestão de saúde desse muito tempo. Bom nem falar.

Medeiros disse...

Anônimo das 17,55,

Em que mundo você está ? Se não quer fazer o protesto não faça. Mas chega de criar dificuldades. O colega das 18,44 foi muito mais lúcido. Acorde.

Medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que bom que tem quem nos defenda. Obrigado dr. Medeiros

Anônimo disse...

Vou votar não se vier a mesma proposta, não aceito chantagem emocional e pressão da maneira que estão fazendo. Isso é um absurdo. E VOU FAZER O PROTESTO JUDICIAL. PAGO QUALQUER VALOR.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS/


A MELHOR COISA DO MUNDO é ser SEU FIEL SEGUIDOR, e, abraçar de FORMA INCONTESTE, todas as suas determinações, pois elas
INVARIAVELMENTE se transformam sempre em INESTIMÁVEIS BENEFÍCIOS.
Por fim, tendo em vista que pretendo aderir ao PROTESTO JUDICIAL, desejaria saber, por favor, se for possível, QUAL O MOMENTO POSSÍVEL/ADEQUADO para o seu ENCAMINHAMENTO? Muito obrigado.

Anônimo disse...

Posso estar equivocado, mas com certeza, s.m.j., o Dr. Medeiros, com o protesto pela ressalva de direitos pretende resguardar seu benefício de assistência à saúde em face de obrigações do BB, decorrentes estas do anterior vínculo empregatício. Resumindo: o antigo empregador teria responsabilidade direta na manutenção dessa assistência. Eis a razão porque pretendo participar de sua ação, se me for permitido.

Medeiros disse...

É isso aí e mais um pouco. Quanto ao melhor momento de ajuizar o protesto eu estou avaliando-se antes ou depois da aprovação da reforma estatutária. Depois da palestra do presidente da Cassi acho que já temos condições de ajuizar preventivamente. Na próxima postagem vou dar as instruções.

sss disse...

Por favor, alguém poderia dizer se há algum problema, caso seja feito uso da portabilidade da conta do BB para outro banco, e se demora. Obrigado.

Anônimo disse...

Ontem tive a pachorra de ver no YouTube a interpelação na CPI do BNDES, de um cidadão sócio em dezenas de empresas cujos ativos somam 12 bilhões.
Tudo parece desaguar em cima de nós. Existe uma camada da sociedade que se beneficia das riquezas existentes, auxiliada por integrantes dos 3 Poderes.
A concepção de banco, seguradoras e coisas afins que jamais engolem prejuízos, deve ter nascido nas profundezas do inferno.
A pessoa humana não tem a menor importância para essas coisas.
Bom, cabe um alerta para esses indivíduos que se prestam ao papel de nos oprimir:
NAS PEDRAS DA GEÓRGIA ESTÃO GRIFADAS PALAVRAS ATERRORIZANTES, DE QUE A POPULAÇÃO MUNDIAL TERÁ QUE SER REDUZIDA A 500 MILHÕES DE PESSOAS.
Pessoalmente eu não acredito que vocês estejam incluídos nesses 500. Para os donos do mundo, vocês não passam de macacos adestrados cumprindo o propósito de nos exterminar. Depois serão vocês, seus bundões

MAUS disse...

PORTABILIDADE DE CONTA NÃO PODE DEMORAR.

BOM VER SE CONSEGUE CONTA-SALÁRIO, ESPELHO DE CONTA-CORRENTE NORMAL.

ABRE CONTA PF, COM TARIFA MINIMA OU ZERO.
- JUNTO SOLICITA VER SE CABE CONTA-SALÁRIO, QUE INFORMARÁ À PREVI.
ou
SIMPLESMENTE CONTA-SALÁRIO.

LEMBRE QUE O SITE DO BB é o MELHOR dos BANCOS, depois BRADESCO... ITAU.

A CEF TEM O PIOR INTGERNET BANKING, DEMORA 15 a 30 MIN PARA PROCESSAR TEV, TED, ETC.
- RESGATE EM FUNDO RENDA FIXA SÓ DIA SEGUINTE.

OBS: CEF NÃO É BANCO NÃO TEM CONSELHO ACIONISTAS, QUEM MANDA LÁ É O SINDICATO...








Anônimo disse...

13:34

Quem define a instituição financeira detentora da conta-salário é o empregador ou seu substituto -- no nosso caso, aposentados, a PREVI.
Isto não impede que o beneficiário solicite que todo crédito mensal seja de imediato transferido, sem ônus, para sua conta corrente em outra instituição financeira.

Anônimo disse...

Sei lá.
É uma luta de Davi e Golias.
No nosso caso não sei se Deus está do nosso lado, pq Ele não é parcial, o resto da população está pior do q nós (SUS).

Anônimo disse...

Eu tinha aberto uma conta no Bradesco, perguntei se poderia transferir o crédito de meu salário pra lá, a moça me deu um papel onde eu assinei e entreguei no BB, já no próximo dia 20 meu salário entra direto no Bradesco, nem passa pelo BB, minha conta funci ficou lá com dívida no CDC Funci, não consegui mais pagar. E movimento e pago tudo na Internet no computador (celular não). Bradesco vc liga te atendem e resolvem, no BB nem telefone mais atendem! A única coisa que vc não consegue é ver o lançamento futuro, só vê no dia 20 mesmo. E já faz dois anos, estou muito satisfeita assim, com o nome sujo no BB, mas continuo pegando talão no Brad e com limite especial e cartão crédito ( não muito, mas tenho)).

Anônimo disse...

O BB está irredutível porque a questão Cassi tem que estar resolvida ante a uma eventual (e não muito distante) privatização do banco. No âmbito administrativo, já estão remodelando a estrutura com um novo modelo organizacional, criando Postos Avançados de Atendimento, enxugando agências e o funcionalismo. Tudo isso para apresentar ao mercado um produto final bastante atraente, um banco moderno (sic), funcional, bem estruturado, e sem pendências complexas a resolver.
A Cassi é a cereja desse bolo.

Cláudio

Anônimo disse...

Eu duvido que o Banco tenha "aquilo" roxo para deixar a Cassi quebrar, mesmo que a reforma não seja aprovada. Não vai ter coragem para prejudicar vidas que dependem do plano de saúde, nem vai querer carregar essa culpa para sempre. Porque, aí sim, penso, teríamos todo o direito do mundo de até pedir a prisão desse pessoal, sem falar em altas indenizações.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 20:35 e a cassi como você vai fazer?

Anônimo disse...

Meu caro, acho pouco provável que esses caras que estão aí tenham alguma preocupação com o social! O Guedes quer é entregar tudo e a gente que se exploda! E o outro defecar pela boca para alguns engolir e aplaudir achando o máximo suas palavras de troglodita.

Anônimo disse...

Colega de 13 de agosto de 2019 20:35

Pelo aplicativo PREVI você deverá conseguir ver o contracheque antes que apareça no site. Com certeza sua conta-salário continua no BB.

Anônimo disse...

Vamos de protesto.

Anônimo disse...

É coação mesmo, dr Medeiros

Anônimo disse...

Ao anônimo 13/08 20:35 e o que você vai fazer com a Cassi colega, estou curioso.

sss disse...

O da cassi vai direto da fonte para a conta cassi, não?

Anônimo disse...

Dr:Medeiros e verdade que a PREVIC,foi istinta??

Anônimo disse...

Ao colega anônimo de 15/08 as 23:36

Não entendi o que vc de fato quer saber, mas vamos lá; : Os descontos continuam os mesmos na folha de pagamento. Assim como acontecia no BB, no Bradesco entra o valor líquido. Não sei se é implantado no sistema do BB "transferência de pagamento", ou se vem da Previ direto p/ Bradesco., mas acho que é a primeira opção.
Agora, se vc quer saber sobre minha decisão de voto a respeito da cassi, votei as duas vezes contra, agora estou pensando ainda, não sei o que fazer. Só sei que na nossa idade não podemos ficar sem plano, e não dá para pagar outro, que é muito caro.