O ESPELHO DE NOVEMBRO

domingo, 22 de novembro de 2020

No meu tempo de BB nós chamávamos o holerite assim. Agora chamam de contra cheque.


Resolvi dar uma olhada no meu espelho de novembro, que inclui o benefício normal do mês mais a metade do décimo terceiro. Fazia tempo que não olhava, agora que a Previ não envia mais pelo correio.

Fiquei impressionado com os descontos, que consumiram quase a metade do valor . Gente, quase a metade  foi de descontos. O imposto de renda e a Cassi foram os maiores.

Acresce considerar que em abril , quando é paga a outra metade do décimo terceiro, não ocorrem descontos, que são transferidos para novembro e aí são cobrados em dobro.

A Cassi também teve aumento expressivo. No meu caso paguei quase três mil reais de Cassi. Achei muito.

Eu tenho o ÉS. Minha prestação anda em torno de três mil e quinhentos reais. Esse é um desconto também substancial. Eu utilizo o dinheiro que tiro no ÉS só para investimentos materiais. Compra de carro, reforma na casa da praia, etc. Não uso para consumo, como viagens, roupas, presentes, bebidas, etc. isso significa que pago as obras em prestações racionais e compatíveis. Além disso levo em conta que em caso de morte o empréstimo é quitado, não passa para meus sucessores.

Alguns reclamaram de erros no contra cheque. Eu não encontrei nenhum. Fiquei um pouco chocado com os descontos. Só isso. Antes o que eu recebia no mês de novembro eu aproveitava para acertar contas e comprar os presentes de Natal. Hoje isso não é mais possível. Mas, no contexto em que vivemos atualmente, não dá para reclamar, só para almejar melhorias. Afinal, sempre há esperança de dias melhores.



32 comentários:

Jair Mário Bork disse...

Muitos já esqueceram que o 13º salário dos aposentados, a cargo do INSS já foi totalmente adiantado na metade do ano. No nosso caso, em que ele representa uma parcela pequena, não há muitas surpresas, mas os aposentados que recebem apenas 1 salário mínimo não terão 13º nesse final de ano. Sem dúvidas, será um natal muito pobre.

Magalhães disse...

Mestre Medeiros,

Será que algum dia a contribuição mensal dos aposentados, deixará de ser cobrada pela Previ?
Magalhães

anonimo disse...

esse ano, excepecionalmente foi adiantado em maio, por conta da pandemia adiantamento 13. por isso ficamos logrados....

Anônimo disse...

Preço da batata dispara e cesta básica já encosta em R$ 1.000 em SP

Anônimo disse...

Apesar da promessa de campanha presidencial, não há haverá atualização da tabela do imposto de renda, cuja defasagem atinge 103,87%. Para aqueles que tem empregada doméstica, também não poderão deduzir a contribuição patronal.

Anônimo disse...

Colega,
Perguntei sobre Abraprev...

Barros-Maceió(AL) disse...

A Previ também precisa começar a pagar aos funcionários do BB, empossados até o dia 14.04.1967, uma vez que as aposentadorias dos mesmos são de responsabilidade do Banco do Brasil, conforme compromisso assumido desde 1947. Ingressamos na Previ no mês de abril de 1967 pagando contribuição até o dia de hoje. São 53 anos de recolhimentos e nada recebemos da Previ. A Previ é responsável pelas aposentadorias dos servidores com posse a partir de 15.04.1967. Nós, os funcis conhecidos como Pré 67, temos um crédito na mão da Previ, não sei quando será o dia que receberemos o nosso direito. É preciso que alguém faça alguma coisa para se buscar o que é nosso. Os colegas Rui Brito e Chicão da Paraiba sabem muito bem desse assunto.

Anônimo disse...

O novo site da Previ ainda está totalmente descontrolado.Devo 174.000 no ES e hoje está constando que não possuo nenhum empréstimo contratado.Que bom!

Anônimo disse...

Previ sem atendimento via telefone e no App fora do ar. Tá bao demais.

Unknown disse...

Alguem ja teve o vlr. Adiantamento 13. Creditado na Conta?

celso bernades disse...

gostaria de saber o que esta acontecendo com a previ pois não consigo reformar o meu décimo terceiro(13) é problema financeiro ou não estou preocupado alguém pode me responder obrigado

Anônimo disse...

Tenho acompanhado essa lamentável situação do site Previ. Que falta de responsabilidade para com os "donos da Previ". É não dão a mínima. Parece o apagão no Amapá. Mas isso é o Brasil. A cada governo que entra a coisa piora mais tamanha a esculhambacao.

Jair Mário Bork disse...

Aqui em Itajai um colega ganhou na justiça um caso que beneficia os que ingressaram no BB antes de 1963. Segundo ele, embora tenha se aposentado com 27 anos de contribuição, conseguiu passar a receber 30\30 do salário, inclusive com direito aos atrasados. Se alguém entrou no BB antes de 1963, procure um advogado, que é tiro e queda.

WILSON LUIZ disse...


ÊTA NÓIS, VÉINHOS PORRETAS

Para tristeza da PREVI, estudos demonstraram que a eficácia de imunização da vacina do laboratório Moderna é de 97% para os idosos, mais até que para os mais jovens, 95%. Por outro lado, a queridinha do Bolsonaro, do laboratório Astra Zeneca com a colaboração da universidade de Óquisforde teve taxa média de eficiência de 70%. O inusitado dos testes é que, em quem tomou duas doses completas a eficácia foi de 62%, já os que, por engano, tomaram meia dose e depois dose completa, tiveram 90% de efetividade. Vá entender o que está valendo; o pior é que parece ser esta a vacina que o governo vai adquirir, por ser a mais barata.

SEM MEDO DE SER MARICAS

De qualquer forma, meu braço está à disposição da primeira vacina que passar na minha frente. Parece que a ordem de prioridade vai ser, com toda justiça, primeiramente para nossos heróicos trabalhadores da área de saúde, em seguida os velhinhos, e depois o resto.

DESCALABRO

Estão estocadas, no aeroporto de Cumbica, quase 7 milhões de testes para detecção do covid, tipo RT/PCR, a mais eficiente e cara, pelas quais o ministério da saúde pagou R$ 270 milhões; o revoltante é que vão vencer nas próximas semanas. Parece piada pronta, mas quando o presidente nomeou um general para ministro da saúde, declarou que ele era “especialista em logística”.

USO CONTÍNUO

Uma das dúvidas, que só será esclarecida decorrido algum tempo, é por quanto tempo a vacina imuniza quem a tomou; só não espero que seja uma vacina de uso contínuo.

VIVAMOS A VIDA

Temos que seguir a vida, devidamente mascarados, alcoolizados e distanciados; a economia não pode parar, prejudica os mais pobres. Agora, vamos combinar. É indesculpável o que temos assistido, festas com milhares de participantes sem qualquer proteção, na maioria jovens, que são pouco afetados pelo vírus, mas que podem transmití-lo aos idosos, inclusive em seus próprios lares. Estudos indicam que estas aglomerações são responsáveis por 80% de novos casos, o restante é dividido por locais de trabalho, escolas, restaurantes e bares, etc.

WILSON LUIZ disse...


Caro Barros( 23.11, às 12:27 hs.), da belíssima Maceió, onde já turistei antes da pandemia.

Creio, salvo engano, que não teríamos direito a crédito junto à PREVI, já que nossos benefícios foram pagos normalmente, pelo fundo. O que deveria é o Banco ressarcir a PREVI pelo pagamento dos benefícios dos pré 15.04.1967; não acredito que o tenha feito.

Recebo, pela FOPAG, na verba P300, a maior parte do benefício, e uma parcela, menor, na verba P309, que é paga pelo Banco, referente ao incentivo que chamávamos P.N.B.V.(pé-na-bunda dos velhinhos), um incentivo à aposentadoria dos funcionários mais caros.

Anônimo disse...

Ainda bem que a OAB-SP desmentiu que uma destrambelhada não é advogada coisa nenhuma. Fazem horrores essa gente e adoram sujar uma classe.

Felipe Osório da Silveira disse...

Não entendo até hoje esse pagamento do banco para quem ingressou no banco antes de 1967, meu pai ingressou em 1959 e não recebeu nada dessa tal verba ai e não sei se minha mãe que é pensionista tem algum direto em alguma ação na justiça alguém tem como ajudar isso?

Anônimo disse...


Ninguem vai me obrigar a tomar qualquer vacina.

Anônimo disse...

Ao Felipe, das 15:44
Posso estar errado, Felipe, mas pelo que sei o Banco é o responsável pelo pagamento das aposentadoria de quem ingressou antes de 1967. Recebemos da PREVI mas ela se ressarce com o Banco. Se for realmente isso, não há nada que reclamar ou algum direito de receber mais. Pelo menos, é o que sei. Talvez esteja equivocado.

Anônimo disse...

Um help
Alguém que tenha desvinculado o benefício do INSS da folha de pagamento da previ,que possa me informar se está satisfeito com a decisão?
Grata!!!
Pensionista rs

Medeiros disse...

Oi pensionista

Aqui na Afabb Rs quem fez a desvinculação se arrependeu e depois quis voltar e não conseguiu. Hoje o retorno não é mais possível porque acabou o convênio com o INSS. O atendimento da Previ está lento e difícil mas está atendendo. Tem que insistir e ter paciência

Anônimo disse...

No meu caso a desvinculação foi muito satisfatória porque com o meu benefício da Previ tenho margem consignável suficiente para o teto do ES e com o INSS fora da fopag da Previ contratei consignados em outros Bancos.Eu não me arrependi e não voltaria se fosse possível mas depende da situação de cada um.

MAUS disse...

INSS - benefício fora da Folha da PREVI:

"No meu caso a desvinculação foi muito satisfatória ...
25 de novembro de 2020 11:31"

Concordo e acrescento:

Eu sempre recebi o INSS à parte, inclusive antes de me aposentar no BB.

Uma vantagem:
o IRRF no INSS é menor, mas vai acrescentar na DIRPF.
- no meu caso, tenho despesas com instruções que anulam esse acréscimo.

Quem optar por separar agora, poderá ter MC negativa na PREVI.
- tem Banco oferecendo Consignado INSS na taxa de 1,25 a 1,35 (com FQM).
- pesquise essas condições, INCLUSIVE o seguro embutido.
- mas você tem crédito novo.
- se usar bem para reorganizar o Orçamento, OK.
- inclusive melhorar o perfil de parcelas CDC no BB.
- é preciso considerar tudo isso.

Unknown disse...

Aqui em casa estamos totalmente satisfeitos. E olha que já tem uns 10 anos que desvinculados. Se arrependimento algum.

WILSON LUIZ disse...





Caro anônimo 24.11 às 23:06 hs., concordo com você, quando ocorrer a vacinação, deve ser voluntária. Por outro lado, só para vacinar os que, como eu, querem tomá-la, serão necessárias mais de 400 milhões de doses.

Não acredito que todo este povo poderá ser vacinado até o fim de 2021; com muita sorte a eficácia da vacina chegará a um ano, e já em 2022, será necessária uma revacinação geral, como acontece hoje com a gripe; os negacionistas anti-vacina beneficiarão os que querem ser imunizados.

Agora, me travestindo no Oráculo de Delfos, acho que, futuramente, os não-vacinados terão uma vida muito limitada. Certamente, sem comprovar vacinação não serão admitidos em qualquer outro país; não poderão fazer viagens aéreas, talvez nem em ônibus, sem falar em espaços públicos, como cinemas, teatros, shoppings; os anti-vacina, que estendem sua neurose aos filhos, não os vacinando, não poderão matriculá-los na escola.

Serão os leprosos do século XXI.

Anônimo disse...

Dr Medeiros

No ano passado o ES não subiu em novembro? ou talvez outubro? Estou estranhando.O Diretor de Seguridade foi trocado e até agora nada de elevar o limite do ES. O que será que está acontecendo?

Lourival

sss disse...

Isso anônimo. Seja firme em suas decisões.

Anônimo disse...

Lourival

O ES subiu em julho de 2020.

Foi de 170 para 175.

Agora em novembro ou dezembro poderia ir para pelo menos 180, principalmente agora que o saldo devedor está acima do limite por causa do inpc elevado.

Não temos como renovar nem temos qualquer alento.

Abracos

Anônimo disse...

Eu desvinculei o INSS da Previ há 15 anos e também não me arrependo. Deixar o INSS na Previ seria para aumentar a margem consignável mas não adianta aumentar a margem sem aumento do ES.Eu achei que o INSS não estava sendo considerado para fins de consignado e sendo desvinculado foi possível utilizar a margem consignável em outros Bancos.

Anônimo disse...

DR

Estamos acima do limite na Previ e na Cooperforte.

Não temos como renovar em pleno fim de ano.

De onde virá um alento?

Abraços.

Anônimo disse...

Essa colocação que o Wilson Luiz fez acima, é bem interessante, considerando que ninguém olhou pelo ângulo abordado, na decisão de se vacinar ou não. Eu, se a covid não me pegar antes, quando iniciarem a vacinação só não vou querer ser o primeiro. Vou esperar um pouquinho e após verificar se os já vacinados estão bem, certamente também vou me vacinar.

Francisco disse...

Sobre o consignado, para aqueles que tem o INSS desvinculado da PREVI, indago se, independente da idade, existe a concomitante contratação do seguro prestamista. Estou nos 74 e o BB não aceita fazer CDC com dito seguro. Alegam idade "excessiva" (risos).