SOBRE O RESULTADO DA PREVI

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A Previ divulgou seu resultado até setembro. Apresentou um déficit de 7,99 bilhões, arredondando oito bilhões. 


Esse resultado negativo não é bom, nem nos deixa tranquilos. Já era para ter recuperado o susto da pandemia, que derrubou a bolsa de valores.

Para mim o índice do Ibovespa que nos interessa está na casa dos 110.000 pontos, para cima. . Hoje está em 103.000. Será que sobe até o final do ano ?

O ministro Guedes deu uma gelada no mercado ontem falando em hiper inflação e em novos gastos com o auxílio para o COVID 19. De fato, o IGPM e o IGPDI andam nas alturas, cerca de 23 porcento, isto enquanto o INPC está pouco acima de 3 por cento.

Está se falando fortemente numa nova onda de COVID 19, hoje os hospitais de Porto Alegre divulgaram um alerta, as unidades de emergência estão superlotadas. Incrível o número de casos novos.

O presidente da Afabb RS e sua esposa testaram positivo e estão em tratamento em casa.

Atritos na cúpula do Governo também preocupam entre Bolsonaro e Mourão por causa da Amazônia.

O panorama , portanto, na véspera da eleição, é sombrio, agravado com o fato de que os sistemas eletrônicos dos tribunais foram violados, promovendo uma grande insegurança jurídica processual.

Pela primeira vez na vida não vou votar, seguindo orientação médica e porque meu candidato, que era o colega Fortunati, renunciou.Mas desejo que cada um cumpra com sua obrigação de cidadão.

27 comentários:

Anônimo disse...

Eu também não vou votar pela primeira vez em uma eleição, vou me preservar e me manter em isolamento todos os idosos a partir de 60 anos estão autorizados à não votar por conta da Covid.
Vamos nos cuidar estamos em tempo de pandemia.

Jair Mário Bork disse...

Creio que o colega Wilson Luiz está muito otimista vaticinando um reajuste em janeiro entre 5e 6 %. O acumulado até outubro não é de 4,77%, como ele citou, mas sim 2,95%. E provavelmente o governo maquiará os índices de novembro e dezembro, para que a inflação fique no máximo em 3,5%. É a minha opinião.

WILSON LUIZ disse...


ERRAAAAAMOS

Equivoquei-me, em postagem na matéria anterior, ao interpretar a buchada do bode preto, que me sinalizou o tal índice de 5 a 6%; peço desculpas se criei falsas expectativas para algum colega.

Mais prevenido, desta vez consultei o Oráculo de Delfos, que me garantiu que o índice de nosso reajuste deve ficar em torno de 4%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

EM NEGAÇÃO

O presidente Bolsonaro ainda não se conformou com a derrota de seu grande ídolo, Trump, na eleição americana. Uma coisa é você posar de Napoleão de hospício em dueto com o presidente dos Estados Unidos, o difícil vai ser atuar sozinho no picadeiro.

Como o presidente não escuta conselhos sensatos, tenho medo que sua intempestividade cause problemas para nossa já difícil recuperação econômica.

A propósito, já revisei meu bacamarte para a anunciada guerra com os Estados Unidos. Vai que a gente ganha...

Trader anônimo disse...

Para mim o índice do Ibovespa que nos interessa está na casa dos 110.000 pontos, para cima. . Hoje está em 103.000. Será que sobe até o final do ano ?

- Parece-nos desconhecimento afirmar 110.000. Nossa hipótese : pirâmide financeira...inflação acelerada corroendo ativos...Previ ficando com os bluemicos...

Anônimo disse...

https://www.seudinheiro.com/2020/empresas/petrobras-informa-anulacao-de-sentenca-da-petros-e-previ-em-camara-de-arbitragem/

Salvo melhor entendimento, ações da espécie, na Corte Americana o desdobramento foi a favor dos acionistas. Na terra de Tupiniquins, se os Fundos ganhassem, por questão de isonomia, os pequenos investidores seriam indenizados também.

Paulo Beno disse...

PREVI - PLANO 1 - QUANTOS SOMOS EM SETEMBRO/2020 :

de 46 a 54 anos...4.965 ativos + 4.566 aposentados = 9.531
de 55 a 64 anos...2.084 ativos +27.850 aposentados = 29.934
de 65 a 74 anos... 261 ativos +34.921 aposentados = 35.182
de 75 a 84 anos.... 25 ativos +11.351 aposentados = 11.376
de 85 a 99 anos..... 4 ativos + 3.512 aposentados = 3.516
mais de 100 anos..... 0 ativos e .. 18 aposentados = 18

TOTAIS PLANO 1 : 7.339 ATIVOS + 82.218 APOSENTADOS = 89.557 + 21.845 PENSÕES

FONTE: "pAINEL pREVI SETEMBRO/20

Anônimo disse...

Sem alongar o assunto pois não é objetivo do blog. Depois das últimas palhaçadas a que assistimos o atual PR pode colocar a viola no saco e se juntar ao ex dono do mundo. Aliás já tá pintando novidade.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


A possibilidade de nosso aumento salarial em JANEIRO/2021, ser entre 4,5 a 6% É REAL, pois o “cálculo” é sobre o INPC “acumulado” nos últimos 12 meses, e, “nenhuma tergiversação” a mais.

Anônimo disse...

7,99 bi. O BET patrocinador corrigido equacionaria o déficit, a Reserva de Contingência, com sobras para a Reserva Especial.

Anônimo disse...

Hoje é dia 16.11.2020, consultando o site da previ pra ver o contracheque as 10,45 hs consta como indisponivel.
Realmente é de uma competencia faltando 4 dias para o dia 20 e a PREVI ainda não concluiu a folha de pagamento.
Parabéns PREVI.

Felipe Osório da Silveira disse...

Alguém mais não está conseguindo acessar o contracheque pelo APP?. Aqui nem aparece o botão para entrar.

Anônimo disse...

Pode ser impressao minha mas a contracheque do mes de Novembro está cheio de erros, além de demorar pra processar ainda vem com erros, fora o descompasso que o contracheque é publicado no aplicativo de celular, no sisbb e pelo computador sem ser pelo aplicativo e não colocam simultaneamente. Isso é um esculhambação.

MAUS disse...

MÁGICA ou ENCOMENDA do PCCchina?

https://terrabrasilnoticias.com/2020/11/urgente-comprovada-fraude-eleitoral-em-winsconsin-apuracao-tem-mais-votos-que-eleitores-no-estado/

110% de votos x eleitores era comum no NO-NE.

https://terrabrasilnoticias.com/2020/11/urgente-comprovada-fraude-eleitoral-em-winsconsin-apuracao-tem-mais-votos-que-eleitores-no-estado/

Anônimo disse...

Colegas,

Por favor, se conhecem a Abraprev, me informem, pois recebi informações via e-mail sobre ações a serem ajuizadas no mês de dezembro 2020.
Estou em dúvida pois não sou associado da referida entidade.

Anônimo disse...

Concordo plenamente, só que já vem maquiando faz tempo. Onde é que a inflação real dar isso? É no mínimo de 10%.

Anônimo disse...

Prezado anônimo do dia 16/11 às 16:02 - em seu comentário mencionou que "contracheque do mes de Novembro está cheio de erros". Fiquei curioso e gostaria de saber quais erros você detectou?

Jair Mário Bork disse...

A impressão que tenho é a de que o Banco quer se livrar dos aposentados, senão vejamos:
= Meu limite do cheque-ouro foi reduzido para 300,00. Isso mesmo, trezentos reais.
= Até o mês passado, eu era isento de mensalidade pelo Ourocard. Neste mês, na minha fatura constou um débito de 83,00 a título de "anuidade diferenciada".Até que não achei muito, mas quase caí de costas quando soube que na realidade era "mensalidade", que seria cobrada todos os meses. Na agência, informaram que era porque meu cartão é "black".Só se fosse "gold", poderiam me isentar da anuidade. E o pior é que tenho 2 cartões, um Visa e outro Mastercard, que na época fiz para ter 2 datas de vencimento. Com isso, teria que pagar mensalmente 83,00 X 2, ou seja, 166,00.
Fiz o que qualquer vivente medianamente inteligente faria: Pedi para cancelarem 1 dos cartões e substituirem o outro, do black para gold.
Em resumo, depois de 54 anos de fidelidade ao BB, estou estudando a possibilidade de trocar de banco. Só que ainda não sei se os outros bancos são melhores ou piores.

Anônimo disse...

Pelo que consegui verificar realmente a PREVI andou fazendo uma bagunça em diversos itens de meu cadastro. Um deles, relativo aos dependentes de imposto de renda na fonte, manteve minha esposa, o que é correto, mas sem seus dados como CPF, etc., e acrescentou um filho, com 44 anos de idade, que é funcionário do próprio Banco(??).
Já no contracheque colocou no campo "Dep. IRF" a informação erronea de ZERO.
Durma se com um barulho desses...

WILSON LUIZ disse...



VÁ ENTENDER...

O governo faz de tudo para desconstruir a coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a China, que o presidente chama de “vacina do Dória”.

Por outro lado, acabei de ler que estão negociando a compra da vacina da Pfizer(americana, of course), aquela que tem que ser conservada a 70 graus negativos, que exige, para sua distribuição, uma logística muito complicada e cara; só se for para uso do alto escalão do poder, em Brasília.

Leio que muitas pessoas fazem ressalvas à coronavac por ter sido desenvolvida na China. Por mim, tomarei qualquer vacina que seja comprovadamente eficiente, seja chinesa, americana, russa, marciana, só não tomarei as oriundas do Paraguai.

Temos que encarar a realidade. A China é, hoje, o país mais avançado, tecnologicamente. Seu sistema de telefonia 5G é melhor e mais barato que a concorrência; infelizmente, acho que teremos que engolir o que os Estados Unidos determinarem.

Anônimo disse...

https://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/banco-do-brasil-fecha-agencias-no-exterior-funcionarios-se-dizem-traidos/

O processo de privatização continua de forma velada...

Anônimo disse...

Colegas, Senhores de compreensão elevada,

Leio noticias que são veiculadas em vários informativos estrangeiros, dizendo que a China enfrenta nova onda de Viroses, inclusive em noticiário chines, que decreta o confinamento e avaliação periódica em inúmeras regiões.

Cabe perguntar: Foram vacinados com a Vacina produzida na China???
Se sim, informar porque se fala em nova onda?

Em tempo: não vou tomar nenhuma das vacinas antes que se prove sua eficácia e sua avaliação em pelo menos dois anos, por possíveis efeitos indesejáveis.

Cada um deve decidir por si e por ninguém mais, democraticamente.

Que Deus nos proteja!



Anônimo disse...

A frase do ministro é bem atual,ou seja, enquanto eles só falam de covid vamo passando a boiada. É ou não é verdade? No setor bancário privado o Bradesco segue fechando agências e demitindo. O exemplo para os grandes bancos foi dado. Por isso recordar o passado não será a solução. Agora vêm esse Pix e é mais evolução nos serviços. Bom pra nós é ruim pra classe bancária. Há mais eu não vou ter despesa? Aí que tá. Bom pra mim e mais desemprego pros bancários logo ali. A classe caminha quase pro fim. Como tantas já foram.

Anônimo disse...

Colega você deve verificar que no dissídio coletivo, ativos e aposentados são dispensados de cobrança de tarifas cobradas pelos bancos. Aí tem coisa errada, vale a pena ligar e questionar o sindicato. Eu mesmo não pago nenhuma tarifa: cartão , TED, doc ...

WILSON LUIZ disse...


PIX

Ainda não sei se vou aderir ao PIX, vou esperar um pouco, tenho algumas dúvidas sobre a sua segurança; além do mais, meus combalidos neurônios talvez não consigam lidar com mais dados, é chave e senha para cada operação.

Por outro lado, acrescentou mais perigo a nossas caminhadas pelas ruas da cidade. Escutei, há pouco, em noticiário policial, que ocorreu um sequestro-relâmpago de um idoso, em que os meliantes queriam porque queriam que a vítima fizesse uma PIXada, isto é, transferisse uma quantia para uma conta por eles indicada. Foi difícil ele convencê-los que não usava o sistema, chegou até a apanhar, felizmente sem consequências mais sérias. Acho que,em minhas caminhadas, vou portar uma placa dizendo “NÃO USO PIX”.

Eu tenho o home-banking do BB, é muito prático e fácil; acho que alguns colegas não o utilizam por medo de fraudes. Pelo que deduzi, é praticamente impossível que a conta seja invadida por hackers.

Para ter o primeiro acesso, você recebe, em seu celular, uma senha de três letras, que é automaticamente apagada após 24 horas, se não utilizada. Com esta senha, você recebe outra, de oito dígitos, para validar suas transações.

O mais importante e porque acho que o sistema não pode ser invadido, é que a conta só pode ser acessada em seu computador pessoal, já tentei em vários outros e aparece a mensagem “este computador não está habilitado para esta operação”.

ANÔNIMO AINDA EX-ENDIVIDADO disse...



COVIDENDIVIDADO

Meu amigo Wilson Luiz telefonou-me, perguntando se eu poderia conversar com um outro seu amigo, engenheiro aposentado da Petrobras, que precisava de alguns conselhos sobre um problema de endividamento em sua família; ele me disse que não tinha a menor ideia do que dizer no caso, nunca havia vivenciado tal problema. Eu e Wilson somos amigos de longa data, assumimos na mesma agência, há mais de meio século, com diferença de dias. Foi uma convivência de mais de 10 anos no trabalho, até que ele decidiu fazer carreira, sendo nomeado chefe de serviço em dependência no interior. Ele sempre dizia que, se você vai ficar no mesmo emprego toda a vida, tem que procurar fazer o melhor, para a empresa e para si mesmo.

Na ocasião, éramos ambos caixas-executivos, função na qual me aposentei, sempre na mesma agência, em uma cidade muito boa, ele saiu como gerente-geral.

Na sua despedida, brincávamos com ele, dizendo “quem faz carreira no mato é veado”, só que hoje seu benefício é o dobro do meu, por isso ele nunca teve problema de endividamento. Não digo que estou arrependido, não costumo reclamar do leite derramado, mas às vezes lamento as oportunidades perdidas, como conseguir habitualidade de horas-extras, adquirida por vários colegas CAIEX, isto representaria um acréscimo de mais de 30% no valor do benefício. Na ocasião, eu trabalhava das 7 às 13 horas, tinha o resto do dia livre, nem queria ouvir falar de prorrogação do expediente, era só piscina, praia e, eventualmente, alguns bicos.

Também há uma pitada de azar; eu e Wilson mantínhamos contatos esporádicos, por telefone e em suas férias, quando aparecia para nos visitar, rodando mais de 1.200 km. ida e volta. Um belo(ou tenebroso?) dia, ele me telefonou dizendo ter descoberto uma “jaboticaba” da PREVI, se você vendesse 15 dias de licença-prêmio todo mês, por um ano, isso entraria na base de cálculo do benefício, o que o elevaria em outros 30%; aconteceu que eu havia me aposentado 40 dias antes!! Depois, a PREVI acabou com esta história, uma excrescência em que se contribuía por apenas um ano, e aposentado, se recebia este acréscimo por 30, 40, às vezes 50 anos.

Como já me alonguei demais, deixo para comentar amanhã o caso do endividamento mencionado pelo Wilson.

Anônimo disse...

Quando a Previ aumentou o limite do ES com míseros R$ 5.000,00 pensei que era um auxílio por conta da pandemia como fizeram outros fundos de pensão mas já era o aumento anual que eles simplesmente anteciparam?

Anônimo disse...

Colega de 18 de novembro de 2020 14:29

Aposentado sendo beneficiado em dissídio coletivo?
Pelo que sei aposentado não tem sindicato...
Tudo indica que o ex-patrão, para não perder os depósitos do grande números de aposentados e pensionistas, optou por manter a isenção em inúmeros serviços, a exemplo do pessoal da ativa.