FOI PALHAÇADA , SIM.

terça-feira, 22 de março de 2011

Gosto da divergência, do confronto de opiniões, da lide. Por isso escolhi ser advogado.  Não faço oposição sistemática à diretoria do BB ou da Previ.  Se tem alguma medida certa ou de nosso interesse vou me apressar a elogiá-la.  Como já disse não considera os opositores como inimigos mas sim como adversários. E procuro respeitar a opinião deles. Por isso mesmo tenho vários amigos do lado de lá, do lado do SIM, do lado que apoia os atuais dirigentes.

Geraldo Magnanelli, ontem citado por sua intervenção derradeira na reunião da Previ, é um deles. Conheci o Magnanelli na AABB de São Paulo há muitos anos, quando a nossa AFABB, que semana passada comemorou vinte e tres anos, recém estava iniciando, e ele se mostrou solícito e solidário conosco, ajudando na estruturação de nosso plano de seguros.  Atualmente ele é dirigente da AFABB São Paulo, que tem o Valdenor como presidente e conselheiro deliberativo suplente da PREVI. Magnaelli é um colega gentil e gosta de elogiar, suas manifestações sempre tem esse tom e esse viés. Não é a primeira vez que o faz. Por isso sua fala não deve ter sido encomendada. Foi espontânea.

O Odali Cardoso, presidente da AABB do Rio de Janeiro (Lagoa), CONSELHEIRO CONSULTIVO da Previ conselheiro de empresa participada, também é meu amigo e gosto dele. Ontem interviu duas vezes na reunião.

O que acontece é que ambos e mais o Gilberto Santiago, presidente da AAFBB, são aliados da chapa eleita da PREVI, por serem conselheiros ou por serem dirigentes de entidades que possuem conselheiros, o que deixa no ar uma atmosfera de suspeição sobre a simpatia que possuem a respeito dos atuais dirigentes. A mesma coisa com o representante do Sindicato dos bancários do Rio.

O que ficou evidente na reunião foi a ausencia de entidades divergentes ou neutras. A AFABB - RS , por exemplo, que ficou neutra no plebiscito, apesar da interferencia do assessor do Paulo Assunção, não foi convidada parfa o evento pela primeira vez em sua história, ao contrário do que aconteceu com a AFABB de São Paulo e a AFABB de Joinville.

O que ficou patente também foi que não foram acolhidas perguntas , questionamentos ou posicionamentos feitos pela internet.

A apresentação, para mim, foi a pior das que tenho presenciado nesses vinte anos.  Começou atrasada meia hora. Dizem que as 15,15  hs. não tinha quase ninguém. Foi um pânico. Mandaram baixar os funcionários da Previ para encher o auditório.  A transmissão pela internet foi fraca, de má qualidade. Não mostrava o orador e os quadros na tela, não mostrava o auditório nem quem fazia perguntas. O constrangimento do Presidente Flores era evidente. Estava pouco a vontade num meio em que não procurou se imiscuir, não procurou dialogar, embora alegue que houve um diálogo maduro. Não sabia nem o nome do Gilberto Santiago, presidente da AAFBB.

Os números também não me agradaram. Mas isso veremos outro dia. No momento temos que nos preparar para a negociação que vai se iniciar justamente em cima desses números.

A Previ devia promover um debate de idéias.  Devia se abrir, não se fechar como um casulo, como está acontecendo. Ser mais transparente, mais comunicativa.

A emoção do Flores só teria sentido se as demais demandas tivessem sido atendidas e não tivesse havido mesquinhez com os velhinhos que ganham as parcelas do Banco do Brasil nem com as pensionistas, se houvesse sido corrigida a renda certa, incorporada a cesta alimentação, atendidas as reivindicações dos autopatrocinados.

Ontem poderia ter sido um dia de glória. Mas não foi. Infelizmente, respeitadas as opiniões em contrário, acho que foi uma palhaçada, sim.

DELENDA CARTHAGO - O SUPERAVIT É SÓ NOSSO

35 comentários:

Anônimo disse...

Eh isso mesmo!!!

Anônimo disse...

Sr. Medeiros,

Foi um circo, sim! Admiro muito sua lhaneza em dizer as coisas sem ofender ninguém. Falou do Geraldo Magnanelli que foi perseguido pelo regime autoritário e hoje está um verdadeiro cordeiro, e a todos trata com flores. Agora não combate ninguém, nem mesmo o BB que nos tira a metade do que é nosso, e mesmo assim ele "emociona" o sr. Flores do BB. Talvez seja porque já apanhou demais, tal qual, dona Wanda na década de 60.

Anônimo disse...

Procuram passar um cenário de "Ilha da Fantasia" que infelizmente ainda consegue enganar alguns colegas.

Quando será que irão acordar?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros!!!
Ajude-nos:

MAIS UMA DA PREVI.....

O cálculo da margem consignável de 70% é feito assim: Proventos Brutos Permanentes x 70% - consignações
( Empréstimo simples + Capec + Imposto de Renda).
O BET não sensibiliza a margem consignável de 30% nem a de 70%, mas no cálculo desta última, o valor do imposto de renda calculado sobre o BET sensibiliza-a para menos.
Ora, se o BET não se pode somar aos proventos para sensibilizar a margem consignável para mais, o valor do Imposto de Renda calculado sobre o Benefício Temporário ,também não poderia somar-se às consignações, pois está reduzindo a margem consignável para menos.
Impressionante esta Diretoria da Previ. Vou candidatar-me para fazer um curso de Matemática na nossa querida Caixa.
Tudo que aprendi de Matemática, como regra de três, acho que não vigora mais, a Previ reinventou esta matéria.

CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

Anônimo disse...

Nobre Medeiros e caros colegas,
vai aqui algumas perguntas:

1-)Quais serão os negociadores das discussões do realinhamento ?
Serão os mesmos que decidiram o BET ?
2-)Serão cumpridos os prazos inicialmente previstos
para apresentação das propostas: 30-06-2010 ?

Luis Eustáquio de Castro - Araxá-MG

Ronaldo disse...

Medeiros, Como vc bem definiu foi PALHAÇADA SIM !!
Pode ser até que o colega chamado Geraldo não tenha feito aqueles diversos elogios, a pessoas que não merecem, por encomenda, e sim de forma espontânea. Mas, vamos e convenhamos, sem contexto algum para o momento atual que estamos acompanhando. A PREVI, e TODOS os dirigentes/conselheiros estão omissos, "deitados" em cima dos polpudos salários, e parecem totalmente comprometidos com o BB.
Ao mesmo tempo, o Sr. Flores dizer que não sabia que a comunicação da Previ não é boa, elogiar a "sugestão" do colega da AAFBB quanto a este tema, foi outra piada. Quantos de nós, já não vem falando sobre isso? Eu mesmo já fiz 4(quatro) emails para eles reclamando/criticando e sugerindo que fossem profissionais. Na era da comunicação on line, a Previ fica mandando recado por "pombo-correio". Me poupem !! Tinha assunto muito mais importante e urgente para tratar e ficamos falando de "flores". FOI PALHAÇADA SIM !!

Anônimo disse...

Não tenho procuração para sair em defesa do Sr. Geraldo Magnanelli, mas considero precipitado considerá-lo sob suspeição pelo fato de sua associação paulista ter apoiado a atual gestão. O senhor mesmo, Dr Medeiros, já foi Presidente do Conselho Fiscal da Previ na gestão 2002/2006 e jamais alguém o acusou de suspeição quando a Previ decidiu conceder somente 18% de reajuste quando o IGP-DI dava 30%. O Doutor estava na Presidência do Conselho Fiscal em maio de 2006 quando foi assinado o Acordo da redução da Parcela Previ quando o Banco, para assinar tal acordo, levou R$ 2,2 bilhões e nem por isso foi considerado sob suspeição. Ter apoiado uma chapa ou mesmo estar na Previ como eleito não significa coadunar com atos de gestão forçados sempre pelo Banco. Espero que o doutor publique isso até em defesa do Sr Magnanelli.

Anônimo disse...

Prezado Sr.Medeiros, com tudo que foi apresentado eu mesmo sendo sempre otimista, nao acredito que ainda neste ano veremos melhoria para as pensionistas, é muito desanimador, temos sempre que recorrer aos emprestimos para aliviar nossa dura realidade financeira.
Sinceramente, ELES que ganham uma fortuna de salario nao estao nem ai para nossa situaçao.
Nem a justiça neste Pais fara nada pelas pensionistas, muito pelo contrario, pode ate tirar mais aimda...

Abraço fraterno Norma Mendes

MEDEIROS disse...

Pois é ainda bem que não tem procuração do meu amigo Magnaneli porqque sua defesa foi horrível e inadequada. Primeiro voce procurou desvirtuar minhas palavras com relação à suspeição. Não falei só do Magnanelli. Falei que qualquer pessoa vinculada pode (PODE) ser considerada suspeita... Segundo voce deveria ter se identificado e não figurar como anônimo. Seja homem para defender. Não se esconda no anonimato. Mesmo assim eu publiquei. Por último, as referencias a mim como Presidente do Conselho Fiscal da Previ são totalmente inadequadas e recomenda que compre e leia meu livro No olho do Furacão. Na questão do Igpdi eu fui o primeiro a denunciar, O PRIMEIRO, QUE SE TRATAVA DE UM ERRO e votei contra a medida no conselho fiscal que aprovou, mediante voto de minerva, parecer por mim elaborado. Na questão da parcela previ eu saí do conselho fiscal justamente em final de maio de 2006 e a ata relativa ao assunto não me foi entregue a tempo de emitir parecer. Quando falar das coisas, colega, se informe. Mas que feio ! Que papelão que voce fez na tentativa de puxar o saco dos teus chefes.

Julita disse...

Dr Medeiros, concordo plenamente com a pensionista Norma!!! Um absurdo as pensionistas da PREVI receberem somente 60% enqto a CEF paga 80%!
Abraços, Julita

MEDEIROS disse...

pOIS ENTÃO jULITA É HORA DAS PENSIONISTAS SE MOBILIZAREM. Nas 15 cidades que a caravana da Previ vai visitar deve haver uma delegação de pensionistas recepcionando os dirigentes no mínimo com uma faixa exigindo 80% para as pensionistas e uma terá que falar reclamando do descaso com são tratadas. Na reunião de ontem ninguem falou nem tinha faixa nenhuma. Claro que eles acharam que estava tudo bem. Vamos nos mexer ? Ação !

Anônimo disse...

SINCERAMENTE JÁ NÃO ACHO QUE ALGUÉM TENHA AQUILO ROXO COMO DIZIA UM EX-PRESIDENTE ; HOJE UM MARAJÁ SENADOR INOCENTADO; MESMO TENDO FEITO O QUE FEZ COM ESTE PAÍS.

NÓS DIGO; A NOSSA GERAÇÃO; SINCERAMENTE É MUITO ( VOU SER ATÉ UM POUCO DURO )( TAMBÉM ME INCLUO) ACOMODADA; PARA NÃO DIZER C........!

ELES ESTÃO FAZENDO O QUE ESTÃO E FALAMOS MAS NÃO CONCRETIZAMOS AQUILO QUE PENSAMOS OU ATÉ EXTERNAMOS; NÃO TEMOS A DEVIDA CORAGEM PARA ENCARAR ESTES DIRIGENTES; TALVEZ ACHEMOS QUE SERIA FEIO DISCORDARMOS DO QUE ELES ESTÃO FAZENDO CONTRA NOSSOS DIREITOS.

EU MORO AQUI NUM BURACO; PELOTAS-RS; E NEM RECURSOS NEM CACIFE PARA ENCARAR ESTA GENTE QUE NÃO TEM O MINIMO PUDOR EM USURPAR OS DIREITOS DOS ASSOCIADOS.
E OS QUE MORAM NO RIO DE JANEIRO ONDE É A SEDE DA PREVI; ALÉM DE ESTAREM MUITO BEM APOSENTADOS; E ACHANDO QUE O QUE A PREVI FAZ É TUDO BELEZA; BATEM PALMAS PARA OS DONOS DO CIRCO. SÃO COMO DIGO ; A CLAQUE ; QUALQUER MERRECA QUE SEJA DADA ESTÁ ÓTIMA NA OPINIÃO DELES ( JÁ MUITO BEM APOSENTADOS).!

DUVIDO QUE ESTES COLEGAS JÁ MADUROS QUE NÃO FICARAM NO BANCO NO TEMPO DO MALDITO FHC; JÁ NÃO ESTIVESSEM BEM APOSENTADOS. PARA QUE VÃO QUERER QUEIMAR A IMAGEM POR ELES CONTRUIDA?. COM QUE FINALIDADE ? PARA TALVEZ BENEFICIAREM UNS PÉS DE CHINELO OU A RALÉ COMO ALGUNS CANALHAS FALAM DA GENTE; ELES DEVEM PENSAR ASSIM ; ELES QUE SE EXPLODAM; QUEM MANDOU ENTRAR ATRASADO NO BANCO ?

PARA ENCERRAR; DIFICILMENTE TEREMOS ALGUÉM QUE VÁ LÁ ENCARAR ESTES CARAS DE PAU E DIZER NA CARA DELES A NOSSA INSATISFAÇÃO. NINGUÉM ESTARIA DISPOSTO NUMA APRESENTAÇÃO CIRCENSE A QUEIMAR A SUA IMAGEM DE ANTIGO FUNCIONÁRIO BEM APOSENTADO DO BB .!

EU SOMENTE POSSO ; RECLAMAR ; E PORQUE ME ACEITAM AQUI NESTE BLOG; E NEM SEI ATÉ QUANDO.

POSSO LHE DIZER COLEGA MEDEIROS (ALTRUISTA ); SE VOCÊ TALVEZ NÃO LUTAR POR NÓS ; NÃO ACREDITO QUE OUTRO O FARÁ
AQUI HPN; MATRIC. 3984.740-3; JAMAIS ANÔNIMO ; ONDE A MAIORIA ( NÃO DIGO TODOS );(NÃO QUER NEM DECLARAR O SEU PRÓPRIO NOME; NUM BLOG.

PREFEREM SE AUTO-DENOMINAR "ANONIMOS"; E VEJO AINDA NESTE ATO OS RESQUICIOS DA DITADURA; QUE VAMOS CARREGAR PARA TODO O SEMPRE NAS NOSSAS COSTAS ATÉ MORRERMOS.! ELA A DITADURA VEJO COMO CULPADA PELO ATRASO EM NOSSO PAÍS; E EM 1964 EU TINHA APENAS 13 ANOS DE IDADE.! E NUNCA CONCORDEI COM AQUELA ATITUDE TOMADA PELOS MILITARES DA ÉPOCA .!

Anônimo disse...

Dr Medeiros. Eh isso ai sim:! Alguem notou o Sr Sasseron ( Eh assim ?) demonstrando ""pena"" dos que nao ganharam nada? Mas confessou que asprestacoes foram utilizadas para as pensoes.Entao nao houve repasses para o BB. O que fizeram entao? Saude Mario

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Gostaria de saber se os 2bilhões serão o bastante para a proposta dos 360/360.As negociações deverão encerrar antes de 30/06, para dar tempo de nesta data já estarem implantadas.
Se o valor de 2Bi não chega para proposta nenhuma, que acertem pelo menos a cesta alimentação para todos, como é um valor pequeno beneficiará a todos.

MEDEIROS disse...

Ao anônimo que alegou não ter procuração e investiu contra mim, às 18,55, quero dizer que ainda bem que ele não tem procuração porque é um péssimo mandatário. Primeiro, ninguém defende ninguem se escondendo no anonimato. Seja homem e revele seu nome. Segundo, voce deturpou minhas palavras. Falei em suspeição não só com relação ao meu amigo Magnaneli, mas com relação a todos que tem vinculo de alguma forma com a Previ. Se eu tivesse e me manifestasse admitiria minha condição eventual de suspeito, de interessado. AQuanto aos fatos mencionados melhor voce se informar direito. Leia meu livro no olho do furacão. Voce está redondamente enganado. Com relação ao IGPDI de 18 para 20 eu fui o PRIMEIRO a denunciar e condenei a decisão no conselho fiscal através de parecer que foi aprovado com voto de minerva. Com relação à parcela previ em maio de 2006 eu já estava de saída e não me passaram a ata para examinar a não ser no último dia. Deixei registrada minha inconformidade. Portanto informe-se melhor para poder adular seu chefe na PREVI. O que voce fez em seu comentário espúrio e anônimo foi mais do que lançar suspeição a meu respeito, foi lançar calunias, de maneira que revele seu nome que vou lhe meter um processo. Covarde.

Anônimo disse...

ACHO, FRANCAMENTE, QUE OS PENSIONISTAS DEVERIAM GANHAR EXATAMENTE IGUAL AOS TITULARES/EFETIVOS DESDE O INÍCIO DA PREVI.
OCORRE QUE HÁ OUTRAS DISTORÇÕES IGUALMENTE GRAVES QUE TAMBEM PRECISAM SER CORREGIDAS, A EXEMPLO DO 360/360, PARCELA PREVI ETC..
TEMOS QUE ANALISAR AS PRIORIDADES. RECEIO QUE O AUMENTO DE 20% (de uma só vez)PARA OS PENSIONISTAS, NESSE MOMENTO, SERIA DESCABIDO.
O PERCENTUAL PODERIA SER REVISTO PARA MENOR, DANDO MARGEM A CORREÇÃO DE OUTRAS INJUSTIÇAS INCLUSIVE ALCANÇANDO OS PROPRIOS PENSIONISTAS.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, grande resposta foi dada a esse "sujeito" anônimo das l8.55hs. Com certeza esse "puxa-saco" faz parte dos quadros da Previ, e espera que com essa média possa receber uma bela recompensa. Quero que ele saiba que durante meus 34 anos de BB aprendi uma realidade...Quem bajula demais acaba recebendo um pé no traseiro quando menos espera. Esse é o premio dos "lambe-saco" Valeu Dr. o Sr. é realmente de grande categoria. Como diz o ditado... MEXE COM QUEM TÁ QUIETO!

Anônimo disse...

OFF TOPIC,

Heleno, realmente, quando eu entrei no banco, eu ouvia falar que muitos colegas, no passado, haviam sido presos. Aquela época não foi fácil. Somente dois mandavam no país: o Golbery e o Armando Falcão e ainda a população era totalmente ignorante do que se passava no país, no Araguaia (a guerrilha, da qual ninguém sabia), etc...embora já soubesse sobre ela, em 1970 por questões circunstanciais.....

Rivka (pseudônimo, desculpe)

Julita disse...

Verdade, Dr Medeiros não havia nenhuma pensionista! Moro no interior de São Paulo, mas se viessem para Araraquara onde resido com toda certeza estaria convocando amigas pensionistas para defender os nossos direitos!O senhor sabe o roteiro por onde a caravana da PREVI ira passar? Abraços!!

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Da mesma forma que Você sei respeitar também as opiniões em contrário. E acho que elas são, quando colocadas de forma educada, equilibrada e explícita, super importantes para reforçar os diálogos e daí, quem sabe, possam surgir posições consensuais sobre os assuntos inerentes ao nosso plano. Pelo que pude constatar da apresentação de 21.03, os recursos para revisão facultativa do plano beiram a casa dos 4.2 bilhões de reais. Já foi dito algumas vezes, com razão, que o “PB-1” se transformou numa autêntica colcha de retalhos e, por isso, as demandas são as mais variadas possíveis. Aumento percentual do benefício das pensionistas, proposta 360/360, incorporação da cesta alimentação, atendimento das reivindicações dos autopatrocinados, fim da parcela previ, etc.. Imagino que se deva batalhar pelas propostas que venham contemplar a parcela mais significativa, em termos quantitativos, de integrantes do plano. Não vejo como, com os “parcos” recursos disponibilizados, ser possível atender a todas as demandas hoje existentes. Há fortes indícios de que teremos segmentos de funcionários ou de pensionistas que não serão alcançados pelas medidas que possam vir a ser implementadas.

MEDEIROS disse...

Jorge, é claro que impossível atender com plenitude todas as demandas reprimidas com recursos limitados. Fazem falta os 7,5 bilhões entregues de mão beijada ao patrocinador. Teremos que fazer opções e teremos que focar com objetividade o que for mais viável. As coisas começam a se arrumar e aguardo notícias da FAABB e da Contraf Cut.

Ronaldo disse...

Senhores, a seguir transcrevo parte do texto da Sra. Isa, disponível no blog da Aapprevi, a saber: "Vou a esse primeiro encontro para ter bem claro o que podemos fazer lá, o que será discutido na prática, qual a margem de negociação e consultarei as associações até para saber se vale a pena voltar à mesa, caso o Patrocinador queira, desses parcos quatro bilhões, a metade."
Sinceramente!!
É lógico que o BB vai querer 50%. Não foi isso que vocês, que se dizem nossos representantes, defenderam? O voto SIM no Acordo Arapuca, que foi defendido e incentivado pelas Associações, com excessão da Aapprevi, autorizou justamente isso. Esqueceram?
Agora, Inês é morta !! Estão vendo a besteira, para não dizer IRRESPONSABILIDADE, que foi o voto no SIM?

Anônimo disse...

Fiz minhas contas e cheguei a conclusão que os 2 bi, dão para a cesta alimentação de todos e tbm do 14 salário. Mas um 14 salário padrão, igual para todos.

Mais do que isso é impossível, quem manda vcs votarem no SIM.


Pelo menos isso eh melhor do que nada!

Anônimo disse...

Com esse superavitinho acho melhor concentrarmos força na cesta-alimentação. Pelo menos sai igual para todos. O restante das demais propostas só com um superavitão.
Berto

Anônimo disse...

Alguns colegas insistem em buscar uma isonomia que inexiste na prática. A Previc na reunião que resultou no acordo (não quero entrar na discussão se foi bom ou ruim) de 2010 deixou claro que a distribuição de superavit somente será aprovada se obedecer a critérios bastante claros. Um deles diz respeito à quantificação de valores com base nas contribuição vertida por cada associado. Assim, não adianta ficar batendo na tecla de benefícios de valores únicos que não haverá aprovação. Ademais, seria querer corrigir injustiças dando início a outra injustiça.

Anônimo disse...

Colegas,

A PREVI gastou cerca de 4,1 BI em 2006 (vide revista Previ 139) pra reduzir a Parcela Previ. Hoje, o valor demandado para reduzí-la nas mesmas proporções, seria maior, então, os 2 BI que sobraram não dariam nem para redução da PP....., exceto se a redução fosse ínfima.

Anônimo disse...

Proposta: correção de benefícios sobre a soma do P300 e do INSS também >>>>> nos moldes dos pré-97.

Anônimo disse...

Caros colegas,

NÚMEROS DA PREVI - INVESTIMENTOS- O demonstrativo do Ativo líquido da nossa Caixa, relativo ao 4º trimestre de 2010 ainda não foi publicado no site.
Com tantos assuntos palpitantes, que mexem com o bolso dos aposentados, o Sr. Gilberto Santiago foi levantar a questão da transparência, que é falha. Por sinal foi prolixo, fazendo colocações de casos específicos, quando o correto seria abordar a situação macro, de interesse de todos.
O clima era de absoluta tranquilidade, resvalando para o lirismo, com rasgação de seda, onde o Flores prometeu que, dentro de três dias, teria uma solução para o eterno problema da "Caixa Preta" da Previ, coisa que acho impossível de ser cumprida.
Agora, que a poeira baixou, as emoções estão contidas e as lágrimas secaram, seria o caso do Sr. Gilberto cobrar a publicação do balanço de 31/12/10 no local de praxe, visto que as lâminas projetadas eram obscuras e distantes para quem acompanhava via internet e continuamos no escuro com os números da PREVI, do último trimestre/2010.
Ao ensejo, em linhas gerais, quero expor de forma breve as minhas três perguntas que enviei, por e-mail, para serem respondidas e que ficaram retidas na malha dos experts assessores:
1 - Qual a opinião do Sr.Flores sobre a ilegalidade da Resolução 26/2008, uma vez que até hoje ele não havia feito nada para contesta-la;
2 - Que o comando da Previ levasse ao BB, a sugestão de alternância no poder. O banco ficaria com o Voto de Minerva em 2011 e os assistidos em 2012 e assim sucessivamente;
3 - Modificar o artigo 24 da Resolução 26/2008, enquanto ela estiver em vigor, acabando com essa exigência absurda de benefícios temporários.

23 de março de 2011 06:49

Anônimo disse...

Colega Isa Musa de Noronha,

Não resta dúvida que consta, do balanço, de 31/12/2010, da PREVI, apenas R$4 bilhões de Reserva Especial para revisão do PB1,
obviamente, que desse montante caberia R$2 bilhões ao patrocinador.
A princípio, fica patente que esse superávit noticiado não é suficiente para albergar nenhuma melhoria nos benefícios, por menor que ela seja.
À vista disso, poderá surgir, na próxima reunião (30/03/11), por parte do banco, uma proposta para sobrestar a negociação prevista no Termo de Compromisso de 24/11/10, até que a Reserva Especial seja recomposta e comporte nova distribuição.
Este fato pontual e passageiro poderia descortinar uma saida técnica, que talvez venha a ser usada pelo BB para desobriga-lo de cumprir o acordo pactuado,saindo-se do episódio sem quaisquer arranhões na sua imagem de honrabilidade.
Inobstante qualquer tipo de defesa que o patrocinador arguir, entendo que é improcedente e como o mês de dezembro de 2010 ficou no passado, com certeza o superávit de R$ 4 bilhões não é útil aos nossos propósitos e tampouco pode ser utilizado pelo BB para postergar novos acordos, sendo um mero balizador de que o resultado da PREVI foi positivo. Temos como forte argumento de convencimento, sobretudo ao BB, para dar sequência no processo de negociação,as reiteradas orientações traçadas pela PREVIC que, nas diversas oportunidades em que se manifestou, deixou bem claro que os superávits que servirão de base para a melhoria dos benefícios são aqueles do mês de fechamento do que for negociado. De modo que, a par disso, temos razões plausíveis para forçar o patrocinador a cumprir a obrigação em pleno vigor, exigindo o estarte das primeiras reuniões para debater as propostas, uma vez que a perspectiva de fechamento dessas tratativas, seguramente se dará no final do ano em curso.
Neste interregno,segundo as opiniões dos especialistas do mercado em Bolsas de Valores, são alvissareiras as possibilidades de evolução significativa nos negócios, permitindo-nos antever uma elevação substancial nos superávits da Previ, aspecto financeiro positivo que garantirá outra distribuição aos participantes.
Não podemos e não devemos aceitar imposições do patrocinador que, porventura, venham tentar, de alguma forma, sepultar as nossas pretensões.
Se possível, manifestar.

22 de março de 2011 17:27

Anônimo disse...

Colegas, quero aqui concordar com o colega anônimo das 12:00 hs.
Se o dinheiro não der para tudo, pelo menos a cesta alimentação e o 14º salários deverm ser implementados.
Isso vai beneficiar número grande de associados, aliás vai beneficiar todos os associados e os valores não são assim tão expressivos.

Essa é minha modesta opinião.

Luis Eustáquio de Castro - Araxá-MG

Anônimo disse...

Dr. Medeiros:
Reabertura das negociações "Autopatrocinados".
Pelo meu modo de interpretar ,não haverá necessidade de alocar novos recursos do Superávit, para cumprir os direitos pertencentes aos Autopatrocinados. Mas sim, ser ressarcidos pelo BB, a parte que ele nos tomou de direito. Com a palavra o Colega, Celso Bernardes para seu parecer.
Clécio Olavo Bastos - 2.203.180-0
Joinville SC. Auto-patrocinado.

Anônimo disse...

Os 2 Bi deveriam ser usados para a proposta 360/360, são quase 30.000 aposentados que nada receberam até agora (exceto os 20% que todos receberam)e que beneficiariam também as pensionistas que aí se enquadrassem.

Os outros aposentados já foram beneficiados com valores do superávit, a RENDA CERTA que beneficiou o pessoal mais antigo do BB, depois temos os pós/97, que já tiveram a PP reajustada, além de receberem os aumentos do INSS, coisa que não acontece com os pré/97 em que o aumento do INSS fica para a Previ, pois este é deduzido da Parcela que a Previ paga, considerando que já passaram de 75% para 90% e tiveram outros benefícios incorporados nos pagamentos, sem dúvida que se for vantajoso para todos os pós/97 sou à favor da extinção da Parcela Previ, mais não antes de serem reparados os danos dos que se aposentaram proporcional pressionados pelo terrorismo do BB.

As pensionistas sem dúvida merecem receber 100% dos benefícios, mais não antes de outras injustiças serem sanadas, acho que quem trabalhou no BB merece prioridade, aguentamos todas as pressões do sistema carrasco BB, criamos os filhos e cuidamos da família, portanto as pensionistas que me desculpem, mais elas também devem ter seus próprios salários e as pensões deixadas pelo esposo/esposa, é apenas um adicional.

A PROPOSTA MAIS JUSTA ATUALMENTE E
QUE ATINGE MAIOR NÚMERO DE BENEFÍCIARIOS É A 360/360 OU 30/30 AVOS.

João Rossi Neto disse...

Colegas,

Quem quiser tirar dúvidas, que consulte a PREVIC. Os superávits para revisão do Plano 1, são aqueles da data do fechamento das negociações.
Isto posto, os R$ 4 bilhões registrados no balanço da Previ, de 31/12/2010, estão fora de cogitação para esse efeito, uma vez que pertencem ao exercício passado.
Como as negociações que estão na iminência de serem iniciadas serão difíceis, a tomar por base as encerradas em 24/11/10, tudo indica que vão se arrastar até o final do ano em curso, de sorte que os superávits que irão respaldá-las estão no futuro e estes vão depender do desempenho das Bolsas de Valores, já que, sabidamente, à concentração das aplicações da PREVI está em ações (Rendas Variáveis).
Acho positivo este aspecto financeiro, visto que as previsões de analistas de mercado são promissoras, mantendo-se acessas as esperanças de que teremos outra distribuição com um volume melhor de recursos, caso os superávits sejam efetivamente majorados.
Antecipo que nem a Resolução CGPC 26/2008 ou a Lei Complementar 109/2001 dão guarida a essa interpretação, mas isto são exigências impostas pela PREVIC para aprovar as negociações, conforme aconteceu na derradeira negociação e nas reiteradas manifestações daquele órgão regulador e fiscalizador.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros e colegas,

Sendo pouco os recursos para realinhamento do PB1, acredito que deveria ser priorizado os benefícios que atingissem a todos indistintamente como a cesta alimentação e 14° salário.

Anônimo disse...

Voltando ao realinhamento do plano 1, quando das negociações para distribuição do superávit, em nenhum momento se falou que este realinhamento cujas negociações começariam em janeiro, estivesse dependendo do resultado do balanço da Previ relativo ao ano de 2010. Se foi colocado no memorando de intenções é porque não dependia desses resultados.
A Previ não só pode como também deve fazer este realinhamento. Para isto ela tem dinheiro de sobra, tanto é que deixou o BB levar 7,5 Bi. Temos que cobrar pessoal. E quanto a dona Isa,tem que sair de cima do muro. Larga essa Anabb Dona Isa ! Já era para a senhora ter largado essa Anabb há muito tempo!

23 de março de 2011 09:24