AGOSTO MES DO DESGOSTO ?

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Depois das sombras de maio , o mes de agosto chegou com força total, provocando forte queda nas bolsas de valores de todo o mundo, especialmente na nossa, e causando princípio de pânico. Chegou a 52.000 pontos conforme previ no meu post há vários dias.

Agosto é conhecido como o mes do desgosto. Será ?

Eu levo agosto com cuidado e só melhora o meu mapa astral após 3 de setembro. Questão de caráter pessoal.

Mas deixem prá lá. Sou supersticioso mesmo.

A crise de hoje foi uma crise anunciada desde o ano passado. Só desconheceu quem quis.  Diversos economistas advertiram que os EEUU e os paises europeus tinham problemas evidentes e que a crise de 2008 não tinha sido bem refletida na bolsa, que estava supervalorizada e necessitava de um ajuste técnico.

Só não viu isso a diretoria da PREVI e de maneira especial o diretor de investimentos de nosso fundo de pensão, que merece ser despedido imediatamente.  Estive com ele em Porto Alegre, quando da apresentação do balanço da Previ 2010.  Achei muito fraco, sem dimensão para tratar de nossos negócios. Comentei isso com colegas. Não seja preconceituoso, me disseram, só porque ele tem os olhinhos puxados. Mas como já não entendo mais nada que se passa pois o Gremio recontratou o Celso Roth, então dei um tempo. Mas não gostei de uma entrevista que ele deu, a qual vou comentar outro dia.

Neste momento em que escrevo este post a jornalista da BAND está anunciando menos nove graus na serra e tres graus positivos em São Paulo. Está tudo loco.

Isa Musa aceitou a colaboração de João Rossi Neto e vai apresentar ao Sasseron uma nova proposta para o empréstimo simples. Parabéns a ambos.

Segunda feira tem uma reunião estranha de um grupo de estudos sobre a Adin da resolução 26 em Belo Horizonte, promovida por um grupo heterogêneo, liderada por uma colega da ativa. Confirmei na Previ que o Sasseron vai participar com certeza, de maneira que é uma excelente oportunidade da Isa lhe apresentar a nova proposição e confirmar se a Contraf/Cut vai mesmo apresentar a ADIN.  Disseram~me que não foi verdade a notícia sobre o recado da Presidente Dilma. Mas existe desagrado no Governo com a medida a ser proposta, o que pode ter constrangido algumas lideranças sindicais.

Qualquer que seja a situação, é certo que este mes a PREVI vai fazer reajustes no empréstimo simples. O que devemos é melhorar o que eles nos pretendem apresentar. E para isso só com pressão e mobilização, para apoiar a proposição do João Rossi Neto e da Isa Musa.


Amanhã às 15,00 horas está confirmada a audiencia com o superintendente estadual do RS.  Vou levar uma série de sugestões, junto com cópia da petição do protesto judicial. Mantive contato hoje também com a Cooperforte.  Tem disponibilidade.  Negociem com ela também.

Por hoje é só, porque tenho jantar para ir.  Falando nisso o blog estará comemorando um ano no dia 1 de setembro. Faltam 26 dias. Com quantos seguidores o blog estará ?  Quem acertar leva um brinde de Gramado.

DELENDA CARTHAGO - CHÕ AGOSTO ! 

35 comentários:

Anônimo disse...

Não posso achar tão ruim o mes de agosto, meu pai(já falecido)nasceu em agosto uma pessoa linda. E eu não podia ser diferente também nasci em agosto,passo pelo "inferno astral" sem perceber. E vamos que vamos, temos setembro, outubro.....pela frente.Abraços, desejo melhoras.

Anônimo disse...

Estimado Dr.Medeiros, nao se esqueça de pedir que quando houver e melhoria no ES, que perdoem a carencia inicial para quem tiver menos que 6 parcelas pagas ou seja que a carencia para as novas contratacoes depois dos novos limites e prazos seja liberada imediatamente para todos participantes, assim todos podem se beneficiar do novo ES de imediato.

Abraço Amelia

Anônimo disse...

VOLTANDO AO BET.

AS BOLSAS DESCEM E SOBEM....
SE NÃO O ANTECIPAREM, QUER DIZER, MATAREM O BETinho POR SI SÓ VIRA PERMANENTE. DÁ-LHE GAROTO.

/lui.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a colega 'anônima' Amélia (4/8/2011, 22:04 hs), necessário é que seja mexido na carência do ES, porque muitos colegas aposentados e pensionistas, movidos pelo desespero, renovaram seus ES a trôco de um pequeno valor.
Essa atitude não resolveu a situação dos colegas, que necessitam urgentemente de um valor maior para colocar a situação de suas vidas em ordem.
Por favor, Dr Medeiros, faça chegar as pessoas que tratarão desse assunto, a nossa sugestão.
Jorge Castro,

Anônimo disse...

Amelia, toda vez que a PREVI aumenta prazo e valores do ES, ela dispensa a carência inicial, para que todos os participantes possam usufruirem, vamos torcer que não seja desta vez que não irá acontecer isto. Abraços e vamos aguardar.

João Rossi Neto disse...

- CRISE FINANCEIRA E CRISE DE CONFIANÇA.

Historicamente, as crises são episódicas e passageiras. Não há mal que dure para sempre. Num mundo capitalista globalizado, as notícias se espalham instantaneamente e os investidores revertem as suas posições financeiras, num piscar de olhos, migrando para outros Ativos de menor risco. Normalmente, quando a bolsa sofre queda o dólar sobe pela compra elevada da moeda para pulverizar o risco. Enxergam que o dólar constitui reserva de valor superior aos papéis negociados nas Bolsas de Valores.
A fuga do capital estrangeiro é responsável pela queda nas bolsas. A boataria gera crise de confiança e causa uma revoada nos investidores que vendem grande quantidade de ações e derrubam o preço.
Para quem já tem dinheiro em papéis, o mais importante é não sair - a regra é ter cautela, já que voltar para o mercado depois, em épocas de alta, pode sair muito mais caro. Recomenda-se também que o investidor fique de olho nas pechinchas que surgem com a crise.
Neste cenário, muitos estrangeiros vendem ações de empresas saudáveis e derrubam sua cotação. A longo prazo, porém, elas podem se valorizar e beneficiar quem as comprou na baixa. Diversificar as apostas também é indicado para tempos de bolsa volátil - eventuais perdas com uma companhia podem ser compensadas com ganhos em outras (efeito gangorra).
Ressalte-se que, o investidor da bolsa deve avaliar o desempenho de sua aplicação em particular: a variação das ações que estão no fundo escolhido não vai ser necessariamente igual à do Ibovespa, que segue as 64 ações mais negociadas nos pregões da bolsa. Para se ter uma idéia, no início de 2008, já havia cerca de 450 empresas com papéis na Bovespa.
No caso específico da PREVI, com aplicações maciças em ações e fundos de ações, a melhor alternativa, neste momento de crise, é puxar o freio de mão, sustentar em estoque os papéis adquiridos, sem fazer desinvestimento, eis que a venda de qualquer ação, em baixa, no olho do furacão, é realizar prejuízo na certa, já que nada vendendo as eventuais quedas no Ativo Total serão frutos de desvalorizações pontuais e essas perdas meramente contábeis.
Isto posto, como os Administradores da nossa Caixa perderam o time ideal para reduzirem as aplicações em “Rendas Variáveis”, agora, resta-lhes acompanhar a evolução dos acontecimentos e aguardar, no longo prazo, a volta das vacas gordas para diversificar os seus Ativos, equilibrando-os em negócios com boa rentabilidade e de ótima liquidez, dando prioridade para aplicações conservadoras (Rendas Fixas) em cerca de 40%, Rendas Variáveis em torno de 30/35% e ouro, imóveis e empréstimos com participantes e assistidos com o restante (20/25%).

Anônimo disse...

Medeiros, a dona Lena que é fidelíscima ao blog do Marcos e que nunca postou aqui, e nem segue esse blog poderia vir para cá. Ela arrebenta a boca do balão! O Senhor poderia convida-la a participar desse espaço. Eu gostária que ela entrasse aqui, pois ela nos ajuda.

Abraços.

caos e ordem disse...

Entendo que este detalhe do Diretor de Investimento precisa ser acompanhado e fiscalizado. No Brasil existe muito amadorismo, será que este não é mais um caso? Essa Diretoria precisa ser acessorada por técnicos do melhor gabarito e o Diretor ter consciência que ele não está investindo o dinheirinho dele e sim o nosso DINHEIRÃO.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, nas suas sugestões que irá levar ao BB-RS, apresente uma solicitando um adiantamento do BET de 12 meses, antes que ele se acabe.Contamos com sua valiosa ajuda.

jeanne disse...

Muito bem Medeiros, você está em ação mesmo. Eu me interessei pela Cooperforte.Quero que ampliem o prazo para diminuir a prestação.Algúem já fez o cálculo 150/150?Só para ter uma idéia?Abraços,Jeanne.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Agosto, pelo menos este de 2011, com certeza não será de desgosto. Faço aniversário este mês e tenho a expectativa favorável de que teremos agradáveis novidades daqui prá frente. O sólido e convincente estudo feito pelo colega João Neto propiciará a grande maioria dos associados a possibilidade de contratar o produto ES-Previ com uma configuração bem próxima daquilo que todos almejam. Esse grupo dito heterogêneo que se reunirá em BH conseguirá, de forma definitiva, homogeneizar uma solução relativa a ADIN contra a malfadada resolução 26 de setembro/2008. À vista do exposto entendo que a função primordial e porque não dizer social do seu blog foi plenamente atingida. As ações implementadas e o bom nível dos comentários postados estão trilhando o caminho correto da educação e do respeito e, dessa forma, os objetivos colimados estão bem próximos de serem alcançados. Aos poucos este espaço vai se transformando na caixa de ressonância dos anseios e sonhos dos aposentados e das pensionistas do “PB-1”. Valeu.

fernando disse...

Oolegas, sobre o BET, entendo, que ,smj, o valor tanto da nossa parte e do BB, já está apartado, contabilizado. Portanto, acho que o BET continua, só não se sabe, por 4 ou 5 anos, dependendo aposentadorias, aumento de beneficios, entre outros. seria isso, MEDEIROS? rumo ao primeiro ano, e Roth, fazer o que? só resta rezar e mais um ano perdido para o meu Gremio

fernando disse...

MEDEIROS, sobre o encontro com o superintendente, repasse a ele que os colegas da ativa tratem nós aposentados com um pouco mais de coleguismo,como antes.Não queremos diferenciais, e tbm lembrar, que , amanhã, eles serão aposentados, como nós. A fila anda...

Anônimo disse...

Querido Medeiros.

Quando voce disse que a cooperforte teria elasticidade,seria para reescalonar, para mudar prazos saindo dos atuais 60 meses para talvez 96 meses, ou já seria uma campanha para eles reescalonar os débitos sem aumentar os limites,ai nós estariamos talvez entrando no segundo maior problema dos aposentados porque hoje a cooperforte cobra na fopag até mais que o próprio ES-PREVI,depois que incorporou o BET as parcelas somadas da cooperforte é mais até que o próprio ES.

Saudações

Amadeu Tamandaré

Medeiros disse...

Por favor. os que fazem aniversário em agosto e gostam do mes, não se chateiem com as minhas desconfianças supersticiosas, especialmente o Jorge Teixeira. Eu também tenho boas razões para apreciar agosto. O meu único neto homem, o Miguel, faz aniversário no dia 8 de agosto. Para quem gosta de numerologia um fato interessante; faz 8 anos no dia 8 de agosto, o que significa 8-8-8.

Tenho uma lista para conversar na Super e vou acrescentar a do Fernando acima.

Medeiros disse...

Por favor. os que fazem aniversário em agosto e gostam do mes, não se chateiem com as minhas desconfianças supersticiosas, especialmente o Jorge Teixeira. Eu também tenho boas razões para apreciar agosto. O meu único neto homem, o Miguel, faz aniversário no dia 8 de agosto. Para quem gosta de numerologia um fato interessante; faz 8 anos no dia 8 de agosto, o que significa 8-8-8.

Tenho uma lista para conversar na Super e vou acrescentar a do Fernando acima.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Em hipótese alguma imagine que eu poderia ter ficado chateado com as suas desconfianças supersticiosas. Só entendo que poderemos ter motivos mais do que suficientes para nos alegrarmos ainda em agosto, tendo em vista os caminhos que estão sendo percorridos através da tenacidade e competência suas e dos nossos batalhadores colegas. Valeu.

Rubem Tiné disse...

No dia 01 de setembro o blog terá exatos, 335 membros. Pode mandar meu prêmio antecipadamente.

Oxênte, tchê.

PS-Quanto aos meses do ano a diferença é que uns tem 30 outros 31 e o diferente fevereiro 28 ou 29 dias.

jeanne disse...

Eu faço aniversário em Agosto-dia 31- mas entendo perfeitamente o que você quis dizer...Oh mês difícil.Aqui em Poços de Caldas, geou tanto, que as placas de aquecedor não aguentaram...inclusive a minha...Também, um frio de lascar.Abraços, Jeanne.

jeanne disse...

No aniversário do blog, ele vai ter 351 membros.Abraços, Jeanne.

Anônimo disse...

PESSOAL, QUEM VISITA ESTE BLOG VAMOS OFICIALIZAR A ADESÃO AO MESMO. É SIMPLES. VEJA ABAIXO:

Aos que ainda não estão familiarizados:

1º passo: ao abrir o blog no lado esquerdo tem a biografia do Medeiros
2º passo: descendo a tela, ainda do lado esquerdo azul-escuro, vai encontrar "OS AMIGOS QUE ME ACOMPANHAM". É só clicar em PARTICIPAR DESTE SITE para ser um seguidor.
PS: É preciso ter cadastro ou no Google, ou no Facebook, ou qualquer outro cadastro na rede social para seguir alguém.

Janone.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, pode marcar aí, dia 31 de Agosto, o blog terá 370 membros.
Jorge Castro,

Anônimo disse...

Prezado Medeiros.

O maior presente que o Blog pode receber sera o realinhamento do ES-PREVI ainda em agosto de 2011.

Será uma conquita muito importante para ser comemorado no dia 01 de Setembro de 2011.

Aposto em 400 seguidores.

Emília de Souza Lima BH

Anônimo disse...

acredito que com o realinhamento do ES 150/150 daria para a maioria pegar uma grana razoavel e poder quitar seus outros debitos com juros maiores. dessa forma a previ poderia poderia até lancar a ideia de que tao cedo nao haveria outro realinhamento e a possibilidade de aumentar a carencia . acho que desse modo seria viavel.

Anônimo disse...

Acho que nosso amigo Medeiros irá trazer grandes novidades para a nossa classe de pensionistas,estou aguardando as grandes novidades que o BB preparou para nós quem sabe uma linha especial que reescalone nossos débitos,acho certo que nesta nova negociação se possa renovar o ES-Previ a cada 24 parcelas pagas,com isso evitaria novos endividamentos a Previ faria caixa frente os compromissos de pagar nossos benefícios.

150 mil em 150 meses com carência de 24 parcelas.

Maria do Socorro.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Fico constrangido quando leio uma ponderção tao bem feita como a do Joao Rossi Neto sobre aplicaçoes em rendas variaveis e não vejo a proporcional colocação de posts discutindo a materia...Parece que o pessoal -aqui e no blog do Marcos - só quer saber do ES.Eu tambem gostaria de um alongamento no prazo, mas primeiro as primeiras coisas...não vamos colocar o assessorio diante do principal.Temos que lutar para termos vez e voz. Se temos três representantes e o patrocinadopr tem tres e ainda o voto de minerva, eu pergunto: que representatividade nos temos?Na melhor das hipoteses as pendencias/reivindicaçoes terao sempre o palacar de 4x3.Ou seja, alijaram-nos de maneira insidiosa da capacidade de lutar -com a voz e o voto - pelos nossos direitos.

Anônimo disse...

Ações Judiciais:

Nossas Ações do 1/3 sobre o IR que se encontram sobrestadas aguardando o julgamento do paradigma de número: RE 561908 - RECURSO EXTRAORDINÁRIO (Processo físico), no STF, este por sua vez aguarda decisão do: RE 566621 - RECURSO EXTRAORDINÁRIO (mesma matéria) que no dia 04.08.11 (ontem) teve a seguinte decisão:

""" Decisão: O Tribunal, por maioria e nos termos do voto da Relatora, negou provimento ao recurso extraordinário, contra os votos dos Senhores Ministros Marco Aurélio, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Ausente, licenciado, o Senhor Ministro Joaquim Barbosa. Presidiu o julgamento o Senhor Ministro Cezar Peluso. Plenário, 04.08.2011. """.

Por favor advogados traduzam isto para entendimento dos demais. MUITO OBRIGADO.

carlosdomini disse...

´Na~vi em blog nenhum uma alavra contra a proteção que a Previ deu aos seus empréstimos que os chama de simples apliados sobre nós os pobres coitados maiores de 70 anos.com a desculpa de já estarmos mais para lá que para ca elevaram a taxa/morte em mais de 4 vezes dos demais. A consequência um absurdo o valor das prestações .imaginem uma elevação para r$150.000,00.Que saudades da Previ de outrora e ainda defendem a permanência famigerada equação(me esqueci o nome) que reduz a cada ano nossos beneficios com a desculpa que estamos vivendo mais e a Previ nada leva em conta.Dr.Medeiros olhe ou olhai para os pós 70

João Rossi Neto disse...

PREVI: Reduto funesto de lavagem cerebral.


É impressionante como as pessoas supostamente honestas sofrem modificações aviltantes de caráter, após se aboletarem nos cargos da PREVI, especificamente nos do Conselho Deliberativo. A primeira coisa que fazem é deletar das suas mentes as promessas feitas no período das eleições. Uma vez eleitos, desaparecem sem dar notícias, à moda dos funcionários públicos fantasmas.
Parece que nos gabinetes refrigerados da PREVI, ao invés de reuniões de trabalho produtivas, em clima democrático, onde cada um vota de acordo com a sua consciência, com independência, seja voto vencido ou não, os Conselheiros que elegemos fazem o caminho inverso.
Não rompem o pacto de silêncio, ninguém sabe o que fazem, de que lado estão. Em tese, apenas em tese, são nossos representantes, entretanto, não prestam contas, não movem uma vírgula na defesa dos participantes e assistidos e sequer procuram tomar ciência dos problemas que os afligem.
São verdadeiros robôs, que ali estão de costas para quem os elegeu. São obscuros por conveniência e enigmáticos por excelência. Nas decisões colegiadas, saltam o balcão para o lado dos Conselheiros do patrocinador e provavelmente batem juntos o mesmo malhete, fazendo coro com os interesses governamentais.
Ao que tudo indica, a música ambiente que toca nos bastidores da PREVI deve ser o “Canto da Sereia”, inebriante, manipuladora e seletiva, porquanto é muito evidente o menoscabo dos Conselheiros eleitos, máxime quando se tratam de questões adstritas aos aposentados. Ficam alheios, distantes, inoperantes e se omitem, invariavelmente.
São legítimos parasitas que só sabem embolsar os altos salários, sendo péssima a relação custo/benefício, uma vez que são pagos com os nossos recursos e nada oferecem a guisa de reciprocidade.
Ficou comprovada mais uma vez, neste episódio dos Empréstimos Simples, a inércia e incúria demonstradas por esses Conselheiros. O mínimo esperado seria que apresentassem, ao Conselho Deliberativo, proposta para o Realinhamento dessa linha de crédito, notadamente porque tinham conhecimento das prementes necessidades financeiras dos aposentados, entrementes, nada fizeram. Se fossem honestos e tivessem dignidade (vergonha na cara), fariam um favor a todos renunciando aos seus cargos. Conselheiros desse naipe, imprestáveis e inócuos, nós tropeçamos neles, nas ruas, nas quais os cachorros costumam passear.

Anônimo disse...

E por que não fazemos uma campanha Sr.Rossi para diminuir o que ganham?
A Previ não é nossa?
Os tempos não estão bicudos?
Vamos diminuir os salários desta corja.
E acabou-se.
Ou nem isso podemos?
Quero mais ser dona disso não!

magyfilho disse...

Caro Medeiros, pelo o que estou entendendo estão pleiteando mudanças para melhor, acredito, nas condições de quem contraiu esse famigerado E.S., mas não estou vendo nenhuma mobilização para beneficiar ou melhorar as condições de quem faz das tripas o coração para não precisar deste empréstimo. Será que só existe incentivo ou atenção especial para aqueles que, de uma forma ou de outra, não consigam ficar sem dever à PREVI? Por isto é que sou da opinião de que devemos ater nossas forças para a melhoria de nossos salários, fato que melhoraria as condições de todos e não só a dos que recorreram a esse endividamento.

Marco Aurelio Damiano - Guaxupé-MG disse...

Colegas,
Concordo em gênero, número e grau com o colega João Rossi Neto.
Temos que guardar bem os nomes desses bananas que, infelizmente, elegemos para nos representar na Previ. E, também, dos respectivos suplentes. Para que nunca mais cometamos o erro de colocar ali esses fracos de caráter.
E por que digo isso? Porque nunca vi um indivíduo desses vir prestar, aqui nesse blog do Dr. Medeiros ou na AAPPREVI, qualquer esclarecimento sobre suas posições diante dos acontecimentos, ou seja, dar satisfação aos seus eleitores. Que era o mínimo que se deveria esperar de tais pessoas.

E porque eles não podem se manifestar? Muito simples, por MEDO de perderem as boquinhas que o BB lhes disponibiliza em troca do silêncio de suas consciências.
No meu entender, trata-se de uma atitude totalmente anti-democrática, em que os eleitos não querem, não podem ou não devem dar satisfação àqueles que os elegeram.

Anônimo disse...

Caros Colegas,

Há unâmimidade, em se pleitear o valor de R$ 150.000,00 x 150 meses.Fiz um simples cálculo matemático, considerando os encargos financeiros, praticados atualmente: parcela mensal de R$ 1.826,00. A parcela atual é R$ 1.544,00 ( R$ 272,00/mês).

Medeiros disse...

Comprovando o que diz João Rossi Neto temos um fato recente na AFABB RS. Quando da apresentação do balanço em Porto Alegre convidei o diretor Vitor Paulo para vir a Porto Alegre fazer uma palestra e debater a Previ conosco. Ele aceitou e confirmou de público. Depois desmarcou a data agendada e nunca mais se consegue falar com ele. A secretária sempre tem uma desculpa. Uma grande decepção.

Anônimo disse...

Colegas, estamos empenhados para que haja aumento do limite e prazo do ES, porque isso socorre aos mais aflitos e necessitados, portanto é improcedente a mesquinhez de quem acha que o realinhamento do ES para serve para quem não o usa, sorte destes que nãim precisam recorrer ao ES para sobreviver, claro que a luta por aumento real nos benefícios continua e é o que todos queremos, mas até para a Cesta Alimentação a Previ recorre de todas as maneiras para não nos dar o que é justo e de nosso direito, como esperar boa vontade dos dirigentes da Previ, até parece que a Previ não foi criada para cuidar da nossa velhice com dignidade.
O ES é um investimento bom para a Previ, tem risco zero e alivia os mais desesperados.