ESTOU EM AÇÃO

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Procurando atender os diversos pedidos feitos no blog para procurar obter informações ou ajudar a conseguir soluções para as principais reivindicações, decidi movimentar-me, apesar do intenso frio que nos aflige e da gripe que me castiga. Este ano não adiantou a vacina. Também não pára de chover e de ventar. E anuncia-se mais frio e geada.

Um ano brabo este 2011. A Bolsa caiu mais hoje. No ano são cerca de 20% de queda.  Nosso pequeno superavit de quatro bilhões já era. Mas estava previsto. Eu falei no meu post que a bolsa poderia vir até 52.000 ou 50.000 pontos. Aí eu compro ações de novo.  Tem que ache que o limite de baixa é 55.000. Hoje ela parou aí e fechou nos 56.000.

O interessante é que o diretor de investimentos da Previ declarou em entrevista que 70.000 era uma pontuação baixa para vender, no princípio do ano.  Mas que tal, hem ? Foi na Revista Investidor Institucional.

Mas nada de pânico. Essa situação já havia sido prevista. Melhorias na bolsa só em 2013.  Por que será que a Previ não VENDEU aos 70.000 e investiu em ouro, atualmente o melhor negócio ?

Voltando à vaca fria, acho que temos que batalhar dentro do cenário que se apresenta e aí avulta a necessidade de revisão no limite e no prazo do ES ou então no adiantamento do BET.  As linhas de crédito do nosso BB devem ser remodeladas e ampliadas, com atenção especial aos colegas com restrições cadastrais.

Marquei sexta feira às 15 horas, com o Presidente Claudio Lahorgue, da AFABB RS, encontro com o Superintendente do BB no RS, onde vamos debater esses assuntos e entregar ao mesmo cópia do protesto judicial, já totalmente ajuizado, em tramitação normal no fôro local.  Vamos ver o que conseguimos, mas trata-se de tentativa concreta e sólida, a nosso alcance.

Amanhã também vou procurar o Sindicato dos Bancários para saber com segurança se a notícia de que a presidente Dilma proibiu a Contraf Cut de ajuizar a ADIN contra a resolução 26 é verdade ou não.

E também, além desses contatos físicos, que considero indispensáveis, vou botar a mão no telefone e procurar ativar as minhas fontes.

O Presidente Claudio Lahorgue, da AFABB RS, semana que vem vai a Brasilia e procurará ampliar os contatos e informações a respeito dos assuntos que nos preocupam, em busca de soluções imediatas.

Tenho plena convicção de que obteremos vitória, desde que a nossa mobilização seja forte e contínua.

DELENDA CARTHAGO - PRESSÃO NELES - JÁ ESTOU FAZENDO MINHA PARTE -

43 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
adoro quando o sr. volta com tudo.
Não estou tão preocupada com a bolsa, principalmente depois de ler sobre os lucros da Vale. Estou mais preocupada com os nossos colegas inadimplentes. Sei que alguns beneficios são muito baixos. Tanto de aposentados como de pensionistas. No meu caso tive sorte.
Fico estarrecida é com a insensibilidade da direção do banco, tendo recebido, como deve ter recebido os relatórios da parte técnica dizendo do grande grau de endividamento dos nossos colegas.
É claro que este é um reflexo dos baixos benefícios auferidos por eles.
Portanto acredito firmemente que deveriamos lutar para que todos recebessem parte substancial de nosso superavit e não mais se endividassem com empréstimos.
Não sei quais as normas para entrega de superavits. No banco central foi dada a quase totalidade a cada um.
Se temos regras diferentes, como disse, não sei.
Mas trata-se agora, de uma questão de humanidade.
Deviamos todos nos empenhar nesta luta, pelo recebimento, senão da totalidade, de uma grande parte deste dinheiro que nos pertence.
Afinal, foi decidido em doses homeopáticas por que ?

Anônimo disse...

Alguém sabe falar sobre o IMPOSTO DE RENDA Q FOI COBRADO na primeira parcela do BET? a PREVI NAO SABE DE NADA.
Caso a PREVI adiante outra parcela, vamos perder mais dinheiro com o IMPOSTO DE RENDA, pois na dúvida eles tiram dos aposentados.
Cada dia está ficando mais difícil para nós.
Vamos seguir o exemplo do Dr. Medeiros, vamos a luta e desanimar jamais.

Anônimo disse...

Eu fico maravilhado com a sua atitude autruísta em favor de nós aposentados e pensionistas. Deus abençoe ao senhor e sua família.
Seria muito interessante se o BB abrisse uma linha de crédito para clientes com restrições cadastrais, porque a maioria dos que estão nessa situação, é reflexo das aposentadorias/pensões/salários achatados através dos anos, ninguém quer deixar de pagar contas, queremos cobrança justa para que as nossas famílias tenham o que colocar na mesa para sustento.
É bonito de ver a sua raça Dr Medeiros, até parece corintiano, brincadeirinha.
Jorge Castro,

Anônimo disse...

Estimado sr.Medeiros, todos os anos em julho eu consegui antecipar meu 13 salario pelo Banco Do Brasil, nao importava se tinha restricoes cadastrais, este ano ate o momento nao consigo este cdc pois mostra mensagem de Transacao nao disponivel, se houve alguma restricao para pensionistas, começou agora, a partir de julho, somente nao entendo por que o Banco resolveu nao liberar mais esta linha se o pagamento é garantido na folha de novembro e cai direto na conta.
O senhor sabe me explicar porque este impedimento?

Um beijo no coracao Amelia

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros e caros colegas
que frequentam o BLOG.

Enquanto se debate a elevação de limite /prazo - 150/150 -do ES-PREVI, verifiquei no nosso Banco do Brasil (nosso - interrogação) a disponibilidade de limite de crédito a meu dispor.

BB CRÉDITO SALÁRIO
BB CRÉDITO 13 SALÁRIO
BB CRÉDITO BENEFÍCIO .

TODAS as linhas não foram contratadas em virtude de meu cadastro possuir restrições SERASA.

Tentei, enfim contrar o BET/adiantamento/Superavit/PREVI e
também não obtive exito, embora fosse constatado a margem de +ou-
R$ 8.000,00 -

A alegação do atendente do BB - por sinal, solícito e muito interessado
em contratar a operação foi de que a SUPER indeferiu o pleito pelo
motivo das restrições cadastrais.

O que considero mais marcante é a condição de uso da linha BB CREDITO BENEFÍCIO (Consignado INSS), que prevê a inexistência de restrições
e a linha BB ADIANTAMENTO 13 SALÁRIO, cujo seguimento, mesmo com as alegadas restrições sempre consegui contratar o crédito pertinente.

Mariano disse...

Dr. Medeiros, porque você não lidera um abaixo-assinado, para que todos os aposentados e pensionistas assinem, pedindo a PREVI e ao BB, para liberarem um adiantamento do BET de pelo menos 12 meses. Acho que seria uma boa maneira.
Mariano

Medeiros disse...

AS sugestões que tem aparecido são excelentes e vão me subsidiar na conversa amanhã com o superintendente do BB no RS. Quem tiver mais idéias pode escrever que eu agradeço. Vou à luta com vontade. Após, vamos escrever para a direção do BB e da Previ, além dos naturais contatos telefônicos, e o Lahorgue vai a Brasilia na semana que vem. Quanto a liderar abaixo assinado acho que me desvia um pouco do foco do blog. Mas não sou contra, muito pelo contrário. Só não tenho o tempo necessário. Outros que assumam o encargo que eu apoio, como estou fazendo com o abaixo assinado a favor do projeto de lei do deputado F.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
A minha sugestao eh para que o BB e a Previ adotassem linha de REFINANCIAMENTO IMOBILIARIO, a exemplo do adotado por alguns bancos, que concedem emprestimo com a garantia de imovel do associado.
No caso de quem tem emprestimo da carim em aberto, poderia ser concedido um valor complementar, obtido da diferença entre o saldo devedor e o valor de avaliação.
Creio que a previ conta com margem para emprestimos imobiliarios, e o associado, teria um auxilio em bases mais vantajosas do que outros emprestimos.
A medida contemplaria um valor mais expressivo a cada associado, que poderia substituir dívidas com taxas mais elevadas.
Aproveito e agradeço o trabalho que desenvolve em prol dos aposentados e pensionistas.
Grato
Luiz Kyoshi

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, o Doutor disse: "Amanhã também vou procurar o Sindicato dos Bancários para saber com segurança se a notícia de que a presidente Dilma proibiu a Contraf Cut de ajuizar a ADIN contra a resolução 26 é verdade ou não.". Acha mesmo que alguém da CUT (Sindicatos) vai entregar o ouro e assumir que a Presidente Dilma mandou baixar a bola e não ingressar com a Açao Direta? Claro que não. Vão negar até a morte e vão dizer que está sendo preparada, etc e tal.

Anônimo disse...

Prezado Doutor Medeiros.

O Banco do Brasil tem uma linha especial de crédito,chamada reescalonamento.

O reescalonamento proporciona a qualquer cliente pessoa física que não esta cumprindo com suas obrigações contratadas um diferencial e amplia o prazo para que o tomador volte a ter tranquilidade.

A nossa situação é um pouco diferente,pois nós nunca ficamos inadimplente,pois os recursos são aprovisionados em conta corrente,e quando os débitos não são totalmentes cobertos ficamos inadimplentes por menos de 30 dias com isso não é possivel fazer o reescalonamento.

Um erro do sistema,porque todos os clientes pessoas físicas tem esse direito produtores rurais tem esse direito.

Procurei resposta mais ampla para o problema,e a Superintendencia Estadual de Goiás respondeu que é porque não tem LIC para esse problema e que nós aposentados e pensionistas contratamos os CDC-FUNCI e nesta modalidade não há possibilidade de reescalonamento,há sim a renovação mais quando não há impedimentos cadastrais e ANC que comporte incremento de mais débitos.

Isso tem que mudar Doutor Medeiros,é um comportamento atípico do mercado,porque todas as demais classes de trabalhadores tem o direito de reescalonar seus débitos.

Respeitosamente

Rosalina de Souza

Pensionista

Matrícula 18.161.320-4

Anônimo disse...

Prezado Doutor Medeiros.

Outra questão que deve ser dirimida com a superintendencia e até quem sabe se fazer um aditivo cara corrigir o problema é em relação ao BET(Benefício Especial Temporário) eu mesmo com restrições cadastrais contratei a antecipação pelo banco do brasil,a Superintendencia de Goiás aprovou o pedido.

Já tenho vários relatos de colegas que não teve condições de contratar por estar com restrições.

Existe LIC próprio para a antecipação do BET ou cada Superintendencia avalia a proposta e defere sobre qu argumentos?

Temos que rever esta situação porque tem prejudicado muitos colegas aposentados e pensionistas,se é norma se tem lic porque cada um interpreta de uma maneira.

Já cobrei manifestção da Direção do Banco do Brasil mais infelismente não obtive resposta.

Quem sabe o Senhor resolve mais este abacaxi e de certa forma alivia várias famílias que tem buscado os recursos e não tem conseguido a contração pelos apontamentos.

Respeitosamente

Rosalina de Souza

Pensionista

Matrícula 18.161.320-4

Anônimo disse...

A verdade colega Medeiros esta ai na nossa CARA, e nao é mais uma suposicao ou exagero, o Banco esta cada vez mais nos excluindo, ja nao interessa para ELES aposentados e pensionistas que estejam financeiramente em situacao considerada "ruim" para nao usar outra palavra.
Que memoria curta a DELES nao??
Como é pratico esquecer-se que a maioria destes que de uma forma ou de outra estao atravessando certas dificuldades por causa dos proventos devassados que ELES mesmos pagam, no entanto, ao inves de proporcionarem chances de seus aposentados e pensionistas conseguirem sair desta situacao, ELES simplesmente negam credito e LAVAM AS MAOS.
Que saudades do nosso querido Banco do Brasil, daquele que passavamos na porta e diziamos, vou ver os colegas, tomar um cafezinho, saber das novidades, hoje sao poucos que se animam a fazer isto, por que o Banco parece mais um antro de AGIOTAS, os nomes Previ e Banco do Brasil agora tem tirado ate o sono de muitos colegas, ou é exagero de minha parte esta afirmacao?

Dilson K.A

HELENO PINTO NOBRE disse...

SINCERAMENTE EU NÃO ACREDITO QUE SEJA QUEM FOR; SEJA PRESIDENTE DO BANCO; SEJA PRESIDENTE DA PREVI; SEJA PRESIDENTE DA REPÚBLICA; ESTEJAM INTERESSADOS EM OUVIR OU SE INTERESSAR PELOS "MARAJÁS" DO BB.

ENTÃO ESTAS PESSOAS HOJE ESTÃO LIGANDO MUITO POUCO PARA NOSSAS MAZELAS .

NÃO VEJO DE IMEDIATO NENHUMA SOLUÇÃO. POIS ELES ENXERGAM QUE AQUELES QUE ESTÃO BEM APOSENTADOS NÃO PRECISAM DE NADA. MAS PROCURAM NÃO SE INTERESSAR PELOS QUE FICARAM COM SEUS SALÁRIOS DEFASADOS QUANDO O MALDITO FHC DES-GOVERNOU ESTE PAIS.
PENSAM O PROBLEMA É DELES QUE SE EXPLODAM; PENSAM EU TENHO BASTANTE PARA ROUBAR E VOU ME PREOCUPAR COMO JÁ COMEÇARAM A DIZER DE NOVO COM A "RALÉ".

EM MINHA MANEIRA DE VER SÃO CANALHAS MESMO E NÃO IRÃO TOMAR NENHUMA PROVIDÊNCIA. E É A VELHA CONVERSA; AGORA QUANDO ESTIVEREM DISPOSTOS A SE ELEGEREM ELES VEM BEIJAR O SACO DE TODO MUNDO E O POVO MUITO DESSINTERESSADO SE ILUDE COM ESTES BANDIDOS; COMO SEMPRE.

PORTANTO QUE CADA UM SE CONTENTE COM O QUE NÃO TEM E ESPERE UMA SOLUÇÃO DO ALÉM; QUE É A ÚNICA EXPECTATIVA DE SOLUÇÃO.
COM ESTA CANALHADA; QUE SE MUDAR VAI FICAR A MESMA COISA. PORQUE SAI GOVERNO ;ENTRA GOVERNO E A M.... CONTINUA A MESMA. ELES PROMETEM ATÉ O CÉU ANTES DE ENTRAR; MAS DEPOIS QUE SÃO ELEITOS DEMONSTRAM O QUE SÃO. O POVO VIVE DE ILUSÕES; SE ILUDE COM FUTEBOL; COPA DO MUNDO ; OLIM-PIADAS ; BALADAS ; CARNAVAL ; NOVELAS ( REDE BOBO ).

QUEREMOS O QUE ? UM PAIS DESGOVERNADO COM UM CARGA TRIBUTÁRIA VERGONHOSA;INSUPORTÁVEL E O PIOR É QUE ;FUI OBSERVAR O IMPOSTÔMETRO ; SABEM QUANTO DIZ ALI QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ ARRECADOU ATÉ O PRESENTE MOMENTO ; 10:00 HORAS DA MANHÃ DIA 04/08/2011; MAIS DE 847 BILHÕES ;E AHI PERGUNTO ONDE VAI ESTE DINHEIRO ARRECADADO?
PARA O BOLSO DE MUITO CANALHA NESTE PAIS. FIQUEI ESTUPEFATO NA CIDADE DE CANELA-RS; UM JOVEM ESTAGIÁRIO COM 06 MESES DE ESTÁGIO ( VEJAM BEM );CONSEGUIU DESVIAR 150.000 REAIS.

É O FIM ! ESTAGIÁRIO COM 06 MESES ( REPITO )JÁ ENTRA COM A INCLINAÇÃO MALDOSA DE MALVERSAR RECURSOS PÚBLICOS. ESTAMOS CRIANDO UMA GERAÇÃO DE MONSTROS. TAMBÉM BASTA VER AS MÚSICAS QUE ESTA GENTE ESCUTA E AS BALADAS QUE PARTICIPAM E A EDUCAÇÃO QUE RECEBEM DE PAIS MUITAS VEZES QUE NEM LIGAM PARA ELES. O MUNDO ESTA CRIANDO OS FILHOS DELES .!

E OS MAUS EXEMPLOS QUE VEÊM OS GOVERNANTES DAREM.!

ESTA É A MINHA OPINIÃO ; DESCULPEM O PESSIMISMO; MAS ESTE É O MUNDO QUE VEJO NESTE MOMENTO; AQUI HPN; MATRICULA 3984740-3 ; JAMAIS ANÔNIMO E MAU HUMORADO ; COM ESTE BANDO DE LADRÕES QUE GOVERNA ESTE PAIS NESTE MOMENTO E NÃO VEJO PERSPECTIVA NENHUMA DE SOLUÇÃO .
E VOU REPETIR DO JEITO QUE VAI NEM EM 500 ANOS TEM SOLUÇÃO PODEM ACREDITAR. SE EM 500 ANOS ESTAMOS VENDO ESTAS BARBARIDADES; IMAGINA PARA A FRENTE O QUE VAI SER.

Medeiros disse...

Acabei de receber a informação do BB de que o adiantamento do BET de 12 meses está em vigor. Para a contratação, entretanto, existem algumas restrições que devem ser obedecidas. A flexibilidade depende de gerente para gerente e de superintendente pARA superintendente. Mas o adiantamento existe e o BB tem interesse em contratar. A taxa de 1,4% se não me engano me pareceu razoável.

Medeiros disse...

A bolsa está em queda livre, aos 54.000 pontos, quase chegando aos 52.000 ou 50.000 que eu previ. Vamos ver se minha bola de cristal está afiada. Em 2008 houve quem duvidou e se deu mal. Desta vez está escrito com todas as letras no meu post A BOLSA OU A VIDA. Pra subir tem que cair primeiro. E´ a regra. O diretor de investimentos da Previ deve ser de-mitido com urgencia.

Anônimo disse...

Mais uma vez afirmo que estamos diante de uma situação de grave crise econômica. Há quem diga que a bolsa vais romper a barreira dos 30 mil pontos...quem viver, verá... Vejam a declaração que o presidente do Creci-SP deu a Folha de São Paulo, onde ele confirma uma grave crise no setor imobiliário... www.observadordomercado.blogspot.com

Paulo Segundo Viçosa-MG

Anônimo disse...

A ADIN foi prometida para início de agosto.

Pergunto: início de agosto é até que dia. Alguém sabe responder

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Em vista de tudo que tem sido escrito nos posts, considero que deveríamos nos focar numa antecipação do bet. Digo isso porque, pagar mais taxas de emprestimos para quem já está encalacrado não resolve a situação.
O ideal mesmo é que recebessemos um dinheiro que já é nosso, está lá separado para nós e que com ele equilibrassemos as nossas finanças.
Eu acho que focando num ponto principal temos mais possibilidade de exito.
Muito obrigada desde já pela tentativa.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,
Na impossibilidade de contato com a Previ e mesmo conseguindo contatar não recebendo resposta alguma, pergunto se seria dificil contatar a receita federal diretamente para saber a respeito do IR cobrado a mais do nosso bet.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,o BB não pode colocar essa linha de crédito do ADIANTAMENTO DO VALOR DO BET DE
12 MESES no sistema, padronizado para se obter direto pela internet ou auto-atendimento, sem ficarmos a mercê do que cada gerente ou superintendente pensa ou resolve.

Anônimo disse...

Colegas do Blog.

As bolsas então caindo, se bem que a VALE teve superávit recorde, e isso ajuda a manter o superávit da Previ, mas no quadro de endividamento dos aposentados e pensionistas e o NÃO CUMPRIMENTO do Termo de Compromisso em realinhar nossos benefícios no primeiro semestre de 2011, não seria o caso de pagarem antecipadamente de uma vez o valor do BET, porque caso haja deficit o pagamento do BET fica suspenso, seria melhor que a Previ pagasse o BET já, antes que tudo vire pó.

Anônimo disse...

Parabéns, Dr Medeiros! Demissão para o diretor de investimentos da PREVI!

Pensionista disse...

Dr Medeiros o senhor tem alguma noticia sobre o ES??????

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Acho que para conseguirmos o realinhamento do ES para 150/150, temos de reinvidicar prazo de 180 ou 200 meses, porque se ficarmos nos 150 vão autorizar no máximo 120 meses.

Anônimo disse...

Nao conseguimos fazer o tal adiantamento do BET no Banco Do Brasil, temos restricoes no SERASA e o gerente ao enviar a proposta para a o setor responsavel, retornou a mensagem que havia restricoes cadastrais e por isto nao liberavam, entao pelo menos neste caso nao ha interesse nenhum do Banco em contratar nada, é coversa para BOI DORMIR.
E tem mais pensionista nestA BARCA FURADA Dr. Medeiros.

Amelia

Anônimo disse...

Poderia nos explicar o que significa esta contratação do Bet Dr. Medeiros?
Não somos muito versados em administração o senhor sabe.
Estávamos propondo o adiantamento. O senhor fala de contratação. Por acaso seria que receberíamos os 12 meses descontada esta taxa de que o senhor falou? Só esta taxa ? não ficariamos a dever nada?
Por favor nos explique.

Anônimo disse...

Para salvar 2011, somente um adiantamento do BET, que com certeza nao vai acontecer, ja que nem BB e muito menos Previ tem consideraçao e zelo pelo seus assistidos, conclusao esta tirada das promessas nao cumpridas, e pior, ninguem da Previ com pulso firme foi exigir tais promessas, estao todos quietinhos, como se estivesse tudo certinho e bonitinho, acho que é o momento mais vergonhoso e triste na historia do BB e da propria Previ.
Tambem poderiam salvar 2011, com uma melhoria consideravel no ES, mas penso que vai ser uma GUERRA para isto acontecer, mas TORÇO, REZO, SUPLICO, para eu estar enganado, muito embora, com tudo que tenho lido ultimamente, começo realmente a achar que nao vao este avaliar mesmo o ES, quem sabe com influencias formidaveis como o colega Medeiros, Rossi, Marcos e outros nomes de açao nos bastidores possa este quadro negativo ser revertido.
SERA??????

Viana

João Rossi Neto disse...

Nobres colegas,
A colega Isa Musa está altamente empenhada em conseguir as mudanças no empréstimo para 150/150. Tanto assim que me pediu para redigir uma minuta para ser enviada ao BB e a PREVI. Modestamente fiz o texto abaixo que será submetido as outras associações, tudo com o escopo de que seja elevado o teto e o prazo dos empréstimos.



Prezado Colega João Rossi,
Se me permite, vou redigir semelhante à sua, uma para BB e outra à Previ. Entendo que a decisão sobre limites e quantidade de parcelas do ES são de alçada do Deliberativo, de sorte que devemos insistir com a Previ. Para o BB, penso em enviar para o Vice-Presidente Robson Rocha, que além de ser o Vice é, também, Presid. do Deliberativo da Previ.
Enviarei a todas as Associações pedindo delas o "de acordo", antes de remeter as cartas aos destinatários.
Fico-lhe grata.
Isa Musa



--------------------------------------------------------------------------------
Em 04/08/2011 14:09, João Rossi Neto < jrossineto1@uol.com.br > escreveu:

Prezada colega Isa Musa,



Segue a minuta abaixo para ser enviada ao Presidente do BB. Faça as mudanças que quiser ou delete-a caso julgue que não é suficiente para mitigar os nossos problemas.

- continua na parte II.

João Rossi Neto disse...

-parte II - final.

EMPRÉSTIMOS SIMPLES – Com base em estudos técnicos da PREVI, os empréstimos com participantes e assistidos são estruturados dentro dos mais rígidos critérios de prudência, liquidez, mercado, custos, rentabilidade e riscos sistêmicos, de modo que os negócios desfrutam de mecanismo de autoliquidez, uma vez que as prestações são descontadas em folha de pagamento, permitindo-nos afirmar que o risco é “zero”, em operações com aposentados, visto que o Fundo de Liquidez de Quitação por Morte (FQM) assegura a quitação nos casos de falecimentos dos devedores.
Hoje, o teto é de R$ 100.000,00 e 96 (noventa e seis) meses de prazo para a reposição, com 6 (seis) meses de carência para renovações, ou seja, após pagar seis parcelas poder-se-á renovar o empréstimo.
Entretanto, deixando de lado as normas regulamentares e a letra fria das regras, queremos enfatizar o lado humano da questão. Os aposentados, donos legítimos dos recursos aportados na EFPC-PREVI, em face das atuais circunstâncias desfavoráveis, oriundas de crises financeiras em países da Europa e nos Estados Unidos, viram desmoronar as perspectivas de melhorias nos seus benefícios com os superávits que, antes abundantes, viraram pó em consequência da queda nos preços as ações negociadas em Bolsas de Valores, em cujo Ativo -- Rendas Variáveis --- a PREVI concentra mais de 65% das suas aplicações.
Esses negócios de riscos elevados, sujeitos as volatilidades e humores dos mercados, pesaram nos ombros dos participantes e assistidos, acarretando-lhes prejuízos astronômicos e, mesmo sem ter qualquer tipo de ingerência na gestão do Fundo de Pensão, amargam os déficits derivados de visão negocial equivocada, perigosa e imprudente, porquanto qualquer aplicador mais leigo sabe que não se deve colocar todos os ovos numa única cesta de moeda, quando o ideal para pulverizar o risco é distribuir o dinheiro em diversos Ativos com boa rentabilidade e liquidez segura, como, por exemplo, o ouro e outros investimentos conservadores (Renda Fixa).
Não restam dúvidas de que os Administradores da nossa Caixa são responsáveis por esses atos, mas o momento não é para fazer caça as bruxas, apontar culpados, mas, sim, para equacionar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos participantes e assistidos que, de um lado, estão impossibilitados de ter melhoria nos benefícios pelos motivos elencados e, de outra parte, sem acesso aos Empréstimos Simples, cujos limites e prazos não satisfazem às suas necessidades.
Neste contexto, de forma urgente e inadiável, precisamos que esse banco, como patrocinador do Plano 1, interceda junto a PREVI para que essa autorize à elevação do teto para R$ 150.000,00 e 150 (centro e cinquenta) meses para reposição, pois o prazo mais elástico ensejará o reescalonamento das dívidas, propiciando prestações menores e um desafogo financeiro imediato para os devedores, esvaziando o clima de aflição, ansiedade, angústia e raiva que se instalou no seio do corpo social.
As renovações e novas contratações nas bases propostas seguramente suprirão os associados de recursos adicionais, os quais poderão inclusive acertar débitos pendentes, em curso anormal, no próprio banco, permitindo-lhes colocar em dia os seus compromissos, além de melhorar a qualidade de vida, fator mais importante e que é o pano de fundo dessa discussão.
Tem-se que, no momento, os Empréstimos Simples são a tábua de salvação para milhares de participantes e assistidos que convivem com sérias dificuldades financeiras, alguns com doenças graves, cujos tratamentos estão sendo protelados pela penúria e escassez de recursos. Acreditem, se quiser, mas temos notícias de aposentados que atualmente estão residindo em favelas e assevero que não é por mero diletantismo.
- Fazer um pequeno fecho ........

Medeiros disse...

Excelente oportunidade haverá em Belo Horizonte na segunda feira quando vai se reunir um grupo de estudos para analisar a adin da resolução 26. Acabo de receber a confirmação de que Sasseron estará presente e Isa Musa Noronha também. Não consegui a confirmação da presidente da ANAPAR, mas ela também é esperada. De qualquer maneira, a presença dop Sasseron está garantida e é uma excelente oportunidade de entregar para ele o estudo de 150/150 que o João Rossi Neto se propôs a elaborar, sedgundo comentário no blog de hoje.

Esse grupo de estudos é estranho e foi denominado de heterogêneo, inclusive é liderado por colega ainda na ativa.

Aliás tem muita coisa estranha acontecendo.

Parece que a notícia sobre a intervenção da Presidente DILMA NA contraf/cUT com relação à ADIN não se confirmou. Mas não garanto nada...Tudo é possível.

E a bolsa chegou na minha previsão, de bico rasante. Bateu nos 52.000 e voltou aos 53.000 neste instante.

Existe princípio de pânico, mas acho que ainda não é o fim do mundo. E´ o fim para técnicos imprevidentes e que não acompanham o que acontece no mundo.

Também possuem péssimos consultores.

Anônimo disse...

MAS PORQUE INSISTIR EM PEDIR AUMENTO DO LIMITE DE CREDITO SE PODEMOS PEDIR O NOSSO DINHEIRO?
TANTA MOVIMENTAÇÃO PARA VOLTARMOS A ESTACA ZERO?
NÃO PRECISAMOS DE CREDITO!
TEMOS DINHEIRO DO SUPERAVIT!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Boa tarde

Para se arrancar alguma coisa da PREVI, teremos que entrar na justiça: Cesta Alimentação, Correção do Benefício Inicial, PLR, Renda Certa e Protesto Judicial.
Vamos lá aposentados: entrem na justiça se quiserem alguma coisa.
Fico abestado, quando vejo colegas que não sabem nada. Não querem nada. Não procuram nada. Não entendem nada. Ainda que voce vá atrás deles, não querem nada. Na minha cidade procurei alguns pedevistas aposentados para propor o protesto judicial e nada, nem eu ligando e procurando, com certeza sendo taxado de chato. Só ganha quem corre atrás, quem busca. A Previ só vai pagar para quem correr atras, quem buscar seu direito. Enfim: entre 10.000, só ganham uns 500 que entram na justiça, a PREVI fica com o resto, AZAR!!!!. O Direito está aí para quem quizer se proteger: "O DIREITO NÃO SOCORRE AOS QUE DORMEM."
Enfim, cada um faz seu destino.
DICA DE UM PEDEVISTA APOSENTADO, QUE CORRE ATRÁS DE SEUS DIREITOS.

Anônimo disse...

Medeiros,

Se for verdade de que a Presidente Dilma, puxou as orelhas da CONTRAF-CUT a respeito de uma provável ADIN, então está tudo perdido neste País.

A inconstitucionalidade desta resolução é tão óbvia, que começo a me arrepiar com o aparelhamento do Estado feito pelo PT.

j disse...

From: FAABB Federação
To: João Rossi
Sent: Thursday, August 04, 2011 5:37 PM
Subject: EMPRESTIMO SIMPLES - ABERTURA DE ESTUDOS



Às
Associações de Aposentados,

Recebi e-mail do Diretor Sasseron revelando que está disposto a propor estudos das condições do Empréstimo Simples.
Considerando que nossa proposta inicial (150/100) que foi feita após ouvir o pessoal da Previ, mas que desagradou a maioria dos aposentados e ouvindo colegas mais experientes (João Rossi principalmente), estou propondo uma nova carta à Previ, nos termos do anexo.
Queiram, por obséquio, dar opinião sobre o assunto.
O Diretor Sasseron estará em Belo Horizonte na próxima segunda-feira. Havendo o "de acordo" dos senhores, pretendo entregar a carta a ele em mãos.
Atenciosamente,
Isa Musa de Noronha

Obs.: Aos cuidados do Vice-Presidente do BB, DR Robson, encaminharei carta semelhante insistindo para que o Patrocinador não coloque óbices à nossa proposta.
Isa Musa de Noronha
Presidente

O OBJETIVO DA FAABB É UNIR AS ASSOCIAÇÕES,
POIS O QUE PODE NOS UNIR
É MAIOR DO QUE TUDO O QUE NOS SEPARA

Anônimo disse...

Dr Medeiros; Para quem tem direito do P-220, ao menos, a crise eh marolinha. O superavit ja acontecedu. O qual sera o pensamento do superintendente ? Saude Mario

Anônimo disse...

Caro Medeiros, acabo de receber e-mail sobre o processo eleitoral da ANABB. Favor confirmar sua candidatura. Obrigado. Célio Vilela

PROCESSO ELEITORAL ANABB/2011 - OPÇÃO DE VOTAÇÃO PELA INTERNET - Com a proximidade do período eleitoral da Entidade, a ANABB, a exemplo do procedimento adotado em 2008, voltará a oferecer a alternativa de votação por meio eletrônico, além da Via Postal (envelopes).
Lembramos que, de acordo com o artigo 17, inciso I, do Estatuto, o período do processo eleitoral para eleger os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretores Regionais e dos Representantes nas Dependências inicia em setembro com a publicação do Edital de Convocação.

COMISSÃO GERAL ELEITORAL

Laize Helena de Araújo Coutinho (Coordenadora), Luiz Carlos Romero Menon, Marcia Politi Gobato, Raul Rochadel Lima e Vicente de Paulo Barros Pegoraro

Anônimo disse...

CHACAL...
Caro Colega das 12:05
Só para descontrair...
O INÍCIO DO MÊS DE AGOSTO TERMINA
QUANDO COMEÇA O DE SETEMBRO.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

Parabéns SrJoão Rossi Neto , Dr Medeiros, Dona Isa, Sr Marcos Cordeiro pela luta do ES!!!!

jeanne disse...

Muito bem Rossi, Medeiros,Isa, Marcos e todos nós que estamos lutando por um aumento no ES.

Anônimo disse...

ANTECIPAR O BET É A MANEIRA MAIS FÁCIL,RÁPIDA DE MATA-LO. A PREVI AGRADECE.
QUANTO MAIS DURAR, MAIORES SERÃO AS CHANCES DE SE TORNAR PERMANENTE. AS BOLSAS descem e sobem E EXISTINDO SUPERAVIT, A PREVI NÃO TERÁ CONDIÇÕES/MORAL DE ESGOTA-LO.
DEIXEM O BETinho CRIAR RAIZ. NÃO MATEM O BETinho. DEIXEM O BETinho EM PAZ.

/lui.

Anônimo disse...

Por favor pessoal, não esqueçam da 'CARÊNCIA' do ES.
Tem muitos colegas e muitas pensionistas que motivos pelo desespero, renovaram o ES, a alguns meses atrás mesmo que para isso conseguissem apenas um pequeno valor de crédito.
Sugiro que a carência do ES seja reduzida para 3 (tres) meses, em vez dos 6 (seis) meses atuais.
Jorge Castro,

Anônimo disse...

Agradeço o esforço e empenho da Isa Musa,Medeiros,Rossi e Marcos Cordeiros, para que a Previ atenda a necessidade das pensionistas e aposentados elevando o ES para 150 em 150 vezes, estamos ansiosos e esperançosos que a Previ nos atenda.

Anônimo disse...

ao pedevista do post das 17.18hs
fico ABESTADO, como vc mesmo disse, com os colegas q nao sabem de nada, nao querem saber e ainda tambem me chamam de chato;
aki na minha cidade de Alagoinhas-BA acontece o mesmo.
infelizmente!!!!!

antonio barreto