RECUERDOS DE MARAGOGI

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Enquanto a campanha para pressionar a PREVI a conceder um realinhamento do empréstimo simples neste mes ou em setembro, no mais tardar, para 150 mil e 150 meses, toma força e vai conquistando adeptos inclusive em nosso fundo de pensão, hoje, por estar atrapalhado com problemas profissionais, vou dar um pequeno refresco no blog. Mas amanhã retomo o assunto de nosso interesse imediato. Ha pouco consegui postar o email recebido da Isa nos comentários. E´ o 62 ou 63, se não me engano. Um colega informou que a resolução citada foi revogada em 2009.  E o João Rossi Neto já fez o contra ponto com toda a sua competência. Vale a pena ler esses comentários. Um último anuncia que Sasseron prometeu aumentar o ES. Veremos. E amanhã continuaremos.

A pedido de alguns vou publicar aqui no blog fotos de minha viagem a Maragogi.  Como já falei, tenho evitado divulgar  fotos de viagens, porque diversos colegas aposentados e pensionistas passam dificuldades financeiras e não podem viajar.  Não quero , de maneira alguma, constrange-los, nem parecer que faço exibicionismo.

Minha viagem a Maragogi foi promovida através da  CVC, financiada em cinco vezes. Já paguei tres prestações e vou pedir cancelamento das outras duas faltantes, em virtude do péssimo atendimento recebido no Hotel Miramar, que atualmente mudou o nome para Grande Oca Maragogi.  Realmente, o nome atual está correto, pois se hospedar nele é um programa de indio.

Mas mesmo com os desconfortos a viagem valeu, pois levo as dificuldades na esportiva.  Faz parte do negócio, já dizia o Janjão, do big brother.

A natureza de Maragogi é pródiga e o nordeste é abençoado por Deus pelas suas belas praias e o mar com cor inigualável.

Aí vão algumas fotos. A de cima, eu tirei de dentro do mar ao entardecer. A maré estava baixa e eu andei cerca de quinhentos metros dentro do mar.

A do lado, dá para ver as pessoas caminhando mar a dentro na maré baixa. E a outra, uma vista da praia com palmeiras onde canta o sabiá.

Depois, tem prova de que  não estava mentindo quando falei de minha conversa com a lagartixa, que me visitava todas as manhãs, uma teiniagá encantada, como a salamandra da lenda do Jarau.  Também tem uma foto, a primeira, das caturritas chegando no alto das palmeiras imperiais, no final da tarde, numa algazarra só, me alegrando.

Por último, uma foto do jogo de volei onde me dei mal, com um estiramento na coluna lombar, por falta de aquecimento e velhice (73 anos). Eu estou bem atrás. Tá, não precisam comentar, vou iniciar um regime hoje mesmo para perder cinco quilos. A fotografia , porém, não espelha a realidade dos meus pneus.  E resolvi pintar os cabelos.

24 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal, queremos um adiantamento do BET (12 meses)
O dinheiro já está aprovisionado. Vamos lutar por essa causa Dr. Medeiros.
Só assim passaremos um Natal Feliz.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
Um produto disponibilizado e demandado por algo em torno de sessenta e seis mil associados, a maioria integrante da camada menos privilegiada do “PB-1”, não poderia e nem deveria ser tratado por alcunhas pejorativas. Nunca é demais lembrar que o realinhamento do ES-Previ se transformou, em razão das circunstâncias desfavoráveis que se apresentam, na única maneira de reaver ainda em 2011, mesmo que seja sob a forma de empréstimo, uma ínfima parte daquilo que depositamos a vida inteira em nosso fundo de pensão.

Anônimo disse...

É Medeiros, você ainda está um gatão. com todo o respeito...rsrsrs. Emprestimo simples já.150/150.

Anônimo disse...

Linda a sua viagem Dr Medeiros, muito bom esse descanso para voce voltas recarregado de energias e lutar pelas sofridas pensionistas e aposentados da Previ.
Também apoio o pagamento de 12 parcelas o Bet antecipadas, porque esperar o BB já não levou o dele de uma vez

Anônimo disse...

O assunto do momento é ES e alguns falam em juros de apenas 5% ao ano + 0,9% de seguro. Mas, não é tão bom assim. O saldo devedor é reajustado diariamente e as prestações anualmente pelo INPC. A título de informação, quem teve ES aniversariando em junho, o INPC anualizado foi de 6,79%. Assim, no caso, os juros efetivos mensais ficaram pouco acima de 1%. Com certeza é um dos menores juros do mercado, mas não tem nenhum fundo ou cdb que paga isso. Portanto, pegar ES para aplicar é "fria". ES deve ser usado para emergência ou investimento em bem durável. Célio Vilela

Anônimo disse...

O Lauro Santana disse noutra postagem que não era para criticar Dona Isa sobre a proposta indecente de não prolongar o prazo do ES.
Apenasmente, meu caro Lauro, quero dizer-lhe que quem a atingiu com maestria e clarividência, inclusive, mostrando os artigos do Decreto que a Da. Isa se baseou, foi o nosso grande e indiscutível mestre dos mestres João Rossi Neto.

Anônimo disse...

Verdade, amigo: Emprestimo Simples é para pagar dividas ou fazer os implantes dentarios que a CASSI não paga !!!!
Dr Medeiros lute por nós!!!!
ES de 150.000,00 já

Anônimo disse...

Enquanto discutimos qual seria o ideal ES para ficarmos mais aliviados, na Previ ninguem neste momento importa-se em reavaliar o ES.
Estao mesmo fazendo-se de "peixe-morto". Penso mesmo, que sem pressao, este assunto ES neste ano, vai ficar como todos os outros, so na conversa.
Se queremos realmente melhorias e melhorias URGENTES, temos que nos mobilizar, porque ELES na Previ, nao precisam de ES, entao nao dao prioridade imediata ao assunto.

Viana

Anônimo disse...

Gostaria de saber como acessar a resolução mencionada pela Isa Musa sobre limitações à concessão de empréstimos aos associados dos fundos de pensão. Já li em outro site de que a citação da Isa não corresponde à realidade, pois a Resolução, se não me engano 3596, nada impõe quanto a valores e prazos. Com quem está a razão? Muito se tem falado sobre a preocupação quando ao endividamento dos colegas. Ora, a margem consignável disponível é o parâmetro de envididamento adequado para medir isto. Ademais, cada um sabe de suas conveniências...

Anônimo disse...

Vamos pedir ao Sr. Sasseron para pagamento antecipado do BET, as bolsas estão caindo, chegamos a 55pontos e as previsões são de baixarem até 30pontos, o melhor seria uma antecipação do BET AGORA, antes de se chegar ao deficit.

Anônimo disse...

Colegas do Blog

Vamos fazer pressão na Previ para aprovação do novo ES para 150/150, não temos nada com o limite e prazo dos outros fundos.Devemos tomar o ES, como uma garantia de sobrevivência, a economia mundial vai mal, não vamos confiar tanto assim, que o Brasil não sofrerá reflexos dessa situação, melhor ter o dinheiro na mão, mesmo que seja em forma de empréstimo.

João Rossi Neto disse...

Prezados Colegas,

Enviei a colega Isa Musa o meu post(parte I e II), de 02/08 das 18:47 e 18:50 hs, obtendo a resposta abaixo.
Ficou patente que a FAABB lavou as mãos e jogou a toalha com relação à elevação do prazo para 150 meses nos empréstimos simples.
Penso que somente o BB poderá autorizar a modificação. A par disso, sugiro que se elabore (pelo Medeiros, AFABB-RS ou por quem se dispuser) um Pedido Formal, específico, ao banco, subscrito pelas outras entidades representativas dos participantes e assistidos, com o objetivo de pressionar o BB a fazer essa concessão, obviamente, acionando, para a consecução da medida, os seus três Conselheiros Deliberativos.Destinar-se-ia cópia do expediente para a PREVI. Fora disso, acho que a Inês é morta.

Prezado Colega Rossi,



Por política de gestão aqui na associação ninguém mais tem acesso em nossos computadores a redes de relacionamento, sejam blogs, Facebook, grupos de discussão, etc. Então, mesmo nós, administradores para dar o exemplo, entramos na restrição. De sorte que se antes eu não acessava blogs e grupos por opção, agora é mesmo por restrição administrativa. Mas, amigos me enviam mensagens copiando o que tem sido divulgado nas redes. Tenho sido criticada por ai como se eu defendesse um determinado teto e um determinado prazo de amortização do Empréstimo simples. A história não é bem essa. Fui à PREVI e conversei longamente com o pessoal tanto técnico quanto gestores e as limitações impostas eu as transcrevi. Ouvi deles a observação a respeito da norma que fixa limites. Tal norma é oriunda da Comissão de Valores Mobiliários e é a Resolução do CMN no 3.456, de 1o de Junho de 2007. A norma nã o fala no prazo, somente condiciona à exigência dos 15% (quinze por cento), no conjunto dos investimentos e estão mesmo peocupados com a queda das bolsas.

O que os técnicos da Previ fazem são estudos a respeito da tendência, como por exemplo, quantos participantes e assistidos usam o teto do ES? Qual foi a movimentação do último aumento de valor? (por “movimentação”, consideraram quantos contratos de ES existiam antes de se passar para 100 mil e quantos novos contratos foram feitos após passar para 100 mil, isso para verificar qual o impacto houve, qual o volume e como isso se refletiu na Previ.) Projetam, também, qual seria a projeção para novo aumento. Com base nesses estudos hipotéticos é que estão relutantes em aumentar quantidade de parcelas ou o valor máximo. Observam com muito temor a responsabilização pelos cálculos, temem os riscos sistêmicos, etc. Citaram, ainda o Decreto 7.458, de 7/4/2011, que condicionaram as contratações renovações de Empréstimo Simples à incidência da nova alíquota majorada de 0,0041% para 0,0082%.

Ouvi deles, também, que atualmente existe um elevado número de colegas com um grau de endividamento assustador em função do ES e isso resulta em ações judiciais para evitar os débitos das parcelas alegando o caráter alimentício de benefícios pós-emprego e até recordam que, em um passado remoto a PREVI chegou a “perdoar” o ES. A propósito, eu me lembro disso. Eles consideram que aquilo foi uma temeridade, uma irresponsabilidade dos administradores da época.

De sorte é que, na mensagem que recebi, li agressões absurdas a mim, me chamando de “velha caduca”, “velha maluca”, “irresponsável”, “insensível”, dizendo que estou a mando ou a serviço de a ou de b, e até palavrão. Um horror. Acho, caro Rossi, que erram o objeto da ira. Não é a mim que devem dirigir as cobranças. Os que administram a PREVI (e o Banco) é que devem responder pela não revisão do Plano, pela não concessão do ES, etc. Mas, infelizmente é assim mesmo. É mais cômodo, menos arriscado, me chutar do que chutar os poderosos. Covardia pura e falta de caráter, pois os que mais me agridem se colocam como anônimos.

Atenciosamente

Isa Musa

Anônimo disse...

Repetindo:

diseg@previ.com.br

Diretor de Seguridade: JOSE RICARDO SASSERON

Anônimo disse...

Vou voltar a dizer o que penso a respeito de emprestimo. Não precisamos dele. Temos o dinheiro do nosso superavit, que nos foi dado a conta gotas. E por que aceitamos? por que havia a promessa de realinhamento de nossos beneficios. Rasgaram o acordo assinado. Então, queremos o nosso dinheiro agora. Não está separado? rendendo juros para quem? para a PREVI? Mas quem da PREVI ?
Sou pela luta da federação e das 36 afiliadas pelo nosso direito de receber o nosso superavit já!

Anônimo disse...

Medeiros, adorei as suas fotos.
Estou gostando tambem desta idéia de que o nosso superavit seja distribuido inteiramente agora. Nunca entendi por que das parcelas, já que o dinheiro ficaria provisionado em outra conta. Deve estar rendendo. Melhor seria se estivesse rendendo na nossa.
O pessoal do banco central( meu cunhado) recebeu uma bolada.
Por que não podemos receber tambem.
A vale acaba de anunciar lucros extraordinários.
E os aposentados, donos dela a pedir empréstimos?
Dona Isa, por favor, acione a sua federação.
Veja o que consegue para nós.
E desde já muito obrigada por que sei que nenhuma luta com a PREVI é fácil.

Anônimo disse...

Já que os tecnicos da Previ acham que estão com a razão sobre o aumento do ES e do prazo.
Dr. Medeiros valos continuar lutando pelo ES e maior prazo e vamos sugerir, para sermos atendidos num adiantamento do BET ( 12 meses), quebra o galho. Contamos com o Sr.

Anônimo disse...

Colega Medeiros, para um BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA, com i que foi postado pelo distinto colega Rossi e com a resposta da sra. Isa, esta muito claro que pode mesmo, sem sobra de duvidas, nao haver em 2011 nenhuma modificacao no ES.
Como ja estamos em agosto, creio que se almejamos uma real melhoria no ES, esta na hora de deixarmos a teoria e partamos para a PRATICA.
Aos que ja pensam que saira a qualquer custo novos limites para o ES, com tudo que li e escutei, a situacao esta um tanto amarrada, pelo visto se nao houver forte pressao e mobilizacao, nao saira este ano revisao no ES.
Meu batalhador Medeiros, voce ja deva estar observando isto, tal situacao exige maior açao.

abraço fraterno Guilherme

Marcos Cordeiro de Andrade disse...

Caro Medeiros,

Dada a credibilidade de que o Blog desfruta, com justíssimas razõesm e a sua capacidade de penetração nas altas esferas dos Poderes que nos envolvem, seria de bom alvitre que o Colega instasse a CONTRAF a confirmar – ou desmentir – o comentário veiculado ontem, 02/08 (conforme abaixo) para tranqüilidade de todos, pois o assunto deixou sobressaltada a comunidade do Plano de Benefícios N° Um, da PREVI, e até o momento ninguém se dignou vir a publico tratar do assunto.

“Prezado Colega Rossi,

Também recebi a preocupante notícia de que a Presidente Dilma teria chamado a direção da CONTRAF CUT e determinando o engavetamento da Ação Direta de Inconst. Quem me enviou diz ter extraído do "Clipping Planalto" e a fonte seria o Estadão. Vou apurar. Acredito que não seja com a Cláudia da ANAPAR, mas com o pessoal da CONTRAF CUT.

Atenciosamente
Isa Musa”
=================


Mais uma vez grato pela atenção.

Atenciosamente,
Marcos Cordeiro de Andrade.

Mariano disse...

Colega João Rossi, depois do que a Isa Musa lhe transmitiu, só nos resta unirmos e lutarmos muito, por dias melhores para aposentados e pensionistas.
As associações que nos representam poderiam muito bem solicitarem a FAABB que dirigisse expediente a PREVI e ao BB, pedindo um adiantamento no BET de pelo menos 12 meses.
Abraços Mariano Dr. Medeiros ajuda aí o colega Rossi.

Luis-BH disse...

Dr. Medeiros,

Precisamos de notícias sobre o Protesto Judicial. Como fazemos para acompanhar? Abraço

Anônimo disse...

Em vista dos comentários da sra. Isa Musa, temos que reconhcer que estamos nos endividando demais senhores. Claro, temos necessidades. Vamos en tão pensar. Essa idéia de uma parte do nosso superavit vir direto para nós de uma vez e não aos poucos é boa. Não temos que pagar taxas etc...
Existirá algum decreto que não permita isto? ou é apenas uma decisão da PREVI?
Por favor os que conhecem os estatutos da PREVI a respeito de superavit, se manifestem.
Acho de uma insensibilidade atroz da PREVI, saber por estudos que realiza, que aposentados estão altamente individados e não disponibilizem um superavit que já está à disposição.
Haja insensibilidade!
E são companheiros nossos!
Vão se aposentar um dia.
Não pensam?

Anônimo disse...

Então, pela lógica, dá para aumentar o prazo do ES.Assim, evita-se o endividamento,pois o teto não será aumentado.

Pensionista sem voz... disse...

Se a Dilma realmente pressionou a Contraf-CUT, é realmente um absurdo que tenhamos chegado a tal ponto no Brasil, mas de uma coisa eu tenho certeza:

a notícia não foi veiculada pelo Estadão em primeiro de agosto de 2001, pelo menos não no site do jornal pela internet (copiem parte da notícia divulgada e busquem no Google e não encontrarão nenhum resultado).

Se a notícia realmente existiu, então foi exclusividade do jornal impresso.

Na minha opinião, pareceu mais uma crítica de quem acredita (e com razão) que as entidades envolvidas com a ADIN poderiam recuar na mesma hora se o governo assim determinasse. A maneira encontrada pra fazer tal crítica foi bolar uma notícia falsa "prevendo" o que poderá acontecer. A falsa notícia, que deveria ter sido encarada como uma forma de crítica ou até mesmo deboche, pois revelava a falta de confiança nas entidades que estão por trás da ADIN, acabou sendo levada a sério.

Abaixo a notícia exatamente como foi divulgada:

"Veto Importante
Cliping Planalto - A maior Central Sindical dos bancários foi chamada às pressas no Planalto. A Presidente Dilma não gostou nada da notícia de que aquela entidade tentaria uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra uma Resolução que favorece as empresas estatais patrocinadoras de fundos de pensão, como a PREVI. Com isso, aquela Central recuou e não mais irá impetrar a ação. Essa polêmica Resolução recebeu em 2008 o número 26 e foi emitida pelo então Ministro Pimentel e permite que as empresas estatais patrocinadoras de fundos de pensão como o Previ, destinem metade de suas reservas ao patrocinador, no caso, o Banco do Brasil.

Anônimo disse...

DR. MEDEIROS,

A Previ não poderia liberar nosso valor de CAPEC em vida e alteraríamos o nosso beneficiário favorecido para a Previ.