RESPONSABILIDADE DOS CONSELHEIROS E O EMPRÉSTIMO SIMPLES

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tem quem reclame que a gente só cobre dos diretores da Previ, especialmente do Sasseron, e deixe de fora os conselheiros deliberativos e fiscais.  Eles também tem responsabilidade nas decisões, embora a parte executiva, operacional e administrativa corresponda aos diretores.

Senti na carne esse descaso com os conselheiros,  Nos Congressos dos Fundos de Pensão quase ninguém queria saber do meu cartão de visita de conselheiro fiscal.  Achavam que se tratava de cargo decorativo e que eu não tinha nenhuma importância.

Cheguei a me oferecer para fazer palestras em qualquer lugar do país quando assumi a presidencia do conselho fiscal da Previ. Preparei um bom trabalho que foi bastante elogiado na reunião de conselheiros havida em Sauípe. Mas nenhuma associação ou grupo me convidou,  Na época não estavam interessados em irregularidades nas operações da PREVI. Os assuntos badalados eram outros. Fiquei frustrado, pois tinha muita operação problemática que merecia debate e eu estava ansioso para comentar as providencias tomadas para sanear as irregularidades.

Agora alguns comentários no blog chamam atenção para a responsabilidade dos conselheiros.  O colega João Rossi Neto, que vem se dedicando a estudar diversos aspectos da Previ com profundidade, escreveu um trabalho nesse sentido abrangendo o conselho fiscal da Previ, pedindo-me para publicá-lo   Está sob a forma de comentário no final da postagem anterior, com o título "a inoperancia no conselho fiscal da Previ". Vou repeti-lo no início desta postagem. Abram o comentário e confiram as opiniões e análises dele.  Sou suspeito para falar, por já ter exercido o cargo.

                                                                       -o-o-o-o-o-

.
Vamos ver o que esta semana nos reserva. Se vai continuar o suspense ou se as medidas concretas dos principais assuntos que nos interessam vão ser anunciadas pelos dirigentes da Previ e do BB. O Boletim da Previ trazendo em primeiro plano a matéria sobre impulso consumista  foi encarado como desaforo e maldade.

Não brinquem mais conosco.  Nossa paciencia já terminou.  Estamos de saco cheio e muita pensionista verdadeiramente desesperada.  Vamos cobrar responsabilidades de quem de Direito.  Vai sobrar pra todo o mundo, inclusive os conselheiros. 

Cuidado ! Estamos na cola de voces.  O BEIJAÇO ou qualquer outro movimento está tomando força. Não duvidem de novo. Cadê o ES melhorado ?  Cadê o realinhamento de benefícios prometido para o primeiro semestre ?  Cadê resposta para a consulta sobre o imposto de renda que recaiu sobre o BET ?  Cadê o pagamento do BET para os P-220 ?  Cadê resposta sobre o compromisso do BB para com os pré -67 ?  Cadê a ADI que ainda não foi ajuizada ?

Por isso estamos na cola de vocês.  Melhor que comecem com o ES, o quanto antes. Conselheiros, façam a sua parte. Mostrem serviço. Está mais do que na hora.

DELENDA CARTHAGO - ES MELHORADO OU BEIJAÇO NA PORTA DA PREVI  ?

38 comentários:

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
A obrigação mais importante da Previ é a de honrar o pagamento dos benefícios dos aposentados e das pensionistas até o fim de nossas vidas . O fato de existir essa principal obrigação não exclui outras atribuições. Existe a rubrica empréstimos a participantes, cujo saldo está bem longe do teto estabelecido para sua utilização, que possui taxas atrativas se comparadas àquelas que o mercado pratica. Aliás, no que concerne a essas taxas, não poderia ser diferente já que são recursos vertidos por nós mesmos para o plano durante uma vida inteira de trabalho. Não há porque os associados, nos momentos de maior dificuldade, se valerem das linhas de crédito disponíveis no mercado, com juros ao nível de agiotagem, se dentro de “casa” há uma solução rápida e eficaz para os problemas. Diferentemente do pensamento de alguns, a Previ existe também para fazer empréstimos aos seus associados. Nunca é demais lembrar que o risco desse tipo de operação, em razão das garantias exigidas, é zero.

Elizabeth disse...

De: João Rossi Neto
Data: 08/19/11 09:18:05
Assunto: Conselho Fiscal da PREVI.

Extraí do Estatuto da PREVI, na parte relativa ao Conselho Fiscal, pontos importantes do rol das atribuições que deveriam ser cumpridas pelos seus membros e, em especial, pelo Presidente do Conselho Fiscal.
Lamentavelmente nunca li uma linha apontando falhas ou cobrando providências, em que pese os vários descalabros administrativos e econômico-financeiros, cometidos pelos Administradores da nossa Caixa de Previdência.
Embora não sirva de consolo, porque também é parceira do patrocinador, mas a PREVIC nunca foi acionada para intervir em nenhum tipo de problema, como se a PREVI funcionasse mais perfeita que um relógio suíço.
Assim sendo, elenquei abaixo, alguns artigos e incisos cruciais que orientam, teoricamente, as normas aplicáveis às condutas dos responsáveis pela fiscalização da gestão da PREVI. As ferramentas são boas, contudo, só funcionam se fossem colocadas em prática. O leque de regras é suficiente para contemplar “in totum” as atividades desenvolvidas pela EFPC, por oferecer visão sistêmica, todavia, não é operacionalizado e nem levado a sério. Vou me ater apenas aos tópicos mais graves, aqueles que nos acarretam prejuízos. Mas, enfim, ei-los:
SEÇÃO III – DO CONSELHO FISCAL
SUBSEÇÃO I – DA DEFINIÇÃO
Art. 42. O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da PREVI responsável pela fiscalização da gestão administrativa e econômico-financeira, e exercerá suas funções nos termos deste Estatuto e do Regimento Interno do Conselho Fiscal.
SUBSEÇÃO II – DA COMPOSIÇÃO
Art. 43. O Conselho Fiscal é composto de 4 (quatro) membros titulares e 4 (quatro) suplentes, sendo 2 (dois) membros e respectivos suplentes eleitos pelos participantes e assistidos e 2 (dois) membros titulares e respectivos suplentes indicados pelo patrocinador Banco do Brasil S.A.
SUBSEÇÃO IV – DAS COMPETÊNCIAS
Art. 49. Compete ao Conselho Fiscal, além de outras atribuições que lhe sejam conferidas pela Lei ou normas em vigor:
I - examinar os balancetes mensais;
II – emitir parecer sobre as Demonstrações Contábeis e de Resultado de cada exercício;
III – emitir parecer sobre o Relatório Anual de Atividades;
IV – examinar os livros e documentos da PREVI;
V – fiscalizar quaisquer operações, atos e resoluções praticados pelos órgãos administrativos ou colegiados da PREVI, verificando o cumprimento de seus deveres legais e regulamentares;
VI – apontar eventuais irregularidades, sugerindo medidas saneadoras;
VII – fiscalizar o cumprimento da legislação e normas em vigor;
VIII – acompanhar, periodicamente, o Programa de Investimentos da PREVI, observando sua aderência à Política de Investimentos e a outros parâmetros legais ou normativos existentes;
IX – emitir, periodicamente, relatórios sobre controles internos.
§ 1º Os membros do Conselho Fiscal poderão requisitar a apresentação dos livros e de todo e qualquer documento da PREVI, bem como informações aos membros do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva, não dependendo tais requisições de deliberação ou aprovação dos demais membros.
§ 2º As requisições de que trata o parágrafo anterior serão encaminhadas pelo Presidente do Conselho Fiscal, que delas dará ciência aos demais membros e, salvo deliberação em contrário do referido Conselho, fixará prazo para seu atendimento, nunca inferior a 10 (dez) dias.
Art. 50. O Conselho Fiscal poderá exigir a contratação de empresa de auditoria contábil, atuarial ou financeira para realização de trabalhos específicos.

Anônimo disse...

Muito bem Medeiros, vamos pressioná-los até sair alguma coisa.

fernando disse...

MEDEIROS, uma coisa que nos deixa intrigado é novamente o BB tentar aumentar os salários dos executivos para R$ 81.000. Esta história não tinha terminado?

Elizabeth disse...

De: João Rossi Neto
Data: 08/19/11 09:18:05
Assunto: Conselho Fiscal da PREVI.

SUBSEÇÃO V - DO FUNCIONAMENTO
Art. 51. O Conselho Fiscal realizará reuniões ordinárias mensalmente e extraordinárias sempre que convocadas pelo seu Presidente ou pela maioria de seus membros.
Parágrafo único. A ausência sem justificativa a 3 (três) reuniões consecutivas ou a 5 (cinco) alternadas no período de 1 (um) ano, acarretará a instauração de processo administrativo em decorrência do qual poderá ocorrer a perda do mandato de Conselheiro
Art. 52. O Conselho Fiscal terá 1 (um) Presidente, designado pelos membros eleitos pelos participantes e assistidos.
Parágrafo único - Em caso de empate indicativo, prevalecerá o voto do conselheiro eleito com mandato atual mais antigo.
Art. 53. O quorum para as reuniões do Conselho Fiscal será de 3 (três) membros, titulares ou suplentes em exercício de titularidade.
Parágrafo único. As decisões do Conselho Fiscal exigem maioria simples de votos, cabendo ao Presidente do Conselho, além do seu, o voto de qualidade em caso de empate.

Elizabeth disse...

De: João Rossi Neto
Data: 08/19/11 09:18:05
Assunto: Conselho Fiscal da PREVI.

Se de um lado, o Presidente do Conselho Deliberativo, indicado pelo BB detém o Voto de Qualidade e faz uso dele em prol do patrocinador, de outro, o Presidente do Conselho Fiscal, eleito por nós, também possui a mesma prerrogativa, entretanto, nunca tivemos provas de que ele o tenha empregado em nosso benefício.
O Conselho Fiscal tem um comportamento impermeável, não dá ciência do que faz ou deixa de fazer, não demonstra ter qualquer tipo de compromisso com os participantes e assistidos, e sequer sabemos de que lado está, mas do nosso, certamente não é. A falta de transparência é total.
Merece ênfase os incisos “V, VI, VII e VIII”, do artigo 49, acima. Eles estão numa ordem de providências sequenciais que não foram observadas, seja por negligência, omissão ou irresponsabilidade.
Se tivesse atentado para o inciso VII: ”fiscalizar o cumprimento da legislação e normas em vigor”, não teria permitido, sob pretexto algum, que a PREVI violasse a Lei Complementar 109/2001, ato grave que redundou em prejuízos bilionários para os associados e cumprisse os ditames da Resolução 26/2008.
Mesmo estando a Resolução sub judice, o Conselho Fiscal finge que nada vê e nunca se manifestou sobre a matéria ou apontou as irregularidades (inciso VI). Evidentemente, sabe que o BB tornou-se beneficiário de 50% dos nossos superávits, mas não toma providências. O que esperar de um órgão que trabalha vendado, engessado e com os ouvidos tapados.
Esse procedimento leniente nos envergonha e o Conselho Fiscal não é digno da nossa confiança. Não foi para isso que elegemos os dois representantes. Veja a quanto chega à irresponsabilidade, de todos os Gestores da PREVI. Consta que o Conselho Fiscal (inciso VIII) é obrigado a acompanhar, periodicamente, o Programa de Investimentos da PREVI e, havendo excessos, tetos extrapolados, caber-lhe-á indicar as irregularidades e medidas saneadoras. Mas isto foi feito? É claro que não.
A PREVI continua com uma concentração perigosa em Rendas Variáveis, sujeitas aos riscos devido às volatilidades dos mercados, com enormes e sérias ameaças ao patrimônio e não houve a providencial sinalização para a diversificação em aplicações mais conservadoras (Rendas Fixas, ouro, etc.), de modo a equilibrar e distribuir melhor os recursos, com vistas a pulverizar os riscos, blindar o Ativo e garantir a rentabilidade que tanto precisamos.
Se estivesse na pele do Presidente do Conselho Fiscal ficaria preocupado. Acobertar atos administrativos e financeiros de valores vultosos, nos quais há inquestionável transgressão às Leis (LC 109/2001 e l0.741/1993) é um risco que equivale à co-autoria dos delitos e, portanto, sujeito às penalidades previstas na Lei 7.492/1986 (Gestão Temerária), uma vez que, segundo a Lei 8.177/1991, artigo 29, as entidades de Previdência Complementar são equiparadas as instituições financeiras e os Administradores passíveis de punições semelhantes.
A Presidente Dilma parece que não está contemporizando com as malfeitorias, nem de Ministros, o que dirá de peixes pequenos. A impunidade não é garantida nesse Governo, como foi no do ex-presidente Lula. Não está tão fácil safar-se das malhas da Justiça. A sociedade está farta do toma lá dá cá, da maracutaia e da corrupção. Lembrem-se de que o poder é efêmero e o crime não compensa.

Anônimo disse...

Os culpados, em parte, somos NÓS. Enquanto elegemos "LEIGOS" e"AMADORES", o BB nomearam os #P#malandros de #T#carteirinha que monopolizam as decisoes dentro da PREVI. Da proxima, vamos escolher melhor nossos representantes. Hoje o nosso Fundo está na mao do GF/BB e PT, com aval da GF/PREVIC.

Anônimo disse...

Nem o 0800 da Previ está aguentando tanto pedido de ES melhorado...rsrs

Anônimo disse...

Algum colega poderia colocar aqui no blog o nome e respectivo email dos atuais componentes do Conselho Fiscal da Previ.
Vamos cobrá-los e fixarmos bem o nome deles para jamais votarmos neles para qualquer eleição à outro cargo.

Anônimo disse...

senhores, alguém já viu ou houviu o CONSELHO FISCAL de alguma empresa se manifestar publicamente sobre os balancetes/balanços de alguma empresa (???); quanto muito os conselhos apenas fazem alguma observação no "rodapé" dos relatórios, que são arquivados e................+nada é feito/resolvido/solucionado.
Portanto temos que escolher em próximas eleições representantes que realmente tenham vontade de "proteger" nosso capital e não apenas ficarem "passeando" e dizendo que irão nos representar/defender nas reuniões convocadas.
Então vamos renovar nossos representantes e não ficarmos sempre votando nos "mesmos".
Tenho Dito

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, por favor avise a data da chegada a Previ (beijaço ou qualquer outra coisa que possa ser ao nosso favor.. Vamos tentar engrossar as fileiras. Se tiver promoção da Tam, tentaremos comprar. ou então iremos de Itapemirim.Por favor Sasseron , libera o ES o dinheiro é nosso.

Anônimo disse...

Meus amigos, esse Conselho Fiscal, não fiscaliza, nem ele.

wilson luiz disse...

Caros colegas aposentados.
Estamos nos estressando antecipadamente; ano passado, o aumento do Empréstimo Simples foi autorizado em 21 de setembro. Não acredito que eles decidam alguma coisa antes de decorrido um ano.

Anônimo disse...

Sobre o ES, tudo resume-se novamente na seguinte palavra, ja dita pelo valoroso colega Medeiros.

NOVELA!!!

Anônimo disse...

Colega Wilson disse:
"Estamos nos estressando antecipadamente; ano passado, o aumento do Empréstimo Simples foi autorizado em 21 de setembro. Não acredito que eles decidam alguma coisa antes de decorrido um ano".

Infelizmente desta vez temos razoes de sobre para nos estrssar antecipadamente, o Banco e a Previ quebraram ate o momento as promessas de rever nosso realinhamento e tantos outros fatores que foram novamente ENGAVETADOS.
Fora isto, em relaçao ao ES, as declaraçoes do Sasseron deixaram muito a desejar e, para completar, a Previ tem informado para quem pergunta sobre ES, que nao tem previsao nenhuma de melhoria.
Entao, precisamos mesmo antecipadamente de uma resposta ou esclarecimento TRANSPARENTE, este ano de 2011 esta sendo uma catastrofe para nós, abocanharam o superavit, e SUMIRAM.
Pagam-nos a conta-gotas, e querem nos dar liçao de moral, dizento diretamente que somos consumistas e gastadores ao extremo.
Aceitarei estes termos, se ELES aceitarem reconhecer que sao dirigentes sem identidade propria, PAUS MANDADOS do Banco e do Governo,
resumindo, uns belos TRAIDORES dos aposentados e pensionistas, se ELES reconhecerem isto, podem chamar-me de consumista, gastador e endividado que ficarei com a alma lavada.

Abraço Guilherme

Anônimo disse...

SR.SASSERON, gostaria que o senhor pensasse em algum idoso de sua família, que por ventura estivesse passando por extrema necessidade e se alguém como o senhor tivesse o poder de amenizar tamanha dor e não o fizesse por mera birra de achar que emprestimos são "coisas feias",como o senhor se sentiria se fizesse o esforço de se colocar no nosso lugar, para sentir o que nos estamos passando, ou o senhor sempre foi rico? Portanto,"coisas feias" para quem? para quem está passando privações, com o nome no serasa, com pensões reduzidas e benefícios achatados, por estarmos vivendo esmagados por tantas injustiças que não são sanadas mas aparecem sempre na lista de promessas quando querem nossos votos para alguma eleição, a Previ enriquece e doa o que é nosso para o BB e os senhores relutam em nos dar socorro através de uma melhora no ES, que está aquém do limite que pode ser dado para esse fim e com garantia de pagamento em folha.

Anônimo disse...

SR.SASSERON, gostaria que o senhor pensasse em algum idoso de sua família, que por ventura estivesse passando por extrema necessidade e se alguém como o senhor tivesse o poder de amenizar tamanha dor e não o fizesse por mera birra de achar que emprestimos são "coisas feias",como o senhor se sentiria se fizesse o esforço de se colocar no nosso lugar, para sentir o que nos estamos passando, ou o senhor sempre foi rico? Portanto,"coisas feias" para quem? para quem está passando privações, com o nome no serasa, com pensões reduzidas e benefícios achatados, por estarmos vivendo esmagados por tantas injustiças que não são sanadas mas aparecem sempre na lista de promessas quando querem nossos votos para alguma eleição, a Previ enriquece e doa o que é nosso para o BB e os senhores relutam em nos dar socorro através de uma melhora no ES, que está aquém do limite que pode ser dado para esse fim e com garantia de pagamento em folha.

Anônimo disse...

É Medeiros, ja foi ler o destaque de capa do site da Previ?
Enquanto aguardamos alguma resposta que ao menos anime muitos aposentados e principalmente as pensionistas sobre melhoras no ES, a Previ ou alguem da Previ com certas materias parece querer mesmo fazer um filme de suspense.
Däo destaque para SAUDE FINANCEIRA, se a nossa saude financeira anda beirando uma UYI, a culpa nao é exclusivamente nossa, porque ELES nao falam sobre o nao cumprimento das promessas que fizeram?
Nunca tamanha hipocresia, querem dar liçao de moral, entao antes deviam dar neles proprios.
Falam que estamos a maioria endividados, ora, ora...doram metade do nosso superavit, nos pagam a prestaçao a outra metade, o imposto de renda mordeu tudo que pode, a CASSI lambe uma beiradinha, prometeram o realinhamento do plano, entao nos fizeram completamente de BOBOS e agora ainda pensavam em nos sacanear ate no ES dizendo que estamos endividados.
Ja faz um bom tempo que infelizmente a Previ esta pagando para ver.
Qualquer dia a Casa CAI mesmo de vez
Somente isto tenho a dizer.

Daniel Pereira

Anônimo disse...

A Cecilia no blog dela declarou o seguinte, quando perguntaram para ela se vai haver a melhoria este ano no ES.

Cecilia disse:
O problema e que alguns diretores não concordam em alterar para que os associados não se endividem mais do que o aconselhado...

O Medeiros, temos que saber quem sao estes diretores ou conselheiros que estao criando esta PAREDE contraria a melhorias no ES.
A coisa parece ainda estar parada.

Anônimo disse...

ÉH! Dr. Medeiros, que venha o BEIJAÇO, tudo mundo com alguma roupa de cor vermelha em frente a Previ para o grande BEIJAÇO, o todo poderoso SASSERON, só com BEIJAÇO aprovará o ES, ou ele é cego, surdo e mudo.

Anônimo disse...

Caro Medeiros estou com saudades do seu BINGO! será que não sai uma notícia do ES 150/150, temos que ser muito otimistas mesmo, para não perdemos a esperança.Que sadismo essa Previ e o Sasseron.

Anônimo disse...

Medeiros entre em contato direto com a Previ ao Sr. eles atendem, nos dê uma previsão concreta sobre o ES, ou temos que fazer como sugeriu um colega aqui no blog (fazer empréstimo na CREFISA), será que é isso que a Previ acha ser (saúde financeira).

Anônimo disse...

Acho que este ano o BINGO FECHOU eh.eh.eh...
Brincadeiras a parte, dizem as más LINGUAS que sobre o ES tudo esta num SILENCIO DE CEMITERIO.
Acho que para agosto ja era.
Mas, vem a primavera em Setembro, quem sabe o FLORES nao se ABRA!!

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Tudo bem, agora a bola da vez é o conselho fiscal e sua inoperancia. Na verdade, os ativos da PREVI vivem ao sabor das ondas. Se a maré for favorável ok, se não silêncio. Por tanto a ineficácia, irresponsabilidade, falta de transparência é o modus operandi da presidencia, diretoria e todos os conselheiros. Temos que precaver, afinal nosso futuro está nas mãos que não participam dos nossos anseios.

Anônimo disse...

Eu acho que temos que fazer uma VAQUINHA e redigir um artigo a ser publicado numa Zero Hora ou o Globo e etc.. Dizendo destas promessas que fizeram quando da doaçao do nosso Superavit e tudo que gostariamos de dizer, que esta trancado na nossa garganta.
Ja que a Previ responde com silencio, entao vamos incomodar, pois nao temos mais nada a perder.
Daremos nomes aos BOIS que depois eles esclareçam na imprensa os fatos.
Quero ver se a coisa nao vai pegar fogo, quando o assado deles começar a queimar.

Anônimo disse...

NÃO HÁ OUTRA SOLUÇÃO PARA QUEM ESTÁ ENDIVIDADO, A NÃO SER AUMENTANDO O TEMPO PARA PAGAMENTO, SE A PREVI ESTÁ REALMENTE PREOCUPADA COM A SAÚDE FINANCEIRA DOS ASSISTIDOS QUE ESTIQUE PARA 180MESES O PRAZO DO ES, E ALTERE A CARÊNCIA DE 6 PARA 3 MESES, O RESTANTE FICA POR CONTA DO TOMADOR.

AFINAL SR SASSERON O SR ERROU FEIO, ACHANDO QUE O REALINHAMENTO DO PB1 ERA INDEPENDENTE DE RECURSOS ORIUNDOS DO SUPERÁVIT, ENQUANTO O BB QUE MANDA EM TUDO RESOLVEU ACHAR QUE REALIMANHENTO DO PB1, SÓ COM AS SOBRAS DO QUE FICAR DO SUPERÁVIT, DEPOIS DELE MAMAR SEUS 50%, E A BOLSA NÃO LEVAR O RESTO, E AÍ COMO NÓS FICAMOS, COM CARA DE BOBO, TUDO BEM , MAS SEM ES. NÃO DÁ PARA FICAR.

Anônimo disse...

Agosto se foi, que venha setembro.
Espero que pelo menos ainda em agosto a Previ passe alguma informacao sobre melhora no ES, isto é o minimo que podem fazer, este silencio é pessimo!!!

Anônimo disse...

CAROS COLEGAS,

Eu não vou esperar: tenho as seguintes ações contra a PREVI e se for o caso BB:
AÇÃO RMI
AÇÃO CESTA ALIMENTAÇÃO
AÇÃO RENDA CERTA
AÇÃO PLR (ESTA EM ANÁLISE PELA AAPPREVI)
AÇÃO AUTOPATROCINADOS (ESTA EM ANÁLISE PELO DR. MEDEIROS)

Colegas, pelo amor de DEUS, reivindique seus direitos, corram atrás.
um anônimo, mineiro, INTRANSIGENTE com seus direitos. Acompanhem-me pelo bem de suas famílias.

Anônimo disse...

Li em outro blog:
"Pelo que vemos, quem manda na PREVI é o Banco do Brasil (patrocinador) e o governo. A diretoria e Conselheiros da Previ são meras figuras com salários bem avantajados, que estão aí só porque o estatuto diz que tem que existir esses cargos. Mas estes não ousam contrariar os verdadeiros mandatários para não por em risco outras "boquinhas" lá adiante. E nós, com proventos achatadíssimos, temos que ENGOLIR!"
-------------------------
Infelizmente, CONCORDO PLENAMENTE com o comentário acima.
O MAIS TRISTE é saber que estes que elegemos, que eram colegas nossos, que estavam ao nosso lado em muitos casos, hoje estão VENDIDOS.
Como o ser humano é CORROMPÍVEL!
Basta acenar para alguns com um maço de R$ e promessas de mais alguma coisa futura, que eles(as) "VENDEM" até a mãe !
Que tristeza !! Esperem o ajuste final! O futuro irá devolver-lhes, em dôbro, todo o mal que estão causando a nós.

Roberto- RJ
p.s- É PRAGA MESMO !!

Anônimo disse...

Querido Dr.Medeiros, eu confio no senhor, sei que esta tratando bem de perto desta questao do ES e das outras.
O senhor nunca deixou-nos na mäo, lutara por qualquer melhoria que possa alegrar a nossa vida.
Confio no senhor ate o ultimo dia da minha vida, o senhor e a sua familia estao sempre nas minhas oraçoes.
Se o senhor esta otimista, eu tambem estou.
Vira sim o ES, vira logo!

Beijo no coraçao, Amelia

Anônimo disse...

Colegas,

QUANDO OUÇO OU VEJO O NOME: PREVI, EU ARREPIO E A GLICOSE SOBE. SOMENTE ATRAVÉS DA JUSTIÇA: CORREÇÃO DA RENDA INICIAL, CESTA ALIMENTAÇÃO, RENDA CERTA, AÇÃO PLR, AÇÃO AUTOPATROCINADOS. SÓ ASSIM.
ESTOU OU ESTAREI EM TODAS ELAS. E CHUMBO NO BANCO TAMBÉM, QUE ALIÁS NÃO NOS DÁ VALOR.
ANONIMO MESMO.

Anônimo disse...

E A ADIN QUE A CONTRAF-CUT PROMETEU?

QUE CAMBADA DE ENGANADORES!!!

Anônimo disse...

Colega Medeiros, pela logica da coisa, se o Sasseron e CIA, tivessem boas noticias em relaçao ao ES, sera que näo teriam ja se pronunciado?
Realmente este silencio é um tanto negativo, também estou na fila para renovar o meu ES, mas francamente näp me cheira bem este silencio, haja vista que foram enviadas muitas mensagens e cartas, no entanto näo ha nenhuma resposta.
Como o colega ve este silencio?

Novamente eu, Guilherme
(e mais 2 colegas pensionistas que nao tem acesso a internet)

Everton disse...

Enquanto estamos lutando por emprestimo simples os nossos escolhidos e alta cúpula do BB estão armando para uma aposentadoria que nunca contribuiram para ela pois há 3 anos não há contribuições para previ nem pelo bb e nem pelos funcionarios da ativa.
Enquanto pleiteamos alimentação no complementos os marajas do BB querem atacar os cofres da previ e com certeza vão conseguir pois vão nos oferecer as migalhas que caem no chão em troca desse beneficio.
São afilhados do ministério da fazenda, estão na previc e cia.

Anônimo disse...

SASSERON DA PREVI ATÉ O

GADDAFI DA LIBIA CAIU

NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE

Anônimo disse...

Q RAIVA!! VOU VIRAR HOMEM BOMBA E TETONAR COM TDS QUE ESTÃO NA PREVI.

ES TEM QUE SER 180.180.

Anônimo disse...

SOS! TIREM a FOTO DA CRIANÇA.
CANSA DEMAIS A MINHA VISÃO.

Alvorino Osvaldt disse...

São muitos assuntos sem resposta. A indugnação toma conta de todos.

Abraços,

Alvorino