UMA SEMANA DECISIVA

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A semana que se inicia pode ser palco de várias decisões importantes. Amanhã tem reunião de diretoria da PREVI.  Na pauta mudanças no empréstimo simples e a ADI que ainda não foi ajuizada.

Sobre o empréstimo simples recomendo a leitura do comentário de João Rossi Neto na postagem anterior, onde reproduz carta que enviou ao Sasseron sobre o assunto.  Está muito bem fundamentada. Vou ver se depois publico trechos em postagem especial sobre o ES.

Sobre a ADI o grupo de estudos PREVI enviou comunicado informando que , face à relevância da matéria, que atinge  mais de dois milhões de participantes dos fundos de pensão, os responsáveis pelo ajuizamento decidiram ouvir os interessados para colher subsídios para a petição, de maneira que a data prevista de 10 de agosto não seria mais obedecida.

Sobre a reunião do conselho deliberativo da ANABB e as próximas eleições, informarei amanhã.

O espelho deste mes já vem com o adiantamento do INSS referente ao 13° salário.

O BB e a PREVI aguardam o desdobramento da crise acionária e como vai se comportar o mercado nesta semana. As opiniões estão divididas. Pode ser uma ondinha ou um tsumani.  Para mim é uma instabilidade já prevista há muito tempo.  Só os incautos e despreparados não sabiam.

E enquanto o Inter tropeça aguardando o Dorival vitorioso do Santos, não o do Atlético, o Celso Roth mostra, ao vencer o Fluminense de virada, que é bom de arrancada.

Vamos que vamos.

33 comentários:

Anônimo disse...

Caro Medeiros.

Será que o nosso Diretor de Seguridade vai mesmo colocar o ES na pauta de amanhã?.

Será que há luz no fim do túnel?

Anônimo disse...

Mais uma vez este blog sai na frente informando as novidades,Medeiros não pare, não desista temos muitos colegas em estado de insolvência e é extremamente importante que nossos gestores tomem conhecimento de contra cheques que estão tomados por empréstimos.

Ainda temos colegas de muita coragem em nosso meio,pessoas que abriram suas vidas particures para mostrar aos nossos dirigentes a real situação que muitos estão vivendo mesmo fazendo parte do maior fundo de pensão da América Latina.

Abraço Medeiros.

Vamos que Vamos

Leonardo Aragão

Anônimo disse...

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO.

Reportagem Especial para o ES-PREVI.

Será que vamos ter muito em breve dias melhores a todos nós do PB-1.

Acho que esta bola de cristal deve ter sido acionada esse fim de semana?.

Medeiros voce é o calo no calcanhar dos nossos ditos representantes.

Sasseron,esta chegando a hora da onça beber água?.

Cetembrino Cavalcante do Carmo

Anônimo disse...

Tem uma pensionista ai que diz que vive na beira da miséria, mas recebe mais de 7.000 mês. Deveria criar vergonha, não meter o pé na jaca e contrair dívidas que não pode pagar. E ainda anda chorando mais empréstimos

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros

Muito justo que o senhor puxe, sempre, brasa para a sardinha de seu Colorado.

Mas não se esqueça que o senhor seu pai era botafoguense e deve estar muito feliz com a virada de 4 x 2
sobre o América das Alterosas.

De modo que, de vez em sempre, cite
no seu/nosso BLOG as façanhas do
Glorioso imortal.

Josue Jorge Jr disse...

Dr Medeiros,
Eu creio que a pressão já está acontecendo, o texto do colega Dr. João Rossi foi muito explicativo na questão da necessidade urgente da maioria dos associados, em relação ao ES. Desculpe, eu não entendo alguns que criticam a atual situação daqueles tomadores de empréstimo, será que a razão dessas pessoas tomarem emprestado não é o salário/pensão que está defasado?
Porque, a gente sabe que existem pessoas que são gastadores cumpulsivos, mas a maioria está atolada por causa do achatamento salarial, promessas não cumpridas dos nossos dirigentes e crise internacional.
Eu sinceramente acredito que nas pessoas ainda existe sensibilidade, o Diretor Sasseron vai fazer alteração, talvez não no limite que a gente pretende, mais muito bem próximo.

Ari Zanella disse...

Colega Medeiros,

Causa-me muita estranheza a reunião da diretoria da Previ amanhã discutir a ADI. Porventura não foi a ANAPAR/CONTRAF-CUT (eta conchavo indigerível...) quem proporia a ADI?
Por que agora o assunto vira pauta da diretoria da Previ? Está certo que o Sasseron possui tentáculos em todas elas, mas ele é apenas UM DIRETOR. E quanto aos demais? À exceção dos dois eleitos, os três nomeados pelo BB também estão "querendo" propor a ADI? Evidente que não. Daí termos fundadas convicções de que esta ADI não passa de um factoide cheio de engodo.
Meu maior temor é que o ES desejado por todos (150/150) seja usado como moeda de troca. O "bondoso" Sasseron ao final da reunião anuncia: "Pessoal, está concedido o novo ES como vocês desejavam...todavia, a ADI será arquivada."
Quem viver, verá.

Anônimo disse...

Gostei, imensamente, de saber pelo blog que 13º do inss já estah na folha, Agora, pergunto por que a previ não informa para os associados sobre a antecipação 13º do inss.
????

Pensionista disse...

Não julgue para não ser julgado! esse recado vai para o anonimo das 11:53. Será que vc conseguiria viver com 60% do que vc ganha atualmente? Me responda por favor!

Anônimo disse...

Caro anonimo das 13h12, voce pergunta do porque a Previ nao importar-se sequer de informar que o adiantamento do 13 ja estaria na folha de agosto.
Pois eu pergunto: Quando que a Previ de uns tempos para cá informa com exclusividade assuntos referentes aos seus participantes que outras fontes ja nao tenham informado com dias de antecedencia?
Vemos somente destaques muito mais de interesses do Banco e de lucros da Previ, do que de interesse dos nossos anseios, sem falar nos destaques de capa que realmente parecem piada de humor negro com a nossa pessoa.
Sobre o ES, creio que o Sasseron faz o tipo ORGULHOSO, nao deve nem ler ate o fim o fabuloso texto do colega Rossi, desculpem, esta é a minha opiniao, posso ate estar errado.
Certo e honrado seria se imediatamente na reuniao de amanha aprovassem o novo limite do ES e ja publicassem no site da Previ a noticia e a data que ja poderiamos tomar o novo ES, esta SIM seria a Previ para os participantes.
Sera que um dia verei isto acontecer?
Nao somente no ES, mas com relacao a tudo que seja do nosso interesse.

Viana

Anônimo disse...

Bastante oportuno o comentario do Ari Zanella:
PORQUE A PREVI VAI DECIDIR SOBRE A ADI SE QUEM IRIA PROPO-LA É OUTRA ENTIDADE ????? ESTRANHO DEMAIS.
Dona Isa que é bem informada, pode nos esclarecer ?

Já estou desanimado pois parece que nada está prosperando. VEjam bem:
1º) Interpelação do Procurador da República à PREVIC, sobre a Resolução 26 ??????
2º) Petição Pública (abaixo assinado) ao Presidente do STF,denunciado a Resol. 26 ???
3º ) ADI prevista para 10.08 e agora adiada ????

Alguém sabe alguma coisa dessas três medidas ?

Luis Eustáquio - Araxá-MG

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, volto a bater na tecla de que não passamos de velhos ingênuos nas mãos de enfermeiros maus e sádicos. Não é novidade que essa ADIN não saia do papel,e se sair já vai ser enferma. Basta que façamos uma pequena retrospectiva para vermos que há sempre alguém, do nosso meio, com a missão de frear e colocar tudo a perder, e dessa vez vem travestida na figura de uma meiga anciã que só aparece quando estamos no rumo certo. Essa é a missão dela, atrapalhar a qualquer custo e depois dizer que não teve nada a ver com o nosso insucesso.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros, dizem entre colegas de bastidores na Previ, que o assunto ES ja esta decidido, que sera mesmo 125 mil X 100 parcelas, que ira valer a partir da segunda quinzena de setembro. Alem disto, seria especulacao, pois esta é a unica realidade.
E este valor limite estaria ja num patamar maximo de melhoria a nivel de 2011.
Para valores e prazos superiores em 2011 seria inviavel a implantacao, visto que dependem de outros fatores e consultas.
É claro que o colega ja deva estar a par disto.

Anônimo disse...

MEDEIROS E COLEGAS - preocupa muito um assunto que achei estivesse morto.É sobre os altos salários dos executivos do BB passar para R$ 81.000,00 . Dizem em outros blogs, que o Banco está insistindo ainda.Sabem alguma coisa? Pelo que falaram anteriormente, o BB teria desistido, mas não se viu nada de oficial sobre isso.

Aposentado desiludido disse...

Gostaria que esse pessoal o qual faz parte da diretoria da nossa PREVI recebesse pelo menos por tres meses o nosso salario. Será que conseguiriam sobreviver????????

Josue Jorge Jr disse...

Como existem aqueles que escrevem anonimamente e através de algumas palavras derrubam o sonho e esperança de muitos.
Eu sei Dr. Medeiros, que o senhor não só está a par desta 'suposta decisão' na Previ como sabe que, através de pressão, podem muito bem ser mudados os rumos do ES para o mais próximo possível do desejado por todos nós.
De que adianta hoje para a maioria 125/100, ninguém pode pegar mesmo, mas eu creio que esta não será decisão que vai emplacar.

Anônimo disse...

Colega anonimo das 15:57 se for assim muitos colegas e pensionistas ficarão de fora. Muito triste o que a PREVI está fazendo conosco, afinal fomos nós que a construimos. Certo?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, como é vergonhoso e injusto ver os donos de um dos maiores fundos de pensão do mundo humilhar-se como um pedinte nas ruas, para que lhes deem um pouco do dinheiro que é seu. Esse clamor pelo ES, que na verdade só nos tira o resto da dignidade que por ventura ainda a temos, é a pá de terra na cova dos outrora garbosos "Funcis do BB". Temos que entender que esse maldito ES não vai salvar ninguém. Eu lamento muito ver esse desespero da nossa classe.

Marco Antonio Orlando disse...

Caro Medeiros,
Segue abaixo relato completo sobre a reunião de 08.08.11 em BH. Caso tenha dificuldade de acessar, informe seu e-mail que lhe envio todo o conteúdo.
Marco Antonio Orlando





Prezado colega,



Encaminhamos abaixo as fotos e os filmes da reunião realizada em Belo Horizonte com o objetivo de mobilizar todos os associados dos Fundos de Pensão para discutir a AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE impetrada contra a Resolução 26, oportunidade em que foram esclarecidas as possibilidades e os riscos da referida Ação.



Estiveram presentes representantes da SINDÁGUA (COPASA-MG), ASSOCIAÇÃO DE APOSENTADOS DA GERDAU (EX-AÇOMINAS), FORLUZ (CEMIG), PREVI, AAFBB, FAABB, CONTRAF/CUT e ANAPAR. Destacamos a presença da diretora representante eleita do Conselho Deliberativo da Previ e representante da AAFBB Célia Larichia, participando pela primeira da reunião do Grupo de Estudos da Previ.

O maior desafio é fazer chegar a todos os dois milhões e seiscentos mil associados informações sobre a AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE que será encaminhada ao SUPREMO TRIBUNAL pela ANAPAR e CONTRAF/CUT, inicialmente agendada para 10/08/2011.



Após a reunião realizamos contatos com a Cláudia Ricaldoni, Presidente da ANAPAR, solicitando que outras entidades tenham conhecimento da petição antes de sua entrada no Supremo.



Foi solicitada, ainda, a inclusão de pareceres de juristas renomados, o que só seria possível se as entidades interessadas assumissem tais custos, que normalmente representam valores expressivos.



Não sendo possível tal medida podem as demais Entidades se envolverem na Ação depois de sua entrada na condição de Amicus Curiae (pessoa, entidade ou órgão que tem grande interesse numa questão jurídica e dela participa como terceiro).



Esclarecemos que esta iniciativa do Grupo sugerida a ANAPAR tem o objetivo de envolver, mobilizar e comprometer todas as associações interessadas na AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE, o que, certamente, fortalecerá nossas pretensões junto ao Supremo Tribunal Federal.





http://www.youtube.com/watch?v=IBbJhVH_j4A

http://www.youtube.com/watch?v=RQFdT8_TaxE&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=VhBSlyiESXY

http://www.youtube.com/watch?v=_XAy80zAqOE

http://www.youtube.com/watch?v=bHlizsKXB4w

http://www.youtube.com/watch?v=YvHVzVs1Cdc

http://www.youtube.com/watch?v=Z2r-mWf9a90

http://www.youtube.com/watch?v=wkXiEXdjgYg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=L2GnGTPK4PQ

http://www.youtube.com/watch?v=jr_EJjp6sKc

http://www.youtube.com/watch?v=pI7JuF2P4wE





17 anexos — Baixar todos os anexos Exibir todas as imagens

wilson luiz disse...

Cara pensionista 15 agosto 13:27 hs.
O ponto central desta questão não é se alguém conseguiria viver com 60% do que recebe, mas o fato que uma pensão de R$ 7.500,00 é um "baita" benefício, considerando-se que o valor médio das pensões é pouco maior que R$ 4.000,00. Com um mínimo de controle de despesas, pode-se viver muito bem, com R$ 7.500,00.

Anônimo disse...

PESSOAL, A ADESÃO AO BLOG PAROU NOS 319. POR QUÊ???

Aos que estão acompanhando este Blog, e que ainda não aderiram como membros participantes façam já...
É simples..
Do lado esquerdo da página onde diz "Amigos que me Acompanham"...

Vamos fazer chegar aos 400 como muitos já estavam até dando prognósticos e prazo...

Abs.

Janone

Anônimo disse...

Estimado Medeiros, aposentado, advogado, contabilista & consultor financeiro, agradeço seu comentário sobre aplicar em ações na baixa e vender na alta, fiz o que você disse e hoje estou resgatando a aplicação, devo lucrar entre 3 e 4 mil reais, mesmo que haja queda das cotações, amanhã. Acho que vou fazer uma viagem, com minha "véia", e quando for tomar "umas e outras", erguerei um brinde à sua perspicácia.

Anônimo disse...

Boa noite a todos.
Caro Dr. Medeiros, aqueles que esperamos a decisão, pela Diretoria, sobre o ES, estamos, mais do que nunca, sob forte tensão. Por isso, com todo o respeito à liberdade de expressão e por mais boa vontade que haja, considero prejudiciais mensagens antecipando o pior: ES 125 mil em 100 meses.
Creio que a maioria de nós é gente de fé.
Por isso, também, penso que é momento de silêncio e entrega,sem reservas, à providência divina, sempre presente, para que, seja como for, nos sustente, com coragem e alegria.
Quantas mensagens consistentes, sóbrias, inteligentes, realistas e respeitosas já foram dirigidas à PREVI!
Uma delas, nas mãos do sr. Sasseron.
"A nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a Terra." Salmo 124,8.
Grato por tudo e PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

Anônimo disse...

Caro Anônimo das 17:15, por favor, caia na real. Na verdade, o dono da Previ é o BB; tanto que, o que sobrar depois que todos nós do Plano 1 morrermos, é do BB. A propósito, o BB já contabiliza isto. Falamos de ES, ADIN etc. O que precisamos na verdade é voltarmos a sermos donos da Previ... o que precisamos é o fim do voto minerva. Esta sim deve ser nossa verdadeira luta. Pois do jeito que está nós apenas temos que contentar em pedir e ganhar pouco. Perguntam, e a justiça? A justiça é morosa. Até sair alguma coisa muitos de nós já terão ido. Repito, a nossa luta é visando o fim do voto minerva. ADIN na pauta da Previ. Contém outra piada que esta é antiga.

lula disse...

Ao Sr.
Claudio Jose Zucco
Presidente Conselho Fical da ANABB.

Sr. Presidente,


Na condicao de sócio efetivo da ANABB fiz um pedido de esclarecimentos à entidade (conforme abaixo) e nao obtive resposta até o presente instante. Considerando que no Capitulo I do Estatuto da ANABB - Da Associaçao e de Seus Fins, no Art.2º Sao finalidades da ANABB, nao ha mençao de que a Associaçao pode fazer investimentos em imoveis.

Tendo em vista que o setor competente nao prestou os esclarecimentos devidos, solicito de V.Sa. tomar conhecimento desse assunto e nos informar do que sobrevir.

Pedo exposto, apresento meus agradecimentos antecipados.

Luiz Carlos de ARaujo.


Mensagem original
De: ANABB < faq@anabb.org.br >
Para: luiz carlos de araujo < lcdaraujo@bol.com.br >
Assunto: Resposta da pergunta enviada para o site da ANABB
Enviada: 21:22


Sua resposta foi postada para o seu tema de interesse no Sistema de duvidas do site ANABB.
Pergunta:
BALANÇO ANUAL 2010 - Aquisiçao de imoveis -

Nas Notas Explicativas n 9 - Ativo Permanente, item 1, letra d) Outros investimentos, consta a aquisiçao pela ANABB de diversos apartamentos, entre permutas e compras: 13 aptos no ed. Jardim das Paineras DF, 9 aptos. no Jardim da Barra RJ, etc...

Gostaria de saber qual a finalidade da aquisiçao dos referidos imóveis, uma vez que nao consta das Notas Explicativas.

Atenciosamente.
Resposta:
Prezado Luiz, acusamos o recebimento de sua mensagem e informamos que a encaminhamos para a Vice-Presidência Administrativa e Financeira (VIFIN), responsável pela divulgação do balanço. Agradecemos o seu contato.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, contamos com a sua luta, do Marcos Cordeiro, do João Rossi, e tantos outros, para conseguirmos o aumento do ES 150/150.Não desanimem.

Pensionista disse...

Wilsom, acho que não entendeste a minha pergunta: Voce conseguiria viver com 60% do que ganhas hoje? Foi isso que te perguntei.Faça as contas e veja. Até o seu BET é maior que os das pensionista....

João Rossi Neto disse...

Rosalina,

Tem coisas que a gente pensa, mas não fala. Você deu um tiro no pé dos associados, é verdade, em compensação foi crivada de balas. Do lamentável episódio, com repercussão excessiva e desnecessária, vieram boas sugestões para ajudar a equacionar o seu problema. Se julgar conveniente, escolha a que mais se ajuste ao seu descaminho econômico-financeiro e a coloque em prática. No seu caso, sem que fosse planejado, ocorreu tecnicamente uma sessão de Brainstorm, que nada mais é do que.........
Brainstorm é uma palavra em inglês cuja tradução é “tempestade mental”. Também é utilizada como “chuva de palpites”, “chuva de ideias”, etc. Na realidade é um simples bate-papo direcionado, visando estimular a criatividade que está na cabeça das pessoas para auxiliar na solução de problemas ou situações. O Brainstorm não é espontâneo. É uma técnica cujo princípio básico reside na ausência de julgamentos ou de autocríticas.
Podemos dizer que o Brainstorm é um método de largo uso nas empresas. Através dele, chegamos à ideias de qualidade, ou até a solução de uma situação ou problema. Além disso, traz a vantagem de ser democrático, de ter seu mérito distribuído, pois é o resultado do trabalho de toda uma equipe.
Pessoal, cuidado ao fazer juízo de valor. Muita calma. A lei do retorno existe. Quem hoje é estilingue, amanhã pode vir a ser vidraça.

Anônimo disse...

O problema financeiro da Rosalina não é um caso isolado, somos quase 70 mil aposentados e pensionistas que tomamos o ES da Previ, num universo de quase 120 mil assistidos, uns mais outros menos endividados, mas o fato de usarmos o ES como complemento do beneficio significa que precisamos urgente de alimanhamento nos nossos beneficios, coisa que a Previ prometeu assinou Termo de Compromisso e não honrou a palavra ou assinatura, estamos pedindo socorro, a Previ tem condições de nos atender, não há razão que justifique não aprovarem o ES 150/150 que vem de encontro ao anseio da grande maioria, é claro que o ideal é viver sem dívidas, mas acho que mesmo a Rosalina recebendo 7.500 sem as dívidas que contraiu não poderiamos considerar que gastou demais, tem 6 filhos que sustenta sozinha com o falecimento do marido e netos que ainda ajuda, achei brutal e desumano muitos dos comentários, lamentável que quem não tem idéia ou caminho nenhum para sinalizar no sentido de ajudar a solucionar o problema, acha-se no direito de jogar pedras.Graças a Deus temos pessoas como o Rossi, que tentam ajudar.
A notícia do corte dos reajustes dos aposentados pelo INSS, anunciado pela Presidenta Dilma, so nos leva a crer que mais do que nunca o único alento que temos está no ES alterado para 150/150, outra ajuda não sei de onde poderá vir.

Anônimo disse...

Que "cabra bom" esse José Rossi Neto... Uma verdadeira aula com o comentário postado às 10.46 Hs. Com pessoas da sua estirpe, nós aposentados estamos realmente muito bem representados. Nele podemos confiar, que a sua luta sempre será para que tenhamos a melhor assistência possível por parte da Previ.

Parabéns colega!

Antonio Eduardo - Bahia

Anônimo disse...

Pensionista que ganha mais de R$ 7.000,00 alegando que está na miséria?
Gente, onde estamos?? Na Dinamarca?
Eu sobreviveria bem com R$ 4.000,00 e ainda guardaria R$ 3.500,00 por mês. Será que tem gente fazendo várias viagens ao ano ou comprando muitas jóias??

Anônimo disse...

Desculpe o comentário. Não sabia que se tratava dela e nem que ela tinha 6 filhos e netos. Desculpe, Rosalina.

Anônimo disse...

Aos amigos do Sasseron:


Digam a êle, que atrás de morro tem morro ou depois da segunda vem a terça-feira. Haverá o dia em que êle também estará do lado de cá implorando. A boquinha não continuará para sempre. Ela findará. Esperem e verão. Isto vale para nossos outros queridos Diretores. Eles não são diretores, eles ESTÃO de diretores e por sinal muito mal na fita. Que sirva de exemplo na hora de votarmos novamente.

CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG