O TEMPO PASSA DEPRESSA

segunda-feira, 11 de março de 2013

Uma das conclusões que podemos tirar da imensidade de assuntos que nos assolam na Previ, Cassi e BB, é de que temos pouco tempo para dedicar a todos eles, de maneira que há necessidade de eleger prioridades.

O tempo é inexorável.  E costuma castigar justamente a nós da terceira idade.

Como declarou o Zico, jogador emérito do Flamengo, ao completar 60 anos:  já estamos no segundo tempo do jogo, de maneira que todo cuidado é pouco.

Dou-me conta dessa rapidez do tempo ao constatar que na próxima segunda feira, dia 18 de março, estaremos comemorando vinte e cinco anos da fundação da AFABB RS.  Jubileu de Prata, 25 anos, também não é pouco.

Parece que foi ontem.  Esse tempo voou. Não sentimos ele passar, embora vários companheiros fundadores já tenham falecido.

A associação foi criada por um grupo de colegas preocupado com suas aposentadorias.  Haviam sérias ameaças contra a Previ e na Câmara Federal tinha sido criada a famosa CPI dos fundos de pensão.

Passou o tempo e as nossas maiores preocupações não se concretizaram. A Previ honrou mes a mes o pagamento de nossos benefícios. Mas houve pânico quando aconteceu a intervenção na Previ em 2001.

O que mais doeu nesse período de 25 anos foi a apropriação por parte do BB de recursos da PREVI. Um verdadeiro estelionato. Também perdemos a isonomia com o pessoal da ativa.  E a contribuição do BB caiu de 2 x 1 para 1 x 1.

Tivemos déficit na Previ e depois avultado superávit.  Muita história rolou nesses 25 anos.

Mas o que me impressiona é de que esse tempo passou célere.

Por isso me concentro naquilo que me parece mais relevante e mais rápido de ser obtido.

Não me conformo em perder essa batalha para o tempo. Meu tempo vale ouro.

Temos que celebrar cada dia mas também temos que valorizar cada momento.

Não temos tempo a perder.

E o pior é que "eles" sabem disso e se aproveitam de nossa ansiedade.

Só a união nos possibilitaria encurtar as distâncias e colher vitórias.

Vamos nessa ?

19 comentários:

Juarez Barbosa disse...

Prezados Dr.Medeiros e colegas,

Reproduzo aqui comentário postado no Blog do Ari, condizente com sua atual postagem.

"Penso que ao Patrocinador interessa, com relação a este novo e pequeno superávit, tão somente prolongar a isenção das contribuições por mais tempo, primeiro item da LC109 e RES26.

Temos que ser realistas e não gerar falsas expectativas entre nossos pares, especialmente os que se encontram em situação financeira delicada.

Devemos trabalhar no sentido de unificar nossos representantes, para promoverem estudos sérios, tal qual o recentemente apresentado pelo colega Antônio Carvalho, com a possível brevidade, visando elaboração de proposta de alteração em nosso Plano de Benefícios, contemplando possíveis avanços na melhoria de nossos benefícios, em especial a elevação dos percentuais pagos de pensão, a ser submetida ao CODEL da Previ, e com no mínimo o quorum exigido de assinaturas dos participantes, para que possamos exigir a reabertura de negociações focada nesta proposta.

Outrossim, penso eu, o realinhamento do Plano não trará melhorias para todos; somente para aqueles que foram prejudicados nas sucessivas alterações do Plano e em virtude da política de não reajustamento salarial até apouco tempo impostas pelo Patrocinador/Empregador BB. haverá inclusive casos que tal realinhamento provocará perdas para aqueles que estão auferindo benefícios não condizentes com a formação de suas reservas matemáticas ao longo do tempo. Haverá casos também que tal realinhamento não significará melhorias nenhumas a participantes.

São questões que deverão ser abordadas na elaboração de tal proposta séria, e que todos têm o direito de conhecer.

Enquanto isto não acontecer, estaremos todos "remando contra a maré" e não conseguiremos levar "nosso barco" até o "porto seguro" almejado por todos.

Salvo melhor juízo."

Estamos já há muito tempo esperando esta atitude de nossos representantes.Porque não propõem se reunirem frequentemente para esta finalidade? Não acham que o caminho deve ser este? Qual seria então uma outra alternativa a esta?

Um fraterno abraço a todos.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Seu recado é sábio.

O tempo conspira contra nós, os idosos, e eles sabem disso.

Por isso colocam bode na sala e criam um monte de problemas para azucrinar a nossa vida.

Sim, temos que nos unir.

Anônimo disse...

O tempo é nosso carrasco.
Temos um plano em extinção, sem conribuição de nenhuma espécie, que está consumindo 9 bilhões por ano, mediante venda de patrimônio, sofrendo investidas do patrocinador.

Será que vai sobrar grana ou será que vai longe ?

Os mais idosos vão ser prejudicados com certeza. Esse realinhamento não pode prejudicar ninguém. A lei não permite. Só pode favorecer quem está abaixo.

Juarez Barbosa disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Solicito divulgar em seu Blog o Informativo PREVIPB1EMFOCO. O acesso se dá através do “link” disponibilizado abaixo:

http://www.previpb1emfoco.jex.com.br/

Mensagem da capa:

Prezados colegas aposentados e pensionistas do PB1 da PREVI,
Este informativo foi criado com o objetivo de trazer até vocês, todas as informações que consigo reunir na internet a respeito de nosso Plano de Benefícios 1 da PREVI.
Aqui estão contidos informativos dos Blogs, de Associações e da Federação das Associações (FAABB).
Além destes informativos, aqui você encontra também informações sobre processos em andamento, opinião de colunistas famosos de nosso meio, processos tramitando no Congresso Nacional, últimas negociações com nosso Patrocinador BB e notícias divulgadas na pequena, média e grande mídia nacional sobre os assuntos de nosso interesse.
A reunião de todas essas informações aqui neste espaço também tem como objetivo facilitar a busca por tais informações. Logicamente que a visitação aos espaços virtuais aqui indicados também é de vital importância, pois neles nos inserimos de fato e de direito em nossas lutas na busca do alcance de nossos justos anseios.
Dedico este informativo à todos aqueles que se empenham na unificação de nossos pares para a construção de um grande Movimento que tem por objetivo primordial o restabelecimento das prerrogativas de nosso corpo social de comandar os destinos de nossa PREVI e restabelecer também nosso Regulamento do Plano, de forma a tratar a todos de forma equânime. A todos os que lutam para que dias melhores retornem às nossas vidas, e que o esplêndido e exuberante patrimônio por nós construído seja utilizado conforme preceituam as leis, quais sejam, a de permanente manutenção e possíveis melhorias de nossos benefícios, a bem da racionalidade e da justiça distributiva.

Um fraterno abraço a todos vocês.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Os seus ultimos posts foram uma brisa refrescante para mim, que tanto deploro o estado de alheamento em que esta inserida uma boa parte dos assistidos da Previ.Agora,mesmo, eu estava conversando com um colega que antigamente os interesses nossos e os da Previ eram convergentes.Agora, são diametralmente opostos. Nos passamos muito tempo vendo a banda passar e eles pensaram que iriam nos dar o golpe final, mas estavam enganados...Graças a Deus e a existencia das redes sociais muitos colegas estao conscientes dos perigos que rondam nosso fundo e estao mais alertas.Reslução 026 nunca mais//acordos espurios, nunca mais///
Vamo que vamos, dr. Medeiros/

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, eu e, acredito, todos os associados da PREVI recebemos e-mail falando sobre alterações no regulamento do PREVI 1, será que o sr. poderia fazer um comentário sobre o assunto.

Paulo Carnevale Rogerio

Anônimo disse...

Cade as promessas?????????????????
e as pensionistas, como ficarão??????????????

Anônimo disse...

TÁ TUDO MUNDO VÉIO....e isso faz a alegria do patrocinador. Vai sobrar muita grana (bilhões) para a Previ, pro patrocinador e pro desgoverno. Mais uns 20 invernos se passarão e não exestirá mais o PB1. Eles vão dar um jeito de fazer uma "fusão" com o Previ Futuro pra confundir e extinguir.

Ass: Vidente Maluco, mas esperto.

Medeiros disse...

Vou comentar as mudanças do regulamento do plano 1 em próxima postagem.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Talvez por causa do tempo que passa rápido muitos de nossos colegas não querem perder tempo com os assuntos da Previ e da Cassi, e por isso se acomodam.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Penso que um assunto interessante, polêmico, e que recentemente foi trazido a público é a possibilidade de alteração do percentual da reserva de contingência de 25% para 15% das reservas matemáticas. As discussões deveriam ser centradas sobre a real necessidade de um percentual tão elevado, num plano com as características específicas do “PB-1”, maduro e fechado, com um contingente significativo de associados com DNA (data de nascimento antiga). Com base no demonstrativo por faixa etária relativo ao 3º trimestre de 2012, constante no site da Previ, existem hoje 69.181 colegas já aposentados e 30.051 ainda na ativa. Salta aos olhos o fato de que, dos 69.181 aposentados, 42.152 estão com sessenta anos ou mais. Será que a segurança do plano poderia realmente ser posta em risco caso prospere essa proposição de redução da reserva de contingência?

Medeiros disse...

Essa discussão se impõe e é necessária. Interessa aos mais velhos e aos mais novos também.

Anônimo disse...

Parabéns para a AFABB RS pelo seu jubileu de prata.

E´ uma associação que prestou e presta relevantes serviços para os aposentados e pensionistas.

E´respeitada em todo o país.

Vida longa à AFABB RS

Anônimo disse...

Dr Medeiros, nosso Guerreiro das próximas eleições para a Previ.

O Professor Ari Zanella, esta com uma enquete no ar a respeito de arrecadação para matérias em revista de grande circulação.

Todos sabemos que custa cifras relevantes o senhor é a favor ou contra esses tipo de arrecadação,também pelo que entendi contará com a participação da NOVA ASSOCIAÇÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS A ANAPLAB DA QUAL O PROFESSOR É PRESIDENTE.

http://arizanella.blogspot.com.br/

De uma passadinha e de seu voto, temos que saber como as nossas grandes lideranças pensam a respeito destes temas.

Att.

João de Barro.

Anônimo disse...

Jorge, sobre alteração do percentual da reserva de contingência, acho temeroso. O cenário econômico para o Brasil não é bom e a maioria dos ativos da Previ estão aplicados em bolsa. Levantar este assunto é fazer a vez do BB, afinal ele fica com 50% e se der água, a gente q se vire. O BB tá "louquinho" para q alguém levante essa bandeira. Pense bem, amigo. Celio

Anônimo disse...

Sr. Medeiros, por favor, nos ajude na enquete que o Sr. Ari está fazendo no blog dele. Precisamos que os colegas nos ajudem na votação para o SIM. Não podemos mais ficar sentados em frente ao computador só lendo e reclamando da vida, etc...
Precisamos, COM URGÊNCIA, arrecadar uma certa quantia ainda a ser acertada pelos nossos amigos Ari e Gilvan (caso haja êxito nas votações) para que possamos publicar em algum veículo de grande circulação(a ideia seria uma revista) as falcatruas da Previ x BB. É como o senhor mesmo disse: "O TEMPO PASSA DEPRESSA". Estamos idosos e precisamos ser ouvidos.
Eu não sou nada, Sr. Medeiros, quero apenas que os nossos direitos sejam respeitados. Chega de roubalheira! Chega de sermos enganados! Chega de sofrimento! Peço encarecidamente que votem para que consigamos sair dessa "canoa furada" que nos meteram.

Fica grata.

Pensionista do Rio.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

O Sr. Juarez Barbosa - 15:32 h

está certíssimo.

o caminho é esse.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Ao pensar bem e provocar a reflexão sobre a possível diminuição do percentual da reserva de contingência dos atuais 25% para 15% fui motivado por uma declaração recente do dirigente mor do nosso fundo de pensão quando das comemorações do dia do aposentado. O presidente Dan Conrado afirmou que não há motivo algum para preocupação dos associados sobre o pagamento dos benefícios já que a Previ teria condições suficientes para suportar uma baixa do ibovespa até o patamar de 30.000 pontos. Ontem, 12.03.13, o ibovespa fechou aos 58.208 pontos com queda de 0,57% (v. http://www.infomoney.com.br/ibovespa/historico). Imagino que essa afirmação tenha sido em razão da preocupação de alguns com a exposição, julgada e reconhecida como excessiva, hoje existente em investimentos de renda variável. Vale lembrar que o patrocinador, desde que foi editada a malfadada resolução 26 do então CGPC, em set/2008, ficou louquinho e vem agindo de forma truculenta no sentido de abocanhar cada vez mais recursos do “PB-1”. Chegou a ponto de estabelecer que só aceita discutir melhorias e realinhamento de plano desde que seja através de utilização da reserva especial para que possa ficar com 50% dos recursos existentes. Vejo com realismo, e não com ceticismo, o fato de que tão cedo não veremos ser derrogados os termos dessa imoral, ilegal e que engorda o bolso de muita gente resolução 26. Já estou de saco cheio de assistir todo mundo se beneficiando dos recursos do “PB-1” e os verdadeiros e que deveriam ser os únicos donos desse belo patrimônio mendigando aumento de empréstimo e do justo percentual das pensões. Como afirmei, dos atuais 69.181 hoje aposentados, 42.152 colegas têm sessenta anos ou mais. Viveremos o suficiente para presenciar a derrubada dessa resolução? A nossa justiça tem demonstrado agilidade e credibilidade suficientes para que aos menos possamos sonhar que um dia será reconhecida a ilegalidade dessa resolução 26? Não é sem motivos que são criados inúmeros óbices para dificultar o acesso aos recursos que vertemos uma vida inteira para garantia da aposentadoria. Uma simples mudança da data de correção dos benefícios está rolando desde novembro de 2012. Quanto menos se distribuir hoje entre os chamados “velhinhos trambiqueiros” mais sobrará para o patrocinador ao final do plano tão logo todos tenham passado para o andar de cima. Não acredito de forma alguma nessa história de que, ao pagar o último dos benefícios, o plano deverá estar saldado.

Anônimo disse...

Jorge, caro companheiro, você vai acreditar em Dan Conrado? Ele foi colocado pelo BB e faz o jogo do BB, caso contrario o BB o tira. Tudo q o BB quer é abocanhar mais 50%, não importa de onde saia. Neste momento, onde está difícil superavits, dá-se um jeito de criá-los. E a reserva de contingência virou a bola da vez. Pessoal, tem muita gente ávida por recursos imediatos sem se preocupar com o futuro. Cuidado. Celio