OUTRO SAUÍPE JAMAIS

terça-feira, 19 de março de 2013

Estarrecido tenho lido as notícias a respeito do Governo impor para os fundos de pensão estatais, Previ, Petros e Funcef, a participação no investimento do projeto do trem bala, a fim de viabilizar o leilão respectivo.

Os consórcios estrangeiros se negam a participar porque consideram desconfortáveis as condições estabelecidas para o funcionamento do trem bala, três composições por hora, com preço médio de R$ 200,00,  e um mínimo de 200 passageiros para ser rentável.

Os estudos já foram refeitos e continuam sendo criticados porque não apresentam retorno razoável para o investimento, só depois de 40 anos, ao que parece.

Não é possível que a Previ vá entrar nesse empreendimento.  E´ uma irresponsabilidade e se tal ocorrer tudo indica que se trata de um escândalo semelhante ao Sauípe.

Já temos alguns exemplos que merecem análise, como o do aeroporto de Guarulhos, pela Invepar, da usina Belomonte, através da Neoenergia, do shopping e do edifício corporativo  em São Paulo, cujo metro quadrado tem sido considerado acima do mercado, por alguns, que, por si só já mereceriam uma CPI, pois se tratam de investimentos polêmicos pelos valores exorbitantes e por envolver questões ambientais e indígenas.

Agora o trem bala não pode passar.  E´  impalatável.

A Anaplab, do Professor Ari Zanella, está  cogitando de uma denúncia pública na revista Isto E´ Dinheiro, através de uma página paga, que custa cinquenta e dois mil reais. Claro que vou contribuir pessoalmente.

Acho que cabe é uma ação judicial inibitória por parte de uma entidade nacional dos funcionários e aposentados do BB.  Quem se habilita ?  Qual  agirá  ?

Se nenhuma nacional quiser, vamos de estadual mesmo. A AFABB RS certamente não fugirá da raia. Levaremos ao nosso Conselho essa proposta.  Não podemos deixar passar mais esse atentado contra o Plano 1.

Outro Sauípe, jamais !

42 comentários:

Julita disse...

Bom dia, Dr Medeiros! Mais essa noticia para nós!!! Não aguento mais viver com esses 60% de pensionista.O BB nos tirando 40% que é de nosso direito. Lute por nós!!!!

Anônimo disse...

Prezado dr. Medeiros,

Que bom que o senhor entrou também nessa luta. Senti firmeza.

Parabéns.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros -

Mais uma bomba a nos preocupar - e sabemos que o governo tem muita BALA na agulha para IMPOR mais este MICO
para a PREVI.

Puxa vida !!! - quanto tempo não há
uma única notícia boa para nós.

Puxa vida !!! como estamos necessi
tados de um baita B I N G O ....

Puxa vida !!!!!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Pelo que li aqui na rede a Faabb, na pessoa de sua ilustre presidenta Dª Isa Musa, já está adotando as providências cabíveis com vistas a, em se concretizando essa imposição descabida do governo federal, ingressar com ação judicial para preservar os interesses dos associados do “PB-1”.

Anônimo disse...

Por falar em Costa do Sauípe, acho que nem tudo pode estar definitivamente perdido. Notícia fresquinha publicada ontem, 19.03.2013, pelo portal UOL. “O sorteio dos grupos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, a ser organizada pelo Brasil, já tem data e horário para acontecer. Secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme Valcke divulgou na manhã desta terça-feira que o sorteio está marcado para o dia 6 de dezembro de 2013, uma sexta-feira, a partir das 13h (de Brasília), na Costa do Sauípe, na Bahia”.

Anônimo disse...

Isto É Dinheiro é uma revista de circulação pequena, ninguém lê isso. Acho que é jogar dinheiro fora. E, mesmo que alguém leia, e daí? Acha mesmo que a opinião dos leitores vai ser a nosso favor? Estão sonhando e rasgando dinheiro.

Medeiros disse...

A Sauípe já deu um prejuizo de um bilhão para a Previ e continua deficitária. Uma bomba. Algum evento é feito por lá, mas não significa que as coisas estão melhorando.

Anônimo disse...

Sauípe é um exemplo de mau negócio e de má gestão. A Previ tem que vender.

Medeiros disse...

Reconheço que a revista Isto E´ não tem muita penetração nem circulação, mas sou partidário do fazer. Ficará registrada na mídia a nossa indignação.

Anônimo disse...

O que o doutor acha da FAABB entrar com uma ação ?

Medeiros disse...

Acho ótimo.

Entretanto, acho que a medida judicial deve ser preventiva, impedir que a Previ participe do projeto, e não depois do leilão ou de estar consumado o ato.

Ademais acho que a decisão da Previ sobre o trem bala só pode ser feita através do voto de minerva. Tanto os diretores eleitos como os conselheiros eleitos tem que ser contrários.

Essa atitude é fundamental.

Ademir Martins disse...

não podemos permitir jamais uma coisa destas, pois a PREVI não pode investir com retorno tão longo - JAMAIS
- vamos nos organizar, temos que nos organizar, não podemos mais ficar esperando por poucos o que nunca farão, até por interesses próprios e mal intencionados

Anônimo disse...

Dr.
Capitais extrangeiros e nacionais poderiam se interessar no trem bala se o governo não limitasse os lucros.
Lamentavelmente o ranço ideologico não permite.
Abraços

Anônimo disse...

DR MEDEIROS, SERÁ QUE FICARIA MUITO CARO COLOCAR ESSA NOTICIA NO ESTADÃO?

Everton disse...

Prezado Medeiros,
Como o recurso que o BB abocanhou da Previ mais de 15 bilhões e jamais veremos ele de volta porque o governo então não utiliza esse valor?

Anônimo disse...

A Sauípe ficaria bem utilizada se todos os associados da previ, pudessem frequentar de graça .

Pensionista sem Voz disse...

Sobre a Isto É, é uma revista q só petista lê.

Anônimo disse...

mas não é o dono da verdade. Posso enumerar muitas razões pelas quais uma matéria paga é puro desperdiço de dinheiro e tempo:
a) São poucos os que compram a Isto É Dinheiro;
b) Os que compram, não têm nenhum interesse em aposentados do BB;
c) Ainda que o país inteiro lesse, a opinião pública pouco se lixa para nós;
d) Matéria paga não tem credibilidade, pois basta pagar que qualquer veículo publica qualquer coisa;
e) Somos um pequeno contingente frente a imensa população de aposentados do pais e somos privilegiados, pois a maioria dos aposentados do INSS não ganha o ganhamos.
f) É medida profundamente antipática à opinião popular.

WILSON LUIZ disse...

TRANSCRITO DO "VALOR ECONÔMICO"

Esta decisão do CADE deverá facilitar credenciamento de profissionais pela CASSI. Agora, cabe à nossa Caixa de Assistência tratar melhor os profissionais credenciados, as queixas que ouço de médicos não são nem pelos valores pagos, mas "metem o pau" na burocracia da CASSI.

Cade assina hoje acordos com Unimeds


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) assina hoje acordos com as Unimeds em 30 processos administrativos para encerrar a "unimilitância". A prática proíbe médicos de atender pacientes e prestar serviços fora da cooperativa a que pertencem. Ao todo, as Unimeds vão pagar R$ 14 milhões e encerrar a exclusividade com os médicos em todo o país. Os processos são responsáveis por um recorde indesejável no Cade. Hoje, pouco mais de um quarto de todas as ações que o órgão antitruste responde na Justiça são de Unimeds que foram multadas por exigirem exclusividade aos médicos, política considerada prejudicial à concorrência.

Anônimo disse...

Prezado Dr.Medeiros,
Bela iniciativa de sua parte, colocando a AFABB/RS para nos defender nessa briga. Continue assim. Precisamos de ação,e quanto mas tempestiva, melhor.É assim que um verdadeiro lider procede.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,
Também acho que uma materia paga na IstoÉ Dinheiro pouca repeercussao terá. Seria muito melhor pagar "piquetistas" para engrossar o caldo dos APOSENTADOS na frente do Mourisco com cartazes bem legiveis. O Pt quando precisa aluga ônibus cheios de "piqueteiros" Saria muito mais barato e seria muito mais eficiente.

Anônimo disse...

Dr,Medeiros,boa tarde.Esta semana trocaram 3 ministros e o Sr.Moreira Franco diz que quer os fundos de pensão nos aeroportos.Que significa isso?Edmílson de Januária mg.

Anônimo disse...

Fiquem de ôlho nesse anônimo aí de 20 de março de 2013 15:27...

Pode ser do pessoal de lá, querendo desestimular a publicação...


Acho que mesmo a Revista Isto É não tendo o alcance desejado(em primeiro momento), a GRANDE MÍDIA como um todo(ou algum repórter) pode ser DESPERTADA e INTERESSADA pelo ASSUNTO...

Então....pé-na-tábua!!!



Alvorino Osvaldt disse...

Tô nessa, contribuo no que for possível.
Abraços,
Alvorino Osvaldt

Anônimo disse...

Sauípe é aquele elefante branco que ninguém quer,
- vender (???) - ninguém quer comprar,
- NESTA ALTURA DO CAMPEONATO SE PARAR DE DAR DESPESA já é LUCRO !!

Unknown disse...

Com a movimentação do Prof. Ari Zanella e a posição clara adotada pelo Dr. Medeiros já vejo luz no fim do tunel -- e não é de um trem-bala financiado com dinheiro PB1 da PREVI.

Luiz Faraco - Florianópolis-SC

Anônimo disse...

"Acho que cabe é uma ação judicial inibitória por parte de uma entidade nacional dos funcionários e aposentados do BB. Quem se habilita ? Qual agirá ?"

Doutor Medeiros, acho que a FAABB tem em uma de suas missões defender a PREVI contra esse tipo de investida criminosa. Então nada mais juto que ela tome a iniciativa. Afinal é nesse momento que precisamos contar com ela, caso contrário ela se torna somente mais uma.

Abraço,

João.

Anônimo disse...

Eu não dou um tostão por esta matéria. E por que? porque não sou conta o trem bala? Sou. Claro que sou. Mas sou contra por que esta não é a maneira certa de se lutar. Não é contra o trem bala que temos que fazer uma matéria. E sim contra tudo que este governo e os anteriores fazem contra os nossos direitos. Não estamos aqui para lutar contra bala nenhuma. Se tivésemos culhões já teriamos lutado contra os bôlos que o BB nos enfia garganta abaixo. As balas ate a gente degusta. Onde está o que assinamos em 2010 por conta do superavit? Cadê a revisão dos nossos salários? Cadê todas as promessas dos acordos? Querem passar por cima disso tudo e guerrear o trem bala? Este morrerá nas curvas da serra das Araras. O trem bala é um bode colocado em nossa sala. para que não discutamos nada mais. E o Zanella sabe disso.Mas quer ser politico. Sabem como é.

PENSIONISTA disse...

CONCORDO COM TUDO QUE O ANONIMO DAS 20:35, PENSA.. Onde está o que assinamos em 2010 por conta do superavit? Cadê a revisão dos nossos salários? Cadê todas as promessas dos acordos?
CADE O AUMENTO PARA AS PENSIONISTAS?
CADE???

Erni Mohr disse...

Prezado Dr.Medeiros,

Depois de contratos assinados, qualquer medida nossa contra a participação da Previ no projeto do trem da alta velocidade (de que o Brasil nem necessita) ficaria muito prejudicada.

Por isso e porque não sabemos do que se passa "do lado de lá", penso que uma ação judicial inibitória por parte de uma entidade dos funcionários se impõe, imediatamente.

Anônimo disse...

Certamente o Dr. irá me responder: Pq não pergunta pra ela?

Pq a FAABB NÃO TOMA AS MEDIDAS PREVENTIVAS?

Espero que a ação não seja feita errada propositadamente como aconteceu com a aquela "ADIN MANDRAKE"

Anônimo disse...

Caríssimo Dr. Medeiros - em data de 05 de fevereiro de 2013, o senhor nos
informou que a diretoria da AFABB R.S., em reunião, iria colocar para
debate o assunto ADIANTAMENTO DO
BET, objeto de inúmeros pedidos de
colegas, tal qual eu, em situação
financeira periclitante ..
Pois bem, sabemos que a reunião doi
postergada para março.

Peço ao caro líder Dr. Medeiros que
nos informa se o assunto já foi
deletado ou ainda há alguma conver-
sa a respeito.

Agradeço a atenção que o senhor puder dispensar ao tema.

Anônimo disse...

Não sou petista e sempre li a revista Isto é, eu e meus amigos tambem leem,agora a desvantagem é que não sabemos totalmente o que está acontecendo do lado de la, será que os diretores eleitos não poderiam informar qual a direção que estão tentando tomar???

WILSON LUIZ disse...

Caro Medeiros,
Realmente, um país com tantas carências como o Brasil investir em trem-bala é uma insanidade. Mesmo países ricos, como os Estados Unidos, não entram nesta furada, lá eles dão preferência a trens convencionais modernos, que trafegam na faixa de 100/150 km/h.
Só para ilustrar como somos carentes nesta área, o Brasil possui 30.000 km. de ferrovias(boa parte sucateada), os Estados Unidos, equivalente a nós em tamanho do território tem 227.000 km., e pasmem, a Argentina!!!, tem 36.000 km. Enquanto isto, quando viajamos, vemos nas estradas filas quilométricas de caminhões escoando a safra agrícola, que teriam um frete muito mais barato se feito por ferrovias e hidrovias.
O dinheiro que será(?) utilizado neste projeto megalomaníaco(35, 40 ou 50 bilhões, ninguém sabe), seria muito melhor aplicado se utilizado na melhoria de nossa malha ferroviária.


Caro Medeiros,
Realmente, um país com tantas carências como o Brasil investir em trem-bala é uma insanidade. Mesmo países ricos, como os Estados Unidos, não entram nesta furada, lá eles dão preferência a trens convencionais modernos, que trafegam na faixa de 100/150 km/h.
Só para ilustrar como somos carentes nesta área, o Brasil possui 30.000 km. de ferrovias(boa parte sucateada), os Estados Unidos, equivalente a nós em tamanho do território tem 227.000 km., e pasmem, a Argentina!!!, tem 36.000 km. Enquanto isto, quando viajamos, vemos nas estradas filas quilométricas de caminhões escoando a safra agrícola, que teriam um frete muito mais barato se feito por ferrovias e hidrovias.
O dinheiro que será(?) utilizado neste projeto megalomaníaco(35, 40 ou 50 bilhões, ninguém sabe), seria muito melhor aplicado se utilizado na melhoria de nossa malha ferroviária.

PREVI VENDE HOTEL, disse...

A PREVI precisa vender o "Costa do Sauipe" ! R$ 1 bi de prejuizo é demais...

Lemos no site da PREVI que, em fev/2013 a "IMOBI/Previ (Gerência de Invest.Imobiliários) conseguiu vender a participação de 49% no inconcluso "Palácio Tangará Hotel & Spa" por R$ 45 milhões para um fundo norte-americano de private equity.
Tinhamos sociedade com o Dr.Rafael Birmann, da Birmann Engenharia, desde 1998, na gestão do Sérgio Rosa, o PB1 investiu US$ 28 milhões de dólares !e a construtora uns US$ 40 milhões de dólares! As obras de 30 mil m2., 8 pavimentos e 120 suites ficaram 70% concluídas, mas hoje, após 12 anos estão deterioradas, e próximo à Favela de Paraisópolis (acesso fácil!)
O Min.Público interveio pois foram construídas em cima de um morro, degradando matas nativas.
A PREVI briga na Justiça para que a Seguradora indenize os contratantes, pela paralização há 12 anos.
Seria um Hotel 6 estrelas, ao lado do Parque Burle Max, no Morumbi (SP).
Vejam fotos no google:"Palacio Tangará Hotel & Spa".

Medeiros disse...

Acabo de receber convite da diretoria da Previ para ir assistir a apresentação do balanço de 2012, no dia 27 de abril, no Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

E isso, se não temos representação a nível nacional vamos de estadual mas eis aí uma questão, onde estão os representantes nos estados? cada estado deveria sobressair e todos unidos formariam uma força nacional, isso facilitaria movimentos nas portas e nas praças, não tem repórter nem jornal que resista a uma matéria interessante e chamativa para o seu jornal, Minas Gerais, minha unidade federativa com tanta força política poderia estar movimentando em prol dos aposentados e pensionistas, cadê nossos representantes em Minas? um movimento em cada capital no mesmo dia e hora na praça principal não iria prá mídia? claro que sim. Mas a matéria proposta pelo Ari deve sair tambem seria a abertura do movimento, o começo, o comunicado à população da real situação da quebra de contrato do BB, PREVI e GOVERNO para com seus assistidos, seria uma vergonha social, vamos contribuir para a matéria da revista e partir para um grande movimento, coragem colegas vamo que vamo agora ou nunca mais!

Jair Mário Bork disse...

Caro Medeiros,
A APRESENTAÇÃO DO BALANÇO DA previ SERÁ DIA 27 DE ABRIL? TEM CERTEZA?
NÃO SERÁ 27 DE Março? Com o avanço da tecnologia, na primeira quinzena de janeiro já deveria estar disponível o balanço. Afinal, não é só apertar um botão e os relatórios saem? Ou eles querem tempo para poderem manipular dados? No meu tempo de bancário, na primeira SEMANA do semestre já tinhamos o balanço da agência pronto. E olhe que já fazem décadas, era tudo feito nas NCRs, sem computador.

Anônimo disse...

Imprensa ?? Onde esta o Elia Enquim ? Assim que se escreve?

Anônimo disse...

Dr Medeiros, com os três últimos anos superavitários, já não era para ser divulgada a distribuição?

Medeiros disse...

Errei, desculpem. Foi no meio de um sufoco de trabalho.

A reunião de apresentação do balanço da Previ é no dia 27 de MARÇO, não de abril.

E´na próxima quarta feira, na semana santa. Uma data imprópria para viajar.

Perdoem a falha.

Unknown disse...

Caro Dr. Medeiros
Também fico preocupado com a idéia do Governo de impingir o financiamento do Trem Bala aos Fundos de Pensão. Jamais haverá algum retorno em termos de lucratividade.