ENFIM, A MINHA VERSÃO DA POSSE NA PREVI

terça-feira, 3 de junho de 2014

Estou chegando em casa neste momento, 22,00 horas, depois de viajar pela Azul do Santos Dumont até Porto Alegre, uma boa viagem. Saimos lá de 26º e chegamos aqui com 7º.  Cheguei exausto, mas feliz.

Não levei o notebook, deixei ele aqui sofrendo um processo de descontaminação. Vamos ver se eliminamos os vírus. Lá não tive um momento de folga.  Muita informação para digerir. Muito papel para assinar.  Muito assunto para conversar.  Muitos amigos para abraçar.

Sobre a posse vou dar a minha versão.  O Ari já deu a dele. Merece ser lida e apreciada no seu blog. A Previ também. Está no site.

O não comparecimento do presidente do BB e do presidente do Conselho Deliberativo da Previ empanaram a cerimônia e foi bastante criticado pelos presentes, especialmente pelos integrantes do time da situação, que ficaram frustrados pela ausência.  Caiu como um sinal de reprovação pela perda da eleição. O sentimento de tristeza que o Ari captou era em parte decorrente disso.  A cerimônia atrasou aguardando a chegada de algum grande luminar do BB, o que acabou não acontecendo. 

O pessoal componente da chapa tres estava lá eufórico, pouco interessado na presença de autoridades, que não se animaram a dar as caras, se convidadas foram, mas contentes com o comparecimento de inúmeros amigos, parentes e apoiadores, que vieram de diversos lugares do país, de Belém, de Recife, de Porto Alegre, de Curitiba, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Manaus, de Maceió, de Aracaju, de Natal, de Brasilia, de Salvador, de Florianópolis, do Rio, e por aí afora, só para citar as capitais.  Vários seguidores do Blog estavam lá.  Merece uma referência especial o Marco Antonio e o Valim, que foi com a esposa. Conforme a notícia do site da Previ tinham lá cerca de quinhentos convidados, auditório lotado. Muita gente nossa.


                                       Àqui bem à direita está o Bezerra, do grito de Salvador


A hostilidade que existiu nos primeiros momentos, talvez resultado do clima da campanha, aos poucos foi se atenuando, exceto com os mais radicais e mais chocados pela derrota.  Gostei da atitude da Celia Laricchia, presidente da AAFBB, do Odilon, Vice presidente, e da Loreni, conselheira, que me disseram que a eleição ficava pra trás e que agora colocavam a entidade à disposição dos vitoriosos para ajudar no que fosse necessário. Realmente, a hora agora é de união. Nada de rancores.

Eu era certamente o mais velho da turma, setenta e seis anos recém feitos. O decano. Para não deixar dúvida a respeito do meu vigor resolvi não utilizar as escadas laterais para subir ao palco como todo mundo fez.  Subi com um salto de cerca de meio metro, assombrando os presentes. Uma proeza. Um gritou ; "Esse é o Medeiros".  Valeu, mas hoje amanheci com uma forte dor na coxa esquerda. Exagerei  na dose.

E tem muito mais para contar. Mas a postagem já está longa e vou descansar.

Amanhã tem mais.  Forte  abraço a todos. Continuo o mesmo, sim.


39 comentários:

Anônimo disse...

E´verdade. Eu estava lá. O dr. Medeiros mostrou que está em forma para assumir a Previ. Dispensou as escadas e subiu no palco num salto atlético. Maravilha. Deixou todo mundo bobo. Esse Medeiros tem cada uma. Por isso o blog é sucesso.
Anônimo porque sou da ativa na Previ. Benvindo dr. Medeiros.


Marco Antonio disse...

Caro Medeiros, um degrau de cada vez, por favor. Não vá se habituar com esses malabarismos, pois precisamos você em perfeita forma para enfrentar a batalha que se avizinha. Aguardamos a abertura da "caixa preta" e a revelação de seu conteúdo.

Anônimo disse...

Sem palavras, eu os amo!
A começar pelo meu marido, que é aposentado.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros, mais uma vez parabéns à vc e à nossa chapa pela posse. Como já havia escrito não pude comparecer, pessoalmente, mas estive em pensamento na posse de vcs. Quanto à ausência de alguns diretores da PREVI nada a estranhar. Estão preocupados pois terão que dar algumas, muitas, explicações sobre as decisões tomadas e as que tentarem tomar.

Abraços e contamos com vcs para nos defender,

Paulo Carnevale Rogerio.

Roberto Martines 8670089-8 disse...

Dr. Medeiros vai com calma temos muitas batalhas para vencer pela frente. Confio totalmente nesse pessoal recém eleito. em janeiro do próximo ano eu me aposento mas estou participando ativamente como apoiador desses atuais vencedores. Um grande abraço e muitas felicidades. Rio Brilhante MS (Região da Grande Dourados MS).

Raimundo disse...

Vencemos. É o que importa. Pela primeira vez os aposentados têem representantes dignos no comando da Previ. A ausência do Presidente do BB e a do Presidente do Conselho Deliberativo em nada esmaece a alegria que nós estamos sentindo. Afinal que falta fazem?

Anônimo disse...

Já estava com saudades do blog. Adoro. Valeu Medeiros. Foi o salto do gatão.

Anônimo disse...

Tive que enfrentar um temporal que caiu no Rio bem na hora da posse, um trânsito infernal, que não andava, fiquei nervosa, mas desta vez não me atrasei. Dei aquele beijo no Medeirão e tirei uma foto histórica com ele. Histórica mesmo. Babem garotas. Quando ele foi chamado, gritou Vamos. E quando pulou no palco foi a glória, quase desmaiei de emoção.

Alice (claro que não é meu nome, sou boba ?) =

Montanha disse...

Com a continuação desse blog todos tem a ganhar, Dr.Medeiros ficará fortalecido com os comentários de seus seguidores e terá força e respaldo para nos defender, nós voltaremos a sentir que a Previ é nossa, o número de seguidores do blog só irá aumentar, garantindo futuras eleições. Tudo o que acontecer na Previ, seja boatos ou fatos, com certeza nos será informado e nós reagiremos. "Não nos abandone jamais.", disso tenho certeza, abraço e boa sorte nessa nova jornada.

Anônimo disse...

realmente, depois que passamos dos 60 não podemos ficar querendo ir além do que nossos corpo permite, apesar do célebro ainda achar que podemos.
- Portanto, Dr.Medeiros, nada de ficar querendo pular etapas, um degrau de cada vez.

Anônimo disse...

Te conheço amiga, não é teu nome mas é quase. Olha que te entrego. Infelizmente não pude ir. Muita emoção. Parabens para todos. O Medeiros sempre fazendo a diferença. Mas todos merecem nosso carinho e apoio. Valeu chapa tres. Alegria, alegria.

Anônimo disse...

E´ os medalhões do BB não compareceram. Cadê o tal do Nery ? Não quiseram assistir a posse dos indignados. Não quiseram assistir a saida dos perdedores. Pois para nós não fizeram falta. Não tiraram nossa alegria. Mostraram o que são. No mínimo mal educados.

Rubens -m SP

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Agora começa. Mãos à obra:

1 - REVISÃO DO BET DOS AUTOPATROCINADOS - PAGAR ADMINISTRATIVAMENTE OS OUTROS 20%, ATUALIZADOS.
2 - REVISÃO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES, ALONGANDO PRAZO E VALORES.
3 - ANTECIPAÇÃO DE 50% DO PECÚLIO, JÁ EM VIDA, NO ANIVERSÁRIO DO TITULAR, A PREVI TERÁ QUE PAGAR O TOTAL, NO FUTURO, DE QUALQUER JEITO.
4 - EXTIRPAÇÃO DA IMBECILIDADE DO VOTO DE MINERVA.
5 - RETORNO DO BET.
6 - REVISÃO DAS APOSENTADORIAS.
Isto tudo urge, umas medidas mais que outras.

VAMOS QUE VAMOS.

CELSO BERNARDES
FORMIGA-MG

MUNDO REQUINTADO disse...

Com sua escrita clara e sincera, às vezes emotiva,espero que seja o elo de transparência entre a PREVI e seus associados.

Anônimo disse...

Dr.
Com este salto poderias ganhar uma distenção muscular na coxa e aí só se tratando no departamento médico do Internacional.
Abraços

Medeiros disse...

Caros colegas,

Nunca se esquecendo que eu ainda jogo tenis. Mas subestimei a altura do palco. Pouco antes vi o fotógrafo subindo, porém ele devia ter uns trinta anos. Mas a dor já passou. Estou pronto para outra.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

A postura da PREVI e do BB na posse mostra que a ficha ainda não caiu para eles. Se sentiam tão donos do fundo que não acreditavam na possibilidade de perder as eleições.
Caíram do cavalo bonito!
Outra coisa que percebo é que a relação dos eleitos com o restante da Diretoria será de pura formalidade, bem fria.
Não creio em boicote de informações, pois vocês são pra lá de espertos.
Mas não vão gastar sola de sapato para transitar entre as salas "estreitando relações".
Por outro lado, sabendo que não terão a facilidade de antes, devem ir baixando a bola aos poucos.
É esperar para ver.

Sucesso neste novo desafio. Vocês carregam a esperança de milhares de aposentados e pensionistas que acreditam, num novo tempo na PREVI.
Que sejamos tratados com o respeito e a dignidade que merecemos. Que os lucros do fundo sejam revertidos a nosso favor. Que a PREVI se auto preserve daqueles que querem esvaziar o cofre para encher seus próprios bolsos.
E que o BB tenha mais respeito por quem ajudou ao longo de sua história a tornar o Banco na potência financeira que é hoje.

E como o Sr. mesmo diz: Vamos que Vamos!!

Abraços a todos os eleitos, e agora empossados, da Chapa 3.

Cláudio

Anônimo disse...

Colegas,

Um salto pequeno para o Medeiros mas gigantesco para os associados da PREVI. Assim começa a nossa redenção.

Obrigado Medeiros.

Anônimo disse...

Parabéns pela posse !
Alegria e festividades em reunião com amigos e colaboradores é uma dádiva. Os eleitos merecem esta festa.
Estamos contentes e esperançosos !

Notei que os indicados pelo BB são os ESTATUTÁRIOS-dirigentes, que são remunerados por HONORÁRIOS e não assalariados, pois ROMPERAM SEUS VÍNCULOS TRABALHISTAS COM O BANCO, desde março de 2008.
É um time indicado pelo BB que legisla em causa-própria.

A propósito, a PREVI (a pedido do BB)pediu mais 120 dias após o prazo esgotado em 02/12/2013 para CUMPRIR AS EXIGÊNCIAS DA SUPERINTENDENCIA PREVIC sobre o teto de contribuições e de benefícios e estamos em JUNHO/14 e ainda estão enrolando para cumprir uma decisão superior ???

Um abraço.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
O que mais eu queria saber sobre a posse está no final da matéria: "continuo o mesmo, sim".Salvo pequenas discordâncias espero que possamos contar com o mesmo Dr.Medeiros que conhecemos e que foi na minha opinião a grande força da chapa.

Anônimo disse...

Celso infelizmente vc se esqueceu das pensionistas ou pensas estarmos como cartas fora do baralho? E nós pensionistas como ficamos nessa?3 - ANTECIPAÇÃO DE 50% DO PECÚLIO, JÁ EM VIDA
Temos direito aos 100%

Cláudio Almeida disse...


Dr.

A suspensão do ES, de janeiro a junho de 2014, é prova inequívoca de que a Diretoria Executiva (que hoje tem dois representantes da Chapa 3) tem poderes para determinar nova suspensão, de julho a outubro de 2014.

Por que até outubro/14?

Em novembro/14, de acordo com o Regulamento da Previ, o ES será revisto (no mínimo atualização pelo INPC). Assim, em novembro/14 a revisão do ES pode incorporar o aumento do saldo devedor decorrente da suspensão bem como alongar o prazo de pagamento reduzindo as parcelas, terminando assim o ciclo do ES como ajuda pelo fim do BET e volta das contribuições.

A Diretoria Executiva pode.

Abraços

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, que Deus abençoe toda a equipe vencedora. Que esse blog continue sendo o nosso canal de informaçoes.A nossa gratidão será eterna.Muita saúde e bom trabalho.Pensionista cheia de esperança.

Anônimo disse...

Hoje, 04/6/14, o jornal gaúcho "Zero Hora" noticia o falecimento em P.Alegre (RS), do colega Paulo de Oliveira Leitão (93 anos) ocorrido em 1º de junho.

Natural de Cachoeira do Sul(RS), tomou posse no BB aos 18 anos de idade no ano de 1939, gerenciou 3 agências gaúchas, foi presidente do BNCC, em Brasília e chefe de gabinete do diretor da Região Sul, em Porto Alegre (RS) até 1976, quando aposentou-se, com 55 anos de idade, após 37 anos de trabalho no BB.

Deixa 3 filhos, a esposa Helena Stein, com quem viveu por 69 anos, netos e bisnetos e um legado exemplar de garra, determinação, amor, generosidade, honestidade e dedicação.

Anônimo disse...

A bandeira mais importante parece-me ser a da REVISÃO DOS BENEFÍCIOS, aí incluída, obviamente, a elevação do percentual pago às pensionistas (se possível, 100% para todas).
Já os outros anseios, também válidos, podem, ao longo do tempo virem a ser contemplados.
É chegada a hora de convencer o patrocinador/governo de que a PREVI é NOSSA. E para isto, como frisado por Ari Zanella, temos o chamado "efeito D. Cecília": firme e até certo ponto com alguma dureza, porem sem perder a ternura...

Medeiros disse...

Realmente, no meio da alegria da posse na Previ, veio essa notícia triste da morte do Paulo Leitão, sócio da AFABB RS e nosso colaborador por vários anos. Conheci o Paulo Leitão em Brasilia quando fui assessorar o Ministro Cirne Lima, em 1972, e ele era o Presidente do BNCC. Sempre foi um idealista e uma pessoa íntegra. Honrou os quadros do BB. QUase fez bodas de 70 anos.
Que descanse em paz.

Anônimo disse...

À pensionista anônima de 04/06 às 12:43hs
Voces fora? Claro que não!
De qualquer forma, mesmo para voces, penso que deveria ser 50%, pois o que se faz para um tem que fazer para o resto. Isto se chama ISONOMIA.
A palavra "isonomia" vem do grego "iso", igual + "nomos", lei + "ía", abstrato e significa, literalmente, lei que igual, que estabalece a justiça mediante a igual de direitos a todos usando os mesmos critérios.
Espero ter esclarecido
CELSO BERNARDES
FORMIGA-MG

Goulart disse...

Dr. Medeiros, após a posse, agora já na Previ, Graças a Deus, venho lhe solicitar por favor a prorrogação do ES, pois junho já esta se findando. Venho lhe pedir que interceda, juntamente com os colegas de chapa 3, por pelo menos mais 03(treis) meses, até que se possibilite alguma decisão mais favoravel, se possivel, para nós aposentados e pensionistas, Obrigado por todos, descanse apos as viagens e aguardo ansiosamente esta solicitação, em nome de muitos aposentados e pensionistas. E vamos que vamos, aqui aposentado de Cambé-PR, pertinho de Londrina-PR. Goulart, contente e colaborador no pedido de votos da chapa 3, aqui em Cambé-PR.

Anônimo disse...

Medeiros,

Estou mais do que convencido de que você se firmou como a nossa real liderança.

Diante de qualquer gracinha dos algozes dentro da PREVI, você só diz prá eles: "...olha, eu convoco os aposentados e pensionistas, heiimmm....!!!

É isso aí, é só chamar e vamos prá PORTA da PREVI.
Lydio

Anônimo disse...

Feliz Medeiros,
Concordo mo o Anônimo das 14:53. A Revisão dos Benefícios é o que há de mais urgente, pois beneficia Aposentados, Pensionistas e, no devido tempo, aos da Ativa. Claro que as Pensões tem que ser de 100%. Também todos os outros assuntos e as promessas devem ser tratadas concomitantemente.
Elias

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Mais uma vez quero parabenizar aos eleitos e agora empossados. Desejo que Deus ilumine a todos para que possam cumprir as promessas de campanha e tornar e retornar a PREVI a seus reais donos. Com pulo, com salto, sem nem mesmo utilizar escadas...VAMOS QUE VAMOS. Grande abraço e muito sucesso. Dióle - SOLEDADE (RS)

Anônimo disse...

....esse colega da Bahia eh lindo como ele soh!!!!!sou da "safra" nova de aposentados, mas pessoas como ele me dao muito orgulho de ter trabalhado no banco!

João Rossi Neto disse...

ADIANTAMENTO PARA SANEAMENTO DE DÍVIDAS.

Enquanto estiver sub judice e não houver uma sentença judicial definitiva, transitada em julgado, para pacificar o imbróglio gerado pela Resolução 26/2008 que concedeu, indevidamente, através da desonesta e irregular Reversão de Valores, os R$7.5 bilhões, em 24/11/10, correspondentes a 50% da Reserva Especial acumulada até 2009, o patrocinador BB é simplesmente o depositário destes recursos, estando de posse desse dinheiro a título de adiantamento provisório.

Efetivamente, pelo artigo 20 da Lei Complementar 109/2001, essa concessão aos patrocinadores é casuística e completamente ilegal e não se sustenta pela ausência de respaldo técnico, uma vez que foi uma decisão política exarada por um órgão essencialmente técnico (ex-CGPC-MPS) que não tem autonomia para tal.

O que causa espécie, indignação e revolta, é que esse Conselho foi criado com a finalidade específica de proteger os interessados dos participantes das EFPCs, consoante reza com clareza solar o artigo 3º, inciso VI, da LC 109/2001, no entanto, por determinação governamental, burla o seu papel fiscalizador e em sentido contrário, fabrica um documento jurídico ardiloso para nos lesar e subtrair os nossos recursos, tudo isso para dar aparência de normalidade ao desfalque fiduciário.
Logicamente esse golpe astucioso sacramentou um prejuízo bilionário ao nosso Fundo de Pensão, tendo presente que as contabilizações foram realizadas e incorporadas ao patrimônio do BB, contudo, a situação é passível de ser revertida e os recursos devolvidos, caso tenhamos êxito nas nossas ações judiciais em andamento.

Isto posto, como o BB, neste momento, detém indevidamente R$7.5 bilhões pendentes de solução definitiva, entendo que a Diretoria Executiva da PREVI por ter cumprido as determinações da espúria e ilegal Res. 26/2008, sem contestações, tem responsabilidade sobre esse desvio bilionário, de modo que para amenizar o lado dos associados, em face do corte do BET e volta da contribuições, poderia conceder um "adiantamento" linear de 20% mensal para todos os associados, pelo prazo de 6 (seis) meses (até dez/14), para ser baixado no final das ações judiciais ou para ser liquidado em futura destinação de Reserva Especial, adiantamento que seria pago na distribuição de superávits que ocorresse primeiro. Neste raciocínio, as prestações do ES voltariam a ser descontadas na folha de pagamento a partir de julho/14, como, aliás, já está estipulado.

Essa medida seria justa e providencial para ajudar a equacionar os problemas financeiros dos associados, os quais estão com enormes dificuldades para honrar os compromissos, dado que o corte inesperado de 24,8% (BET e Contribuições) é impossível de ser absorvido e a conta não fecha, especialmente para quem já operava no vermelho.

Essa é uma proposta que poderia ser levada a Diretoria Executiva e defendida pelos participantes e assistidos. O importante é que haja um desafogo financeiro para solucionar um grave problema criado pela própria PREVI.

Pedro Borges disse...

Dr. Medeiros,

Agora é enfrentar a realidade do que acontece realmente na Previ, os eleitos, dentro das suas possibilidades, não muitas, graças ao Estatuto vigente, deverão fazer a sua parte, defendendo os interesses do corpo social. Pessoalmente acho que vivemos momentos difíceis em nosso país e todos devemos estar conscientes desta situação, não adianta ficar esperando milagres. Sinto, entretanto, que as coisas começam a mudar e a vitória da chapa 3 é um sinal positivo. Parabéns, muita paz e saúde para enfrentar a luta que se inicia.

Anônimo disse...

Já viram a notícia do decreto bolivariano que Dilma assinou nas surdinas, saiu na veja!
Com isso, quem poderá governar o Brasil, será o MST.

Barreto disse...

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=540991

informação sobre projeto do berzoini

Anônimo disse...

Para que a cerimônia da posse fosse mais brilhante faltou o discurso do Dr.Medeiros.Mas o que importa é sua presença na Previ nos dando mais segurança.Também quero saudar a volta do Rossi sempre apresentando sugestões importantes para todos nós.O meu sonho é ver Rossi e Medeiros juntos.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Junho é o último mês de suspensão do ES. A situação volta a ficar crítica para muitos a partir de julho.

Att.