AS CHAPAS

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Já estou de volta a Porto Alegre.  Desta vez o voo da Azul foi tranquilo.  Deixou a tempestade do lado direito da aeronave, onde os relâmpagos e raios iluminavam terrivelmente a escuridão do céu. Cheguei no horário, às 23,00 horas e peguei uma Porto Alegre tão quente como o Rio de quarenta graus.

A Isa Musa comentou no blog que, graças a Deus, sua estada no hospital foi rápida, um mero pit stop, e que já está de novo no batente tratando da CPI dos Fundos de Pensão, que o plenário da Câmara está relutante de aprovar a prorrogação por mais sessenta dias.  Vamos escrever para os deputados e líderes pedindo a prorrogação. Impõe-se, senão a CPI vai virar em pizza, como aconteceu com a do BNDES. Eu me enganei colocando-a como candidata suplente ao CF da Cassi. Ela é a titular e a Vera sua suplente.

Sobre a CASSI, informou-me o Nery que a reunião do dia 25 não deu em nada. A negociação continua rolando.

Segunda feira saberemos as chapas que concorrem para a Previ. Tem a da situação, encabeçada pelo Marcel, com apoio da Contraf Cut, da AAFBB, da FENABB, etc, etc. Poderosa.  E tem as da oposição, uma já conhecida, do MSU, liderada pelo Sergio Faraco. Poderão ter mais duas ou tres.  Infelizmente, mais uma vez, a oposição dividida.  Fiz o que pude para unir. Mas não deu.  Vai ganhar a que tiver mais cara de oposição e trouxer um contingente apreciável de pessoal pós 98 e de mulheres. Com certeza. São os que decidem a eleição. Cerca de setenta mil votantes efetivos, com trinta por cento de abstenção. Os aposentados e pensionistas são minoria, cerca de quarenta mil, por causa do comodismo e alienação, com sessenta por cento de abstenção. Uma outra em formação está vindo só para tirar votos. Uma pena. Tomara que não consigam os mil votos para inscrição.

O mar não está pra peixe. Foram pra cima da Gerdau. O Governo do Estado do RS atrasou os salários de novo. Os fundos de pensão, segundo a mídia,  com déficit de mais de 40 bilhões.  A Vale com prejuízo de 45 bilhões. A campanha da Dilma sob investigação. Ela vai ou não vai na festa de aniversário do PT ?  Quem está pagando a festa ?  Quem vai ganhar o Oscar de melhor ator e de melhor filme ?  Quem vai se endividar mais e mais com o empréstimo simples do 13º salário ? O Delubio vai receber perdão e indulto ? O João Paulo Cunha também ? E´ a vida, com suas múltiplas facetas.  Temos que vive-la do jeito com que ela se nos apresenta, às vezes risonha, as vezes cruel. Como disse o nosso poeta do Alegrete, o grande Mario Quintana: A vida não existe só para ser vivida. Temos que sonhá-la. 

Então, bons sonhos e bom final de semana. Até segunda, se Deus quiser.


17 comentários:

Anônimo disse...

Eu juntamente com muitos outros vamos nos endividar com o ES 13 Salário, Sr. Medeiros. Mas, fica a pergunta que não quer calar? O que fizeram por nós aposentados e pensionistas com relação ao nosso endividamento a chapa que nos representa a 3 Previ Livre?
O diretor de Seguridade pintou e bordou com os aposentados e pensionistas, a respeito do ES. Agora vem o EI, quem tem ES embora com MC 70%, não poderá contratar o EI, a alegação é a tal lei dos consignados, que qualquer um por menos culto for vê que não tem nada a ver, é tão somente para nos prejudicar.
Estou começando a achar que não vale a pena votar em PREVI/CASSI, pois a desmotivação é muito grande, nossos eleitos não nos dão nem respostas quando consultados. Lamentável, mas é o que está acontecendo. Saudações.

g. disse...

Prezado dr. Medeiros,

Tendo em vista a próxima eleição na Previ, que sempre envolve interesses bilionários, gostaria de conhecer sua opinião sobre qualquer possibilidade de exigirmos nosso direito a fiscalização adequada do processo, conforme nos ensinam os mestres e técnicos da área (1) e que o controlador nos tem negado sistemàticamente sob desculpas esponjosas.
Adicionalmente, pergunto se a Previ tem respeitado seu próprio código de ética, ao entregar o controle do processo eleitoral ao maior interessado, que parece não atender áqueles requisitos mínimos, por ela mesmo destacados nestes exemplos:
"6.1. Os deveres éticos da PREVI, seus funcionários e demais colaboradores compreendem a concretização dos direitos e interesses legítimos dos participantes, seus beneficiários e assistidos, almejando a otimização dos resultados com vistas ao cumprimento dos objetivos da Entidade.
...
Nos relacionamentos profissionais internos e externos, os funcionários e demais colaboradores praticam os ideais de integridade, respeito, honestidade, transparência, e buscam permanentemente os objetivos organizacionais."

"8.2.2. Com os Fornecedores
A seleção e contratação de fornecedores de materiais e serviços ocorrem de acordo com os normativos internos e excluem qualquer atitude que atenda interesses estranhos aos objetivos da PREVI e de seus participantes.
8.2.3. Com o(s) Patrocinador(es)
O relacionamento com o(s) patrocinador(es) caracteriza-se pela colaboração,
consideração e parceria mútua, zelando sempre pelos interesses dos participantes. ". (Fonte: http://www.previ.com.br/a-previ/normativos/codigo-de-etica/codigo-de-etica/normativecontent-pagination/1.htm )

Tais fatos, que devem se repetir em outros fundos de pensão similares, inclusive com sintomático apoio sindical (2), não deveriam merecer denúncia e atenção da CPI dos Fundos de Pensão?

Ao ensejo, cumprimentos pela excelência de seu trabalho e um

Abraço do g giongo.

(1) http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/
http://www.brunazo.eng.br/voto-e/

(2) http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=7479

"Votar na urna eletrônica brasileira é mais ou menos como jogar palitinho por telefone."
Paulo Mora de Freitas, Fis.Chefe de Informática do Laboratório Leprince-Ringuet
da Ecole Polytechnique, França

Anônimo disse...

Sobre Cunha X Dilma vou com o Bolsonaro: " Primeiro as damas".

Sobre o Oscar tem que dar o Di Caprio se não minha filha ataca o controle na TV.

Empréstimo vou tentar fugir.

E mais importante é a final que vai ter hoje no campinho do Sovaco de Cobra:

Disgreta X Amigos do Brahma

Tá valendo 2 caixas

Para acabar com essa estória, dá o sítio e o triplex pra mim, não tem dono mesmo. E a Erenice hein?

Anônimo disse...

E sua candidatura? Estou só esperando pra trabalhar!

Anônimo disse...

Tá difícil. Oposição dividida de novo. Arre égua.

Anônimo disse...

Segunda feira vamos saber as chapas ? O Marcel vem de novo ? Que barbaridade, tchê. Com que roupa ? Com que cara ? Não entendo mais nada.

Anônimo disse...

Prezado dr. Medeiros,

Estou sentindo que o doutor está de novo na luta com a antiga disposição e com saúde. Isso que interessa. Bom retorno e bom final de semana.

Mario

Anônimo disse...

caro Medeirão

Vamos que vamos.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

ELEIÇÕES PREVI
Ilustre Doutor Medeiros, acreditarei, até a apresentação das chapas todas, amanhã, 29 que haverá uma chapa, bombástica e surpreendente que mostrará a capacidade de bastidores e de articulação e, sobretudo, a maturidade, rumo ao consenso, da candidatura concorrente a uma possível chapa, encabeçada, pelo senhor Diretor de Seguridade atual.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo."
Salmo 103(102)

Anônimo disse...

Prezado dr. Medeiros,
Como o senhor está sempre antenado e tem seus contatos, gostaria de pedir-lhe sua atenção para o projeto que o senador Aecio Neves vai apresentar sobre os Fundos de Pensao das Estatais. Vamos apoiá-lo. Conclame, tambem, a Isa Musa e o Ari Zanella.

Anônimo disse...

Mas como o Marcel voltará ?
Para ser candidato tem que ter curso superior !!!!

2. O BB lucrou R$ 14 bilhões em 2015, quanto o Plano 1 da PREVI ganhará pelos seus dividendos ?

Vamos que vamos, Dr. Medeiros. Nossa PREVI te espera.

Anônimo disse...

Isso que um blog, notícias objetivas e resumidas.

Anônimo disse...

Eu gosto muito do senhor mas o senhor não gosta de mim porque sou pensionista.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

PRA QUE ISSO?
Ilustre Doutor Medeiros, quero-me solidarizar ao senhor, pelo comentário(08:32h), anônimo, bem estranho ao perfil deste blog.
Respeito a liberdade de expressão, mas causou-me espanto.
Pra que isso?

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Em todos os teus passos, pensa no Senhor e ele aplainará os teus caminhos."
Pr 3,6

ricardo albuquerque disse...

Atenção.Não podemos ficar tão desesperados. O projeto do candidato perdedor das eleições mantem o voto de minerva. Ele tem pretensões e voltar. Disso o que deduz: eles são todos iguais. Querem é mesmo controlar a previ. Vide FHC.Ricardo

Anônimo disse...

Para refletir:

Hoje saiu uma pesquisa da Datafolha indicando aumento de rejeição a Lula para 2018. Seria algo a se comemorar, não fosse um pequeno detalhe embutido na pesquisa. Os possíveis candidatos da oposição não avançaram, o que significa que Lula, apesar de desgastado, não é carta fora do baralho, ainda. E quem pode derrubá-lo não tem a confiança necessária do eleitor.
Trazendo esta pesquisa para o nosso contexto, podemos ver que a nossa oposição se assemelha um pouco ao dos partidos políticos.
Para fazer frente ao Marcel, o nosso "Lula", temos que nos unir, pois uma oposição fragmentada pode ser justamente o fiel da balança que reconduzirá Marcel de volta à Diretoria de seguridade, ou seja, Marcel pode ser reeleito mais pela nossa fraqueza do que pela força que ele possua.

De que adianta 2, 3, 4 chapas de oposição, se elas não conseguirem vencer a principal chapa da situação?

Pensem nisso.

Cláudio

Anônimo disse...

A propósito das eleições, o Senhor poderia informar quem são os membros da sua chapa já que se encerrou o prazo de inscrição às 18 horas. Agora são 18:25hs.