CRISE, QUE CRISE ?

sábado, 7 de março de 2020

Conforme anunciei em postagem anterior, a crise financeira que estava se desenhando acabou explodindo nesta semana.


A bolsa derreteu, caiu bastante, estava em mais de 110.000 pontos, baixou e perdeu a sustentação dos 98.000 pontos, vai cair até os 86.000,  o que, para a Previ, é desastroso e indica déficit em sua performance mensal.

Os estrangeiros tiraram da bolsa cerca de 44 bilhões em apenas dois meses, sinal significativo. O dólar chegou a quase cinco reais. E o PIB ficou minúsculo.

O coronavírus começa a fazer estragos profundos na economia. Algumas indústrias estão paralisadas por falta de peças. A automotiva ameaça parar. O desemprego  aumenta.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, começa a balançar.  Alguns até chegaram a falar em sua saída, por conta dos maus resultados ou por suas falas infelizes.

Existe atrito sério entre os poderes. Dia 15 vai haver confronto sério no país.

O presidente não toma jeito e briga com a imprensa,  faz um comediante dar banana aos jornalistas que fazem a ronda no Alvorada. Pode ?

Esse ano de 2020 não vai ser sopa. 

Eu saí da bolsa no final do ano passado, mas infelizmente investi na oferta pública das ações da Petrobrás. Comprei a trinta reais e hoje as ações estão a 20. Mas é uma aplicação a longo prazo, por mais de um ano, porque o petróleo é uma mercadoria importante, de repente sobe.

Também tenho aplicações em ações feitas pelo BB em multimercados e num outro fundo. O banco passa insistindo em querer gerir meus investimentos. Só deixo ele fazer isso no longo prazo.

E as eleições para a CASSI estão em fase de campanha com as três chapas debatendo suas propostas. Ontem foi o debate na Anabb. Aqui na Afabb RS vai ser no dia 13, próxima sexta. Só depois desse debate eu vou optar qual será o meu voto.

É na crise que a gente se descobre. Ou entra em pânico, sofre e sucumbe, ou aproveita as oportunidades, cresce e sobrevive. A escolha é nossa. Ontem a CVC , empresa de turismo e viagens, valorizou 20% na bolsa. Quem estava atento, aproveitou e abençoou a crise. Que crise ?

Bom final de semana. Dias melhores virão. A saúde sempre é o bem maior.

Parabéns às mulheres pelo seu dia. Sou fã de carteirinha das mulheres. E da mulher brasileira em primeiro lugar.

Vamos que vamos. O blog se normalizou.

28 comentários:

MAUS disse...


NOSSA RUÍNA:

do Brasil, PREVI, CASSI.

https://www.youtube.com/watch?v=Oku99i_0BJ0


DIVERTAM-SE:

https://int.search.myway.com/search/GGmain.jhtml?p2=%5EBYU%5Exdm242%5ELMPTBR%5Ebr&ptb=ABDA7177-B499-4C4A-897C-09FCC944B3E3&n=785905ce&cn=BR&ln=pt&si=51554950497&tpr=hpsb&trs=wtt&brwsid=ec8caee2-1f9a-49b7-9d71-4fd31b2cf0ba&searchfor=pt+desviou+bilhoes&st=tab

Anônimo disse...

Parabéns Dr.Medeiros por sua inteligência e racionalidade.E tem gente defendendo e elogiando a situação atual do País.

Trader anônimo disse...

[...] É na crise que a gente se descobre. Ou entra em pânico, sofre e sucumbe, ou aproveita as oportunidades, cresce e sobrevive. A escolha é nossa. Ontem a CVC , empresa de turismo e viagens, valorizou 20% na bolsa. Quem estava atento, aproveitou e abençoou a crise. Que crise ?

- O pior cego é aquele que não quer ver!

Em nosso comentário de 4 de março de 2020 12:15 procuramos mostrar que "VALORIZAÇÃO" é bem diferente de "CRIAÇÃO DE VALOR". Em síntese, o importante é a CRIAÇÃO DE VALOR"! No mesmo sentido, em comentário anterior tentamos mostrar que o "PREÇO" é igualmente bem diferente do "VALOR FUNDAMENTAL". Entretanto, parece que o Dr. Medeiros, embora pareça-nos bem intencionado, ainda não conseguiu entender a importante e essencial diferença entre os dois conceitos. Alguém poderia tentar convencer o Dr. Medeiros de que ele está equivocado?

Fazemos tal pedido em nome de aproximadamente um milhão de pessoas (Aposentados, Ativos, Pensionistas, dependentes do fundo PREVI), embora não nos encaixemos em nenhuma destas categorias. Na tentativa de explicar o assunto e tentar clarificar nosso comentário, acima mencionado, estamos colando o seguinte fragmento de texto encontrado na literatura técnica:

[...] But, financial assets represent the right to a share of the surplus value that is produced. As long as this right is not exercised, it remains virtual. But as soon as anyone exercises it, they discover that it is subject to the law of value, which
means one cannot distribute more real wealth than is produced. The
discrepancy between the exuberant inflation of the financial sphere and
the more moderate growth of the real economy is the crux of the problem. (44)

Traduzindo:

[...] Mas, os ativos financeiros representam uma parcela da mais-valia que é produzida. Enquanto esse direito não for exercido, ele permanecerá virtual. Mas logo que alguém o exerce, ele descobre que esse está sujeito à lei do valor, o que
significa que não se pode distribuir mais riqueza real do que a produzida.
A discrepância entre a inflação exuberante da esfera financeira e o
crescimento mais moderado da economia real é o cerne do problema. (44)

(44)https://arxiv.org/pdf/0905.0220.pdf;

edmilson lopes de sousa. disse...

Nem tudo está perdido!Cumprindo promessa de campanha, O presidente Bolsonaro atualizou a tabela de imposto de renda,tauokei?

Anônimo disse...

Vamos comemorar o dólar a cinco reais a gasolina a mais de cinco, a bolsa derretendo, o gás oitenta reais, a energia elétrica um absurdo, mas eu aqui, na minha varanda gourmet e meu salário de diretor tá ótimo!Eu quero que os pobres morram!!!

Anônimo disse...

Não dê atenção ao Trader deve ser um bozo perdido entre tantos, vá em frente Medeiros.

Ester Martins disse...

Edmilson aonde vc leu q foi atualizado a tabela do IRPF por favor indique aonde foi q leu obrigada se me responder

Anônimo disse...

O Edmilson deveria ser alertado de que não se deve postar Fake News neste blog.

Jair Mário Bork disse...

Será prenúncio do Armageddon? Petrobras cai 20%, bovespa ultrapassa 10% de queda, acionado o Circuit Breaker, carteira de ações da Previ derretendo, dolar chegando aos 5,00 . Futuro sombrio.

Anônimo disse...

O tombo que a Previ está tendo apenas com a queda das ações da Petrobras e Vale, deve ser uma grandiosidade! Infelizmente vai afetar com força a nossa vida também.

Anônimo disse...

Já que não tem bingo, vamos de fake News....

Anônimo disse...

É uma marolinha!!!

Aristophanes disse...

Colegas,
Como já postei, no meu artigo, no blog do Zanella, esse corona virus, que chamei "dimenor" delinquente da família Corona, não me assusta. Não tenho autoridade científica, mas acompanho a moderação da OMS e opiniões como as dos doutores Drauzio Varella(https://www.tudoporemail.com.br/video.aspx?emailid=15448) e Beny Schimidt(https://www.youtube.com/watch?v=TnmCoDHqQ6A). Avaliem.
Quanto a desarrumação econômica mundial, com ênfase na "derretida" da nossa bolsa de valores, também não vejo razão para pânico, no que se relaciona com nossa Previ. Ela trabalha com posições de longo prazo, não é especulador de altas e baixos.E com um patrimônio de mais de 216 bilhões, sabe administrar a liquidez, para as obrigações de curto prazo(dia 20).
Entretanto, pelo que estou vendo hoje, com o despontar de uma crise mundial de petróleo, acho que a coisa é mais séria, e marca um ponto de inflexão do petróleo, como a monumental, mortífera e ardilosa commodity que imperou nos últimos 100 anos. Estamos saindo da era do petróleo. Palpite.

Anônimo disse...

Em crise estå nosso bolso esperando por quase 20 anos pelo dinheirinho das ações da ANABB, que nunca saem!

Anônimo disse...

Cuidado aí, arautos da desgraça.
Nada de pânico porque tudo irá se resolver com o tempo.
Esse negócio de bolsa subir acentuadamente e depois despencar é coisa antiga. Os investidores que o digam.
Teve uma época que comprei BB a $ 21 e vendi a $ 58.
Na semana seguinte despencou para $ 26.
Quanto a PREVI ela pode ter alguns momentos de déficit mas seus investimentos globais indicam segurança para o Plano 1.
Não acredito que venhamos a ter aumento de contribuição, ainda mais num ano de eleição...

Anônimo disse...

Ele já fez isso outra vez sobre o mesmo assunto. Besta é quem acredita.

Anônimo disse...

O colega tá tirando onda com a correção da tabela. Foi promessa mas ficou nisso. Só na promessa. Como todos fazem nesse País.

Anônimo disse...

Resolvi dar uma olhada nas ditas chapas que concorrem a Cassi. Um horror no meu modo de ver. Continuam os que foram em busca do cargo de gerente para melhorar a sua renda, os que têm cursinhos e a gama de sindicalistas. É muita competência para gerir um plano de saúde desse porte. Depois vêm os rombos, os déficits e as intervenções fiscais da ANS e quem é chamado a tampar os furos? Quem???

MAUS disse...

RENDA VARIÁVEL.

Em Renda Variável só ganha dinheiro QUEM TEM e NÃO PRECISA DELE.

Entra no barco na MARÉ BAIXA.
- é quando o pescador vai ao MAR.

Quando MARÉ SOBE ele desembarca.
- é quando o pescador retorna.

NOVEMBRO de 1995...
um Painel de Índices na Agência apontava:
- Rendimento Fundo de Acões XYZ:
- 68% (no mês anterior).

Um ser ambicioso apontou o dedo e ME DISSE:
"vou sacar toda a Poupança e aplicar nisso" ...
...na maré ALTA.

Pior que MARÉ ALTA - já chegando ao Pico do Everest.
- quem continua subindo após atingir o CUME?
- vários continuam subindo e alcançam o CÉU.

Passei para o Gerente explicar...
Nem quis saber o final desse pesadelo.

PREVI, RENDA VARIÁVEL. É SONHO ou PESADELO?

Respondo:
- sonho para os Conselheiros e seus GETONS.
- o pesadelo fica para os DESASSISTIDOS, SEM PODER ALGUM.

NÃO SONHEM QUE PARA NÓS SÓ VEM PANCADA.
SUPERÁVITS SÃO REPRESADOS A SERVIÇO DO BB GULOSO.


sss disse...

Ao anônimo de 08/03, às 13:00. Não esqueça que rico, também, morre. Aliás, pesquisa aponta que rico têm mais enfarto e avc que pobres. Te liga.

Anônimo disse...

Alo triplo S das 22:56

O de 08/03 13:00 é puro sarcasmo contra os sem teto...

Anônimo disse...

O anonimo das 13,00 hs do dia 08/03 fez foi uma grande ironia, na verdade deve ta no mesmo barco que a grande maioria daqui, o que ele quis dizer no meu entendimento foi que só os SEM TETO DA PREVI É QUE SAO OS GRANDES PRIVILEGIADOS E PARA ELES TANTO FAZ, TODO MES O SALARIO DOS SEM TETO ESTÁ NA CONTA CORRENTE.

Medeiros disse...

Como vocês tem reparado estou deixando livre os comentários, só para mostrar porque as vezes eu não publico é porque tinham retido no blog mais de trezentos. Mas de agora em diante eu volto a moderar é só publicarei os mais relevantes. O importante é que consegui normalizar o blog.

Anônimo disse...

Ontem foi odia do medo. Parabéns, o doutor previu com antecedência.

Anônimo disse...

Se previu porque não vendeu Petrobrás ?

Medeiros disse...

Foi porque eu não podia. Minha trave ia até o dia 15 deste mês. Infelizmente a crise veio antes.

Jair Mário Bork disse...

Eu deixo meu dinheirinho aplicado em renda fixa no BB e quando a bolsa desaba, saco uma parte e aplico no fundo de ações. Mas tem um inconveniente. O saque só entra na conta no dia seguinte e a aplicação no fundo de ações 48 horas depois. Nesse interstício de 3 dias, a bolsa muitas veze já subiu novamente e minha tentativa de ganhar algo sai frustrada. Raramente acerto.

Francisco disse...

Caro colega Jair (12:10)

Não se aborreça com isso pois entendo bem seu desencanto.
Tinha um instrutor do antigo DESED que atuava no curso Mercado de Capitais. Indagado sobre as melhores aplicações em ações respondeu-me, à época, que nunca tinha aplicado na bolsa e não pretendia faze-lo. Faleceu já faz algum tempo, mas levei como lição que "macaco velho não põe mão em cumbuca".
Sobre investimentos em ações penso que devam ser de médio a longo prazo, em empresas escolhidas a dedo, de diversos ramos (bancos, elétricas limpas, tecnologia da informação, robótica, enfim, aquelas que propiciarão os empregos futuros).
Não almejo rendimentos elevados, mas tão somente alguma aplicação que não seja corroída pela inflação e isto ninguém tem.