PREVI INSENSÍVEL

terça-feira, 31 de março de 2020

A Previ está insensível a atual conjuntura desesperadora originada pelo coronavírus, que produziu uma parada na economia do país, criando uma situação difícil para os brasileiros conseguirem se sustentar, eis que confinados em casa e com suas reservas sendo evaporadas nos mercados financeiros.


Já tem sido dito aqui no blog que outros fundos suspenderam a cobrança dos empréstimos, como foi o caso da Petros , da Fapes e da Funcef.

A Previ tem respondido que está privilegiando o pagamento dos benefícios e que os valores que arrecada nos empréstimos são relevantes para que cumpra esse objetivo.

Três meses de suspensão, porém, não vão fazer diferença.

É possível, sim, fazer a suspensão. Trata se de medida emergencial. E pode ser colocada ainda como opção. Quem não quiser a suspensão, continuará pagando.

Na eleição que se avizinha é bom ponderar quem são os insensíveis , a qual grupo pertencem, e não votar neles de jeito nenhum.

Estamos encerrando o pior mês de março desde 2008, com a bolsa caindo este mês cerca de trinta por cento, e o dólar tendo chegado a estratosfera de 5,20.  Fábricas paradas, comércio fechado, desemprego terrível, recessão mundial, falência do sistema de saúde, um cenário desolador.

A Previ é nossa e tem que agir de maneira a atender os nossos interesses e nossas expectativas, bem como nossas necessidades.

Todos sabem que não consegui aguentar chegar até o final do mandato por discordar das decisões que estavam sendo tomadas contrárias aos associados e favorecedoras do patrocinador Banco do Brasil, exigindo providências na área jurídica, bem como sempre discordei da fórmula do ES.

Previ olha para os associados, suspende por três meses as prestações do ES. É o mínimo que pode fazer nesta crise.

45 comentários:

Anônimo disse...

Da previ não vai sair nada. São carrascos e só querem pra eles. O bônus não vai faltar.

tarcísio augusto bulhões martins disse...

Boa tarde, Dr. Medeiros. A previzinha é na realidade o maior fundo de pensão do Brasil, e, da América do sul??????? Será????? ou tem algo de podre no reino da previsão??????? Tarcísio.

Felipe Osório da Silveira disse...

Banco está esperando o residuo final para abocanhar o dinheiro.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, o senhor saberia informar se vão ser pagos os malfadados bônus de remuneração variável para os membros da diretoria executiva agora em 2020?

Unknown disse...

Mas com a situação das bolsas, não estaria a Previ se resguardando pra cumprir com seus compromissos?

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,
Muito obrigado pela força.

CALA A BOCA, UNKNOWN!!! SE NÃO PRECISA DO ES, FICA NA TUA!!. 31.03.-17:21hs.

Abraço

Anônimo disse...

Com certeza a Diretoria da PREVI do alto dos seus salario milionarios não precisam de suspender os emprestimos porque ele não tem, mas os colegas que ganham pouco precisam, todos os maiores fundos de pensão com exceção da PREVI concederam a suspensaõ, uma vergonaha isso que a PREVI esta fazendo so demonstra a falta de empatia, solidariedade e humanidade.

Anônimo disse...

Julgo esse Blog o nosso porta voz, dada a apatia das entidades dito representativas de nossa classe.

Martins disse...

Com a derrocada atual da Bolsa de Valores a Previ está certa em se precaver. A meta principal da Previ é honrar os nossos benefícios. E isso ela está cumprindo religiosamente... até agora.

Anônimo disse...

A falta de empatia da PREVI em não acompanhar os maiores fundos de pensão ao não suspender as prestações vai repercutir e muito no futuro pois é na hora da crise que sabemos quem são os amigos. Alguem sabe os nomes dos Diretores responsaveis pela não aprovacao da suspensão ?

Anônimo disse...

A Previ vai adiantar o 13 do INSS em Abril?

Anônimo disse...

https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/03/31/governo-limita-numero-de-funcionarios-do-banco-do-brasil-a-1027-mil.ghtml

Anônimo disse...

Caros Colegas,

Suspeito que a Previ está com sério problema de liquidez ao não querer prorrogar somente 3 parcelas do ES, em virtude da perigosa exposição em astronômicos valores em renda variável.

Mas quem sabe está ou estará comprando ações na incrível baixa por que passa o mercado acionário.

A Constituição diz LIVRE ACESSO a informação.

Anônimo disse...

18:53

Mas no caso, prezado colega, se estiver comprando renda variável, trata-se de ação estratégica que não deve vazar para terceiros.
Gostemos ou não tem que fazer "boca de siri".

Anônimo disse...

Interesse geral:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/governo-prorroga-prazo-de-entrega-da-declaracao-do-ir-por-dois-meses

PreviPlano 1 disse...

A falta de empatia da PREVI em não acompanhar os maiores fundos de pensão ao não suspender as prestações vai repercutir e muito no futuro pois é na hora da crise que sabemos quem são os amigos. Alguem sabe os nomes dos Diretores responsaveis pela não aprovacao da suspensão ?

1 de abril de 2020 10:49
Faço meu, o comentário acima.

Anônimo disse...

Concordo plenamente! E quem não tem EMPRÉSTIMO, de que se beneficiaria?

MAUS disse...

"Mas quem sabe está ou estará comprando ações na incrível baixa por que passa o mercado acionário.
A Constituição diz LIVRE ACESSO a informação."

Não creio que possa fazer isso.

Mas, meus parabéns SE der certo.~

Já pensaram SE venderam a 100.000 e compraram a 80.000
- agora está a ... 70.000?

Para recuperar passo mal dado o cinto aperta.


Anônimo disse...

PREVI - se continuarmos recebendo integralmente os benefícios, neste difícil momento que a economia do país está passando, já devemos por nos considerar privilegiados. Vejam o que foi decidido para os empregados de uma maneira geral:
"Programa Emergencial de Manutenção do Emprego permitirá a redução de jornada e salário em 25%, 50% e até 70% por até três meses". Informação obtida no site do Terra.

Anônimo disse...

Já imaginaram se a redução da jornada de trabalho for extensiva aos aposentados?

Anônimo disse...

O anónimo de 22:40 É gente da Previ. Como um colega já publicou eles ameaçam logo com o pagamento das aposentadorias.

Anônimo disse...

Sempre tem quem defenda a PREVI com certeza são os que recebem os altos salarios astronomicos, os chamados SEM TETO.

Anônimo disse...

foi publicado decreto que zera a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrada em operações de crédito. A retirada do imposto vai contemplar operações contratadas entre 3 de abril e 3 de julho deste ano. O Decreto 10.305/2020 foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Muito ajuda quem não atrapalha. Com esse dito popular, peço aos colegas que não tem ES e ganham salario milionário para ficarem calados. Não dar palpite no que os outros colegas necessitados estão a solicitar da Previ.
Obrigado.

Anônimo disse...

A VALIA também está apresentando medidas de ajuda aos participantes por conta do coronavirus melhorando as condições dos empréstimos (vide site)

Anônimo disse...


Caros colegas,

A suspensão dos pagamentos das parcelas do ES e FINIMOB, pelo curto prazo de três meses, justamente no pico dessa grave crise mundial de saúde e econômica, decorrente desse inimigo invisível, denominado de COVID-19, tem caráter excepcional, emergencial e por razões óbvias a concessão se impõe, sendo plenamente justificável, posto que vem ao encontro das legítimas postulações do sofrido Corpo Social, sobre as quais não cabem reparos e
muito menos contestações.

Trata-se de medida opcional e adere a ela os associados que quiserem. Não configura "benefícios adicionais", porquanto não implica em liberação de dinheiro novo, não tem custo operacional, dado que não altera condições contratuais, prevalecendo a íntegra dos contratos pactuados.

De se ressaltar que essa contemporização providencial já foi autorizada em épocas passadas, sem sequer arranhar a saúde financeira da PREVI ou quebrar o nosso fundo de pensão, pela sua natureza pontual. Seria motivos para preocupação, de perder o sono, da parte dos associados, se a falta de amortizações de empréstimos por três meses, de valores relativamente baixos fossem suficientes para colocar em risco o "Caixa" da PREVI. Chegaríamos a conclusão de que a situação financeira da nossa entidade estaria fragilizada e em desequilíbrio, o que supomos não ser verdade, a considerar os resultados financeiros positivos atestados nas Demonstrações Contábeis do exercício de 2019, já divulgadas no site.

Essa ajuda pecuniária, se deferida, será extraordinária, sem dúvida, como desafogo no lado financeiro, em especial porque irá ajudar a mitigar o pânico que se alastrou no seio das nossas famílias, no aspecto psicológico, em decorrência do medo dessa insidiosa doença.

A única explicação que encontro para a insensibilidade da PREVI, ao opor resistência desproporcional e descabida para refutar essa autorização, filia-se ao fato de que ao suspender AS PRESTAÇÕES dos empréstimos e financiamentos por três consecutivos, vários associados irão ter, momentaneamente, "MARGEM CONSIGNÁVEL para renovar ou contratar o ES com algum troco ou alcançar limites maiores, quebrando a política de CONTENÇÃO forçada de crédito em vigor e que vem sendo mantida a ferro e fogo.

A palavra fica com a "Dona" PREVI para esclarecer os fatos, caso queira, conquanto as suas alegações técnicas de manutenção em dia os pagamentos das aposentadorias não convenceram. Os fundos PETROS, FUNCEF, autorizaram a suspensão e estão cientes de que irão manter os pagamentos dos benefícios em dia, sem embargo das suas recentes decisões administrativas de postergar os pagamentos.

Ademais, o sobrestamento da quitação de três parcelas não tem o condão de quebrar a PREVI, não só porque as duas linhas de crédito estão com saldos devedores muito baixos, sub-aplicadas e caminhando para a extinção.

Aliás, nem o longo período da INADIMPLÊNCIA GIGANTESCA no FINIMOB foi capaz de causar grandes estragos nos balanços da PREVI, com as vultosas provisões para PCLD, isto porque tais aplicações são insignificantes frente aos R$ 196 bilhões de ATIVOS contabilizados no balanço de 2019.

MAUS disse...

"Programa Emergencial de Manutenção do Emprego permitirá a redução de jornada e salário em 25%, 50% e até 70% por até três meses". Informação obtida no site do Terra.
1 de abril de 2020 22:44"

É infiltrado do CD.

Percentuais são só durante 3 meses, empregado e empregador terão outras comnpensações.

NÓS perdemos 12 parcelas do BET, pagamos por 5(?) anos contribuição Extra.

E os SEM TETO, ajustaram-se à TAC-PREVIC, devolverão seu imoral Bônus 500?
- e o BB devolveu os 7,5 bi?
- a PETROS ou VALIA abocanharam algum Superávit?

...


Medeiros disse...

A Previ monitora meu blog. Até participa. Vamos continuar pressionando. Ela mede o volume e as estatísticas para sentir o peso. Acho que os comentários estão ótimos e acho que ela vai ter que se dobrar.

Paulo disse...

A exposição do anónimo das 1132hs revela-se muito oportuna, susenta-se em argumentos merecedores de apreciação e consideração por parte da Previ.
Além da clara demonstração de pronta viabilidade , que não prejudicaria em nada os ativos da nossa Previ, se revelaria em atitude de acerto tendo em vista k Contexto excepcional no qual nos encontramos.
Seria ao apelo humanitário de parte expressiva dos associados da Previ, cuja solidez e grandeza reconhecemos.
Nesse sentido, temos esperança de que, não havendo qualquer afronta aos princípios da boa governança, a Previ possa suspender, senao 3, pelos menos as 2 próximas parcelas do ES, para aqueles que o desejarem

Anônimo disse...

Como faço para saber quais os diretores votaram contra a negação da suspensao dos emprestimos da PREVI. porque ficar anonimos eles não podem. temos que saber e anotar numa folha de papel A4 E COLOCAR NUMA MOLDURA E OLHAR PARA ESSES NOMES TODO SANTO DIA.

PreviPlano 1 disse...

A Previ está informando que se suspender as prestações do ES dos seus mutuários por TRÊS MESES, o fundo corre o risco de não poder manter o pagamento dos benefícios de seus aposentados e pensionistas. Isso quer dizer que a PREVI, o maior, o mais rico e mais sólido fundo de pensão da América Latina está na iminência de ir a falência, para isso basta suspender por três meses as prestações do ES dos velhinhos aposentados/mutuários. Essa justificativa não convence nem o mais completo ignorante em economia do mundo.
Continuam subestimando a competência intelectual dos nossos ilustres colegas Ari Zanela, João Rossi Neto, Aristophanes, dentre outros. Mas até quando?

Um abraço

Anônimo disse...

CORONA:
O ATAQUE É A MELHOR DEFESA.

ELEVE SUA IMUNIDADE.
- 2 OVOS FRITOS MOLES DE MANHÃ.
- CHÁ DE ANIS 11 VEZ AO DIA.
- VITAMINA C COM ZINCO 1 VEZ AO DIA.
- SUCO DE MEIO LIMÃO, UMA COLHER DE MEL,
DEIXE UMA RODELA DE LIMÃO JUNTO,
MISTURE NUM COPO DE AGUA QUENTE.
BEBA QUASE QUENTE

- MÁSCARA PARA SAIR DE CASA, ALCOOL GEL NO CARRO, EM CASA.

Anônimo disse...

CORRIGINDO.

CORONA:
O ATAQUE É A MELHOR DEFESA.

ELEVE SUA IMUNIDADE.
- 2 OVOS FRITOS MOLES DE MANHÃ.
- CHÁ DE ANIS 1 VEZ AO DIA.
- VITAMINA C COM ZINCO 1 VEZ AO DIA.
- SUCO DE MEIO LIMÃO, UMA COLHER DE MEL,
DEIXE UMA RODELA DE LIMÃO JUNTO,
MISTURE NUM COPO DE AGUA QUENTE.
BEBA QUASE QUENTE

- MÁSCARA PARA SAIR DE CASA, ALCCOL GEL NO CARRO, EM CASA.

Anônimo disse...

se a previ nao se curvar e suspender as parcela, pode crer que ela esta em em situação financeira dificil.

Unknown disse...

Dr. MEDEIROS, com sua força e prestígio , solicite à Cooperfoŕte algum alívio pra nós!!!!

Rosalina de Souza disse...

Querido colega Dr Medeiros,

Temos que continuar fazendo esse alerta tão importante para uma comunidade já bastante penalizada pelos momentos de dificuldades porque sempre passa a economia global, sempre que existe esses momentos de incertezas, nós somos os primeiros a receber tratamento pela Previ, no sentido de extremo rigor, foi assim com O CORTE DO BET, com o retorno das contribuições, com o congelamento do ES, com o não atendimento a suspensão de pelo menos 03 parcelas do Empréstimo Simples e do Financiamento Imobiliário, desta forma para que nós precisamos de ter representante dentro da Previ, para que ser o Conselho Consultivo do PB-1, se quando formulamos alguma proposta no sentido de ajuda, solidariedade, neste momento, ninguém pode ouvir, segue restritamente o que esta dentro das Normas e Regulamentos, ora bola, isso tudo pode ser revisto, pois se até os poderes da República estão neste momento quebrando protocolos e fazendo dívida para atender ao nação.

Quero só ver a hora que todos se lembrar que existe uma mudança que se avizinha, e que todos nós SOMOS ELEITORES, e ainda temos ferramentas para puxar VOTOS.

Atenciosamente,

Rosalina de Souza
Pensionista do Maior Fundo de Pensão do Brasil e da América Latina.

Teteu disse...

se a previ nao se curvar e suspender as parcela, pode crer que ela esta em em situação financeira dificil.(2)

Francisco disse...

Suspender a cobrança do ES por três meses e, quando retornar a cobrança, acrescer cem reais à cada parcela, até equacionamento do débito.

Francisco

Bleinroth disse...

Prezado Medeiros,
E qual o percentual dos empréstimos consignados em relação ao aplicado em bolsa de valores (alto risco). Os empréstimos serão pagos mais para frente, e as ações?

Lúcia disse...

Boas notícias pessoal! Associados podem suspender parcelas a partir de 22.04.
Está no site da Previ.

Anônimo disse...

AS propostas na reunião do CNPC e a ABRAPP são mais abrangentes que a suspensão de 2 meses do ES pela Previ.
Prevem suspensão de contribuições ordinarias e extraordinárias e concessão de novos emprestimos.
A reunião aconteceu hoje 03/04/2020.

Anônimo disse...

PREVI suspendeu duas prestações do E.S.

Maio e Junho .

Li agora no site da PREVI .

Anônimo disse...

previ INFORMA que poderá suspender DUAS prestações do Empréstimo Simples, relativa aos meses de MAIO e JUNHO do finado ano de 2020, para àqueles que solicitarem, via site, A PARTIR DE QUARTA FEIRA, DIA 22 do mês coronavirus, corrente.
Alerta que poderá haver aumento das prestações a partir de JULHO/2020, ate o final contratado.

Teteu disse...

E-mail enviado pra PREVI:

Vcs deviam é ter mais consideração pelos aposentados!

Ficam aí de boa, mandando estás

"mensagenzinhas" pelo e mail.

Façam alguma coisa de útil.

Parem de enganar os

"velhinhos trambiqueiros".

Anônimo disse...

Bom dia, Dr. Medeiros....
Novidades no site da PREVI...