EU VOU PRA MARACANGALHA, EU VOU

domingo, 20 de janeiro de 2013

Eu vou pra Maracangalha, eu vou.  Eu vou de chapéu de palha, eu vou.


Vou de véspera, na quarta feira, dia 23.  Assim vou conseguir chegar cedo na reunião em comemoração ao dia do aposentado patrocinada pela diretoria da PREVI.


dia do aposentado
Caso fosse no próprio dia 24, por causa do trânsito, só teria condições de chegar na sede da Previ por perto do meio dia.

Não vou com a Anália, não.  Mas também não vou só.  Todas as associações de aposentados foram convidadas. A Previ paga as despesas de um representante de cada.  Vai muita gente. Muito cacique. 

A reunião não é de debates, como viram no convite que publiquei no blog.  E´ uma reunião comemorativa e tem a finalidade de estreitar a comunicação e o contato com os dirigentes das entidades representativas dos aposentados e pensionistas.

Aliás parece que a diretoria da Previ resolveu investir numa aproximação com as associações. Já era hora.  O clima não poderia ser pior.  Flores não havia. Nem Rosas.  Só espinhos.

Na última Revista Previ  existe uma matéria de capa dedicada ao associativismo.  Destaca o valor da solidariedade entre os funcionários do BB. Fui entrevistado por telefone e colocaram duas frases minhas meio fora de contexto. Mas tudo bem. O conjunto foi bom. Merece elogios.

Tem uma foto minha .  Fiquei impressionado com meus cabelos brancos.  Os anos passam.

O relevante para mim foi que a AFABB RS foi lembrada como importante associação no universo de nossas entidades do BB.  Uma coisa boa justamente no ano em que comemora seu jubileu de prata.

Estou elaborando minha estratégia para tirar o máximo proveito do encontro do dia 24.  Tenho lido os comentários do blog e recolhido todas as idéias e sugestões apresentadas.


Pois é. Peguei meu chapéu de palha e vou pra Maracangalha.  Se vou...  Vamos que vamos. Tim, tim, pelo dia do aposentado a todos vocês. Com chopp, que champagne só quando o Bet for incorporado e as pensionistas ganharem 100% da pensão.

Saúde, paz e alegria.

67 comentários:

Anônimo disse...

Vai Medeiros.

Vai nos defender.

Confiamos em voce.

Não podes faltar.

Anônimo disse...

A PREVI não é Maracangalha.

A PREVI é má e escangalha nossos direitos. Compreendi teu trocadilho Medeiros e gostei.

Vai com Deus. Voce é nosso cara.

Anônimo disse...

O Dr. Medeiros vai para a cidade mais linda do Brasil(deixem falar mal da gente, os cariocas...Rio que sediará pelos menos 3 grandes eventos nos próximos 3 anos(jornada mundial da juventude, final da Copa do Mundo e Olimpíadas...sem contar o torneio de seleções neste ano).
E obviamente vai na reunião na Previ(onde qualquer notícia relevante ou possível novidade só ocorrerá nos bastidores)...e ficará até o final de semana para ir na no ensaio da quadra da Unidos da Tijuca, atualmente batendo o Salgueiro, que tinha esta fama) onde estão as mulheres mais bonitas do carnaval carioca. Boa diversão, Dr....com a devida permissão da esposa. Ninguém é de ferro...vem pra cá você também.

Anônimo disse...

SERÁ APENAS UM COMEMORAÇÃO, COM TROCA DE ELOGIOS

Não acredito mais em nenhum dirigente da Previ. Até hoje só fomos enrolados com pífios reajustes. Eles não tem coragem de mudar nada a nosso favor. Eles tem medo do grande dragão, pois o confronto poderá lhes tirar das indicações futuras em outros cargos importantes. Enquanto o nº de aposentados e pensionistas do Plano 1 reduz a cada ano, o reajuste diminui e o lucro da PREVI cresce vertiginosamente. Os que votam neles estão dando um tiro no próprio pé. Pois não fazem nada por nós assistidos. Este será apenas mais um banquete no Mourisco.

Anônimo disse...

legal chefe. vá, e tenho certeza que vais brilhar e trazer muita novidade. um abração, e boa viagem. amário.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros.

Faça uma boa viagem ao Rio.
Visite a sede do Botafogo, no Mourisco e tire uma foto com a
camisa do Glorioso.

Se algum dia o senhor for mesmo para
MARACANGALHA, nem pense em levar
AMÁLIA - melhor o senhor levar a ANÁLIA, para não contrariar o ge -
nial baiano Dorival Caymmi ...

HELENO PINTO NOBRE disse...


BOM DIA ; 24/01/2013 ; ACREDITO QUE ESTA REUNIÃO-ZINHA; SEJA PARA PROPICIAR UM BOM "REGABOFE" E PARA PASSAR UM "MELZINHO" NA CHUPETA. SÃO UNS SACANAS. ENQUANTO METEM O DEDO NO NOSSO (.. ); PASSAM UM MELZINHO NA CHUPETA DA VELHARADA.

VI O AUMENTO DE 6.2% QUE VOU GANHAR DO INSS ; DA PREVI NEM SABEMOS QUANTO. E NA REALIDADE IRÃO FAZER 09 ANOS QUE ME APOSENTEI E AINDA NÃO CONSEGUI RECEBER DO INSS O QUE GANHAVA QUANDO SAÍ DO SERVIÇO EM 03/2004 . GANHAVA 2.400. BRUTO E VOU RECEBER COM O AUMENTO DO INSS ( 6.2% ): 2.312,84 .! ISTO É QUE É UM PAÍS DE SACANAS; O QUE ELES SABEM É ROUBAR DE VELHO. POIS VELHO PARA ELES NÃO TEM COMO FAZER GREVE. A NÃO SER QUE EU FIZESSE UMA GREVE DE FOME PARA MORRER.

AINDA DE PASSADA VOU COLOCAR O QUE VI NO FACEBOOK; O "PAI DOS POBRES" ; NEM VOU MENCIONAR O NOME DELE ( LILS ) FOI ELEITO O MAIOR CORRUPTO DO ANO DE 2012 . ISTO É QUE É NÃO TER VERGONHA NESTA CARA. O CALANGO SAÍDO DE CAETÉS.

EU MEREÇO. AQUI HELENO PINTO NOBRE ; MATRICULA 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO; DIGO E CONTINUO BERRANDO ATÉ A MORTE. QUANDO EU MORRER VOCÊS IRÃO SE LIVRAR DE MIM.! VOU DEIXAR DE BERRAR .!! QUE EU SAIBA O BERRO É LIVRE; E É A ÚNICA COISA QUE EU POSSO E VOU CONTINUAR FAZENDO. E QUANDO EU MORRER ; MANDAREI AVISAR VOCÊS; EHEHEHEHEH.!!!

BANANÃO ( COMO DIZ O ROGÉRIO MENDELSKI ); QUE NÃO CONSEGUE NEM CRESCER. NÃO CHEGOU NEM A CRESCER 2% NO ANO PASSADO. EU SEI PORQUE; É QUE PARA SUSTENTAR BANANÃO AFORA ; TODA ESTA CAMARILHA QUE SE ABOLETAM NO PODER SEM FAZER NADA; E PIOR ROUBANDO NA MÃO GRANDE E NÃO VEJO NINGUÉM PENSAR EM TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA.!!

ESTAMOS REALMENTE FERRADOS .!!!

Anônimo disse...

Esse chopp da foto é bem carioca, dr. Medeiros. Sem colarinho.

Aproveite.

Boa viagem e deixe a vida lhe levar para as coisas boas que o Rio oferece.

Depois dê de pau neles !

Medeiros disse...

SOBRE A BOLSA FAREI UM COMENTÁRIO NUMA POSTAGEM MAIS ADIANTE.

Anônimo disse...

Voce é um gozador Mederão.

Tem sangue de carioca, não de nordestino.

Tem até jeito de torcedor do Vasco, não do Inter.

Como diz o macaco Simão, a gente sofre, mas a gente goza.

Vamos que vamos, no compasso do samba.

Avante. O Rio te espera de braços abertos.

Anônimo disse...

Não adianta espernear, chorar e até achincalhar a diretoria da PREVI. A PREVI não mudou de rumo. Nunca saiu do rumo traçado pelos sucessivos Governos. Hoje nos lamentamos dos índices ínfimos de reajuste de benefícios, mas esses são fixados em Lei e atualmente é a variação do INPC. No passado, nos tempos da inflação, tínhamos reajuste de 4%, 80%, mas de que adiantavam? A mesma inflação consumia tudo já no mês seguinte. Hoje, 6% é o que variou do último reajuste para cá. Não pensem que o BET será incorporado. A mesma Resolução 26 que determinou que o Banco fique com a metade dos superávits determina também que o BET seja temporário. Não adianta Marcel dizer isso ou aquilo. Não há nenhuma possibilidade do BET ser incorporado. Quando o BET foi criado tinha data para acabar e somente será mantido se houver novo superávit agora no exercício 2012 e nas negociações nossos representantes aceitarem dividir o superávit com o Banco para assim garantir a continuidade do BET. Nenhum diretor da PREVI manda qualquer coisa, nem eleitos e nem indicados. Quem manda é o Governo e se na época de FHC o BB já se apropriava de recursos da PREVI, com Lula e Dilma não mudou nada. Continua a abocanhar metade do que é nosso e continuará eternamente. Derrubar a 26? Quem acha que a Justiça dará ganho de causa a qualquer ação em curso movidas pela AAFBB, FAABB, ANAPAR, etc., acredita em duendes e Papai Noel.

Ari Zanella disse...

Bom Dia Medeiros!

Não deixe de averiguar junto à cúpula da Previ os dois pontos fundamentais:

01 - Incorporação do BET.
02 - Aumento percentual pensionistas.

Forte abraço amigo.

Anônimo disse...

Mas que humor negro colega. Faz como o Medeirão, lute, reclame, resista, mas leve a vida com otimismo. Nunca mais vamos deixar escapar os 20% do BET de nossos proventos. Nunca. Para isso temos lutadores combativos como o dr. Medeiros.

Anônimo disse...

Eu vi a foto no site da Previ.

Cabelos brancos, mas charmoso, dr. Medeiros.

O próprio gatão de meia idade, ou de idade inteira, não importa.

Suspiros...

Carminha

Medeiros disse...

Vou tentar, professor Ary Zanella.

Depois eu conto.

Obrigado.

Anônimo disse...

Mas que insistência de alguns sonhadores em defender a incorporação do BET ? Será que eles não se flagram que não se pode incorporar agora possíveis SUPERAVITs futuros? Tudo bem, in corporem o BET. Daí a PREVI empata no próximo exercício, e como é que fica? Aliás, o ideal é um fundo previdenciario empatar. Não deve dar lucro nem prejuizo.
Outra insistência é de as pensionistas pleitearem 100%, alegando que não sobrevivem com 60%. E se auto-proclamam de guerreiras. Guerreiras? Só se realmente trabalhavam, e aí contariam com seu salário e mais os 60% quando nós (verdadeiros guerreiros) morrermos. Essas que não sobrevivem com 60% só pode ser porque, antes de viuvarem, gastavam quase 100% com elas, enquanto os maridos só trabalhavam. Lógico, eles nada gastavam, morrem e a pensão cai para 60%. Aí realmente a vaca vai pro brejo.

Anônimo disse...

-Mederão,

Joga uma tintura sobral no telhado e senta a pua!!!

Anônimo disse...

Amigo Medeiro,
Gostei imensamente da sua foto saboreando aquele delicioso chopinho. A sua feição é nítida de extrema alegria. Acredito que esta alegria possa continuar após a reunião comemorativa encetada pela PREVI.
Sei que pela sua carismática persistencia você trará para nós notícias alegreas e otimistas com relação ao futuro de nós aposentados da PREVI. A sua maestria em descobrir as coisas, com certeza, nos bastidores da comemoração conseguirá descobrir se realmente a PREVI terá superavit no ano que se findou. Sobre a possibilidades da incorporação definitiva do BET. E sobre a situação de nosso salário, com reajuste em janeiro/13.
Fique com DEUS, aproveite para tomar vários chops aí na cidade maravilhosa, e não esquecendo de mencionar o tricolor das laranjeiras, campeão brasileiro, que merece um chop a parte e em especial.
Feliz renião. Não se esqueça de basculhar as novidades que todos esperam.

Alves4701900

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Do Santos Dumont até o Mourisco dá pra ir a pé. É bem pertinho. Não gaste dinheiro da Previ com táxi. Temos que poupar para o Plano 1 não falir.

Boa sorte e boa viagem. Traga excelentes novidades!

Anônimo disse...


Ví uma reportagem ontem falando da obra de transposição do rio São Francisco (infra estrutura), abandonada.
Acho que é porque estão tendo dificuldades prá meter a mão ainda mais nos fundos de pensão dos velhinhos.
Porque o governo não ajuda cada produtor rural no nordeste a ter o seu próprio pocinho artesiano?
Ficaria bem mais barato do que aquela obra faraônica.
Aquela obra(elefante branco) ainda depende de chuva, e se isso não acontecer vão secar o rio prá sempre.
Eta obra boa prá desviar o dinheiro público tchê!

Anônimo disse...

Medeiros, como a maioria das associações estão do lado deles, contra os velhinhos, isto cheira a consolidação da políticas adotadas pelos "homens" e que será respaldada no dia dos aposentados. Verás de perto.

Unknown disse...

Ao anonimo de 21 de janeiro de 2013 12:11

As viúvas dos aposentados que ingressaram no BB até 14.10.1966 tem direito a 100% de pensão. E não fica bem falar mal de quem dedicou-se exclusivamente às lides domésticas e cuidados com os filhos.

Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

Paulo Beno e Leda Goellner disse...

Valeu Dr.Medeiros,

Vá lá e comemore !
Sua jovialidade, companheirismo e inteligência brilharão nessas comemorações que a PREVI fará no nosso dia.
Muitos "caciques" da PREVI notarão que somos e queremos ser SEMPRE bem notados, respeitados e joviais, como você bem nos representará!!!

Um grande abraço e aproveite bem a oportunidade !

Unknown disse...

Dr. Medeiros como sempre desfila numa boa. Aproveita a regalia propiciada pela PREVI e ao mesmo tempo, com certeza, irá colher nos bastidores as informações que mais nos interessam. Boa viagem e boa diversão.

Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

Anônimo disse...

É isto ai, grande Medeiros, voce abraçou esta causa tao nobre, justa e necessaria, dos 100% para as pensionistas, sao pessoas dignas e honradas como a sua distinta pessoa humana que ainda farão a Previ corrigir esta injustiça o mais breve possivel, pois realmente ja passou da hora.
Vamos a luta Medeirão velho de guerra!!!

Abraço fraterno Viana

Anônimo disse...

Não sei de onde o Sr. Luiz Faraco tirou essa pérola, de que as viuvas dos que ingressaram no Banco até 14.10.1966 tem direito a 100% de pensão. Entrei no Banco antes dessa data, e sempre soube que a pensão era limitada a 60% mais 10% por dependente, até o limite de 100%. Essa regra vale para todos os participantes do plano PREVI 1, independente da data de ingresso. Vale lembrar que a dependência cessa com a maioridade, ou 24 anos para universitário, a menos que o dependente seja declarado incapaz. Dura lex, sed lex.

Anônimo disse...

Caro doutor,

Injustiça alguns colegas torcerem contra as pensionistas.
Para a maioria de nós aposentados seria uma tranquilidade a mais se pudéssemos deixar uma pensão de 100%, da mesma forma que deixamos seguro de vida, por exemplo.
Por uma vida inteira de dedicação, solidariedade e companheirismo, elas merecem muito mais.
Só posso entender, nesses casos, que o camarada não gosta da mulher, não vive bem com ela, ou nem vive mais com ela.
Ainda assim, deve ter havido alguma coisa de bom no passado, e precisamos reconhecer que elas depositaram em nós sua confiança, sua segurança, alimentaram a esperança de ter pelo menos uma velhice sem sustos (e sem SUS).
Os tempos mudaram, mas ainda acredito que a maioria se encaixa nesse perfil.

Um abraço.

Herberto

Anônimo disse...

Boa, anônimo das 12:11 hs. Vamos colocar alguns pingos nos iiiiis, nesta questão das pensionistas, cada caso é um caso, e vice-versa.

Anônimo disse...

Dr.

Ao anonimo de 21 de janeiro de 2013

Ou uma cisterna.

Abraços.

Anônimo disse...

Isso ai , 100% para as pensionistas, Dr Medeiros!!
Boa viagem!

Anônimo disse...

Olá, Dr. Medeiros!
Como vai, colega?
Minha sugestão a ser reivindicada à diretoria da Previ é, além da incorporação do BET, a cesta-alimentação, que, em minha opinião, seria a conquista mais justa, pois todas as "tribos" do universo dos aposentados da Previ, seriam contempladas igualmente e sem exceção; e ela beneficiaria, principalmente, as pessoas que menos ganham, inclusive as pensionistas.
Abraços,

Luis-BH disse...

Ao Heleno Pinto Nobre,
Devemos é fazer greve para não morrer! rsrs Aí sim a Previ ia ter que se virar... Lembra do "Bem Amado"? Inaugurou um cemitério e ninguém morria... Gosto muito de suas colocações, sem medo. Realmente eles merecem...

Ao Dr. Medeiros,
Boa sorte nessa viagem! Mesmo que seja apenas um "regabofe", seu espírito combativo com certeza apertará os dirigentes da Previ contra a parede. Ainda acredito na incorporação do BET e nos 100% pras pensionistas. Inclusive, o resultado de 2012, superavitário, determina novos benefícios para todos.
Claro, isso tudo com muita luta.

Anônimo disse...

O cálculo que a antiga diretoria maquinou, na distribuição do superavit, é tão perverso, mas tão perverso que, ao termos o reajuste em janeiro, meu BET diminui!!! Bah!

Anônimo disse...

Explico porque eu sugeri a incorporação da cesta-alimentação como prioridade. A própria história da Previ mostra que em todas as distribuições de superavit alguns foram contemplados em detrimento de outros. Foi assim com o Renda Certa, e com aquele percentual a mais dos pós-97 (apenas para alguns, não para todos os pós-97) e talvez mais outros casos, dos quais não me recordo, no momento.
Embora a reunião seja comemorativa, informal, essa é a minha sugestão.

Anônimo disse...

Está aí um cálculo que eu, também, gostaria de entender. A incorporação do BET foi proposta da campanha da chapa vencedora. Para haver a incorporação, a Previ teria que gerar superavit de mesmo valor nos anos subsequentes, ou não necessariamente? Não havendo superavit suficiente, como incorporar o BET? Eu só quero entender.

100% PARA PRÉ-67 disse...


AO ANÔNIMO (21 de janeiro de 2013 16:30) E AOS INCRÉDULOS: deem um olhadinha no Sítio do TST, processo nº 780-57.2010.5.09.0019 e comprovem que Pensionista de Funci Pré-67 tem Direito a 100% sim.
A AAPPREVI está patrocinando essa Ação para Associado(a). O custo é apenas a mensalidade.

Anônimo disse...

Sr. Herberto, das 16:38, eu não torço contra as pensionistas, mas não vamos esperar por benesses que nunca ocorrerão. Qualquer novo benefício, em qualquer plano, deverá ter uma contra-partida de contribuição, senão a coisa não funciona. Será que você não raciocina direito? A nossa PREVI não é como o TESOURO NACIONAL que distribui a torto e a direito, se endivida, aumenta impostos e cria um deficit fantástico. A nossa PREVI está atrelada a cálculos atuariais, não pode simplesmente criar ou aumentar vantagens sem contra partida. Aí quebra, meu chapa. Com SUPERAVITS já foi uma batalha conseguirmos o tal do BET, e ainda assim distribuido ao longo de 60 meses, e além disso dividindo metade do lucro com o Banco. Essa luta ou aspiração das pensionistas jamais terá sucesso, não porque eu seja pessimista, mas sou realista. Pegue uma calculadora e veja quanto representaria esse aumento. Você vai cair de costas;.

Anônimo disse...

Caro doutor,

Vou esclarecer minha posição, sem nenhuma demagogia, ao contrário, com uma boa dose de racionalidade.

Se em algum momento, por hipótese, nos fosse oferecida a oportunidade de fazermos uma opção entre uma melhoria da aposentadoria ou da pensão (ou uma ou outra), não teria nenhuma dúvida em fazer minha escolha.

Desde que concedidas todas as garantias e nas mesmas proporções, faria minha opção pelas pensionistas.

Não critiquem sem raciocinar, essa é uma posição pessoal, não necessariamente a solução ideal para todos, mas acredito que para a maioria, sim.

Como já disse aí acima, seria uma espécie de seguro de vida.

Herberto

júnior machado disse...

Boa tarde,Dr Medeiros mandei um e-mail fale com a Presidenta
"Presidenta Dilma,venho assistindo e lendo nos jornais e telejornais do Brasil que a SAÚDE publica esta uma vergonha,peço em nome das pessoas que elegeram a Srªpois nao fiz parte destas pessoas que votaram na Srª,mas com todo repeito esta uma vergonha pois os deputados nao precisam da saúde publica,os senadores nem a Presidenta precisa da SAÚDE publica que e plataforma em todas as eleiçoes nosso pais esta desmoralizado politicos sao condenados a cadeia e assumen cargos politicos por favor a Srª,com todo o poder ajude os pobres pois estou falando em nome deles pois graças a DEUS tenho um exelente padrao de vida so falo nos menos favorecidos,pois o PT criticava muito e agora não faz nada vamos mudar este PAIS a Srª tem este poder ajude-os,pois com todo o respeito á PRESIDENTA sabe que este PAIS e dos mais poderosos e esperamos que alguns politicos nao se corropam,aqui em Sta Catarina a SAÚDE e uma vergonha e acrdito que no resto do PAIS tambem seja vamos lá PT prometeram cumpram pois sei que A Srª fea coisas boas,mas olhe mas para a SAÚDE,EDUCAÇÃO,SEGURANÇA,estes trez estao em quase todo o PAIS uma vergonha MATOU sai pela porta da frente da delegacia menor assacino nao vai prezo porque nao mudar este tal de ECA,sim so para crianças desamparadas e nao criminosas esta difícil ficar morando no Brasil pois eu e minha FAMILIA pensamos ir para Europa pois as coisa la funcionam obrigado e novamente PRESIDENTA Dilma olhe pelos que lhe elegeram sao os mais desamparados" "Presidenta dilma,já mandei a Srª 2 e-mails e ate o momento nao obtive reposta,e aproveitando sobre a materia do fantastico do dia 20/01/2013 sobre o desmatamento que esta acabando com nosso Pais e as multas que nao são pagas,me senti com vergonga de ser Brasileiro,imagino a Sr como a maior autoridade dessa nação vendo esta materia,a Sr tem a obrigação de cobrar da justiça estas empunidades mas e so isso que ocorre no nosso pais,e sobre a minha resposta e da Dª Rose mandar no BB e na PREVI sendo que ela nao tem participação nenhuma como isso pode,como o Sr Lula diz nada sei nada vi,as noticias no seu governo fora do Pais não são nada animadoras,e as promessas que a Sr fez para seus eleitores de um pais melhor,não sei que pais melhor e este so se for para os politicos,e esta bolsa familia isto e vergonhoso de um salario diguino ao povo e aos aposentados e pencionistas deste pais hoje ganha menos de que ganhavam qdo estavam na ativa minha opiniao tem muitos politicos que n ao tem nem o 1ºgrau completo e ganham salarios maravilhosos,tome a frente Dª Dilma a redia a da Srª vamos melhorar este pais,para quer fazer copa do mundo no lugar vamos fazer hospitais,escolas,segurança,e melhores salaris para estes profissionais vcs qdo estavam na oposição so prometiam o ex Presidente Lula prometeu um salario digno e ate agora no seu governo esse salario miseravel e a violencia aumentando em vcs nao mudam o estatuto das leis a SRª e a Maior autoridade desta NAÇÃO tome a frente e governe sozinha nao na sombra de um ex promessas tem que ser cumpridas e o povo uma hora vai cobrar ou mostrar nas urnas como já estão fazendo fique atenta e muito obrigado aguardo o retorno de ambos e-mails"

Anônimo disse...

Se não for possível l00% para as pensionistas, pelo menos 80%. Elas merecem.

Anônimo disse...

O patrocinador não permitirá a incorporação do BET como benefício permanente. A não ser que possa obter ma grande fatia.

Unknown disse...

Ao anonimo de 21 de janeiro de 2013 16:30

Pérola? Talvez o colega esteja desinformado.

Repasso o que li na internet e sei da existencia de inúmeras ações judiciais nesse sentido:

"Anteriormente à criação da PREVI, os funcionários do Banco do Brasil, que ingressaram até 1962, eram regidos pela Circular FUNCI 309/55, que vigorou até 1963 (quando foi modificada pela 436/63). Aquela Circular permitia agregar o tempo de serviço fora do Banco para o cálculo do complemento. No caso das pensões não havia qualquer limitação, pois para estas era pago o mesmo valor que o aposentado recebia a título de benefício (100%).
Nesse contexto, estipulava a Circular FUNCI 309/55: ”assegurará o Banco o pagamento da mensalidade equivalente a tantos trigésimos da média dos proventos totais efetivos ou em comissão, exercidos no último triênio, quantos foram os anos de serviços computados para efeito de aposentadoria, até o máximo de trinta”, onde está implícito que na contagem para efeito da aposentadoria são computados os tempos trabalhados dentro e fora do Banco, e o cálculo era feito desta forma: Média dos 36 últimos salários brutos X tempo serviço total/30. Descontava-se o INSS e o restante era o complemento pago pelo BB.
Mudando esse entendimento, em 1963 foi editada a Circular FUNCI 436/63, que inseriu a proporcionalidade. A partir desse normativo o cálculo do complemento passou a ser feito levando-se em conta apenas o tempo de efetivo trabalho no Banco do Brasil.
Com a mudança, o cálculo passou a ser feito assim: Média dos 36 últimos salários brutos x tempo de serviço no BB/30. Descontava-se a parcela do INSS e o restante era o complemento efetivamente pago pelo Banco.
Em nenhuma das duas Cartas FUNCI - 309/55 ou 436/63 - havia a limitação nas pensões. Somente nas Assembleias havidas em 17/10/1966 e 30/03/1967 (de criação da PREVI), instituiu-se essa restrição no estatuto que seria lançado oficialmente em 1972, conforme redação do seu artigo 51: “No caso de falecimento do associado fundador, a Caixa pagará ao conjunto dos seus beneficiários inscritos uma pensão mensal constituída de uma parcela familiar, igual a 50% (cinquenta por cento) da mensalidade da aposentadoria em cujo gozo se achava o mesmo associado, ou daquela a que teria direito se, na data do falecimento, fosse aposentado, e mais tantas parcelas individuais, cada uma igual a 10% (dez por cento), da mesma mensalidade, quantos forem os beneficiarios inscritos, até o máximo de 5 (cinco)". Esse normativo seria modificado posteriormente elevando o índice básico para 60%, mais as elevações permitidas para dependente merecedor.
Diante do exposto, e baseados no art. 468 da CLT e súmulas 51, 288 e 327 do TST, os funcionários admitidos até 16/10/1966 (um dia antes da assembleia de criação do estatuto) não estão vinculados a essas mudanças estatutárias. Portanto, seus dependentes não podem sofrer limitações nos complementos das pensões pagas pela PREVI. Esses valores são de inteira responsabilidade do Banco."

Diogo disse...

Um botafoguense sugeriu que o Dr. Medeiros vá na sede do Botafogo(aliás, realmente muito bonita). Mas, acho que seria mais interessante ver a estátua do manequinho, símbolo do Botafogo, fazendo pipi na frente da sede. Isso é Botafogo. Outro disse que o Dr. Medeiros é vascaíno. Ora...aqui no Rio o Vasco é o time dos portuga...portanto, com o estilo que tem, a precisão nas palavras, a cordialidade e nobreza que o distingue, obviamente que, no Rio, ele deve visitar a sede do FLUMINENSE, tetra-campeão brasileiro, que seria o seu clube no Rio, certamente.

Além disso, ele deve conhecer o Rio Scenarium(se não conhece, deveria) linda casa noturna aqui do Rio. Sem contar o próprio jeito carioca de ser, muito presente na Lapa e mesmo na zona sul da cidade.

Boa viagem, que alguma conversa de bastidores traga alguma novidade(ao menos expectativa) neste "regabofe" em que estará presente.

carlosdomini disse...

Dr.Medeiros,
Acho que a hora não é de nada comemorar. E repito comemorar o quê?a hora é de proover reuni~/oes para se discutir possíveis melhorias ou então pelo menos a distribuição de um calendarinho para po na geladeir do tamamnho de uma caixa de fósforos. Chega de se passar a mão na cabeça de quem joga bilhões pelos ralos.
Mesmo assim Dr, á em paz

Lázara Rabelo disse...

Dr. Medeiros, desejo-lhe Boa Viagem e que o Sr. consiga nos trazer notícias BOAS desse Evento!
Ao Anônimo das 16:30hs,
Você está equivocado! Esta questão dos 100% p/pensionistas de colegas q entraram no Banco antes de 14/10/1966,já foi bem analisada e hoje é uma das Ações Judiciais patrocinadas pela ANAPLAB, veja mais no link:
http://www.anaplab.com.br/acoesjudiciais.aspx
Outra Ação Judicial que também é patrocinada pela ANAPLAB, sem custos p/quem entrar, pagando apenas a mensalidade da Associação, é a
AÇÃO DE EQUIPARAÇÃO DO FUNDO PREVIDENCIÁRIO DE CONTRIBUIÇÕES.
Esta ação visa corrigir distorções verificadas, a partir de 2006, nas revisões do Plano de Benefícios Número 1 da PREVI, em especial na destinação da Reserva Especial acumulada em 2009.
A partir de janeiro/2007 o Conselho Deliberativo da PREVI aprovou a suspensão das contribuições, as quais são pagas pelo Fundo Previdenciário de Contribuições constituído pelos superávits do Fundo de Pensão.
Atualmente, a situação das contribuições é a seguinte:
Assistidos: 4,8%;
Participantes (ativos): 7,8%,
Patrocinador BB: 7,8%, (Valor igual aos funcionários da ativa, consoante previsto na LC 108/2001 que instituiu a paridade).
Deste modo, o volume de superávits necessário para pagar as contribuições dos funcionários ativos e a parte do patrocinador BB, que é do mesmo valor, em virtude da paridade, é maior do que o valor despendido com as contribuições dos aposentados (4,8%). Foi provisionada uma fatia de superávits bem superior para fazer face às contribuições do patrocinador BB e dos ativos e esse excesso, a parte que superou os 4,8%, deveria ter sido revertida para majorar e melhorar os benefícios. Inquestionavelmente, aos assistidos, por justiça, caberia um BET superior aos 20% autorizados para compensar a injusta e a desigual diferença entre as contribuições (6%).
O artigo 20, §3º, da LC 109/2001 determina que se a revisão do plano de benefícios implicar “redução de contribuições” deverá ser levada em consideração a proporção existente entre as contribuições dos patrocinadores e dos participantes, inclusive dos assistidos.
Logo, os superávits apartados para honrar as contribuições não deveriam ser superiores aos 4,8%, percentual dos assistidos, isto com vistas a não quebrar a isonomia.

QUEM TEM DIREITO:
Aposentados e Pensionistas do Plano de Benefícios Número 1 da Previ.

AIRTON M CUNHA disse...

CARO MEDEIROS.

BOMBA. BOMBA. BOMBA.

INFORMAÇÕES DA COOPERFORTE,
AGORA ÁS 8H 30M.
O BET SERÁ PAGO ATÉ MARÇO 2013.
CONFIRME COM SUAS FONTES.

Pensionista disse...

Esse recado vai para 21 de janeiro de 2013 19:15
As pensionistas tem direito dos 100% sim. Para que existem leis? As que os esposos entraram antes de 67 tjá tem jurisprudencia. Por favor não seja tão PESSIMISTA, OK?????

Anônimo disse...

DR MEDEIROS ESSA NOTICIA ABAIXO É VERDADEIRA?
AIRTON M CUNHA disse...

CARO MEDEIROS.

BOMBA. BOMBA. BOMBA.

INFORMAÇÕES DA COOPERFORTE,
AGORA ÁS 8H 30M.
O BET SERÁ PAGO ATÉ MARÇO 2013.
CONFIRME COM SUAS FONTES.

Anônimo disse...

PESSOAL

La no menu emprestimos da cooperforte esta bem claro:

Forte mais/previ:

vigência da linha de crédito:

Contratações e Renovações até:

29/03/2013.

Então como o empréstimo é contratado por 12 meses, vai até:

29/03/2014. quando haverá certamente novo superávit ou até mesmo a incorporação do bet em definitivo.

Vamos parar de fazer alarmes,vamos checar primeiro.

Ok Gente os velinhos agradescem e o CORAÇÃO TAMBÉM.

carlosdomini disse...

dR.MEDEIROS,
Vou tentar ser claro com s informações sobre o BOMBA,BOMBA,BOMBA da Cooperforte ai em cima publicado.
ENTREI NO SITE FIZ UMA SIMULAÇÃO E NORALMENTE VI QUE PODERIA TOMAR ATÉ 30.03.2013 UM VALOR A SE FINDAR EM 30.03.2014.PORTANTO PELO QUE VI E OUVI DEPOIS NADA FOI MUDADO APENAS A PARTIR DE 30.03.2013 AS OPERAÇÕES ESTÃO SUSPENSÃO E NÃO HAVERÁ RENOVAÇÕES DEPOIS DE 3003.2013, PELA SIMPLES RAZÃO DE A A NOSSA PREVI AINDA NÃO TER BATIDO O MARTELO SOBRE ATÉ QUANDO VAI O PAGAMENTO DO BET(ESTA É MINHA INTERPRETAÇÃO), AGI ASSIM PARA NÃO ASSUSTAR MAIS QUEM JÁ NÃO AGUENTA MAIS OUVI NOTICIAS RUINS.
TELEFONEI PARA A COOPERFORTE E ISTO MESMO FOI CONFIRMADO (NÃO EXPLICARAM A RAZÃO QUE EU ACIMA SUPONHO).

Dr.Medeiros desculpe a caixa alta(grito) mas foi necessário estas e outras é que deve ser levado a reunião para ver o que dá a falta de informação da previ aos seus associados passando a ensinar como se pesta mirocó9pequeno peixe aqui da Bahia) inclusive como comprar em internet e outros conselhos de quem nada tem a fazer a não ser encher linquiça ou choriça como também aqui se chama. Eta me alonguei e devo ter comido letro pois não leio o que escrevo

Anônimo disse...


Esses que dizem mal das pensionistas entre outras coisas, deve ser gente do lado de lá e não colegas aposentados e nem do banco.
Pode ser gente do governo!
Cuidado aí gente, lá vem o trem bala, prá pagar por trinta anos, lá vai nosso fundo de pensão.
Procurem nas fontes, prá ver se
não é verdade.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anônimo de 21/01/ 12:11 quanto a questão das pensionistas.Se nem nós que somos os participantes e contribuintes conseguimos nada contrário aos regulamentos o mesmo deve ser aplicado a elas.Disseram que elas merecem porque foram guerreiras cuidando do lar e dos filhos.Elas não trabalharam fora e por isso agora dependem tanto da Previ.As funcionárias do Banco como eu também cuidaram dos filhos e dos serviços domésticos (a noite, nos feriados e fins de semana pois nunca tive empregada)e era comissionada.Fomos forçadas a fazer o que nenhuma mãe gostaria que é não poder acompanhar pessoalmente cada atividade dos filhos.Se as pensionistas foram tão guerreiras e nós funcionárias? Se elas merecem os 100% pelos regulamentos está certo mas não por terem sido grandes heroinas. Nos poupem!

Unknown disse...

Ao anonimo de 21/01/2013 19:15

Vou ser mais claro: as pensões oriundas de funcis pré-67 são de responsabilidade do BB e não da PREVI. Vale dizer: a PREVI paga os 60% e o BB deve arcar com a diferença. Então nenhuma pensionista vai "quebrar" a PREVI.

Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

Anônimo disse...

Desconfio que o grande herói da anônima 22/01 das 15:06, foi o marido; já que ela não teve empregada e sempre trabalhou fora.
he, he he...

Medeiros disse...

Olhem, acho que essa polêmica desse jeito não leva a nada e por isso vou encerrar a questão por aqui.

No meu ponto de vista ambas foram guerreiras e ambas foram heroinas, cada uma no seu tempo e cada uma de uma maneira diferente.

Também acho que ambas merecem respeito e não fica bem para nenhum lado acusações sobre o papel e o mérito de cada uma.

Mãe é mãe, insubstituível,,, e como diz o poeta, ser mãe é padecer num paraiso.

A questão que está em jogo é uma avaliação do direito de cada uma e da viabilidade de seu atendimento.

Só para terminar lembro de que o Brasil antigo só conseguiu ser desbravado porque ao lado dos homens designados para servir como funcionários do BB nos mais afastados lugares estavam mulheres corajosas e prontas para suportar as agruras da intempérie e da falta de conforto. Elas foram um suporte importante, sim.

E ponto final com minha sincera admiração pelo trabalho e pela dedicação das atuais funcionárias do BB.

Por favor, vamos partir pra outra.

Anônimo disse...

CAROS COLEGAS E AO COLEGA 21 de janeiro de 2013 16:26 QUERO FAZER UMA PERGUNTA: VOCES TEM ESPOSA?MÃE?VEJA O SEU CONTRATO DE TRABALHO PARA SABER DIREITINHO ANTES DE CRITICAR. A CEF, SANTANDER E OUTROS PAGAM 80% E OUTRAS AINDA 100%.
ENTRAMOS NA JUSTIÇA E PONTO FINAL.

Anônimo disse...

Colega Medeiros com esta tua declaração de respeito pela nossas queridas pensionistas e principalmente por tuas sabias e humanas palavras, tens toda a minha admiração profunda.
Por tras de todo homem bem sucedido, trabalhador e honrado, pode estar sempre aquela mulher guerreira a apoia-lo, quem sabe não ´e ela que fez toda a diferença para que ele aguentasse muitas coisas sem pensar nunca em retroceder de nada.
E viva as pensionistas, tenho muitas colegas, gostaria de ver em vida a pensao integral para elas.
Todos merecem direitos iguais e tratamendo digno r justo.

Abraço fraterno Viana

Anônimo disse...

Dr.

Beba com moderaçao. Ainda mais
chopp sem colarinho e estupidamente gelado.

Abraços.

Anônimo disse...

Causídico Medeiros:

MARIDO Funcionária pode ou não pode ser PENSIONISTA?

Anônimo disse...

Querido Doutor Medeiros.

Poderia colocar na sua lista de blogs favoritos o da Nossa Querida Leopoldina Corrêa e da sua Amiga de São Paulo Eliana Menegehtti.

OLHAR DA CORUJUA:

http://olharcoruja.blogspot.com.br/

É mais um canal para somar com Blog do Medeiros,Blog dos Professores Ari Zanella e Cecília Garcez.

Ajude a divulgar mais este espaço, que dentro de pouco tempo será grande.

As Colegas Parabéns para coragem e determinação.

Anônimo disse...

Melhor pular fora e não cometer injustiça. Essa questão de guerreiras que só ficaram em casa, muitas delas ainda com empregadas... é bem relativo. Admiro muito a posição da anônima de 22.01.13 às 15h06. A verdade é que ninguém gosta de confrontar situações e logo aparecem as saídas estratégicas e o problema NUNCA é resolvido. FUNCIONA ASSIM.

Anônimo disse...

E o blog da AAPPREVI? Por que não foi citado? Também tem sua importancia.

Anônimo disse...

Acho que é melhor encerrar essa polêmica das "guerreiras".Quanto mais se fala mais complica.Eu interpretei o comentário de 22/01 16:57.Se o herói da história da funcionária era o marido por ter uma mulher que só trabalhava quer dizer que as pensionistas são as guerreiras por ficarem descansadas aguardando seus maridos a noite.Esse comentário foi muito infeliz pois foi injusto com as pensionistas.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros

Você viu no BOM DIA BRASIL hoje?

- MINISTRO japonês diz que idosos devem se apressar e morrer.

Será que ele fez algum estágio ou coisa parecida na PREVI? Pois a idéia é a mesma, não é?

Anônimo disse...

Sou aposentado do BB e trabalhei com muitas colegas vi a luta das funcis com filho em creche ou a empregada ligando para falar dos filhos não é facil, mas penso que cada caso é um caso e defendo 100% para todas pensionistas...Vou citar um exemplo de um colega nosso que partiu faz pouco tempo com quase 8o anos e deixa a viuva com outros quase 80 anos e ela passa a receber menos 40%. Não acontece o mesmo com os impostos com o leite, pão, remédios, cassi participação etc ... Já acho um absurdo trabalhar a vida toda no BB e derepente nem metade do VALETIK.

Edson Gomes

Anônimo disse...


Nada disso anônimo 23/01 das 10:43.
Você interpretou mal.
O marido é herói, porque foi ele quem ficou em casa cuidando das crianças e da casa, para a mulher poder trabalhar fora, haja visto que ela sempre trabalhou e nunca teve empregada; então chega-se á conclusão que o maridão cuidou, ou foi a sogra?
Sabemos que não se pode deixar as crianças sozinhas, pois é abandono de incapaz.
Nunca deixem as crianças sozinhas, pode acontecer coisas perigosas, até mesmo algumas creches são perigosas.
De vez em quando vemos algumas notícias relacionadas.
Ok?
Foi isso que eu quiz dizer.
Mas deixo agora para trás esse assunto, como o Dr. pediu; pois ele é um bom moderador do blog, obrigado Dr. Medeiros.

júnior machado disse...

Boa tarde,dr medeiros lhe desejo uma ótima viagem,que consigas espressar os seus sentimentos de como vcs aposentados e pencionistas vem sendo tratado pelo BB e pela PREVI,e sobre o anonimo que e contra os 100% as pencionistas podem cer alguem do BB ou do governo infiltrado no seu blog,sera que essa pessoa tem familia e sentimentos e riduculo a sua teoria um forte abraço ao Sr DR Medeiros