TELEFONEMA DO DIRETOR MARCEL BARROS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Era sexta feira, cerca das 17,00 horas, dia 11 de janeiro.  Tinha acabado de chegar na praia.

Fui imediatamente descansar numa rede na sacada de minha casa de veraneio, obedecendo a inclinação de meu sangue, metade nordestino, de Caicó.


Tocou o telefone celular.  Deixei tocar. Não consegui identificar quem telefonava. No visor aparecia a palavra bloqueado. Pois não atendo, deixe que toque.

Mas a minha curiosidade foi mais forte que a preguiça. Atendi.

Era o próprio diretor Marcel na linha.

- Medeiros, podes atender ?

- Claro, podes falar.

- Quero esclarecer um mal entendido que postastes no teu blog a respeito de não ter sido atendido pelo presidente Dan Conrado e não ter recebido resposta ao teu ofício.  O culpado fui eu.  Pretendia conversar contigo em Xerém, mas como lá não comparecestes (por motivo de saúde) o assunto ficou sem solução e não teve o andamento devido. Queria te dar uma explicação sobre o ocorrido.

- Então está dada e o assunto encerrado. Pulamos essa etapa.

- Ótimo. Mandamos um convite direto para a AFABB RS para a reunião do dia 24 aqui no Rio e teríamos satisfação se pudesse comparecer.

- Pode confirmar a minha presença. Lá estarei.

- Boa. Aí guri.

Relato esse telefonema ipsis literis porque fiquei muito contente com o esclarecimento e a reparação  feita pelo diretor Marcel a respeito do episódio que me deixara magoado e extremamente indisposto com o presidente Dan Conrado. Havia incluido ele na minha malha fina.

Os que me conhecem sabem que eu respeito aqueles que se desculpam de algum erro ou equívoco. Na mesma hora passo uma borracha em cima do acontecido e passo para outra.

O relacionamento comigo na PREVI quando eu era conselheiro fiscal no princípio era muito ruim porque pautado pela desconfiança e alguma desconsideração comigo.  No momento em que o tratamento mudou - até por necessidade quem sabe - o relacionamento também mudou e foi possível construir uma situação de respeito e de transparência extremamente saudável.

Esse relacionamento de respeito é o que prego que deve acontecer entre a diretoria da Previ e os aposentadoss e pensionistas, que, no fundo, desculpem o trocadilho, são os verdadeiros donos do fundo de pensão e os maiores interessados em que tudo vá bem na instituição.

Oxalá as coisas mudem na PREVI a partir dessa reunião. Ao menos no relacionamento com os participantes e suas entidades representativas.

Obrigado pelo telefonema diretor Marcel Barros.

35 comentários:

Anônimo disse...

Depois dizem que só o Lula tem a mania de se defender com "não vi nada, "não sei de nada" e etc.

Indagada sobre o que irão tratar na reunião marcada pela Previ no dia 24, dia do aposentado, D. Cecília, integrante da diretoria da Anabb, disse não estar sabendo da reunião.

Se fosse membro de uma associaçãozinha qualquer, até que se perdoaria o seu alheiamento ao assunto. Mas não é o caso. Trata-se da maior entidade representativa em nosso meio.

Feliz ano novo.

Anônimo disse...

Boa Medeirão.

Esse negócio de alimentar mágoa ou ressentimento não é para pessoas otimistas nem finas de educação como você. Deu um tapa de luva. Bola pra frente e duro neles.

Parabens pela atitude.

Aderbal, teu admirador.

Anônimo disse...

A gente de Caicó tem história.

Estamos contigo.

Colegas de Caicó RN

Medeiros disse...

Essa rede onde estou atendendo o telefonema do diretor Marcel eu trouxe lá de Caicó, quando visitei a cidade há dois anos.

Anônimo disse...

Contamos contigo Medeiros.

Colegas do Rio Grande do Norte

Anônimo disse...

Aqui em Caicó tem uma rua chamada Senador José Bernardo, é seu parente ?

Medeiros disse...

Era meu bisavô com muita honra.

Anônimo disse...

Medeiros,

Fiquei contente com tua atitude mas não afrouxa o laço que eles se borraram todos quando escreveste que o Dan Conrado tinha caido na tua malha fina.

Eles sabem que voce vai na jugular quando quer e que dispõe de informações seguras de tuas fontes.

Precisam te respeitar. Es gaucho e do sertão nordestino. Valente como quê !

Obrigado por estar conosco.

Vicente

Anônimo disse...

Mederão,

Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.

Vc é liso e sabe muito bem em qual terreno estará botando o pé

Não se esqueça que o mais bobo na previ, conserta relógio no escuro com luva de boxe. Só tem mala...

torbes gambarra disse...

Respeito se impõe, gosto do seu modo de agir, não enrola, diz quando lhe ofendem e da mesma maneira elogia quando merece. Parabéns.

Diogo disse...

Dr. Medeiros,
Você tem razão em privilegiar a cortesia, o bom trato, a gentiliza, como preâmbulo de qualquer encontro, nem que seja apenas para apontar outros caminhos e mostrar divergências. Tudo dentro da civilidade, da qual você gosta e dá o exemplo.
Contudo, como foi mostrado na questão do fechamento da Bovespa em 2012(onde participei muito aqui no blog, pequeno estudioso da bolsa e de investimentos que sou) acho que você deveria deixar transparecer que grande parte dos associados não confia na independência da Previ como investidor, nem acha persistente ficarmos pendurados em renda variável para sabermos se um valor adicional(o BET) será pago ou não.
O Governo usa tanto a Previ que a imprensa já informa sobre os fundos de pensão..."os fundos do governo"...quando são fundos de trabalhadores.
Esta questão semântica é a raiz de todos os problemas(apropriação de metade dos superavits pelo Banco, possível retirada de patrocionio de fundos deficitários, etc...)
Gostaria que levasse em conta esse meu modesto comentário.
Abraços, Diogo

Anônimo disse...

Também gosto do seu jeito, Medeiros, critica e elogia quando merecem. Esse negócio de só achar o lado negro das coisas termina cansando. Tem coisa boa tambem e se tem saida sem a necessidade de ações judiciais vamos tentar.

Tou contigo e não abro.

Juvenal - PI

Anônimo disse...

Por falar em Caicó..., não sei se no Ceará ou Rio Grande do Norte....

Sei que lembro de um grande colega/amigo que estivemos/trabalhamos juntos em Porto da Folha/SE.

AMINADABE SANTOS, contacte-me,...meu e-mail: luiluilui14@yahoo.com.br, o Luiz Carlos, branquinho, magrinho, barbudo bom de bola, hahah.
Seria UM PRAZER se Vossa Mercê, tal e qual o Manoel Guedes Lima/Zélia,
lessem o presente post.
De qualquer forma: "Que Jesus nos abençõe a todos, inclusive".

/lui.

luiz carlos disse...

Caro Dr. Medeiros,

Será que na reunião do dia 24 tera espaço para a PREVI explicar essa operaçao de 8 bi com titulos do tesouro no "apagar das luzes" de 2012?

Nosso risco nao é a bolsa (de valores) é o bolso dos companheiros.

Unknown disse...

Colegas, mudando de assunto, fui ao supermercado e como subiram os preços dos alimentos. Antes mesmo de receber os 3% da Previ e os 6,2% do Inss, já pagamos pelos 9% do aumento do salário mínimo. Lembro-me dos tempos de inflação alta onde os preços eram reajustados pela inflação passada, numa verdadeira bola de neve. Será que estamos voltando a aqueles tempos? Celio Vilela

Anônimo disse...

E sobre o nosso aumento a PREVIcontinua muito quieta, o sr não acha DR Medeiros?
Cade as promessas feitas, Sr Marcel?

Anônimo disse...

Grande Medeiros, não se esqueça das nossas queridas pensionistas, ja passou da hora de melhorias para elas, chega de injustiças e velhas desculpas.

Abraço fraterno Viana

Anônimo disse...

Dr.

Acredito que a operaçao com titulos do tesouro é para fechar as contas do governo no superavit primario.

Abraços.

Juarez Barbosa disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Gostaria que você sondasse junto aos Conselheiros e Diretores eleitos por nós nesta reunião, sobre a possibilidade de um intercâmbio de informações entre eles e um Comitê de Representantes de nossas Associações, liderado quem sabe por você ou a colega Isa Musa com frequência pelo menos bimestral, através de reuniões presenciais em algum lugar ou até mesmo virtuais através de espaço que neste caso seria criado (teleconferência ou sala de reunião restrita) em alguma Associação (penso que melhor seria no site da FAABB).
Após estas reuniões, seria repassado a todos os assuntos tratados em nossos veículos de comunicação.
Acho que seria muito interessante trazermos para nosso convívio tais representantes e diretores, você não acha?
Um fraterno abraço.

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

A antecipação do BET de 2013, opcional para os associados que quiserem, em tantas parcelas quantas a Previ achar possível, é minha sugestão de reivindicação para esse início de ano, a ser levada na reunião do dia do aposentado.

Em janeiro e fevereiro as despesas com IPTU, IPVA, ESCOLA causam transtorno aos nossos orçamentos.

Afinal, confirmado o BET 2013, é nosso direito recebê-lo. Por que não antecipá-lo para quem quiser?

Abraços

Jair Mário Bork disse...

Caro Medeiros,
A troca que a PREVI fez em dezembro, com o Tesouro Nacional, no valor de 8,1 bi de títulos vencíveis nos próximos 5 anos por títulos vencíveis em 2030 e 2050, a meu ver, foi uma operação imposta pelo Governo e que demonstra a ingerência que sofremos. Não seria o caso de abordar esse assunto na reunião do dia 24? Será que essa operação atende nossos interesses, ou é danosa? Afinal, são cifras bilionárias que, mal aplicadas podem abalar qualquer empresa, por mais sólida que seja. Gostaria, Caro Medeiros, que você examinasse esse assunto.

Anônimo disse...

MEDEIROS, PEDALAÇEIRO...

Louvável sua, e de muitos Bogueiros, atitude em tentar manter o diálogo, a convivência pacífica e o respeito, desde que isso se transforme em efetiva negociação, justiça e E conquista de melhorias para os Donos da Previ NÓS. em outras palavras, temos que ser flexíveis sim, mas firmes e decididos em nosso direitos. Do contrário continuaremos no politicamente correto, cedendo terreno e levando na cabeça. Em Você, Medeiros, Nós também confiamos. Mostre a Eles que Você é Líder e Nos representa.

Anônimo disse...


Dr. Medeiros,

Não é muito lembrar, ao universo de pessoas vinculadas à PREVI, que o Presidente da PREVI é o Dan Conrado.


Precisamos, Todos do PB1, "tirar" o Dan de seu gabinete para dizer para que veio/pode fazer aos beneficiários.

Todos focam as suas demandas no Marcel. O Marcel só "não faz chover".

Por isso, a sugestão que faço: as demandas dos beneficiários do PB1 sejam dirigidas ao Sr. Presidente da PREVI.

Vamos "tirar" o Dan de seu gabinete (PREVI/BB ou BB/PREVI). Eis a simbiose existente.

um abraço de james.

Luis-BH disse...

Celio Vilela, tenho a mesma impressão. Está tudo muito caro! A inflação ds compras de supermercado com certeza subiram uns 30% em um ano. Esse papo de 6% é pura enganação.

Quanto aos R$ 8 bi de títulos públicos da Previ, pelo que entendi no site da CVM, só serviram para alongar prazo. A venda e a compra foram indexadas à Selic (atualmente em baixa), mas aparentemente com a mesma remuneração.

Deduzo que foi uma manobra contábil para alongar o perfil de vencimento da dívida pública do governo.

Medeiros disse...

Colegas,

Os comentários desta postagem como da anterior estão ótimos e merecem ser lidos com cuidado e atenção.

Certamente o pessoal da Previ está lendo.

Já tivemos mais de uma prova de que este blog é acompanhado e monitorado lá na Previ e na pREVIC TAMBÉM.

Portanto, os comentários tem endereço certo.

Parabéns para voces. Continuem nessa linha. Tive que excluir apenas dois.

Anônimo disse...

Viram no que deu o governo forjar superávit e usar o fundo soberano?
Lí na folha de São Paulo que o Brasil perdeu fundos para outros países emergentes.

Anônimo disse...

Boa noite!

Quanto as indagações sobre o prolongamento dos títulos as tantas expeculações, alguém, inclusive o nosso nobre Medeiros, já parou para pensar que com esta troca para o ano de 2050 até lá, quantos do PB1 estarão vivos?!?!?! Aliás, se existir pelo menos dependentes. Pensem bem!Para mim a coisa agora piorou, agora é o BET dos participantes e patronal antecipado para o "governo".

júnior machado disse...

DR Medeiros boa noite descansou o suficiente na praia ou se cansou notransito,nós todos sabemos que o caso ROSE e BB,PREVI não vai dar em nada,infelismente o PT tomou conta do BB e da PREVI,o governo deles e uma lambança e vão destruir uma das maiores instituição que e a PREVI,eles enrolam o povo com esta bolsa familia,nao tem hospital,escolas,segurança,educação o povo esta sendo lezado por um governo sem rumo so aparece corupição de todo o lado e nao da em nada temos que retomar a frente do patrimonio de vcs aposentados e pencionistas que e a PREVI,pois bem que me lembro o ex Presidente Color foi casado por uma loucura que cometeu em meter a mao na poupança ai dançou grandes e pequenos e o que a DªDilma esta fazendo pelo nosso pais na minha interpretação vai afundar e esconder os escandalos dos governos delça e do lula um grande e forte abraço

Anônimo disse...

Temos que reconhecer que com o Diretor Marcel o diálogo com a Previ está mais fácil.

Francisco


Anônimo disse...

Será que estou equivocado? Pensei que tivesse lido em alguma parte que a nossa inflação, a dos velhos, não atingiu nem 6%!...
Edgardo Amorim Rego

Unknown disse...

Os colegas estão cobertos de razão.
A PREVI não pode mais ficar alheia aos constantes reclamos por maior transparencia e aproximação com os participantes. Esta mais do que na hora de a Diretoria descer de seu pedestal. Se agirem com profissionalismo serão tratados com todo o respeito que merecem e, porque não, reconduzidos a seus cargos. Caso contrário estão sujeitos à responder por gestão temerária -- mesmo que haja imposição do Patrocinador. Ou estaria eu enganado?

Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

Anônimo disse...

Concordo plenamente que a melhor política é a da aproximação, do diálogo e da negociação.Querer conseguir as coisas na base da força sem fazer nenhuma concessão não é uma boa estratégia. Mas essa postura não é conveniente somente para os aposentados mas também para a Previ e para o BB.A enorme quantidade de ações ajuizadas contra eles tem provocado um prejuizo muito maior do que se pagassem os direitos devidos inclusive com a possibilidade de acordo.Acho que está na hora dos dois lados baixarem as armas em benefício próprio.

Anônimo disse...

Na linha dos comentários e evocando a transparencia, como já foi comentado em outros meios, e até agora não se teve noticia, Dr.,
eu pediria ao nobre colega que em contato com a diretoria pergunte sobre o inquerito/processo administrativo que a Previ iniciou para esclarecer o ocorrido com a compra e financiamento de imóvel pelo ex-presidente da Previ.
Não há sigilo.

Anônimo disse...

Amigo anônimo aí acima
Concordo com a convivência respeitosa e, portanto, pacífica. Mas, desde que leal e transparente. Concordo com concessões, desde que relacionadas com aquilo que se ache fora de direitos e obrigações criados por lei. Em se tratando de direitos e obrigações, componentes de relações legais, acho que só pode existir CONSENSO. Isto é, vamos sentar, ler juntos a lei e entender o que ela MANDA. Fora do que é constitucional e legal, fazem-se concessões, através de contratos, e guiados, não pelo interesse de cada um, mas de ambas as partes. Assim, sempree prefiro o CONSENSO. Tenho alergia a essa palavra NEGOCIAR...
Edgardo Amorim Rego

júnior machado disse...

Boa tarde,Dr Medeiros já fiz reclamação ao Sr do 0800 da previ mas desta vez venho aqui agradecer o tendimento da funcionaria rose que nós atendeu as 13:56H,com muita educação ai minha MÃE se lembrou de outros atendimentos dela sempre educada e coerente comas informaçoes se á promoçoes de funcionarios na PREVI esta Srª ou SEnhorita á merece muito educada pois tem umas que da vontade de esganar abraços