O QUE GOSTEI DA REUNIÃO

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vou começar pelo lado positivo.

Sempre é possível verificar coisas positivas nos acontecimentos e depois avaliar se o saldo foi favorável ou desfavorável.

A reunião pode ser considerada uma tentativa de reaproximação com as associações de aposentados.  Foi dito e repetido isso pelos dirigentes da PREVI. Já está até no site da Previ.

Uma tentativa de diálogo e de relacionamento, bem como de melhoria de comunicação.

Trata-se, sem dúvida, de um avanço nessa área, que mereceu o aplauso unânime dos presentes, inclusive meu.

Foram fornecidas algumas informações importantes sobre a atuação da PREVI no exercício de 2012.

Foi dado a conhecer o superávit de um bilhão de reais, a ser lançado na reserva especial, o que garante o BET em 2013, e dá sequencia à série de superávits.  Isso já era sabido ou esperado. Não foi novidade.

Foi comunicado pelo diretor financeiro em exercício, o efetivo está em férias, sr. Emilio Sampaio, que a operação de troca de títulos do tesouro nacional no final do ano foi de pura iniciativa da PREVI, nada tendo a ver com o Governo Federal, sendo que a operação gerou um lucro líquido para a Previ de cerca de 1,4 bilhão de reais, sobre um montante de oito bilhões. A Previ somente atuou num leilão corriqueiro e abocanhou esse lucro, o qual , com certeza, ajudou na obtenção do superávit do exercício 2012. Oba !

Foi informado pelo presidente da Previ que falou com o presidente do BB, o qual garantiu que o BB não tem nenhum interesse remoto ou futuro na retirada de patrocínio do nosso fundo de pensão.  Ora onde já se viu ...

Foi também informado pelo presidente da Previ que os aposentados e pensionistas devem estar absolutamente tranquilos com relação a qualquer nova crise econômica mundial que possa ocorrer, que não seja uma marola, pois existe um colchão de liquidez folgado na Previ que garante que possamos suportar até uma reviravolta na bolsa de valores que venha a baixar o índice para 30.000 pontos.  A Previ está segura contra procelas e tempestades, graças às cautelas que tomou a diretoria.

O diretor Marcel Barros informou que a antecipação do reajuste para janeiro está tramitando e depende da aprovação final da PREVIC, que pode demorar.  Esse reajuste virá proporcional e não integral.  Se ele demorar muito, por exemplo se até junho não for aprovado pela PREVIC, então será pago o reajuste integral nessa data, e a antecipação para janeiro ficará para o próximo ano.

O diretor Paulo Assunção deu uma aula a respeito da questão da diferença entre a contabilização do BB e da PREVI com relação às reservas, afirmando que as empresas financeiras são regidas por normas contábeis diferentes das previdenciárias.  O BB adotou um critério menos conservador que a PREVI, mas ambos, BB e PREVI, cumpriram adequadamente o que a legislação permite, embora a divergência dos números.

Falou-se sobre o peso que a Vale do Rio Doce tem sobre a renda variável, reconhecendo-se que a posição da PREVI na empresa é muito alta e não está de acordo com os princípios financeiros que mandam distribuir os recursos de maneira menos concentradora para evitar problemas futuros de liquidez. Estudos tem sido feitos para tentar resolver ou amenizar a situação.

E acho que o que anotei de bom foi isso aí.

Claro que também foi positivo o encontro com os colegas de outras associações, alguns que possuem vários anos de convivência comigo, a troca de experiencias e de informações entre nós, bem como o estreitamento do relacionamento que mantemos.

Esqueci alguma coisa ?  Certamente.  Mas os relatos de outros colegas, como a da Presidente Isa Musa Noronha, que sabe como ninguém resumir um encontro como esse, suprirão as minhas falhas, pois ando meio enferrujado e afastado desse tipo de reunião. Além disso tem a notícia no site da Previ, com foto e tudo. Como sempre pouco transparente.

Na segunda feira falarei sobre o que não gostei da reunião, que, no meu cômputo, deixou um saldo positivo muito pequeno, que não justificou as despesas nem o deslocamento, levando-me a dizer no título da postagem anterior, que quase nada foi possível festejar no dia do aposentado na Previ.

Aguardem.  Tem matéria para uma semana.

.......

38 comentários:

ricardo albuquerque-86073001 disse...

Medeiros,
Se a previ consegue aguentar todas as turbulências, que nem seu voo, até 30000pts do IBOVESPA, pode, tranquilamente incorpórar o bet. os entendidos que sed pronunciem. ricardo

Anônimo disse...

E sobre as Pensionistas, nada??????????

Medeiros disse...

Sobre as pensionistas farei uma postagem especial no final da série. Aguardem, por favor.

Anônimo disse...

Meu qerido,
Dr. Medeiros,
Embora vivesse momentos de angústia no vôo, para nossa felicidade, estas mais vvo do nunca, e como sempre trazendo-nos notícias alvissareiras e otimistas.
No entanto gostaria de que nos informasse, diante do colchão de liquidez da PREVI, se foi mencionado algum assunto sobre a incorporação definitiva no BET em nosso benefício. Sua respota, com certeza, está a espera por milhares de aposentados.
Um forte abraço e bom fim de semana.

alves4701900

carlosdomini disse...

É caro Dr.medeiros, eles sabem bem que tudo é como diz uma música daqui (embromation).E não sei a razão que se perde tanto fÇolego com esta ridícula antecipação.A essência de uma negociação é pedir muito pois se recebe alguma coisa, ms quao se recebe migalhas como este malfadado INPC e aind por cima dividido de nada adianta.As associações nossas só pensam em jantares, cafezinho e mais nada. Não sei a daí.

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

Uma cansativa viagem para confirmar o que já era sabido.

A Diretoria Executiva da Previ pouco pode e naquilo que pode (ES)decide contra os interesses dos associados (talvez atendendo a outros interesses).

Com o crescimento das redes sociais, como o seu blog, os dirigentes estão mais cuidadosos e procurando ser mais simpáticos com aqueles que acompanham suas decisões.

Mas é só marketing.

Abraços

Medeiros disse...

Sobrevivi. Esse temporal também fez destruição aqui na praia, queimando aparelhos e destruindo árvores.

Aguardem. Na pr´oxima semana vou contar tudo e voces vão avaliar como andam as coisas na Previ e o que temos que fazer para melhorar o nosso fundo de pensão.

Essa decisão foi excelente e se soma a outras que começam a entender o absurdo da avidez das patrocinadoras quando se deram conta que os fundos eram superavitários.

Aguardem.

HELENO PINTO NOBRE disse...


DE MINHA PARTE ; AGRADEÇO O TEU ESFORÇO ; DE LÁ COMPARECER E NOS TRAZER; COMO DISSESTE SOMENTE AS NOTÍCIAS BOAS.

ESPERO QUE AS RUINS NÃO SEJAM TÃO RUINS ASSIM.
PELO MENOS ESPERO QUE ELES NÃO SAQUEIEM EXAGERADAMENTE O NOSSO FUNDO; PORQUE MUITA GENTE ESTA SE APOSENTANDO E HAVERÁ NECESSIDADE DO FUNDO ESTAR BEM ATIVO PARA PODER SUSTENTAR TODOS OS NOVOS APOSENTADOS TAMBÉM .

VAMOS ESPERAR PARA A SEMANA QUE VEM O RESTANTE DAS NOTÍCIAS.

SAÚDE ; E MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES .

AQUI HPN ; MATRIC. 3984740-3; JAMAIS ANÔNIMO E SEMPRE BERRANDO .!!!!

Diogo disse...

Dr. Medeiros,

Ainda bem que chegou bem, a apesar do susto no avião, aí no Rio Grande. Se serve de consolo, também já suei frio em uma aterrissagem. O susto passa e óculos(mesmo caros) se compra outro.

Li as suas informações, o superavit de cerca de R$ 1 bi(que representa o terceiro consecutivo, portanto, em tese gera nova discussão sobre como vai ser utilizado), o Bet(já sabido) garantido em 2013...e, nas entrelinhas, percebi que o lado negativo da reunião expões dois aspectos: um certo "narizinho em pé" dos gestores da Previ e a avides das patrocinadoras em relação aos superavits.

Aliás, conheci um ex-sindicalista, que rompeu com o partido do governo, e que era alto funcionário da Previ. Ele me disse(prefiro não citar seu nome) que depois que se passa a ganhar o que se ganha como alto funcionário da Previ(e para ele isso acontece com todos os que que ganham muito bem) não se consegue mais viver como pobre. Enfim, a natureza humana. Isso também passa.

Mas, fiquei curioso com o lado negativo no que se refere a avidez das patrocinadoras...acho que é por aí que você percebeu os grandes problemas...para ser sincero, depois que li uma informação situando o superavit da Previ como se esta fosse uma subsidiária do Banco...já percebi isso. Fico no aguardo de ser relato.

Um bom fim-de-semana(sem temporais de preferência)

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Em mensagem recebida, InfoPrevi, sobre a reunião de representantes de associações de aposentados, li: "Sugestões colhidas durante o evento serão objeto de análises quanto à viabilidade e futuras conversas serão realizadas a fim de implementar as propostas."
O distinto colega, que com muita dignidade nos representou no encontro, poderia citar alguma sugestão/proposta como exemplo apresentada?

Muito obrigado.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Fico satisfeito ao saber que a Previ ganhou no leilão NTN-B (1,4 bilhão de reais);

Fiz comentário em 16/1/13, 19:22 (p.Yussef) ref.artigo "Bet no Espelho de Janeiro";

Não consegui enxergar prejuízo a operação, apenas alongamento da aplicação, que por si só não é ruim;

Acredito que todos concordem que a Previ sabe ganhar dinheiro; quanto a cumprir a legilação temos que pesar (verbo ou substantivo ?) as inúmeras ações judiciais;

Anônimo disse...

Obrigado por ter ido por todos nós ao encontro Medeiros.
Cada vez mais eu o admiro. Sabemos que falamos muito e fazemos pouco. E votamos mal. Mas de qualquer maneira sempre temos pessoas como voce, otimistas e esperançosas que nos dão um pouco de alento. Bravos.

Um abraço.

Claudia do Rio

Anônimo disse...

Medeiros, lute pelas pensionistas pelo amor de Deus!! Estamos jogados (a) ás traças, passando por imensas dificuldades. Ajude-nos!! Ninguém faz nada pela gente Medeiros. As tais associações que diz trabalhar por nós e que diz está movendo ação 100% pensionistas só pode ser mentira pois não ouço em lugar algum falar nisso. Estamos sendo roubados ludibriados por essa gente que diz nos representar. Representam nada. Faça algo Medeiros!! Nos tire dessa desgraça!!

O meu alento é que o colega encara tudo e vai a luta,fico muito agradecido, tem gente por aí que não faz nada e nem de casa sai pois tem mania de perseguição. Tem que sair dos blogs para tal

Russel Furtado disse...


DECISÃO DO TST SOBRE O SUPERAVIT:

-Dados Técnicos:

Em 2007, inicio de suspensão das contribuições pessoais e patronais, gastou-se com as mesmas, o valor de 671,5 milhões; em 2008, 703,1 milhões; em 2010, 803 milhões. Além de considerar-se que esses valores são extraidos dos 20,5 bilhões alocados em 31/12/2006, na rubrica Reserva para Revisão Plano, ressalte-se que os acréscimos de ano para ano são compensados pelos ganhos dos ativos que os lastreiam. Assim, podemos concluir que o patrocinador gastou em 2012, 440 milhões com a contribuição patronal. Com a decisão do tribunal, sómente dos últimos 7,5 bilhões, o patrocinador ficará 17 anos sem pagar contribuição. E os valores contidos na rubrica retromencionada? E os valores anteriores do Superavit? Somados vão para mais de 20 anos.

-Minha opinião:

Trata-se de um prenúncio do que poderá ser uma grande vitória. De grande importância será a mobilização do universo de acomodados do PB1. Deixar por conta do "Laissez-Faire" do sistema judiciário pode ser um risco fatal. Ganhamos uma pequena batalha e, com ela, podemos ganhar ou perder a guerra. Depende muito de nós. O processo deve ir ao TST e, depois, ao Supremo.

-Pergunta Final:

Diante do exposto, podemos acreditar que o banco não levará nada de Superavit nos próximos 20 anos???

sss disse...

Saber, pela própria Previ, que ela está sobre um belíssimo colchão de liquidez, já é motivo suficiente para que nos sintamos mais seguros, afinal, é pra frente que se anda, isto é, em busca de um futuro promissor. Com esse felpudo colchão de liquidez, que suporta até 30000 pts na bolsa de valor (Ibovespa), que não teme qualquer marolinha, tem, com certeza absoluta, condição de incorporar o BET...

Anônimo disse...

Desde 2008, portanto no ano em que a caravana anual da PREVI anunciou o big terceiro EXCESSO DE RESERVAS, que venho manifestando nessas reuniões, minha estranheza. Naquela o Presidente me respondeu: "está bem, mas entra na Justiça para ter o que dizes ser teu, e espera receber depois da morte!" Numa outra, ele só fez esta consideração: "Esse calhamaço..." E agora se reconhece que há investimento em renda variável em demasia, que a PREVI tem recursos muito acima do ponto de equilíbro constitucional, e nada se faz pelas pensionistas, e se continua extorquindo metade que os juízes dizem que é ILEGAL? Simplesmente, NÃO ENTENDO NADA!
Edgardo Amorim Rego

WILSON LUIZ disse...

Muito me divertem as "teorias da conspiração", uma de minhas favoritas é a que o Presidente Kennedy teria sido assassinado a mando de uma vidente, que recebeu mensagem do além de Marilyn Monroe, pedindo a morte de seu ex-amante, para que juntos pudessem ficar, na eternidade. É uma sandice total, mas acredito mais nesta teoria que no relatório oficial, que concluiu que Lee Oswald foi o assassino solitário.
Sobre a antecipação de nosso reajuste para janeiro, tenho uma, ou melhor, duas teorias sobre as intenções da PREVI.
A primeira é que a proposta, encaminhada aos diversos órgãos, deverá ser aprovada ali pelo mês de maio ou junho. Vai dar uns 20% de atrasados, isto nos fará esquecer que não teremos mais reajuste em junho, mas apenas em janeiro/2014, aí já com o índice de 12 meses.
A segunda refere-se ao BET. De acordo com o protocolo de entendimentos, o mesmo deverá ser suspenso em janeiro/2015; como neste mês teremos um reajuste de 6 ou 7 por cento, a chiadeira sobre a supressão do benefício de 20% deverá ser bem menor.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
A reunião do dia do aposentado nada acrescentou de novo nos assuntos atinentes ao nosso fundo de pensão. Somente o absurdo de que uma simples mudança da data de reajuste dos benefícios possa demorar até maio/junho para que haja uma decisão definitiva por parte dos órgãos envolvidos na análise do pleito. Superimportante foi a notícia divulgada no site da Anapar, com data de 24.01.13, cujo título é “Justiça declara ilegal devolução de superávit”. Como a matéria já foi amplamente repercutida nos espaços voltados para os interesses dos assistidos do “PB-1”, penso que todos apreciariam saber a sua opinião, enquanto causídico, sobre o assunto.

Anônimo disse...

Sinto muito, mas não gostei do que li, nem do que vi. Fica claro que houve desperdício do nosso dinheiro pela Previ realizando um encontro destes que nada acrescentou e era totalmente desnecessário. A não ser que a preocupação com uma reaproximação não tenha sido bem esclarecida e haja segundas, terceiras, e não sei quantas intenções, por aí.

WILSON LUIZ disse...

Li alguns comentários sobre a decisão do TRT de Brasília, dizendo que é uma decisão inócua, que não significa nada porque não credita nada em nossas contas de imediato, etc.
Acho, pelo contrário, que apesar de ser uma vitória parcial, ela é muito importante. A guerra contra a Resolução 26 não será resolvida em uma única grande batalha jurídica, será travada em várias etapas, temos que ter paciência.
O primeiro e importante ponto é que, apesar de reconhecer que o Banco tem direito a metade do superávit, ele só pode utilizá-la para amortizar suas contribuições junto ao próprio PB1. Acho que o próprio Banco do Brasil tem esta interpretação, pois não teve coragem de sacar um mísero real do caixa da PREVI, mesmo quando o governo o pressionava a fazer cada vez mais empréstimos, em sua suicida política de endividar o povo brasileiro, achando que isto provocará aumento da atividade econômica.
Além do mais, permanecendo estes recursos incorporados ao patrimônio da PREVI, será mais fácil o acerto, caso a Justiça decida que o valor deverá ser utilizado na melhoria de nossos benefícios, aí poderá ser feito um acerto contábil; caso o Banco tivesse sacado “sua parte”, isto seria praticamente impossível.
Finalmente (toc toc toc na madeira), caso a Justiça decida, no trânsito em julgado, que o Banco tem direito à metade do superávit, pelo menos os recursos ficarão no PB1, para melhor garantir nossos benefícios.

Medeiros disse...

Excelentes os comentários. Semana que vem esclareço o que ficou escondido no texto publicado pela Previ. Estou na praia, com dificuldades de novo com o 3 G.

Anônimo disse...

Ao Colega Russel Furtado.

Se eu não estou enganado, os termos da convenção de Basiléia 3 não mais permitirão a contabilização de superávits pelos bancos referente aos fundos de pensão que patrocinam.
Assim, pelo que eu entendi, esta decisão do TST apenas endossa o que já está previsto no acordo de Basiléia.

Se eu estiver errado, por favor me corrijam.

Cláudio

Anônimo disse...

ALÔ GRANDE MARAGATO:

O advogado que patrocina a ação, por enquanto vitoriosa, no TRT10, é o mesmo que firmou protocolo de intenções na Afabb-RS em setembro/2009.Com a recente vitória ele demonstra envergadura juridica. Podes comentar algo?

Russel Furtado
Belo Horizonte

Anônimo disse...

Já perguntei antes e retorno. Será que a Previ sabia, antes da reunião festiva de estreitamento de relações, sobre a decisão do TRT?
Outra coisa a considerar é a decisao Basilea III, que aliada à crescente participação de discussões via blogs, da crescente insatisfação dos participantes, estariam forçando a mudança de atitudes por parte da direção da Previ.
Como citado, existia (ainda há resquicio) uma empáfia tremenda por parte de um ex-presidente, que portava-se nas caravanas como dono da Previ e atendia como um senhor feudal.Eram poucas as manifestações de insatisfação e o "sim" sempre ganhava.Parece que os tempos estão mudando. Quiçá para melhor para nós.
E só mantermos a cabeça erguida e exigirmos melhorias. É muito dinheiro, é um patrimônio enorme e, se não provarem bem provado que não, acho que podemos sim, ter consideráveis melhorias.
Não é aceitável pensionista ou assistido "passar fome" frente a tamanho celeiro.

Anônimo disse...

sim e de quanto vai ser o aumento da PREVI para janeiro de 2013

Unknown disse...

Caro Medeiros, meus sentimentos ao povo gaúcho pela tragedia ocorrida em Santa Maria, ceifando a vida de mais de 240 jovens. Celio Vilela

Anônimo disse...

Ilustre Doutor Medeiros, bom dia, mesmo num clima de comoção nacional, quando nós, adultos, sobretudo pais, nos solidarizamos aos pais dos mortos, nessa tragédia, ocorrida numa casa de espetáculos, em Santa Maria(RS).

Até agora, 245 mortos confirmados, provavelmente, a maioria são jovens.

Neste momento, todos podemos ser, um pouco, gaúchos, para nos abraçarmos e suportar tamanha dor.

Especialmente, aos da nossa comunidade, ativos e inativos do BB que possam ter perdido parentes, um afeto todo especial.

Tudo o mais, hoje, embora importante, dá espaço, para a solidariedade, fraternidade e, sobretudo, a oração ao Senhor da Vida Que nos sustenta, sempre!

Oremos ao Senhor!

Fernando Lamas (Aposentado BB)
Valinhos(SP)

"(Disse Jesus:)EU GARANTO A VOCÊS: QUEM OUVE A MINHA PALAVRA E ACREDITA NAQUELE QUEW ME ENVIOU, POSSUI VIDA ETERNA. NÃO SERÁ CONDENADO, PORQUE JÁ PASSOU DA MORTE PARA A VIDA."
João 5,24.

Diogo disse...

Dr. Medeiros,

Saindo um pouco do assunto PREVI, venho solidarizar-me com as famílias dos centenas de mortos na tragédia da boate de Santa Maria.
Santa Maria conhecida como uma importante cidade universitária, portanto, muitas vidas jovens se foram.
Que Deus dê forças às famílias. E que as autoridades apurem as causas do ocorrido.

Anônimo disse...

Caros colegas,

O Cláudio está certo.

O TST choveu no molhado.

Edpan.

Anônimo disse...

Corrigindo:

Onde se lê "TST" leia-se TRT.

edpan.

Medeiros disse...

Sim, colegas, é um dia triste para nós gauchos. A tragédia de Santa Maria enlutou muitos lares, inclusive de conhecidos meus. Minha neta estava passeando em Santa Maria e por pouco não foi nessa boate. Ainda estou em estado de choque. Agradeço a Deus e a meus santos e rezo pelas vítimas e sou solidário às suas famílias.

Medeiros disse...

Sim, é o mesmo. E temos outras vitórias pela frente. Mas vou comentar mais adiante. Primeiro a reunião do Rio, depois os outros assuntos. Temos muita coisa para debater. Vamos com calma, senão perco o fio da meada.

Anônimo disse...

A colega Leopoldina entrevistou o Diretor Marcel. Assistam em
http://olharcoruja.blogspot.com.br/2013/01/entrevista-com-marcel-barros-diretor-de.html?showComment=1359317189129#c267400278358766046

Anônimo disse...

DEVEM AS PREFEITURAS DE TODO O PAIS TOMAREM MEDIDAS DE FECHAMENTO DE TODAS AS CASAS DE EVENTOS, CANCELANDO O ALVARA ATEH NOVA VISTORIA.
AS VIDAS DOS NOSSOS IRMAOS GAUCHOS NAO PODEM FICAR NO DESCASO, INFELIZMENTE O AVISO AO BRASIL VEIO DESSA FORMA. EH DE LAMENTAR, EH TRISTE E ESPERO QUE DEUS POSSA DAR O CONSOLO A CADA PAI DE FAMILIA.

JOEL

carlosdomini disse...

Dr.medeiros,
Cá da bahia presto minha solidariedade ao povo gaúcho por esta tragédia.Foi demais sinceramente não deveria acontecer. Que Deus dê forças a todos.

Paulo Beno disse...

Li com atenção e gostei das informações.

há 10 dias solicitei esclarecimentos e que a PREVI publicasse algo sobre a troca de títulos NTN R$ 8,1 bilhões feitas em dezembro/2012. Até agora NADA !

Por isso, com satisfação, o Dr.Medeiros participa e divulga fatos da reunião de 24/1/2013, onde o Diretor Financeiro em exercício, Sr.Emilio Sampaio informa que a troca de R$ 8,1 bi em títulos NTN, foi iniciativa da PREVI e que gerou um lucro LÍQUIDO de R$ 1,4 Bilhões, sobre o montante de R$ 8,1 bi !!!

Taí gente, EXCELENTE NOTÍCIA escondida pela PREVI, que precisa ser "arrancada" duma reunião com 25 associações de participantes !

Acorda PREVI, vamos divulgar estes fatos ! Temos o site, publicações e associações ávidas por boas notícias.
Obrigado, Dr.Medeiros !

Anônimo disse...

Tragédia em Santa Maria. MINHA OPINIÃO.

Se esses pais perguntassem aos seus filhos a onde vão, com quem vão, que horas iriam voltar, se não dessem dinheiro, colocassem essa turma de vagabundos para trabalhar etc... não teria acontecido isso. Veja que a maioria dos jovens eram de mulheres, e tinha até mulher casada nesse meio e o marido, estava em casa. Agora choram?
Tenham a santa paciência!! Muitos casos como esses ainda irão acontecer por culpa de quem? Dos pais é lógico!!

Direis a onde vai que direis quem és.
Sinto muito. Mas olhem mais pelos filhos e tenham autoridade sobre eles.

Rio Grande do Sul.

Anônimo disse...

Lastimável a tragédia de Santa Maria.
Irresponsáveis com :
Fogos de artifícios (sinalizadores e "sputnicks" em local fechado e superlotado) se encontrando com espumas, isopor, cortinas e madeira seca = COMBUSTÃO, fumaça tóxica e fogo. Pânico, Pavor, Aglomeração, lugar estreito e saída precária...Geraram a maior tragédia do Rio Grande.
Punição aos culpados (autoridades concedentes, fiscalização,engenheiro de obras proprietários e quem usou o fogo.