CPI, AUDIÊNCIA PÚBLICA, BACEN E ANABB

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Hoje, a partir das 9,30 horas, deve acontecer o depoimento do presidente da Previ, Gueitiro Genso, na CPI da Câmara dos Deputados. Não sei se haverá transmissão pela TV.

Na terça feira aconteceu o depoimento do presidente da Petros. Ele anunciou que neste exercício haverá o terceiro deficit consecutivo da Petros, o que obrigará a fazer com que os participantes aumentem sua contribuição para busca do equilíbrio do fundo. Lamentou essa obrigatoriedade imposta pela legislação porque, segundo alegou, a Petros tem solvencia para pagar os benefícios por mais 25 anos. Atribuiu o deficit a investimentos de retorno duvidoso ou retardado, a ações judiciais a favor dos participantes e a despesas administrativas exageradas.

Na audiência pública do STJ que tratou do contrato previdenciário tivemos, mais uma vez, elogiável participação do mestre Ruy Brito que defendeu o ato jurídico perfeito. Vale a pena assistir o vídeo, que consta no blog da nossa aguerrida Leopoldina, Asas da Coruja. Entretanto, na minha opinião, o mais contundente e eloquente depoimento na audiência foi da representante do Sinergisul, Fernanda Barata Silva Biosil, que é aqui de Porto Alegre. Deu uma aula sobre fundos de pensão e os direitos dos participantes, dando ênfase ao principal aspecto que o sistema deve cuidar para se manter, que é o da credibilidade.  Se não respeitar o contrato com o participante o sistema de previdência complementar perde um dos seus pilares básicos e vai sucumbir. Vou entrar em contato com a Fernanda e vamos conversar. O Ministro Sanseverino, que será o relator da matéria no STJ, é gaucho também. Seu pai foi meu professor na Faculdade de Direito.

No Congresso da Bolsa, que ainda repercute na imprensa, me encontrei com Aldo Mendes, diretor de política monetária do Bacen, ex vice presidente do BB. O Aldo foi presidente do DELIB da Previ quando eu era presidente do Conselho Fiscal. Tratamos juntos, na época, do caso da Brasil Telecon, Lembram ? Caso complicado envolvendo o Daniel Dantas. Espero que não seja ressuscitado. O Aldo se lembrou de mim. O Bacen está no sufoco também. Dólar nas alturas.

Ontem já fiz minha inscrição como candidato a conselheiro deliberativo da ANABB.  Lá na ANABB, em seminário, já se discutiu sobre o papel dos bancos públicos e a privatização do Banco do Brasil. Há anos acompanho essa luta e esse debate. Pretendo defender nossos interesses mais legítimos nessa questão que nos diz respeito sobremaneira. Antes parecia uma mera assombração. Agora começa a fazer corpo a idéia.  Não podemos dormir tranquilos.Não podemos dar bobeira.  Alerta máximo.

29 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito em privatização do BB. A quem isso interessa? Certamente não aos demais bancos, pois o BB não é mais aquele concorrente que incomoda, que opera com taxas subsidiadas, que domina o mercado. Hoje é apenas um a mais na praça. E qual o banco que se interessaria em adquirir o controle acionário do BB, cujos funcionários são praticamente intocáveis, por serem concursados?

Medeiros disse...

Me perguntam o que acho da saída do Ministro LEVY. Respondo que ele é um estranho no ninho. Ele quer cortar gastos e o Governo não quer, a sociedade também nao, obviamente. O Barbosa , do planejamento, prega aumento de receitas e quer ser ministro da fazenda. O PT não gosta do Levy, gosta do Barbosa. O LEVY só foi convidado porque tem nome internacional, foi diretor do BID. E segura o grau de investimento. Mas está fraco quase saindo.

Anônimo disse...

Se sair o LEVY como você fica na Previ ? Vai ser pior ?

Medeiros disse...

Mais do que com o LEVY, eu tenho relação com o Tarciso Godoy, que é seu escudeiro e é do BB. Mas também tenho excelente relação com o Barbosa, ministro do planejamento. Coisas da vida.

Anônimo disse...

Então fica assim: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Em outras palavras: estamos fritos!!!!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Para sua eleição ao conselho deliberativo da Anabb, conte com o meu voto e meu trabalho de convencimento de outros pedevistas. Na Anabb nos temos direito a voto.

Abs
Mauricio Furtado
MNDBB-movimento nacional dos demitidos do BB

Medeiros disse...

Obrigado Maurício. Agradeço o apoio e conto com ele. Reputo essa eleição vital

Anônimo disse...

Você tem todo meu apoio ao se candidatar para conselheiro da ANABB. Conte com meu voto e de vários colegas.

Anônimo disse...

Eu e vários colegas o apoiaremos para conselheiro da ANABB.

João Rossi Neto disse...

Mestre Medeiros,

Acho que está havendo um engano. O que a sociedade não concorda, não admite e não SUPORTA, em hipótese alguma, é com o aumento da já elevada carga tributária brasileira, por sinal, uma das maiores do mundo. O corte nos gastos e a redução do gigantismo da máquina administrativa, O POVO APLAUDE DE PÉ.

Portanto, o equilíbrio do orçamento governamental deve ser feito precipuamente através do corte de despesas (custeio da máquina) e não pela via fácil da majoração da receita mediante novos tributos, como quer a Dilma.

A crise econômico-financeira, política e de confiança é muito grave, o nível de desemprego é sem precedentes, a inflação explodiu, o setor industrial, motor do desenvolvimento, está em queda livre e até o agronegócio está em baixa.

Os reajustes de preços da gasolina, água e gás têm peso forte no esgotamento dos orçamentos domésticos, de modo que o povo não tem dinheiro para pagar a conta que se pretende lhe imputar.

Em face disso, o Governo precisa cortar é na própria carne e extinguir uns quinze ministérios e enxugar boa parte dos 22.000 cargos comissionados para desonerar a folha de pagamento.

Agora, o próprio Ministro Joaquim Levy declarou hoje que está se sentindo isolado no Governo e tudo indica que perdeu autonomia para realizar as mudanças e os cortes.

Doutra parte, uma coisa é preciso destacar que o Levy tem o seu interpessoal amarrado, recheado de âncoras de insegurança, isto é, dificuldades para explanar as suas ideias e convicções, levando grande desvantagem, no aspecto da comunicação, com o Ministro Nelson Barbosa que é bem loquaz e mestre na arte de se esgrimir com as palavras.

Todavia, ganha o Levy, em termos de credibilidade junto ao mercado, motivo pelo qual a troca de Ministros pode não se efetivar, pelo menos, no momento tempestuoso em que vivemos.

Eis a sua fala (comentário de 3/9 às 11;00 hs): “Me perguntam (sic) o que acho da saída do Ministro LEVY. Respondo que ele é um estranho no ninho. Ele quer cortar gastos e o Governo não quer, a sociedade também não, obviamente”.

Anônimo disse...

CPI dos Fundos de Pensão convoca Dirceu, Gerson Almada e irmãos Pascowitch

A CPI dos Fundos de Pensão aprovou nesta quinta-feira, 3, a convocação, como testemunhas, do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, do empresário Gerson Almada, sócio da Engevix, e dos irmãos José Adolfo Pascowitch e Milton Pascowitch, apontados como operadores na companhia em irregularidades investigadas na Operação Lava Jato.
Na série de requerimentos aprovada há pouco por consenso, a CPI convidou ainda, entre outros, o diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos Alberto de Paulo, para "prestar esclarecimentos acerca da dilapidação do patrimônio de grandes fundações patrocinadas por empresas estatais", a presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Julia Damazio de Barroso Franco, e o ex-presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz.

Fonte: Estadao Conteudo

Medeiros disse...

Prezado João Rossi Neto,

Como sempre muito boa a análise feita a respeito da saida ou não do Ministro Levy. Fecho com teus argumentos. Forte abraço.

Pr.guima disse...

-CPI dos fundos: "Gueiteiro mais liso que muçum". Deputado questionou sobre transferencia para BB 50% do superavit. O sr.Gueiteiro limitou-se a dizer que não conhece a contabilidade do BB. Se realmente defende-se nossos interesses, bastaria ser objetivo e claro e dizer que realmente o banco apropriou-se de 7,5 bi de nossos resultados. Parece existir um desconhecimento de alguns deputados ( talvez nossas entidades deverão municiar melhor os integrantes da CPI ). Quem sabe buscar de volta estes valores. Erica Kokai defendeu a corja petista, que decepção.

Anônimo disse...

CPI do Fundos - Os comentários dos deputados prova que a governança da PREVI é modelo a ser seguido pelos outros fundos!!! Parabéns a todos nós!!! Parabéns ao Dr. Medeiros que faz parte deste aprimoramento na governança da PREVI!!!!

Anônimo disse...

3 de setembro de 2015 15:10

O sr. Gueitiro, como funcionário de alto escalão do Banco do Brasil, não pode alegar desconhecimento da contabilidade da empresa.
É de causar espanto.

Anônimo disse...

A transferência dos 7,5 da PREVI para o BB está representada contabilmente nos dois lados, e, por conseguinte, é só consultar a escrituração da PREVI, onde um débito numa conta do grupamento Reserva Especial foi feito, e, pelas leis das partidas dobradas, um crédito correspondente tbém o foi, de mesmo valor e com históricos pormenorizados. A consulta não é complexa, principalmente para alguém que se destacou no BB exatamente pelo trabalho de escrituração da incorporação do patrimônio da Nossa Caixa. E esse pessoal da CPI não sabem contestar tamanho disparate?

Anônimo disse...

Onde se lê: esse pessoal não sabem, leia-se: esse pessoal não sabe.
Grato!

Anônimo disse...

ninguem quer ser o pai de filho feio.colegas, SETE BILHOES E MEIO eh o valor q o BB roubou da Previ atraves de uma resoluçao construida especialmente p assaltar os fundos de pensao,principalmente o maior.como alguem NAO ENXERGA a tramoia?deputados mal informados?....tah bom.presidente q desconhece contabilidade do BB?......tah bom.estou esperando um super presente do PAPAI NOEL esse ano!

Anônimo disse...

Olhem o site da Previ agora: 21:32, do dia 03.09.2015.
Fantástica a rapidez da Previ em publicar "fatos" positivos. Impressionante. Enquanto isso: Sr Gueitiro, cadê o ES Capec, ou qualquer coisa parecida, que o senhor disse estar em estudos avançados? É lamentável que entrem estes metidos a sabidos (além disso, faltando com a verdade, como o Dr Medeiros gosta de dizer), com MBA e outros títulos (que para mim não valem nada!).

Anônimo disse...

Dr.Medeiros. que o calor das CPIs, não venham esfriar a implantação do ES 13, já que não há mais nada para nos aliviar da penúria que estamos vivendo.

Anônimo disse...

Esperarei a votação para me desfiliar.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

Acredito que DE ALTO ESCALÃO, seja AQUELE PESSOAL que trabalha nos EDIFÍCIOS MAIS ALTOS. Tem gente que se IMPRESSIONA COM TUDO!

Anônimo disse...

Mas o que é isso, Presidente Gueitiro ?

O senhor assinou nosso último Balanço e nas "NOTAS EXPLICATIVAS" (que compõem o Balanço) 17.2 pág.156, trata da Utilização do superavit 2010, por parte da Patrocinadora Banco do Brasil (parágrafo 3º do Artigo 89), onde foram registrados na rubrica "Utilização do Superavit -2010 (patrocinadores) as seguintes movimentações:

Em 2013 havia R$ 7.794.154 (7,79 BILHÕES!), atualizados com INPC+5% +R$ 874.309 e destes, foram utilizados só R$-(513.221) para pagar as contribuições patronais, resultando num saldo de R$ 8.155.242 (MAIS DE OITO BILHÕES!!!)EM 31/12/2014, A DISPOSIÇÃO DO BB, DENTRO DOS COFRE DA PREVI!!!

O Sr. sabe bem disso. Porém esquivou-se da pergunta do político, pois deduziram que tais valores estavam DENTRO DO BB, quando estão dentro da PREVI!
Nota-se que os rendimentos anuais desta montanha de dinheiro dentro da PREVI, a disposição do Banco do Brasil, são SUPERIORES aos valores que o BB se utiliza (por partida dobrada!)para pagar seus compromissos com o Plano 1 da PREVI....(assim fica fácil...muito fácil!!)

O Sr. conhece a contabilidade do BB e, por ofício conhece muito bem a contabilidade da PREVI, pois assina seus Balanços...

Fonte:Demonstrações Financeiras da PREVI em 2014 (Pág.156) -17.2 Notas Explicativas.

camargo disse...


Com alusão ao comentário de 04/09/2015, 7,10h., com detalhes, acho que deveria ser destinada aos membros da CPI dos Fundos de Pensão ,
via e-mail, aqui no blog ela chegou e aqui morrerá.

Anônimo disse...

Boa a sugestão do anônimo de 3 de setembro de 2015 22:24.

Até a eleição pensarei seriamente sobre o assunto e logo após, possivelmente, executarei o mesmo ato.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Saude

Colega das11,32

Tanto valor a disposição do banco DENTRO da Previ
Faz pensar o seguinte..Um Passivo corrigido gera débitos , por
PARTIDAS DOBRADAS que afetarão o lucro , a menor, na PREVI.por
outro lado a correção no valor do ATIVO no balanço do BB gera
volumoso lucro para o Banco. São varações Ativas e Passivas
em cada balanço NAO EQUIVALENTES. São contas que (deveriam)
já ser resolvidas. As variações ativas e passivas não
equivalentes afetam o patrimônio liquido. E o Imposto de
Renda ........?Abrs. Mario D

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,


Essa CPI dos fundos de pensão não vai dar em nada.

É preciso municiar a oposição com informações de possíveis influências nos investimentos da PREVI.

Vide abaixo, publicado na Folha de São Paulo.


mail Grátis
Shopping

São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OS NEGÓCIOS DO MINISTRO

Empreiteira com negócios públicos contratou Palocci

WTorre diz que recorreu à empresa de consultoria do hoje ministro para tratar de "assunto corporativo"

Construtora fechou entre 2006 e 2010 negócios em torno de R$ 1,3 bilhão com fundos de pensão e Petrobras

RUBENS VALENTE
ANDREZA MATAIS
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DE BRASÍLIA

O grupo WTorre, que fechou negócios com fundos de pensão de estatais e com a Petrobras, foi um dos clientes da empresa de consultoria do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.
A empreiteira também fez doações de campanha a Palocci (R$ 119 mil), em 2006, e a Dilma Rousseff (R$ 2 milhões), no ano passado.
A WTorre fechou negócios com os fundos e com a Petrobras entre 2006 e 2010, quando o hoje ministro da Casa Civil era deputado federal pelo PT (2007-2010) e sua empresa, a Projeto, estava ativa como consultoria.
Esses negócios são avaliados em R$ 1,3 bilhão -com Petrobras e os fundos de pensão Funcef (Caixa) e Previ (Banco do Brasil).
O grupo WTorre diz manter ativos de R$ 4 bilhões em 200 projetos.
Em nota, a WTorre informou que "confirma ter contratado a Projeto para prestar consultoria num assunto corporativo, a respeito do qual a empresa se reserva o direito de não comentar". A construtora, que pertencente a Walter Torre Júnior, não revela quanto pagou.
Também em nota, a assessoria da Projeto disse que seus contratos têm "cláusula de confidencialidade que não lhe permitem revelar os nomes dos seus clientes".

PETROBRAS
Em fevereiro de 2010, a empresa vendeu o complexo WTorre Nações Unidas, numa das regiões mais caras de São Paulo, à Previ.
Pouco antes, em 17 de dezembro de 2009, uma das controladas da WTorre celebrou acordo para alugar parte do Centro Empresarial Senado, no Rio, ainda em projeto, à Petrobras, um negócio de R$ 650 milhões.
O complexo abrigará escritórios da petroleira.
A empresa também comunicou em seu balanço de 2009 que tentava renegociar uma dívida de curto prazo, de R$ 250 milhões, com o Banco do Nordeste. A empresa e o banco não dizem se a renegociação foi concluída.
Em outro negócio, a companhia repassou ao Funcef e à Engevix Engenharia R$ 410 milhões em ações do estaleiro Rio Grande (RS).
A WTorre também é responsável pela obra do estádio do Palmeiras e figura na composição da controladora da concessionária que administra o trecho paulista da rodovia BR-153. No segundo caso, ela pediu à Agência Nacional de Transportes Terrestres sua saída.

ELEIÇÕES
A maior parte das doações a campanhas eleitorais feitas pela empresa beneficiou candidatos petistas.
Os valores foram crescentes a partir de 2006.
Em 2010, além da doação de R$ 2 milhões à campanha de Dilma Rousseff, da qual Palocci era coordenador, também houve aporte para o tucano José Serra (R$ 300 mil), adversário na disputa.

--------------------------------------------------------------------------------
Colaborou CATIA SEABRA, de Brasília


caos e ordem disse...

Oi Medeirão, conte com meu voto e uma campanha a seu favor aqui em Limeira (SP). abração

José Humberto disse...

Prezado Medeiros, bom dia
Conte comigo e com o meu trabalho em prol da sua eleição para o Conselho Deliberativo da ANABB.
José Humberto