A VENEZUELA É AQUI, O BRASIL PAROU

domingo, 27 de maio de 2018

Quem estava alienado agora finalmente se deu conta que algo estava errado no Brasil.  Teve que faltar transporte, comida e remédios para as pessoas se darem conta de que a realidade era pintada de cores falsas.


Lucro trimestral da Petrobrás de sete bilhões foi festejado.  Lucro de seis bilhões do Itaú foi festejado.  Lucro de dois bilhões do BB foi festejado. Agora a economia está se recuperando. A bolsa vai rumo aos cem mil pontos.

Temer lança Meirelles candidato a presidente por ter colocado a economia nos trilhos. A inflação está controlada. O PIB volta a crescer.

A Previ apresenta superávit. Sinal de que houve uma gestão eficiente dos recursos.  O presidente e os diretores indicados foram reconduzido pelo BB.

Uma greve dos caminhoneiros derrubou toda essa falácia.  Desnudou o país.  Mostrou o lado negro e negativo., mostrou nossa fragilidade.

De repente, estamos a beira do colapso, no meio do caos. Mas não foi a greveque causou o caos. Foi o caos que causou a greve,

Corremos para os super mercados para comprar papel higiênico, água , produtos básicos.

Viagens são prejudicadas. É o meu caso . Tenho viagem marcada para o exterior.  Não sei se vai sair. É via São Paulo. Baita prejuízo. Mas mesmo assim estou apoiando.

Remédios começam a faltar nas farmácias.  É o caso de um hiper tensivo que eu uso. Os preços das verduras e frutas estouraram.  Tem que existir limites.

E o nosso Governo  ?   Incompetente, ignorante, arrogante, e .... não sabe negociar.  Quarta feira vem aí uma greve dos petroleiros para agravar a situação.

O que fica ainda no ar é se a greve visa o atendimento de reivindicações da categoria ou se é algo mais profundo, como, por exemplo, motivar uma intervenção. No refrão cantado pelos  grevistas, falava que o movimento já era vitorioso, mas que apenas tinha começado. Irá até onde ?

Fiquemos atentos. Nada mais será como antes.

11 comentários:

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros;
Pela propriedade do assunto, reproduzo, abaixo, o que disse que estava pensando, na minha página do FB, a saber:

"Acho que estão levando esse levante, ou “greve dos caminhoneiros”, que chegou, absurdamente, ao sétimo dia – tempo bíblico da criação do mundo – de uma forma muito burra, incompetente e claudicante.
Como muitos já disseram, aqui no FB, há algo mais por trás disso, ou há “algo de podre no reino da Dinamarca”, como lembrou, shakespearianamente, o amigo Gustavo Maia Gomes. Está na cara!
Desde quando o grande erro da Engenharia Nacional optou pela predominância da solução rodoviária, abandonando a marítima e destruindo a ferroviária, ficou evidente, que o estrangulamento rodoviário, por qualquer forma de acidente, num país de dimensões continentais, causaria danos significativos à economia, pela supressão do abastecimento de produtos vitais e estratégicos, que são muitos. Confiaram na probabilidade otimista de ocorrências, apenas, isoladas, episódicas e facilmente contornáveis.
Agora, diante dessa impensável realidade da “greve dos sete dias”, sobressaem duas vertentes de ajuizamento:

1) Não é uma greve de pequenas necessidades, ocasional, sem grandes preparos, para reivindicações de dois ou três reclamos. Diferentemente, é um movimento premeditado, de dimensões nacionais, adensado em modais estratégicos. São mais de 1 milhão de caminhoneiros autônomos, ou ligados estranhamente a dezenas de grandes empresas transportadoras, com lideranças e comandos diversos, flutuantes e mutantes. Foi acariciada, inicialmente, pela simpatia popular, ainda ignorante de suas repercussões(desabastecimento, transportes, indústria e outras cadeias produtivas) e reportada superficialmente pela “grande mídia”, narrando, apenas, as ocorrências pitorescas de estradas e acostamentos, sem aflorar as motivações e grupos de interesses.
2) O Governo – na composição dos três poderes(Executivo, Legislativo e Judiciário), mostrou-se despreparado, descoordenado, incompetente e claudicante. Despreparado, porque sua “Inteligência”, devia conhecer, como até as pedras das estradas sabem, da extrema vulnerabilidade de nossa logística de transportes. Descoordenado, na fuga irresponsável, das Casas Legislativas. Incompetente, por não ter pronto um “plano nacional de ação”, para o enfrentamento de eventuais acidentes e distúrbios e claudicante, por não ter força e coragem para aplicar uma das mais elementares leis da Física: A toda ação se opõe uma reação igual e contrária. Para ilustrar o que sugiro, lembro aos que enaltecem e copiam os ritos da democracia americana, que procurem saber o que fez o Governo Reagan, em 1981, no enfrentamento imediato da grande greve dos "controladores de voo", que representou um grave problema para a população e a economia do pais...

Ontem, sofri horas, para percorrer meus percursos e vivi os sofrimentos da população, nos ônibus tardios e superlotados. Passei por vergonhosas e custosas filas de carros à espera incerta de uma migalha de gasolina, em postos desabastecidos. Depois, vendo o jogo da Liga, com a narração verborrágica do Galvão Bueno, ouço-o enaltecer, fora do contexto, o “constitucional direito de greve”.
Amanheço o domingo, com a noticiário ainda alarmante: Centenas de bloqueios perduram em todo o país, Governo acabrunhado, buscando novos acordos, “Banana a R$15 e coentro a R$8”, no G1, e, quase hilário, se não fosse trágico: Anuncio de greve pelos petroleiros, a categoria de trabalhadores mais bem paga e cheia de direitos do país! Só falta, agora, o Whatsapp sair do ar. Aí, vocês vão ver o que é bom pra tosse!"

Anônimo disse...

Que pesadelos. Falta tudo. Onde vamos parar ? Cadê o exército? Cadê o Judiciário ?

Anônimo disse...

Fora Temer !

Anônimo disse...

Prezados colegas,

O que vamos ganhar com essa greve? Nada. O que nos sufoca não é apenas os impostos sobre combustíveis mormente o diesel. Essa greve teria que ser mais abrangente. A redução de impostos deveria se estender a todos os produtos e serviços produzidos neste país. E não é somente a redução em si mas seus efeitos deveriam refletir no preço final ao consumidor o que nunca acontece. A Dilma desonerou diversos setores da economia e o que ganhamos com isso? Nada.

O transporte é crucial ao movimento da economia do país e o imposto tem que ser reduzido para baixar o preço final sem sacrificar a Petrobrás que tem que manter sua margem de lucro para não comprometer seus investimentos para aumentar a capacidade de produção e refino de petróleo. E os impostos em outros produtos que chegam de 30% a 80%. Não da mais para aguentar.

Anônimo disse...




Fora TODOS OS POLÍTICOS que ai estão a nos torturar.

ricardo o.c. albuquerque disse...

Meeiros,
Bom dia.
Chegamos a um ponto que não é so o 'FORA TEMER' o absurdo que esses sábios do BACEN fizeram. 15% da selic dose cavalar de juros acabaram com o pouco gás que a economia ainda tinha. Deveriam ter percebido que a própria recessão ajudaria a baixar a inflação. FORA OS INCOMPETENTES DO BANCO CENTRAL. Enquanto os sábios colocarem sempre o MERCADO a frente do seres humanos estamos fritos.ricarddo

Anônimo disse...

Embora atrasad meus cumprimentos pelos oitenta anos. É a coisa está feia. O Governo se foi. A bolsa derreteu. A Previ entrou em déficit novamente.

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Estou sem nada em casa. Saí pra buscar água e comida e estou preso no trânsito. Um horror. Estou a beira do pânico.

Anônimo disse...

Parabéns dr Medeiros pelo niver.

Carlinhos

Anônimo disse...

O aborrecimento só não é total porque o nosso Inter venceu do Corinthians no último minuto.

Unknown disse...

As greves deveriam ser evitadas a todo custo com negociação antecipada entre as partes, uma vez que os seus efeitos sao danosos ao povo e ao país.