QUEM DIRIA QUE VIVER OITENTA ANOS IA DAR NISSO

sábado, 26 de maio de 2018

Eu hoje estou aqui, vivendo este momento lindo. Se amei ou se chorei, se sorri ou se sofri, o certo é que emoções eu vivi, canta Roberto Carlos. Eu também vivi muitas emoções. É que estou fazendo oitenta anos hoje, 26 de maio de 2018.

Escolhi o Banco do Brasil para trabalhar porque era, naquela época, um ótimo emprego. Oferecia bom salário, uma carreira, um ideal a ser atingido, proteção à saúde e uma aposentadoria justa.  Ingressar no BB por concurso era a garantia de que o felizardo estava feito na vida e se transformava num excelente partido para as moças casadoiras. Além disso meu pai era do banco. Apaixonado pelo BB. Arriscou até  a vida por ele.



Eu entrei na Faculdade de Direito em fevereiro de 1957 e no Banco do Brasil em abril do mesmo ano. Tinha 18 anos. Tinha sonhos. Tinha pretensões. Tinha dificuldades. Tinha tuberculose. Um estigma naquele  tempo. Vai morrer cedo, diziam.

Vinha de uma infância feliz em Uruguaiana. Apenas uma surdez atrapalhava um pouco minha vida. As pessoas me achavam distraído e tímido, talvez abobado. Não se davam conta que eu escutava mal, produto de uma otite. Esse menino não vai dar em nada, profetizavam.
Tive um programa de TV onde eu debatia os problemas da fronteira oeste, nas quartas feiras, depois da novela. Sucesso de audiência. Fiquei famoso na cidade. Fui presidente do Rotary Clube de Uruguaiana Presidente da Somar, que fazia alfabetização de adultos pelo rádio. Emocionante. Professor e diretor interino da Faculdade de Zootecnia. Lancei um livro Desafio à Pecuária, best-seller estadual. E fui convidado para ser prefeito de Uruguaiana, que, por ser fronteira, era nomeado pelo Presidente do Brasil.

Convocado pelo Governador Guazelli para ser diretor de crédito rural do Badesul, em Porto Alegre, me mudei com a família toda, mulher, quatro filhos, empregada e cachorro policial. Meu mandato foi o único renovado pelo Governador Amaral de Souza no sistema financeiro. Fui de novo convidado para prefeito de Uruguaiana. Indicado para a ESG, para diretor do BB e do Bacen. Tive que ceder meu lugar para o ex senador Daniel Faraco por ainda ser muito novo, trinta e sete anos. Assumi a presidência da Banrisul Financeira. Retornei para o BB, fui convidado para consultor jurídico adjunto do banco em Brasilia, não aceitei, Ana se recusava a morar em Brasília, e fui nomeado assessor jurídico da Super RS, onde me aposentei em 1987 e fui advogar,, trabalhar na Bantrade e ser diretor de corretora de valores no mercado de capitais.

Tres  anos depois ingressaria na Afabb RS, recém criada, e lá permaneceria até hoje,  como consultor jurídico e presidente, tendo sido conselheiro  fiscal e deliberativo da Previ, conselheiro  fiscal da Gerdau e da Vale, autor do livro no Olho do Furacão. Viajaria a trabalho e por lazer por todos os continentes, menos a Austrália, por todos os países da América, por todos os Estados do Brasil, mais de quinhentas viagens de avião só  para o Rio de Janeiro, eu que quase morri num acidente aéreo com um avião DC 3 da Varig. Criei o blog do Medeiros que tem quase dez anos e mais de três milhões de visualizações, tendo chegado 141 países. Sou surpreendido em lugares com desconhecidos que me perguntam tu ès o Medeiros, aquele do blog ? Condecorado pela FEB, pela OAB RS e pela Prefeitura de Uruguaiana, com mais de cinquenta troféus de tênis, futebol e biriba, além de inúmeras medalhas. Adoro percussão e ronco uma cuíca.

O que eu não poderia imaginar, naquele ano de 1957,  quando ingressei no banco e na faculdade, é que ao fazer oitenta anos , hoje , ainda estaria advogando ativamente e ainda fazendo parte da comumidade do Banco do Brasil através da Afabb Rs e da AABB. 


 Sim, jamais imaginaria que teria condições de ir tão longe geograficamente e profissionalmente, conheceria tantos países, amanheceria defronte as pirâmides do Egito, andaria de camelo nas areias de Marrocos, me comoveria em Jerusalém no Horto das Oliveiras , no Gólgota e no muro do Templo, ficaria extasiado na mesquita azul de Istambul , participaria de  um safári na África do Sul, pegaria um leão no colo, assistiria ao espetacular por de sol de Santorini, andaria de gondola em Veneza, curaria um melanoma em Fátima, foto acima,  e iria viver tantas outras maravilhas, como entrar no interior da floresta amazônica, convivendo com cobras, macacos e araras,  nadar com golfinhos e tartarugas nas águas límpidas de Fernando de Noronha e com peixes e tubarões nos corais de Cozumel, no México.

Jamais imaginaria que ocuparia tantos cargos importantes, lidaria com tão altas autoridades, presidentes da República, Ministros, Governadores. Faria palestra na FAO em Roma sobre problemas ambientais. Enfrentaria situações e aventuras nesses oitenta anos, como o peladaço, a novembrada e a renúncia na Previ; como defender o Palácio Piratini de ataque aéreo na legalidade do Brizola armado apenas de revólver calibre 38; como salvar a vida de ...   Enfim... desculpem , hoje é um dia de emoções e de recordações. De sorrir e de chorar ! Dia de comemorar por chegar até aqui, ainda lúcido e de bem com a vida ! Dia de agradecer, à Deus, Nossa Senhora, meus santos, meu anjo da guarda, à Ana, aos meus pais, à família e a todos os que me auxiliaram a percorrer a jornada.  Desculpem eventuais falhas, procurei sempre o bem e a luz, buscando servir.  Obrigado do fundo do coração.

Quem diria que viver oitenta anos  ia dar nisso tudo !

20 comentários:

Pr.guima disse...

-Parabéns Dr.Medeiros. Muita saúde. Muita Paz. Felicidades. E vamo que vamo.
Guimarães

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Parabéns pelos oitenta anos, desejando uma vida longa e profícua, repleta de muitas alegrias.

Sobre Daniel Agostinho Faraco permita uma retificação, pois ele não chegou a ser eleito Senador da República, mas, sim, Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, apesar de ser catarinense. Exerceu 7 mandatos, eleito nos anos de 1945, 1950, 1954, 1958, 1962, 1966 e 1970. Foi, portanto, constituinte em 1946. Funcionário concursado do BB, foi gerente de diversas agências, chegando também a diretor da instituição (antiga DISUL). Também foi Ministro de Indústria e Comércio.

Pedro Borges disse...

Meus mais efusivos PARABÉNS Dr. Medeiros, uma vida plena de sucessos, de muitas e gratificantes experiências. Nunca me esqueço de uma frase, cujo autor não me lembro: "Quem passou pela vida em brancas nuvens e, em plácido repouso adormeceu, quem não sentiu o frio da desgraça, quem passou pela vida e não sofreu, foi espectro de homem, não foi homem, só passou pela vida, não viveu". Eu também sou aposentado do BB e comecei a carreira no Rio Grande do Sul, em 1964, na cidade fronteiriça de Santana do Livramento. Andei bastante e guardo gratas recordações da vida de bancário, apesar de aposentado há 24 anos. Receba, neste seu dia, o meu abraço fraterno.

José Carlos Faleiro Lopes disse...

PARABÉNS, meu Colega e Amigo, Dr. Medeiros!
Muito linda sua história de vida, recheada de emoções.
Que continues por muitos anos, junto com sua querida Esposa Ana, eterna companheira, nos brindando com suas palavras motivadores.
Que sejas muito FELIZ, com muita SAÚDE!
Um ABRAÇÃO!!!

José Flávio -Juiz de Fora disse...

Parabéns, Dr.Medeiros! Que Deus lhe dê muita saúde para continuar aumentando esse currículo maravilhoso. Deus lhe abençoe! Felicidades!

Blog do Ed disse...

Belíssima história! Parabéns, jovem senhor de oitenta anos!
Edgardo Amorim Rego

Ivan Rezende da Silva disse...

Parabéns, Medeiros, pelos 80 anos, e esta determinação em viver com esta disposição e ainda ser solidário com os seus colegas, mantendo este blog que muito nos ensina.
Saúde e paz!

Anônimo disse...

Parabéns, Caro Medeiros. De fato, o colega tem muitas historias para contar e é melhor ir preparando um livro de memorias, para melhor conhecermos o nobre colega.
Que Deus continue te abençoando junto com seus familiares.

Anônimo disse...

Que belíssima história Dr. Medeiros. Por isso tudo, provoca náuseas quando um famoso "quem" tem o desplante de chamar de mentiroso uma lenda com uma biografia dessa.
Feliz aniversário Dr. Medeiros. Você é o Super Homem, herói de milhares de aposentados e pensionistas.

Você o cara. Você é a lenda.

Parabéns por essa data tão importante para nós pós laborais

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

COMO RETRIBUIR?
Caríssimo e ilustre Doutor Medeiros, faço presença, junto com inúmeros, nesta data digna de comemoração. Tu aproveitaste cada segundo da vida, para o bem. Tua vida, "irmão mais velho", sem adular-te, é de admirar e dizer: "quero imitar, pouco que seja". Tudo de bom. Grato por tudo e segue afetuoso PAZ E BEM!

"O que poderei retribuir ao Senhor, por todo o bem que ele me fez?"
Salmo 116,12

"Senhor, o meu coração decidiu cumprir as tuas leis; seja essa para sempre a minha recompensa". Salmo 119(118),112

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, parabéns muita saúde, paz e alegria. Um exemplo de vida que se nos faz orgulhosos por ter um colega especial, dessa extirpe. Palmas e é que o Senhor o abençoe e lhe conceda muitos anos mais de plenitude.

Nei G,B,Vaucher disse...

O que dizer, depois de ler esse livro aberto da vida de nosso estimado Dr.
Medeiros, senão PARABENS A VOCE e vo-
tos de muita saude, paz e amor junto
a todos seus familiares, como tem sido
até agora.
VIDA LONGA AO GUERREIRO DE URUGUAIANA
VAMOS QUE VAMOS.

Maria Marli Tomasoni-Aposentada.Bal.Camboriu Sc disse...

PARABÉNS Sr Medeiros!pelos 80 anos,de luta,de sonhos conquistados,de muita Fé em Deus,N.Sra e de seus Santos e sobretudo por sempre ter acreditado em sua capacidade, de fazer a diferença e ser este belo exemplo de ser humano,Cristão e profissional!seu testemunho nos incentiva de quem sonha e luta pelos seus ideais com certeza todas forças irão conspirar para que sempre o melhor aconteça!Muita saúde,muita paz,muitas alegrias e ainda muitas conquistas que lhe aguardam!Sua luz do jocem de 18 anos continua aí firme e forte em sua mente,coração e Espirito!abraços

Sérgio Freire disse...

Parabéns!!
O mérito é todo seu.

Anônimo disse...

Daniel Faraco nunca foi senador pelo RS. O doutor deve estar se referindo a Daniel Krieger...

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


PARABÉNS CARO MESTRE! MUITO RESPEITO, MUITA ADMIRAÇÃO e, porque não dizer, uma ponta de inveja, do Vosso IRREPARÁVEL CURRÍCULO! E também meu MUITO OBRIGADO, pela DEFESA INTRANSIGENTE dos MENOS FAVORECIDOS. Desculpe a informalidade, MAS O SENHOR AINDA RODARÁ MUITOS QUILÔMETROS NESSA VIDA!

Anônimo disse...

Que bela e produtiva jornada relatada com seu estilo vibrante e marcante. Uma verdadeira oração de graça e agradecimento à vida. Parabéns por mais esta conquista. Abraço.

Nildete disse...

Bom dia


O senhor merece aplausos! Sua história de vida é de dedicação ao trabalho, à família, aos amigos e acima de tudo a Deus.

Que Deus abençoe sua vida e a de sua família! Parabéns! Felicidades e muita saúde para comemorar sua vida.

Um abraço.

sss disse...

Parabéns Dr. Medeiros.Felicidsdes, Amor, Saúde e Paz. Tenho certeza que deixarás Histórias de pelo menos cem anos. Vamos que vamos.

Medeiros disse...

Este é um registro estritamente pessoal. Em virtude disso não vou publicar nenhum comentário. Desculpem. Agradeço a compreensão e os votos de felicidades. Forte abraço.