PADECER NUM PARAÍSO

sábado, 12 de maio de 2018

Mãe é padecer num paraíso,  sempre apreciei essa frase inspirada do poeta.


Porque mãe sofre pra ser mãe. Nove meses carregando no ventre o filho, dos quais o primeiro trimestre tem enjoos. Depois vem o parto com todo o seu sofrimento. Empurra, faz força, aguenta a dor, até nascer a criança. Padece, sim. Mas pouco importa, o que importa mesmo é a maternidade, o que importa é ser mãe.

E ser mãe é padecer num paraíso !

Dia das mães é uma data de homenagem e de recordar.  No meu caso, relembro de minha mãe, Geny, falecida há alguns anos, com 94 anos.

Costumo dizer que ela era bonita por dentro e por fora. Era do bem e poderia ter sido miss se ela quisesse disputar concurso de beleza.

Quando meu pai faleceu, ela virou pensionista. Tinha orgulho de ser pensionista do Banco do Brasil. E reclamava de ter ficado apenas com 60 por cento do salário de seu marido. Uma vergonha, uma desconsideração. Por que a redução ?

A mãe tinha histórias. Não era sopa. Tomava atitude firme quando achava que tinha que agir.

Numa ocasião durante o horário de fazer os deveres do colégio eu escapei para  jogar futebol. Eu tinha ganho uma bola de futebol de aniversário. Tinha dez anos. A partida era num campo de futebol profissional. Onze contra onze. Camisetas e tudo.  O jogo corria disputado, quando de repente irrompe no gramado uma senhora bonita , esbelta, bem vestida, de salto alto. O jogo para. Era a minha mãe. Foi até o meio do campo. Agarrou a bola e se retirou para casa. Imaginem a indignação dos jogadores comigo e a cara com que cheguei depois em casa. Nunca mais desrespeitei ordens de minha mãe  . A lição estava dada. Primeiro os deveres. Depois a diversão.

Tenho saudades dela.

Minha homenagem sincera a todas as mães.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, bela história.

Rubens

Anônimo disse...

Bela homenagem, bonita história, mãe corajosa. O filho tinha que sair bom assim.

Oscar

Anônimo disse...

Filho de mulher linda e elegante só poderia ser lindo e elegante também! Parabéns!

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Continue a nos brindar com suas belas historias. Quem sabe, mais tarde, um livro de memorias...?

Anônimo disse...

Acabo de contar para meus netos a história de sua mãe. Valeu. Feliz dia das mães.