A REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA PREVI

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dia 8, sexta feira passada, houve a reunião de apresentação dos resultados do exercício 2010 da Previ, no auditório da Super - RS.  Desculpem o termo, mas, do jeito que está sendo programada, acho mesmo que é uma palhaçada.

Começa pela organização. O programa e o horário foi mudado tres vezes.  Tudo em cima do laço. Mesmo assim o encontro iniciou com atraso. Às 9,30 horas tinha mesmo pouca gente. Daí o começo da palestra de educação previdenciária foi às 10,20 horas e foi até às 11,15, quando aconteceu um intervalo para o café.

A apresentação feita pelos diretores Vitor Paulo e Rene , do Planejamento e Investimentos, teve início só às 11,30 horas, muito tarde. Os debates e perguntas foram , então, para as 12,15 horas.Aí não dá.  No tocante à organização e programação minha avaliação é zero.

A palestra de educação financeira foi fraca e inadequada ao público.  Talvez se fosse feita a uns cinquenta anos atrás...Eu, pessoalmente, não gostei.  Houve uma hora, que numa anedota, existe uma mensagem depreciativa da classe política, que, nós podemos fazer, mas não um professor, ainda mais pago pela Previ.

Chamou minha atenção a colocação feita pelo Vitor Paulo a respeito das contribuições que fizemos ao INSS, sempre no teto máximo, que foram reduzidas de vinte salários mínimos para cinco, e que não se refletem proporcionalmente na quantia paga de benefícios pela previdencia oficial.

Se o INSS pagasse mais a Previ pagaria menos, naqueles benefícios onde há complementação. Ajuizamos e continuamos ajuizando ações contra o INSS reclamando do valor do benefício que nos paga.  Antes a Previ nos incentivava não ficando com os atrasados.  Quando resolveu abocanhar os atrasados, desestimulou novas ações. QUEM TEM QUE REVISAR SUA POSTURA NESSA QUESTÃO DO INSS É A PREVI.

Foram feitas todas as perguntas relativas ao superavit e ao realinhamento do plano. Quando o clima esquentou Vitor Paulo avisou que tratará do assunto com mais tempo quando vir a Porto Alegre fazer a palestra na AFABB - RS.

Para mim tocou reclamar a respeito da falta de transparencia nos dados projetados na tela relativos ao exercicio de 2010, embora tenha elogiado o fato de que este ano o relatório e as demonstrações contábeis tenham sido divulgados em tempo oportuno no site da Previ.

Nenhum slide projetado continha qualquer informação a respeito dos custos e despesas administrativas da Previ. Uma omissão injustificável. Vou abordar esse assunto numa postagem especial. Escrevi um artigo no informativo da AFABB RS intitulado "as despesas secretas da Previ", que teve enorme repercussão.

Começam a chegar procurações de todo o país para o protesto judicial. Uma que me emocionou foi do colega Carlos Rosalvo Serrano, do Rio |Grande do Norte, um grande batalhador nosso e grande amigo.

Ele diz o seguinte no final de sua correspondencia: Estamos na luta para conseguir mais adesões e aumentar nossa força de pressão, para garantirmos a vitória. Lembro-me como Euclides da Cunha fechou no seu livro Os Sertões a narrativa sobre Canudos: Canudos não se rendeu, caiu, porque tombou o seu último defensor." Vale a pena lutar por uma cvausa justa enquanto a vida nos permitir".

E´ isso aí Serrano.

DELENDA CARTHAGO - PROTESTO JÁ - O SUPERAVIT É NOSSO

9 comentários:

Anônimo disse...

Caro Doutor Medeiros,
Esperava-se tanto, alardeou-se tanto, que os colegas do Rio Grande iriam "botar pra ferver".
Mas, nas palavras do colega Edison de Bem que lá compareceu, foi uma tristeza e subserviência a olhos vistos. Vejam parte do seu relato:

"Ontem participei do encontro na SUPER (RS) para ouvir as patranhas de um diretor da PREVI eleito por nós para nos defender e cuidar de nosso patrimônio. No salão que deveria ser de debates vi e ouvi estarrecido a subserviência de uma plateia de pascácios embevecidos com os números e besteiras ali apresentados. Em determinado momento não pude ignorar as mentiras que nos eram atiradas como se fôramos indigentes mentais. Tudo isso, mérito daqueles nossos representantes, na verdade empregados, pois nós é que lhes pagamos os ricos salários e mordomias. Reagi enfurecido. Interpelei o embevecido palestrante, insultando-o por faltar com a verdade, ademais de outros assaques. Para minha estupefação não tive qualquer sinal de apoio à minha franqueza e duras assertivas contra o marionete que ali se apresentava. Os baba-ovos assentados no auditório o aplaudiam com se o cara fosse um milagreiro dos tempos medievais. Foi uma tristeza. Houve colega que perguntou a respeito do reflexo do terremoto e tsunami japonês sobre os valores das ações da Vale. Tive que desistir e me ausentei do picadeiro ali armado."
Estou em estado de choque. Tá tudo dominado !!

Anônimo disse...

Ei Medeiros? Antonio Conselheiro era um fanático... Será que somos também? Sem essa.

Anônimo disse...

Prezados Medeiros,

Cadê as notícias boas para os associados.

HELENO PINTO NOBRE disse...

SABEMOS QUE A GRANDE MAIORIA DOS APOSENTADOS MAIS ANTIGOS NÃO ESTÁ NEM AHI PARA NADA .

ATÉ NEM SEI PORQUE O QUERIDO EDSOM DE BEM E SILVA ESTÁ METIDO NESTA CONFUSÃO. SEI QUE ELE É UMA PESSOA ALTRUISTA E DE BOM CORAÇÃO E CONTRÁRIO A TODA ESTA PATIFARIA.

REVOLTADO; E O QUE ELE NARROU EU SEM PARTICIPAR ASSIM COMO ELE E SEM OS CONHECIMENTOS QUE ELE TEM JÁ TENHO CONHECIMENTO.

HÁ POUCOS ( 6a.FEIRA PASSADA ); NUM ENCONTRO DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DAQUI DE PELOTAS-RS; ENCONTREI UM COLEGA APOSENTADO ( EM BOAS CONDIÇÕES) QUE PRESENTE ESTAVA E PERGUNTEI EM RAZÃO DO POUCO COMPARECIMENTO O QUE EXISTIA NA BASE DE PELOTAS DE COLEGAS APOSENTADOS E SUGERI UM NUMERO AO REDOR DE 600 E ELE ME AFIRMOU QUE SERIA AO REDOR DESTE NUMERO.

NO MÁXIMO HAVIA DE 20-30 PESSOAS INTERESSADAS NO ASSUNTO. DAI SE CONCLUI A GRANDE MAIORIA NÃO ESTÃO NEM AHI PARA NADA ; COMO O EDSOM CONSTATOU NESTE ENCONTRO AHI EM PORTO ALEGRE.

PUXA-SACOS ; DISPOSTOS A BATER PALMA PARA ESTES CANALHAS É O QUE MAIS TEM DENTRE NÓS.

PESSOAS MUITO BEM APOSENTADAS VÃO ESTAR SE PREOCUPANDO COM A "RALÉ" OS "PÉS DE CHINELO"?. É COMO ELE DISSE NA CARTA DELE; ESTÃO JÁ COMO O PIJAMA VESTIDO; QUEREM SOMENTE SE ENCONTRAR PARA CONVERSAR NA VOLTA DO "AQUÁRIOS" QUE É UM CAFÉ NO CENTRO DA CIDADE PARA FICAR ADMIRANDO O DESFILE D AS BELDADES QUE DESFILAM E DIZENDO " ESTA JÁ C..."! É A TURMA DO JA CO...

ENTENDERAM? ; POUCOS TALVEZ TENHAM INTERESSE EM MEXER COM UM
COMPUTADOR; OLHA LÁ SE LEEM UM JORNAL E NÃO ESTÃO NEM AHI PARA NADA.

O BOLSO ESTÁ CHEIO; APOSENTADORIA GORDA; QUEM SABE LÁ NÃO DUVIDO; MAIS DE 10.000 QUINZE MIL POR MES; VÃO ESTAR ESQUENTANDO CABEÇA ?

ESTA É A VERDADEIRA REALIDADE QUE NOS CERCA. E NÃO É A MENTALIDADE DAQUELE COLEGA APOSENTADO DAHI DE PORTO ALEGRE QUE COM 94 ANOS AINDA ESTÁ ATENTO E QUERENDO PARTICIPAR ( NÃO LEMBRO O NOME DELE )DOS EVENTOS E SITUAÇÕES.

EU NÃO ACREDITO EM MAIS NADA QUE VENHA DE SETOR JURÍDICO NESTE PAIS;PORQUE SÃO TODOS AMIGOS CONIVENTES QUE ALMOÇAM BONS CHURRASCOS NOS FINS DE SEMANA E ESTÃO POUCO SE LIXANNDO PARA O QUE É CORRETO; AINDA MAIS PARA OS "MARAJÁS DO BB".

ELES NOS ODEIAM E O QUE PUDEREM NOS FERRAR VÃO USAR AS CANETAS PARA FAZÊ-LO. É ISTO AHI; AQUI HELENO PINTO NOBRE; JAMAIS ANÔNIMO; MATRICULA 3984740-3 ; TÃO INDIGNADO QUANTO O EDSOM DE BEM E SILVA.

LEMBREI DE UM FATO; LEMBRAM DO EX-MINISTRO ANTONIO DELFIM NETO DIZEM ; REPITO DIZEM; QUE ELE TENTOU VÁRIAS VEZES PRESTAR CONCURSO PARA ENTRAR NO BANCO; NO BB E NUNCA CONSEGUIU; ESTA GENTE TEM ÓDIO DE FUNCIONÁRIOS DO BB. EU PELO MENOS TENHO ESTA VISÃO.!

Anônimo disse...

Participei da apresentação aqui no Rio e pareceu-me mais uma festa do que uma reunião, depois do BB abocanhar mais de R$ 7 bi, com base em resolução discutível. Pensei que com os gaúchos tché a coisa fosse diferente. Onde guardaram a faixa de reclamação das pensionistas? A verdade é que com o voto minerva do BB estamos amarrados e, para a justiça, tem a Costa de Sauípe. A corrupção é o carro chefe deste país e não podemos reclamar pois fomos nós que os colocamos lá, direta ou indiretamente. Culpa da ignorância e da memória curta de nosso povo. Triste, porém não vejam isso como sinal de desânimo, mas necessidade de que sejamos mais aguerridos. Célio Vilela

Anônimo disse...

Prezado Dr.Medeiros,

Aqui em Salvador a coisa não foi diferente, parece que é jogada ensaiada. Tudo igualzinho, o que o Sr. relatou como acontecido em Porto Alegre também ocorreu na capital da Bahia. Uma lástima!!!
A única coisa que aconteceu de bom foi o café da manhâ, muita fartura. Será que foi uma maneira que encontraram para passar mel em nossa boca?

Anônimo disse...

Está faltando mais ação e menos discurso. Estou vendo que como o bb se apoderou, ad infinitum, de 50% do nosso patrimônio, a solução é investir tudo na impetração de uma ADIN visando a derrubar a famigerada resolução 26. Somente a partir daí as coisas poderão ser corrigidas. Se não se conseguir isto, melhor ensacar a viola.

Anônimo disse...

Aqui na minha cidade na apresentação da Previ, tinha uns aposentados que nem sabiam de superávit. Um deles me disse que bem que estranhou um dinheiro creditado na conta, mas achou que era algum adiantamento. Pra voce ver que a maioria não está nem preocupada com superavit

Anônimo disse...

Dr. Medeiros. Que inveja e que saudade das aguas quentes do Gravatal. Bom proveito. Unistes o util ao agradavel. Quero defender os que nao vao a estas reunioes de diretores. Alem de nossas dificuldades de locomocao proprias da idade, tamem as dificuldades de transito, estacionamentos etc. Assisti pela internet a reuniao do Rio. Estes ""caras"" esperam as palmas por obter superavits. Sao pequenos. Ate nao fariam por deficits. Ate bateria palmas sim. MAS LEVANTARIA JA COM SAPATO NA MAO, PERGUNTANDO O QUE VAO FAZER COM OS RESULTADOS OBTIDOS. SAO DO BANCO? OU PENSAM QUE SAO DELES? Por estas razoes, nao culpo alguem em nao comparecer. Eles, observei nas imagens, tinham segurancas ao redor. Desabafo, sim, Se nao publicares,, entenderei Mario