DIRETORES ELEITOS X PARTICIPANTES

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Antigamente nós éramos associados da PREVI, que era o fundo de pensão dos funcionários do BB.  Atualmente nós perdemos a condição de associados e passamos a ser assistidos ou participantes. E´ muita diferença.


Antes os diretores eleitos por nós eram nossos representantes e defendiam os nossos direitos e interesses.  Hoje eles defendem o BB guloso, os interesses próprios e perseguem aos participantes que os elegeram.

Exemplo:  defendem o teto de 45.000 para os estatutários, suspendem o BET prematuramente e querem cobrar os valores recebidos liminarmente por conta da ação de cesta alimentação, sem sequer cogitar do caráter alimentar da verba.

No site da ANABB, nas notícias sobre a reunião acontecida na PREVI no dia 8, consta a menção de que a PREVI está procurando recuperar esses valores da cesta alimentação, por entender que foram recebidos indevidamente.

Uma diretoria afinada com os participantes primeiramente analisaria os fundamentos jurídicos que protegem os mesmos da devolução das quantias, em razão de se tratar de verba alimentar recebida de boa fé.  Existe toda uma jurisprudência favorável nesse sentido.  Por que atropelar esses princípios, por que causar intranquilidade ao corpo social ?  Justamente nesta hora em que se concretiza uma perda de 25% dos benefícios.  Parece pura maldade.

Tratam-se, segundo consta, de cerca de 19.000 aposentados que ajuizaram a cesta alimentação e possuem liminares.  E´ um público considerável.

O ano se inicia mal, com notícias alarmantes e graves.  A transcrição feita pela ANABB e pela Isa Musa Noronha da reunião na Previ revelam que os diretores estão agindo contra os participantes e a favor do patrocinador BB.  Um contra senso.

O que fazer ?   

Está mais do que na hora de arregimentar forças e de se mobilizar contra esse estado de coisas que se instalou em nossa PREVI.

Está na hora de mudanças.

Pode ser que agora, no dia 20, finalmente os aposentados e pensionistas acomodados acordem e comecem a se dar conta de que os seus benefícios estão a perigo, pois uma quarta parte deles vai desaparecer.

O gato não está mais no telhado.  O gato está faminto.  Já comeu uma fatia, mas quer mais.

Vai continuar sentado aí na cadeira ?


72 comentários:

Anônimo disse...

R E P A S S A N D O (origem  Santa Catarina)Colegas,A idéia não é minha mas achei legal: Uma campanha, que pode ser encabeçada pela AFABB/SC, paravotarmos contra a aprovação do relatório anual da Previ. Ao menos enquanto durar o pagamento daquelas aposentadorias sem a devida contribuição. O que acham ?Aqueles que concordarem, por favor, repassem aos seus contatos.

Fernando Lamas disse...

Ilustre Doutor Medeiros, saudações cordiais.
Boa noite a todos.

Após o anúncio do óbito do BET, iniciaram-se as reações, mais do que esperadas e necessárias: reunião na PREVI, estudos de recursos ao judiciário e a forte atividade nos blogs, além dos bastidores.
Certo!
A PREVI, "sensibilizada", colaborará, imediatamente, com a suspensão das próximas três parcelas do ES.
As sugestões não param de chegar: 1) Mais três meses, sem a parcela do ES, 2) Suspensão da Carim, igualmente, 3) Antecipação do 13º salário, já, 4) Antecipação da Capec(Para mim, 20% já seriam festejados), 5) ...

Doutor Medeiros e meus amigos, tudo isso que é passageiro, ajuda, MAS, inevitavelmente, o tempo passará e, num certo dia 20, todos nos encontraremos COM A REALIDADE, isto é, sem essas medidas passageiras e com o valor líquido "enxuto": Benefício, sem o Bet, subtraído, naturalmente, das consignações TODAS, inclusive, a contribuição ressuscitada.

Peço desculpa se lhes canso em repetir o que trago, há tempos: a reestruturação do contracheque, a meu ver, resolveria tudo, ou quase tudo, pois, como sugiro, do Benefício, subtrairia-se, SOMENTE, as consignações obrigatórias, ainda assim, LIMITADAS A 30% do valor bruto, salvo engano, COMO MANDA A LEI.
Obviamente, a PREVI haveria de recalcular ES e Carim, encaixando-os no limite das consignações, mas continuaria a receber seus créditos, normalmente e, além disso, resolveria/pacificaria a enxurrada de Ações, pela obediência dos 30%.

Isso, para mim, SERIA A REALIDADE, suportável por todos.
Insuportável, é receber cerca de 1%(Sim, UM POR CENTO!!)no contracheque, embora preservado o INSS.

Finalizando, para os "olheiros" da PREVI: não agrada a ninguém pedir para receber por orpag. Por isso, PREVI, amanhã, decide reverter a prestação suspensa do ES, em janeiro, por orpag, para quem precisa.

REESTRUTURAÇÃO DO CONTRACHEQUE: proventos máximos nas mãos dos destinatários, respeito à Lei e estabilidade nos orçamentos.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

"Porque o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados e salva no tempo do perigo."
Eclesiástico 2,11.

Anônimo disse...

PARTE I

Dr. Medeiros e colegas.

As considerações abaixo foram embasadas nas informações divulgadas pelos jornais e revistas de circulação nacional ao longo da última década. Não tem nada de novidade ao abaixo descrito.

Nós estamos vivendo sob um regime ideológico de esquerda que vem prejudicando o país em seu desenvolvimento e nas relações comerciais com outros países.

Essa ideologia pode perpetuar o PT no governo que utiliza metodologias não convencionais, como o subterfúgio utilizado no caso da Resolução 26.

Tentaram restringir a liberdade da imprensa através do Congresso Nacional e não conseguiram. Tentativa perigosa. Liberdade da imprensa é o esteio mestre da democracia.

O princípio foi o mensalão, sempre negado, cujo processo depois de longo tempo esta em fase de conclusão com os envolvidos sendo recolhidos à prisão.

Criou-se um regime populista para cativar eleitores, oferecendo benesses a população de baixa renda através de bolsa família e tantas outras bolsas.

A administração do Brasil ficou em segundo plano. O objetivo será sempre a reeleição ou a permanência do PT no governo.
A utilização de instituições governamentais de forma não convencionais e técnicas contábeis não usuais, como ocorreu, agora divulgado, com a Caixa Econômica que transferiu os saldos das contas de poupanças inativas para o balanço como lucro, assim, também, com a PREVI, que através da Resolução 26 gerou um lucro contábil de R$ 7,5 bilhões para o Banco do Brasil, que resultaram em dividendos ao governo para cumprir o superávit primário. Uma vergonha.

Nosso patrimônio não pode estar à disposição de outros interesses que não a dos participantes e assistidos.

Vejam a Petrobras que é usada de forma equivocada comprometendo seus resultados com intuito de conter a inflação, represando os preço nas bombas apesar das altas do petróleo no mercado internacional, comprometendo a sua rentabilidade e capacidade de investimentos . Companhia de capital aberto com ações negociadas na bolsa prejudicando principalmente os pequenos investidores. Não atacam o problema apenas seus efeitos.

O modelo econômico é um fracasso e a corrupção é constantemente veiculada pelos meios de comunicação, sempre com um novo escândalo em pauta.

Política econômica desastrada, falta de investimentos em infraestrutura, na educação, em tecnologia de ponta, nos trazem preocupações maiores, sem uma luz no fim do túnel.

Anônimo disse...

Parte II

Sem dinheiro para investir o governo vê o patrimônio da PREVI como fonte de recursos para aplicar em investimentos em que a iniciativa privada se recusa a empreender devido ao retorno duvidoso. Não somos fonte de recursos desse governo ou de qualquer outro governo.

Hoje somos uma república de sindicalistas. Ocupam todos os níveis do governo e das suas instituições.

A diretoria da PREVI é controlada pelo governo.

Esse é o cenário que se apresenta. Como isso pode nos afetar. Reflitam sobre isso.

O que podemos esperar?

A maioria das associações que nos dizem representar deixa a desejar.
Quais são seus propósitos? São sempre os mesmos há décadas.

Precisamos sacudir essas associações. Renovar ou morrer? Então vamos renovar.

A última reunião na PREVI foi uma verdadeira encenação. Seus atores seguiram a risca o “script” e o resultado da reunião foi a que todos esperavam. Alguns participantes já alardeavam o resultado, quem sabe, para se justificarem.

Dr. Medeiros, só nos resta uma alternativa: INTERVENÇÃO na PREVI.

Não há possibilidade de diálogo ou negociação com que tem seus objetivos equivocados e que utilizem uma resolução ao arrepio da lei.

Por que a PREVIC foi criada?

Sem INTERVENÇÃO não há solução para os graves problemas que a PREVI atravessa. Uma delas é de gestão. Má administração ou administração orquestrada.

Os outros problemas podem vir a serem discutidos no bojo dessa ação intervencionista, pois, abrindo a caixa preta muitas coisas ficarão expostas, tais como renda certa, investimentos direcionados/duvidosos, etc..
Podemos provocar alterações como a volta do corpo social, normativos/estatuto, eliminação do voto de minerva, etc..

Considerando que os normativos ficaram engessados, pois, participantes e assistidos não tem poder de voto e por isso não podem opinar sobre o destino do fundo que lhes pertence e essa situação é muito perigosa para o Fundo de Pensão.

Ao fim da intervenção, em caso de irregularidades e/ou omissões, os envolvidos sofrerão sanções pecuniárias para ressarcimentos dos prejuízos causados ao patrimônio da PREVI e o retorno do superávit indevidamente apropriado.

Não deixar a PREVI fechar as portas, essa é que deveria ser a nossa grande preocupação.

Parabéns pela ação pública civil contra a Resolução 26

Izabel disse...

E quais serão as atitudes concretas contra todos os desmandos da Previ?

Anônimo disse...

REITERANDO:
- TROCA TUDO. TROCA TODOS -

Anônimo disse...

“(...) em função de nosso valioso patrimônio” do post FATOS NEBULOSOS (Blog do Professor Ary)

- CUIDADO: o mercado não é aquilo que parece ser. Na realidade, títulos como VALE e PETROBRAS podem ser apenas grandes pirâmides... Grande parte deste patrimônio, acima mencionado, pode ser apenas uma ilusão coletiva...

Sobre o tema, diz Robert Shiller:

Os governos podem contribuir para disciplinar o “espírito animal”, por exemplo, aprimorando a proteção ao direito dos consumidores. É inconcebível que os governos permitam a comercialização de certos títulos financeiros que embutem riscos sobre os quais os compradores não são suficientemente informados, tipo “marcação-a-mercado” (MtM) em carteiras de fundos de varejo.

- Por aqui, os governos não apenas permitem, mas, às vezes, parecem ajudar a alimentar as pirâmides, conforme se segue:

“De seu início, em 2000, até 10 de setembro de 2013, os FMP-Petrobras renderam 301,63%, sem descontar a taxa de administração e o IR, contra 85,63% do FGTS.

(...)

Já os FMP-Vale, iniciados em 2002, renderam, desde então, 714,77%, contra 71,49% do FGTS.”

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/o-que-fazer-com-o-fgts-aplicado-em-fundos-vale-e-petrobras


- Entretanto, hoje sabemos que as pirâmides apoiam-se numa hipótese impossível: a de que novos investidores sempre entrarão na ciranda, para satisfazer os ganhos dos que chegaram antes...

Neste sentido, parece que as “piramides” já estariam devolvendo os ganhos iniciais, conforme se segue:

“A crise internacional de 2008 baqueou um bocado os rendimentos dos fundos que aplicam em Vale e Petrobras. De maio daquele ano para cá, as ações preferenciais da Petrobras caíram cerca de 48%, e as da Vale tiveram queda de mais ou menos 25%”

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/o-que-fazer-com-o-fgts-aplicado-em-fundos-vale-e-petrobras

PS: a reportagem acima é de 10/09/2013. Daquela data pra hoje a coisa piorou ainda mais...

Em SINTESE: TEATRO, TEATRO, TEATRO (as custas dos trabalhadores)

Anônimo disse...

Pois é Dr. Medeiros. Concordo plenamente que está na hora de mudanças. Aliás, não, já passou da hora. Inclusive, de mudanças quanto à forma de relacionamento com a Previ e, por consequência, com os diretores eleitos que, como o Sr. disse, hoje defendem o Banco e seus interesses. Aliás, estelionato eleitoral não é crime? Não se pode fazer nada quanto a isso?
Já estamos fartos de reuniões que não levam a nada, e de acreditar em promessas que nunca foram cumpridas.
O Sr. fala também em arregimentar forças e se mobilizar contra esse estado de coisas. Aí é que eu acho que está o maior problema. Quando na ativa, podemos falar em mobilizar funcionários por agência, por cidade, realizar assembléias por sindicato e etc. Mas e os aposentados? Aliás, penso mesmo que existem vários colegas aposentados há mais tempo que sequer sentem na pele as dificuldades pelas quais muitos estão passando.
Acho que opiniões divergentes são salutares. Mas existe muita divisão e discórdia entre as entidades que representam os aposentados. E é com isso que contam nossos algozes. Nunca chegaremos a lugar algum se não unirmos forças.
Vejo como única saída a mobilização de todas as entidades sérias que representam os aposentados, com ações de peso, se necessário na esfera jurídica, pois chega de negociações e acordos que só beneficiam os lados mais fortes.

João Rossi Neto disse...

Caro Medeiros e colegas,

OS CONSELHEIROS ELEITOS PARA A PREVI DEVEM EXPLICAÇÕES!

A decisão de cortar o BET e de retornar as contribuições foi autorizada pelo Conselho Deliberativo da PREVI e, com absoluta certeza, houve votação específica, colegiada, para esta deliberação.

Obviamente, os três conselheiros do patrocinador BB votaram pela extinção do BET e pela volta das contribuições.

Como não se tem notícia da utilização do Voto de Minerva neste ato repulsivo e desumano, concluímos, sem medo de errar, que os Conselheiros Eleitos fizeram coro com os chapas-branca e votaram contra os interesses dos associados.

Se nem nessa medida drástica e arbitrária que esfacela a vida financeira do Corpo Social houve o repúdio e a contestação dos eleitos, o que esperar destes maus e infiéis representantes.

A guisa de cobrança de prestação de contas, fica lançado o desafio aos Conselheiros Deliberativos Eleitos: CÉLIA MARIA XAVIER LARICHIA (Luiz Carlos Teixeira-suplente), HAROLDO DO ROSÁRIO VIEIRA (José Souza de Jesus-suplente) e RAFAEL ZANON GUERRA DE ARAÚJO (José Ulisses de Oliveira-suplente), para se manifestarem, no menor prazo possível, e esclarecer como se deu essa votação, especificando como votou cada eleito.

Fica entendido que esse esclarecimento poderá ser feito em conjunto, mas o que a ele se furtar vai ser considerado covarde e o seu comportamento nefasto e caviloso terá repercussão negativa em novo processo eleitoral, além de comprometer o caráter e a honra de cada um.

Ficamos na expectativa das justificativas para fazermos juízo justo de valor.

Anônimo disse...

Fora todos diretores da previ porque não sabem administrar nosso patrimônio, eleições já. E um pcs plano de cargos e salários aprovado pelos participantes da Previ.

Anônimo disse...

estah no blog "coturno noturno" baita posta sobre a PREVI!!!!jah coloquei meu comentario.......

Anônimo disse...

É Dr. Medeiros, boa pergunta, o que fazer? Infelizmente esta situação não estava prevista em nenhuma das CICs que nós sabíamos seguir tão bem, então só nos resta seguir a risca uma estratégia a ser traçada por pessoas como o senhor, o Ruy Brito e outros colegas com conhecimentos suficientes para tirar-nos desta sinuca de bico. Se este ano é de eleições para a PREVI, acho que já é hora de amadurecermos a formação de uma chapa que realmente nos represente, mas teremos de ser rápidos, pois nesses dias a toda poderosa Anabb estará apoiando outra, que cumpra os interesses do patrocinador. Não vamos deixar, como sempre, para a última hora. E, vamos que vamos.

Anônimo disse...

R E P A S S A N D O (origem Santa Catarina)Colegas,A idéia não é minha mas achei legal: Uma campanha, que pode ser encabeçada pela AFABB/SC, ou outra, para votarmos contra a aprovação do relatório anual da Previ. Ao menos enquanto durar o pagamento daquelas aposentadorias sem a devida contribuição. O que acham ?Aqueles que concordarem, por favor, repassem aos seus contatos.

Anônimo disse...

Tens toda razão, Dr. Medeiros. Esse "Frankstein" que colocamos na Previ, por incrível que pareça, é obra nossa.
Disse, várias vezes, que é contra o PDS 275 do Senador Paulo Bauer que suspende os efeitos da Resolução 26. Como pode um individuo, eleito por nós, trabalhar, descaradamente, contra.
Qual será o motivo? Falta de caráter? Ingratidão? Avareza? Poder? Ideologia?????

Anônimo disse...

Não entendo bem desse mundo da NET. Mas vejo falar das redes sociais. Vamos criar uma nesse tal de face e nos organizar com cara e coragem para combatermos esses traidores. Vi sugestões no sentido de forçar a PREVI pagar através de outra instituição financeira.
Nessa hora vejo a proposta muito inteligente.
Pedimos a elaboração da petição para foçarmos a PREVI nos deixar o direito de escolha.

Anônimo disse...

Colegas,

Dá para desconfiar de que esses caras quebraram a Previ e estão de todas as formas tentando tirar dinheiro dos participantes, para cobrir suas besteiras na bolsa de valores e em investimentos para render daqui a 50 anos em pacs e outras imposições governamentais.
Se for erro meu pensamento abram, com toda a transparência, as contas da Previ, principalmente as administrativas e os altíssimos ganhos dos diretores.

Anônimo disse...

Só vejo choro e lágrimas. É como se uma pessoa estivesse apanhando e não esboçasse qualquer reação, totalmente impotente, apenas lamentando. Acho que estamos falando demais, e providências concretas, que poderão resolver a situação não tenho visto. Somente comentários. Desta maneira não iremos a lugar nenhum!.

Anônimo disse...

A Previ diz assim no site: "Período de distribuição de superávits termina em janeiro/2014"
O término de qualquer parcelamento é a data do último pagamento.Se em janeiro não haverá mais pagamento o certo seria: Período de distribuição de superávits terminou em dezembro/2013.

Jair Mário Bork disse...

Acho que as propostas apresentadas para amenizar a situação dos aposentados apenas jogarão os problemas para a frente. Refiro-me à suspensão das parcelas do ES ou da CARIM. Agora, a antecipação de 20 ou 30% da CAPEC, acho genial. Será que não deveríamos concentrar nossos esforços nesse ítem? Para a PREVI, não haverá risco nenhum, porque mais cedo ou mais tarde, ela terá que pagar o pecúlio, para nós ou para nossos beneficiários. Além do mais, ela poderá condicionar a antecipação desde que o aposentado assine um compromisso de que não sairá da CAPEC, até o fim de sua vida. Com isso, creio que nossos problemas estariam parcialmente solucionados. Ou estou errado? (como costuma dizer o Datena). E para os que possuem o seguro da CAPEC muito baixo, poderia ser dado um prazo para aderirem aos valores mais altos, que, pelo que me consta, vai até 140 mil. E olhe que 20 ou 30% desse valor resolveria muitos problemas. Quanto às outras alternativas, principalmente as da esfera judicial, todos sabemos que poderão se arrastar por anos, quiçá décadas.

Anônimo disse...

E sobre as eleições ninguém fala nada. Estão próximas e cadê os candidatos, cadê as chapas de oposição.

Voto no João Rossi Neto e no dr. Medeiros para conselheiros deliberativos da Previ.

Vamos acordar, gente.

Anônimo disse...

Realmente, a única solução que nos resta é ganhar as eleições e colocar lá na Previ gente de confiança nossa, que vai resistir ao BB e lutar por nossos direitos. Voto também no Rossi e no Medeiros. Não sei de mais ninguém.

Anônimo disse...

Será que vão deixar pra última hora como acontceu nas eleições da aafbb ? aSSIM NÃO DÁ.

Anônimo disse...

Resolveria só para os aposentados,mas e as pensionistas? antecipação do 13º, ou liberação do limite e aumento do prazo do E.S. atenderia a todos. Porque sempre pensam só em vcs e nós pensionistas ficamos sempre a margem?

Anônimo disse...

mEDEIRÃO voce aceita ser candidato ?

Há tempos voce falou que já tinha pendurado as chuteiras.

Precisamos de você.

Medeiros disse...

Acho que na atual conjuntura difícil que atravessamos ninguém, mas ninguém mesmo, pode se escusar de se candidatar para as eleições da PREVI. E´ dever de consciência e dever de cidadania. Cada um tem que fazer a sua parte. E´ a eleição que vai assegurar ou não o nosso futuro.

Natal disse...

Ao invés de chorar pelo leite derramado...sejamos objetivos. O primeiro passo foi dado. Derrubada da Res. 26 o segundo passo: Iniciemos a composição de uma chapa para concorrer nas próximas eleições da PREVI.

Anônimo disse...

Cadê o Conselho Deliberativo , cadê o Conselho Fiscal, cadê o Conselho Consultivo do Plano 1, que até agora, não se manifestaram ??? O que estão fazendo ??? Qual suas opiniões e votos sobre as "eficientes,eficazes e efetivas" decisões da Diretoria Executiva??? Estão nessas funções para fazer o que??? Publiquem/mostrem as atas de suas "produtivas" reuniões.. Mostrem suas caras...

Anônimo disse...

Prezados Senhores e Senhoras : continuem votando nessa gente e chorem depois... a culpa deve ser repartida por quem colocou esses incomPTentes no comando desse país, que aparelharam o Banco do Brasil e a PREVI e estão desviando nossos recursos/patrimonio para seus escusos propósitos.... votem neles!!

Anônimo disse...

Parte 1- (...) Os diferentes elementos acima descritos são apenas peças de um processo maior que pode ser resumido apropriadamente como a ilusão da "máquina do dinheiro perpétuo." Este termo refere-se à fantasia desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos de que as inovações financeiras e o conceito de que "desta vez, é diferente" poderia fornecer um aumento acelerado da riqueza. Da mesma forma que a máquina do movimento perpétuo é um sonho impossível por violar as leis fundamentais da física, é impossível para uma economia que se
expande a uma taxa de crescimento real de 2-3 por cento por ano fornecer um lucro universal de 10 a 15 por cento ao ano, como muitos investidores têm sonhado (e obtido em ganhos de mercado em sua maioria não realizados na última década). A taxa de crescimento de riqueza global tem de equiparar-se à taxa de crescimento da economia. Claro, alguns setores podem exibir um crescimento acelerado transitório devido a inovações e descobertas. Mas é uma simples identidade matemática que a valorização da riqueza global tem que ser igual ao crescimento do PIB.

http://www.er.ethz.ch/Fin_crisis_chap -Tradução livre

Anônimo disse...

Parte 2- Contanto que os rendimentos extraídos dos ativos financeiros sejam reinvestidos, as fortunas aumentam independentemente de qualquer ligação material com a esfera real e esta variação pode potencialmente aumentar sem qualquer impedimento sério. Mas, os ativos financeiros representam o direito a uma parte do valor excedente que é produzido. Desde que este direito não seja
exercido, continua a ser virtual. Mas tão logo alguém exercê-lo, eles irão descobrir
que este é sujeito à lei do valor, o que significa que não se pode distribuir mais riqueza real do que aquela que é produzida. A discrepância entre a inflação exuberante da
esfera financeira e o crescimento mais moderado da economia real é o cerne do
problema...

http://www.er.ethz.ch/Fin_crisis_chap -Tradução livre

Anônimo disse...

Parte 3- A falta de reconhecimento da causa fundamental da crise financeira como decorrente da ilusão da "máquina do dinheiro perpétuo" é sintomática do
espírito dos tempos. O corolário é que as perdas não estão apenas na fase de desaceleração de um negócio ou ciclo financeiro. Elas expressam uma verdade simples que é muito dolorosa de
aceitar para a maioria, aquela de que os ganhos anteriores não eram reais, mas apenas valores artificialmente inflados
que borbulhavam na esfera financeira, sem qualquer âncora e justificativa da
economia real. Na última década, bancos, empresas de seguros, Wall Street, bem como Main Street e muitos de nós foram levados a acreditar que estávamos mais ricos. Mas esta riqueza foi apenas o resultado de uma série de bolhas auto-realizável. Conforme explicado
em mais detalhes abaixo, nos EUA e na Europa, tivemos a bolha da Internet (1996-2000), a bolha imobiliária (2002-2006), a bolha MBS (2002-2007),
a bolha das ações (2003-3007) e uma bolha das commodities (2004-2008), cada bolha aliviando a dor da bolha anterior ou apoiando e justificando a próxima bolha.

http://www.er.ethz.ch/Fin_crisis_chap -Tradução livre

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Meu voto também é seu.Vamo que vamo
Também voto no Rossi.

Anônimo disse...

Mais uma vez todos sentados na frente do computador com suas lamurias, sugestões e o bla bla bla de sempre.
As associações? Nunca fizeram nada mesmo, em todas tem um componente que ganha aqui e ali e vai so enrolando os sócios.
Ah, a previ vai suspender por três meses o ES, a cooperforte vai aumentar o prazo do Forte 60.
E dai?Ja esta bom pra vocês?
Para mim não, não tenho ES e nem cooperforte, somente um salario de merda e acabo de ser roubada em 25%.
Vao votar na cecilia? Vao votar no PT?
Ninguem pode falar dos que recebem os bolsas fome, dentadura, esmola.....
Estao fazendo o mesmo.
Lamentável.

José Humberto disse...

Prezado Medeiros. Bom dia! Assuma logo, por favor, sua candidatura e escolha os seus companheiros. E vamos trabalhar para sua eleição. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, a proposta do colega de Santa Catarina de votarmos pela não aprovação do relatório anual da Previ é boa?

Anônimo disse...

Dr.Medeiros e demais colegas. Este pessoal da previ realmente passou dos limites! Mandar mensagem via celular, a esta altura dos acontecimentos, as 6 horas da manhã,com o teor "Previ informa: Fulano, Saiba mais sobre o fim do pagamento do BET e o retorno da cobrança das contribuições em www.previ". Isto já é sadismo!.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Vamos nos unir. E lançarmos a chapa. Proponho-me a fazer campanha, urge expulsarmos essa corja de pelegos.
Culpa do que está ocorrendo é a omissão dos aposentados. Com nossos depoimentos e provas desbancamos essa troça de subservientes.
Entendam que toda essa celeuma é para forçar contabilizar a parte (50%) do superávit para o BB. Só não entendi no pronunciamento, ano passado, em vídeo, onde o Marcel diz que o banco já contabilizou o superávit.
Então esses recursos estão em dois balanços? Previ e BB?
Óbvio que a turma que fizer isso será defenestrada. Consequências virão.
O Pizolatto dizia o mesmo que eles. E hj se encontra foragido. O Rio tem curva...
Vamos recorrer à justiça no direito de receber a parte Previ através de outra instituição financeira. A proposta merece ser acatada. A parte INSS é só procurar outro banco (urgente).
Zewelto (josewelto@uol.com.br)

Medeiros disse...

Colegas,

Mais uma desinformação. Não existe mais votação para as contas da PREVI, não tem mais corpo social na PREVI, acho que a proposta de rejeitar as contas é uma brincadeira de mau gosto que infelizmente está correndo na rede e muita gente embarcando nela.

Uma tristeza.

Alcides Maurício disse...

Publicado no blog Alerta Total
No curto prazo, Dilma e aliados temem pelo agravamento de problemas de governança na Petrobras, Eletrobras, Caixa e Banco do Brasil – sustentáculos do capimunismo sindical que mobiliza recursos do BNDES e dos fundos de pensão para os principais negócios que os petralhas e comparsas dirigem nas sombras. A petralhada sabe que seu esquema mafioso já foi mapeado pela espionagem norte-americana que irritou – e desesperou – a Presidenta, o Presidentro Lula e os aliados.

Anônimo disse...

Uma indagação. Quantos conselheiros elegemos? Quantos o Banco? Se tivessem 3 Medeiros atualmente, o Bet teria continuado? E o maldito voto minerva? Desculpe minha ignorância, se falei besteira.

Anônimo disse...

PESSOAL!

Dr.Medeiros, deixou a bola "picando", sobre ser candidato ao Conselho Deliberativo da Previ..!

100% apoiado!!!

Assim como João Rossi e outros..!

Adotem essa ideia gente!

Queremos gente honesta, com caráter, conhecimentos, e que nos defendam...!

É só embarcar....vá lá!!!

Janone




Anônimo disse...

Sei que muita gente está aborrecida, não podia ser diferente, tenho ES e Cooperforte, o colega não tem e mesmo assim diz que ganha um salario de merda é necessário manter a calma, porque após o dia 20 os ânimos estarão ainda mais exaltados e será muito pior.
Se de um lado o BB e a PREVI nos traiu as associação idem e um amigo que recebe cesta alimentação que terá que devolver com idade avançada, doente e detalhe aposentado do Banco do Brasil, muita calma.

Anônimo disse...

Medeiros para PREVI. Vamos nessa.

Anônimo disse...

Acho que devemos sim formar o mais rápido possível uma bela chapa para a PREVI. Temos muitos bons nomes para ela. e entre eles o do Dr. Medeiros. Eu apoio.

claudia do rio

Anônimo disse...

Por falar em eleição, lembro aqui que o Dr. Medeiros teve sua candidatura na ultima eleição da PREVI muito boicotada por alguns. Esses devem estar corando de vergonha, pois o tempo está mostrando o equívoco de não ter conduzido à PREVI uma pessoa comprometida com os nossos interesses, com ética e transparência.
Mas este equívoco do passado também fortalece, e muito, a sua candidatura neste momento tão delicado e difícil para todos nós.
Faço questão de fazer este desagravo, pois na época acompanhei a desfaçatez com que desprezaram e minaram o seu nome. Ainda bem que alguns se reposicionaram e outros caíram no vazio.
Hoje o Dr. Medeiros sobra como o nosso melhor representante no atual contexto.
Forte abraço Dr. Medeiros. E, como da vez anterior, conte com meu voto.

Cláudio

Montanha disse...

Aqui na minha cidade tem mais de 50 aposentados da Previ e acho que nenhum deles procura saber o que anda acontecendo. Estão acomodados e só procuram saber mais coisas, quando mexem em seus bolsos. Eu faço a minha parte se o Dr. Medeiros se candidatar, aproveito esse momento de descontentamento e vou falar pessoalmente com cada um deles e garanto uma grande porcentagem de votos. Penso que todos os seguidores deveriam fazer o mesmo.

Anônimo disse...

Colegas,
Vejam o que o experiente colega Gerardo Santiago postou no "facebook" a respeito da votação da suspensão do Bet e volta das contribuições, no Cons.Deliberativo da PREVI:

Um fato que a imensa maioria ignora e que comprova a cumplicidade entre os paus mandados nomeados pelo governo para a direção da PREVI e os paus mandados do governo travestidos de "nossos" representantes lá é o seguinte: NÃO HOUVE nenhuma votação no Conselho Deliberativo da PREVI sobre o fim do BET e o retorno das contribuições. A intenção é clara, trata-se de poupar o banco de usar o famigerado voto de minerva. Com "representantes" como esses que temos lá, decididamente não precisamos de inimigos.

Anônimo disse...

Medeiros,
Apresento mais um sugestão desesperadora para amenizar o fim do BET: O Banco do Brasil poderia autorizar a renovação de todos os CDCs dos aposentados com uma CARENCIA de até 6 meses para o início do pagamento da primeira parcela.
Pelo menos nos daria tempo para vender carro, bicicleta, televisão, etc... para amenizar o orçamento até lá.

GANDOLA DA BAHIA disse...

- Medeiros e João Rossi na hora, conselheiros da PREVI.

mariano branquinho disse...

Pessoal, SEMENTE DA UNIÃO, cadê a chapa da Cassi. Vamos fazer como a chapa da AAFBB. E a Próxima chapa da PREVI, vamos agir urgente.Mariano Branquinho

Milton Bassani disse...

É João Rossi Neto, acho que a posição do RAFAEL ZANON está no site do Sindicato dos Bancários de Brasília, onde também é diretor, que reproduzo:
"

Conselheiro eleito orienta sobre fim do BET e volta das contribuições na Previ Imprimir E-mail
Qui, 26 de Dezembro de 2013
A boa gestão da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, alcançou nos últimos anos bons resultados na administração de seus ativos, gerando superávit. Assim foi criado o Benefício Extraordinário Temporário (BET) para os associados ao Plano 1 em 2010, representando um depósito de 20% em relação ao salário de participação ou aposentadoria, creditado mensalmente na conta do participante. Tais benefícios são abastecidos a partir de um fundo temporário criado para esse fim. Também fruto das distribuições dos últimos superávits, as contribuições encontram-se suspensas.

A participação de representantes eleitos pelos trabalhadores foi fundamental para essas conquistas na Previ, dividindo entre os associados os frutos dos resultados alcançados. Agora, o BET e a suspensão das contribuições são benefícios transitórios que poderão acabar no próximo ano, dependendo dos valores dos ativos da Previ na Bolsa de Valores. Se o tamanho desses ativos não for suficiente para garantir uma reserva de contingência que corresponda a 25% DO TOTAL DAS RESERVAS MATEMÁTICAS DO PLANO 1, haverá reversão de recursos dos fundos previdenciais que abastecem o BET, recompondo assim a reserva de contingência. O fundo que garante a suspensão das contribuições também tem previsão de esgotamento para o ano que vem.

Diante dessa situação, o conselheiro deliberativo eleito Rafael Zanon, que também é diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, alerta para que os associados programem o orçamento para a situação. “O BET e a suspensão de contribuições estão em fase de esgotamento da reserva por serem de natureza extraordinária. Nosso papel é, além de continuar gerindo bem a Previ, orientar os participantes no sentido de não comprometimento da renda pessoal contando com o BET e com a suspensão das contribuições”, ressalta Zanon.

Atualizada às 16h50 de 30/12/2013".

Unknown disse...


Prezado colega Jair Mário Bork (14 de janeiro de 2014 10:05)

Guardando semelhança com o que acontece no ramo de seguros em USA, tempos atrás proposta semelhante à sua já foi objeto de consulta à PREVI. A mesma alega que não é possível qualquer saque antecipado, mesmo a título de empréstimo, eis que a CAPEC não dispõe de reservas superiores a aproximadamente 3 (três) meses dos pagamentos previstos com óbitos dos associados. A CAPEC então não se trata de um fundo, como o de aposentadoria. Como explicitado no site da PREVI:
"O modelo de custeio utilizado é baseado no Regime de Repartição Simples, no qual os recursos arrecadados são utilizados para os pagamentos realizados no próprio exercício."
Desta forma, sem reservas, não existe lastro para possibilitar saques antecipados ou empréstimos por conta. Infelizmente neste caso, por força de inviabilidade econômica, não acredito que sua proposição venha a obter guarida por parte da PREVI.
Repito: infelizmente!!!

Cordial abraço,
Luiz Faraco

Anônimo disse...

Quero a minha parte, a parte que eu contribui ano após ano pra essa caixa de previdência.

NUNCA confiei na Previ. E agora taí a confirmação da minha desconfiança. Colegas da ativa me ironizavam, dizem que eu era muito desconfiado... taí a resposta caros colegas.

> AUDITORIA EXTERNA !
> AMPLA DIVULGAÇÃO POR TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO !
> AÇÕES NA JUSTIÇA !

Temos que nos unir, arquitetar um plano bem traçado, colocar o plano em prática e aguardar a reviravolta.

Não adianta só ficar lamentando, escrevendo e NÃO FAZER ALGO DE CONCRETO.

Anônimo disse...

Tem muita gente que pode ser colocados para votação, Rossi, Medreiros, Ari, Cecilia, Leopoldina , outros mais. gente decente é o que não falta só que foram votar em Sindicalista e viram o que deu. todo mundo tomou nas fussas, vamos chorar agora o leite derramado...

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Saude
Reflito sobre as poupanças revertidas simplesmente
para lucros na Caixa Economica.
Existem muitas analogias
com as contas que BB e Previ fazem.Fizeram e fazem ao arrepio
de tudo. Eh casa da mae Joana

abrs.
Mario

Julita disse...

Dr Medeiros, e as pensionistas recebendo 60%??? Prometeram tanto e não fizeram nada e ainda sem o Bet!
Acordem pensionistas pré 67 temos direito aos 100%

Anônimo disse...

BB ... BOM PRA TODOS
====================

TODOS QUEM ???????????
OS PUXA-SACOS ?
OS BORRA BOTAS ?
OS PAU-MANDADOS ?
OS QUE FAZEM PARTE DA PANELINHA ?

NÓS GENTE!, NÓS QUE SOMOS A PREVI. UNIDOS SOMOS MAIS FORTES QUE TODOS ELES!

SAIAM DA INÉRCIA, SE ORGANIZEM. NÃO DEIXEM QUE ESTRANHOS METAM A MÃO NO SEU BOLSO , TIREM O SEU SUSTENTO E O DE SUAS FAMÍLIAS.

VAMOS EM FRENTE, NÃO SE ACOMODEM.

Anônimo disse...

Quero que a Previ seja administrada por gente honesta, comprometida, com vergonha na cara, inteligente e competente.
Saber dizer NÃO qdo for pra dizer NÃO.
Saber que tudo que se faz aqui, aqui se paga cedo ou tarde.
Previ não é cabide de emprego por isso sugiro que o conselho deliberativo seja formado só por aposentados, maiores de 50 anos, que zelem HOJE pelo nosso patrimônio para que AMANHÃ tudo isto NÃO entre em colapso.

Everton disse...

Caro Medeiros,
Mostra para os marajas da diretoria da Previ a decisão abaixo que servirá de base ações de cesta alimentação.
Liminar suspende devolução de valores por servidores da Justiça do Trabalho
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, em caráter liminar, os efeitos de parte de acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou a servidores da Justiça trabalhista a devolução ao erário de valores recebidos a título de diferença na conversão da URV em Real. A liminar foi concedida no Mandado de Segurança (MS) 32590, impetrado pela Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho (Anajustra) e alcança seus associados.
De acordo com a ministra, a determinação da devolução dos valores parece contrariar entendimento do próprio TCU que, em sua Súmula 249, estabelece que é dispensada a devolução de importâncias recebidas, ainda que indevidamente, mas de boa-fé, por servidores ativos, inativos e pensionistas, em virtude de erro de interpretação da lei, tendo em vista o caráter alimentar das parcelas.

Everton disse...

Vamos juntar forças, mesmo que tenhamos divergências entre nós e lançar candidatos de preferência aposentados e esses candidatos assinarão um contrato/documento em que se forem para o lado do patrocinador automaticamente estarão destituídos de seus cargos

Everton disse...

Os nossos representantes são piores dos indicados pelo banco e pior do que o traidor de Jesus que pelo menos abraçava uma causa contra o império romano. veja o que nos venderam em sua campanha. Podiam ter votado contra a suspensão do BET e deixar o problema para o voto me-inverva do BB, mas com certeza o BB já garantiu alguma boa diretoria/cargo para eles.
Propostas da Chapa 3

Melhorar benefícios do Plano 1 com utilização do superávit
• Combater a Resolução 26 do Conselho Gestor da Previdência Complementar (CGPC).
• Retomada imediata das negociações do superávit, com aumento nos benefícios para todos.
• Continuidade da suspensão de contribuições.
• Revisão permanente do teto e prazo dos Empréstimos Simples.
• Manter a Carim permanentemente aberta.
• Utilizar o FGTS para abater prestações da Carim.

Mais rentabilidade e benefícios no Previ Futuro
• Resgatar as contribuições patronais.
• Reduzir a Parcela Previ para aumentar os benefícios de risco.
• Reduzir as taxas de carregamento e de administração, de maneira a destinar mais recursos para o saldo de conta dos participantes.
• Abolir a idade mínima para a aposentadoria.
• Facilitar o retorno dos que se desligaram do plano e continuam no banco.
• Revisão permanente do teto e do prazo de pagamento dos Empréstimos Simples, de suas taxas e
encargos.
• Manter os financiamentos imobiliários, lutando pela utilização do FGTS para abater prestações.

Transparência e equilíbrio na gestão
• Fim do voto de minerva, de maneira a evitar que sejam tomadas decisões contrárias aos interesses dos associados.
• Restabelecer a consulta ao corpo social para alterações estatutárias e de regulamento dos planos.
• Volta da Diretoria de Participações para os associados.

Fortalecer os compromissos socioambientais
• Com investimentos capazes de gerar emprego e renda, observando as melhores práticas de
responsabilidade socioambiental.
• Com gestões para implantar essa prática nas empresas participadas, com melhorias nas relações com seus trabalhadores.

Eficiência no atendimento
• Ampliar os canais de atendimento e torná-los mais eficientes.
• Implantar um canal de assessoria previdenciária.
• Aprimorar o programa de educação previdenciária.
• Defender a implantação de uma Ouvidoria.

Medeiros disse...

Ao caro colega crítico,

Tenho a satisfação de informar que, após empenho de Isa Musa junto ao dr. Wagner, o mesmo concordou em inserir no texto da inicial com destaque o despacho do Ministro Celso Mello, aperfeiçoando-o, atendendo as sugestões recebidas no blog. O despacho já constava das peças juntadas como anexos. Portanto, tal fato demonstra que Isa é sensível a boas sugestões e a importância do blog para o aperfeiçoamento das peças processuais. Agradeço a todos os que apresentam sugestões valiosas e com disposição de ajudar.

Jair Mário Bork disse...

Colega Luiz Faraco, das 18:22.
Agradeço tua atenção e concordo com tua explicação, mas como a CAPEC é administrada pela PREVI, e como a PREVI possui reservas de 130 ou 140 bilhões,e como essas reservas serão utilizadas apenas ao longo dos próximos 70 anos, segundo já informou a própria PREVI, ela poderia "emprestar" para a CAPEC o capital necessário para antecipação de pecúlios, e recompor suas reservas paulatinamente, nas próximas décadas, à medida que ocorrerem os óbitos. Possível é, basta querer fazer.

Anônimo disse...


Por incrível que pareça, apesar de procurar muito e minuciosamente, não encontrei nenhuma ocorrência de PREVI ou titulo semelhante no Facebook.
Salvo melhor juízo, seria uma forma de tornar pública as sacanagens que a PREVI anda fazendo conosco.
O compartilhamento de fatos como o ocorrido há pouco, como o fim do BET, e outros seria compartilhado e multiplicado por milhares.
Pensem nisto.

Anônimo disse...

Com todo respeito aos endividados.
Mandei mensagem a PREVI, pedindo receber por ORPAG. De pronto, foi aceito. Não precisei comprovar as minhas dividas citadas.

Anônimo disse...

Gente pensar pra que?

Anônimo disse...
A Previ diz assim no site: "Período de distribuição de superávits termina em janeiro/2014"
O término de qualquer parcelamento é a data do último pagamento. Se em janeiro não haverá mais pagamento o certo seria: Período de distribuição de superávits terminou em dezembro/2013.

E querem r$ 45.000,00 por mês mais diversos.. é muita cara de pau!

Anônimo disse...

Candidatos para Previ?
Por enquanto só o Medeiros. Repetindo : só o Medeiros.
Dos que já estiveram lá: nenhum.
Lí o site do sindicato bancários de Brasília. Tomei conhecimento da carta que o sindicato encaminhou para Previ pedindo a suspensão das parcelas do ES.
Então, não foi iniciativa da Previ, muito menos dos participantes da reunião.
A decisão saiu antes da reunião.
Parece que só o sindicato tem força.

Anônimo disse...

Mederão Cabra Bom de Voto,

Junte mais uns cabras bom que nem tu e monta a chapa. O resto é com nóis!É nóis na fita
Fui

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, pelo amor de Deus encabece uma chapa. Ninguém mais que o Sr. é o indicado para costurar uma chapa de consenso, séria e incorruptível, para nos representar. O senhor sabe muito bem com quem contar para essa missão, e quem ficar fora dessa chapa deve continuar lutando e dando apoio no que for necessário. Essa atitude tem que ser tomada agora, antes que chovam chapas e enrole tudo. Uma vez lançada essa chapa é só esperar as adesões. E...vamos que vamos.

Anônimo disse...

Caríssimo Fernando Lamas, adorei seu comentário, como sempre, concordo com a Reestruturação do Contra Cheque, sempre achei uma falta de respeito esse tal de consignado que aproveita a fragilidade dos maus pagos (nós) e invade nosso contracheque até o último centavo. Agora me diz Fernando Lamas onde encontro embasamento jurídico para essa ação na justiça qual a lei, grta.

Fernando Lamas disse...

Ilustre Doutor Medeiros, saudações cordiais.
Bom dia a todos.

Prezada colega(2:04h), desconheço o embasamento legal.
Cito o limite de 30%, por ler comentários nos blogs e, sobretudo, por saber da Lei 10.820, de 17.12.2003, a qual desconheço se é a base legal atual.
Somente a consulta ao advogado poderá esclarecer.

Eu lamento muito não ver essa tese que outros, também, defendem, cogitada, pois a considero de grande alcance, na nossa comunidade.

REESTRUTURAÇÃO DO CONTRACHEQUE: somente consignações obrigatórias e respeito à limitação legal de 30%.

Fernando Lamas
Valinhos(SP)

"É feliz quem Deus se confia."
Salmo 39.

Anônimo disse...






MAS JA EXISTE UMA CHAPA 3??