A FÁBRICA DE DOSSIÊS DO GERARDO

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Acho que não deu em nada a denúncia estampada pela VEJA de que a PREVI era uma fábrica de dossiês a serviço do PT.

A audiência no Senado, que seria realizada semana passada, onde se pretendia ouvir e fazer uma acareação entre Sergio Rosa e Gerardo Santiago ficou prejudicada porque, ao que parece, segundo noticiou a imprensa, nenhum dos dois se dispôs a comparecer e nada havia que os obrigasse nos dispositivos legais a respeito.

Vai ficar tudo por isso mesmo ?  Ou como se costuma dizer, vai virar pizza ?  O estardalhaço serviu apenas para o Gerardo ter o seu momento de divulgação nacional ?  Um instrumento de poder e de desvio de função que se arrependeu depois que caiu na desgraça, segundo dizem ?

Chamou a minha atenção nesse triste caso ,envolvendo mais uma vez a nossa PREVI, que o Gerardo fez referência à Veja que se muniu de elementos informativos que faziam parte de um documento do conselho fiscal sobre os investimentos irregulares existentes no fundo de pensão.

Nessa época eu era conselheiro fiscal da Previ, meu mandato foi de 2002 a 2006, e na ocasião em que se deu a investigação na CPI por parte de ACM Neto eu era o presidente do conselho. Foi o período que eu chamo de OLHO DO FURACÃO em meu livro o Conselho Fiscal nas empresas e nos fundos de pensão.  Um período tenebroso, cheio de lances terríveis, como o do Pizzolatto, envolvido no mensalão.

Esse documento realmente existiu e foi criado tão logo assumi como conselheiro fiscal em agosto de 2002, baseado em sistema de acompanhamento de operações anormais que tínhamos no Banco do Brasil de Uruguaiana. quando eu era advogado da Agência.

As informações colhidas pelo Gerardo faziam parte do dossiê referente ao Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, onde o favorecimento inicial para a Construtora Norberto Odebrech é evidente e sofreu notória influência do Governador da Bahia Antonio Carlos Magalhães.

Mais tarde voltarei a comentar sobre Sauípe, cuja novela ainda continua, infelizmente, e parece que quanto mais avança pior fica para nós, os participantes da PREVI.

3 comentários:

Juarez Cognato disse...

Colega Medeiros!
Parabéns pelo "blog". É mais um instrumento para defesa dos aposentados e pensionistas da Previ.
Compartilho com você a preocupação com os rumos da "caixa". Como sabemos ela está aparelhada pelo sindicalismo bancário petista, uma das novas castas da república lulista. Primeiro, detonaram com o "superávit" que seria distribuido aos associados, porque por incompetência aplicaram mal na bolsa de valores. Depois, o Banco
tratou de se apropriar recursos da caixa mediante artifícios contábeis. Agora, estão usando-a para forjar dossiês contra adversários políticos ou contra qualquer um que denuncie as tramóias.
Ao longo de minha aposentadoria procurei votar em todos os pleitos para renovação dos quadros da "caixa", em que pese a confusão de "chapas" e "idéias", nem sempre muito claras a respeito do que estava acontecendo. Recentemente, o banco ou o partido defenestrou quase toda uma diretoria e colocou outros sindicalistas no poder sem dar a mínima pelota para a opinião dos associados.
O Banco acabou com as carreiras, instituiu novo plano de benefícios e simplesmente se lixa para as nossas reivindicações, manejando o mais impudico "jurisdiquês".
O que mais preocupa é que a caixa provavelmente será chamada a custear os bilhões da "Belo Monte", do "Trem-Bala" e outras faraonices do governo, o que poderá dilapidar o nosso fundo de pensões. Lembremo-nos do "Aerus" da Varig. Hoje os aposentados comandantes, comissários e suas famílias são os novos mendigos da república. Isto também poderá acontecer conosco. Acho que vamos ter que procurar novos planos de previdência e de saúde(a Cassi irá de roldão)e começar a guardar reais no colchão.
Um abraço de um veterano.
Juarez Cognato(Ex-Super).

Anônimo disse...

legal

Medeiros disse...

Respondo ao colega que ele tem razão...