NUMEROS DO SUPERAVIT PARA DISTRIBUICAO

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que mais me impressiona nessa questao do superavit é que desde 2006 existe uma considerável quantia a ser distribuida que os aposentados e pensionistas deixaram de receber, excecao feita no caso do renda certa e dos outros beneficios especiais, considerados ajustes de beneficios.  Nao conta a suspensao das contribuicoes que se constitui num mero detalhe e seria um absurdo se nao estivesse acontecendo, apesar de alguns descrentes.

Esse imenso volume de recursos ficar bloqueado por conta da resolucao 26 é outro absurdo, pois deveria ser concedido, no mínimo, a parcela incontroversa.

De maneira que os diretores da Previ nao fizeram a distribuicao porque nao quiseram, porque o Sergio Rosa nunca foi favoravel a melhorar beneficios, sempre achou, junto com outras liderancas do movimento sindical ligadas à articulacao,que o pessoal pre 67 ganhava demais. E se nao fizeram devem ser responsabilizados pois muitos participantes morreram nesse periodo necessitando desses recursos. A desculpa de que a resolucao 26 emperrou as negociacoes é muito fraca e nao convence.  O BB nao deixou e a diretoria e os conselhos da Previ se curvaram â vontade do banco.

NUMEROS levantados pela PREVI apresentam os seguintes valores atualizados: ativo líquido:  117 bilhoes - Superavit: 44 bilhoes  -  Reserva contingencia: 18 bilhoes -  reserva especial (sem a resolucao 26) : 22 bilhoes - reserva especial (com resolucao 26) : 17,5 bilhoes.

Cálculos da Previ indicam se for dado 10% para sempre seriam necessarios 12 bilhoes. Se for dado 10% por seis anos seriam necessarios apenas 4,8 bilhoes.

E´preciso salientar que o superavit somente diz respeito ao plano 1.  Ou melhor, é preciso repetir, o superavit é do plano 1, porque o pessoal da ativa que nao faz parte do plano 1 está achando que o superavit é deles tambem.  Vejam só a que ponto chegamos.

Bem, aí vai a minha colaboracao , conforme prometi, para aqueles que vao participar da reuniao do dia 20 em Sao Paulo.

Facam bom proveito.  Continuo escrevendo sem til e c cedilha porque estou no Uruguai e o computador é espanhol.

0 comentários: