OS PERIGOS DO CHEQUE

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Continuo com problemas com o Banco do Brasil.  Ontem fui num caixa eletrônico da rua 24 de Outubro, próximo à Agência Moinhos de Vento, imprimir oito cheques. O que aconteceu ?

Os cheques vieram com defeito de impressão.  O nome Banco do Brasil saiu invertido e os dados meus e de minha conta estão desalinhados, invadindo os cheques de baixo, uma mixórdia.

Uma senhora que lá estava me disse que com ela também tinha acontecido a mesma coisa, e que  ia na Agência Moinhos reclamar e pedir ajuda. Fomos juntos e lá nos deparamos com um tumulto, pois dos tres caixas eletrônicos um não estava funcionando desde quinta feira passada e existiam cerca de vinte pessoas na fila, alguns reclamando de uma única funcionária que, pacientemente, procurava dar explicações e ajuda.

Resultado: não consegui resolver o meu problema com os cheques, pois se tratava de um problema técnico. Hoje vou ver se foi solucionado. Mas é triste observar o grau de insatisfação com a qualidade de atendimento atual do Banco do Brasil, o maior banco do Brasil, certamente não o melhor.

Nessa questão de cheques é preciso ter muito cuidado atualmente, pois existem técnicas modernas de fraudes que colocam em risco a sua utilização. Comigo já aconteceu um caso, na praia de Xangri-la, onde veraneio.

Comprei umas toalhas de uma vendedora conhecida que negociou o cheque. Entregue na compensação, constatou-se que o valor dele havia sido transformado de R$ 140,00 para R$ 1.400,00. Como ?  O fraudador se utiliza de uma borracha para tinta esferográfica que apaga os números e as letras. Aí preenche com os valores que quiser.

No meu caso o Banco pagou. Eu reclamei e foi constatada a fraude, aliás grosseira. Aí o Banco instaurou um processo, mas me restituiu o valor.

Outra fraude comum é quando a pessoa que vai receber o cheque se propõe a preenche-lo ou entrega uma caneta esferográfica para que a gente preencha. Essa caneta tem uma tinta especial que desaparece algumas horas depois e aí o caminho fica fácil para o golpe.

Tem mais uma maneira de fraude que já me aconteceu. Um cheque preenchido com tres mil reais ser transformado em trese mil reais. E´ só colocar um 1 e um e.

Portanto, cuidado com os cheques.  Eles vêm sobrevivendo mas estão cada vez mais perigosos.  Nesse sentido, sempre que o banco usar de precaução em nome de nossa segurança é bom.  Mas não pode se omitir de se comunicar e manter um saudável relacionamento com a clientela, especialmente seus ex-funcionários, aposentados e pensionistas.

Como dizia o Chacrinha:  quem não se comunica se trumbica.

0 comentários: