MORREU ANTONINHO

sábado, 4 de setembro de 2010

Acabei de chegar do cemitério São Miguel de Almas onde ocorreu o enterro do Antoninho, às 10,00 horas, colega aposentado do Banco do Brasil, que morreu com 91 anos.

Antonio Joaquim Gomes Filho era uma figura peculiar que conheci quando exerci a presidencia da AFABB-RS, há dez anos, lá pelo início do século, em 2.000.

Ele, então recém feitos oitenta anos, passava por fase depressiva e tinha vontade de morrer. Sentia solidão e falta de interesse pela vida, pois seus hobbies principais, música, filmes, livros, já não lhe satisfaziam.

Vivia no centro de Porto Alegre e não tinha mais segurança de andar pelas ruas, como também sua única referência fora de casa era a Agência Centro do Banco do Brasil, onde comparecia quase que diariamente.

Foi quando descobriu a sede da AFABB-RS e aí descobriu nova razão de viver, em virtude do apoio que recebeu de mim e das funcionárias, além de rever antigos colegas.

Costumava dizer que a AFABB-RS era um oásis no centro, um bálsamo, um lugar onde espairecia e recuperava seu equilíbrio psíquico.

Muito religioso, devoto de Santo Antonio, levou para a AFABB-RS imagem do santo e do Coração de Jesus, e foi lá com um padre para a benção correspondente.

Grato pelas atenções e pelos serviços jurídicos recebidos constantemente, pela ajuda na solução de litígios eventuais, contribuiu efetivamente para a instalação melhor do departamento jurídico e por isso a sala do consultor recebeu o seu nome e sua fotografia em cerimonia realizada no ano passado.

Adoeceu gravemente há quatro meses, Antoninho morreu com idade avançada, que não deixava transparecer, e deixa saudades.

0 comentários: